terça-feira, 1 de abril de 2008

Inauguração da Maternidade de Árvores em Aigra Nova

De acordo com um comunicado enviado ao RCA NOTICIAS, no próximo dia 2 de Abril, vai decorrer em Aigra Nova, concelho de Góis, a inauguração da maternidade de árvores. A Maternidade de Árvores será um espaço de educação e sensibilização ambiental do espaço Rede Natura 2000 – Serra da Lousã.
Situada numa das 4 aldeias do Xisto de Góis – Aigra Nova será um espaço potenciador deste território, agregando informação ambiental de um espaço muito mais vasto.
Terá espécies arbóreas e arbustivas autóctones, que outrora ocupavam todo o coberto vegetal da Serra da Lousã e a sua estrutura será idêntica a uma Maternidade para que quem a visite compreenda a importância da afectividade para com o ambiente.
Estão disponíveis programas de educação ambiental para grupos formais e informais, de jovens, escolas e adultos, que terão diversas temáticas:
- conhecimento das espécies;
- construção de ninhos e comedouros para aves;
- ateliers de meteorologia
- atelier da água
- percursos pedestres temáticos
- campanhas de erradicação de invasoras
- plantação de árvores
- atelier dos resíduos
- Natureza Viva – para conhecer a fauna e a flora da região com acções práticas
- aniversários na maternidade
- como construir adubo a partir dos restos da cozinha e da horta
E outras acções de educação e sensibilização ambiental.

Outra área temática da Maternidade será o espaço das Arvores Magnificas, o canteiro das ervas aromáticas e medicinais e os jardins autóctones [que queremos se sirvam de exemplo para as habitações particulares e jardins públicos da região].
Associada à Maternidade será construído no futuro um Centro de Educação Ambiental com exposições sobre a fauna, flora e geologia da Serra da Lousã e um pequeno auditório. Na parte expositiva serão dados principais destaques ao Veado, aos fósseis marinhos e ás espécies raras e/ou ameaçadas de extinção como a Cegonha Preta, Falcão Peregrino, Salamandra Lusitânica, Lontra e truta Fario Fario, entre outras.

A Maternidade terá como principais financiadores:
- empresas privativas que queiram ser mecenas para o aumento da biodiversidade contribuindo em termos financeiros e materiais para o Fundo de Conservação da Natureza da Serra da Lousã
- individualmente, por crianças, adultos e/ou famílias, poderão apadrinhas

Este projecto é gerido pela Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã que tem como áreas de actuação a conservação da natureza e a valorização da cultura e património serranos. A sua missão é revitalizar a Serra da Lousã, valorizando tradições e lendas, preservar os valores naturais, animar a história secular, promover o turismo e melhorar a qualidade de vida na região.

Programa:
10h – chegada de alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Góis
Cada aluno e participante na inauguração irá apadrinhar uma sementeira de árvores
10h30 – Cada aluno e participante escreve sua mensagem no pano que lhes for entregue
Os representantes das entidades oficiais com ajuda dos alunos irá plantar uma árvore magnífica e dar um nome. Posteriormente irá ser colocada uma placa de lousa com o nome, espécie, data e participantes na plantação
11h30 – Colocação das bandeiras com mensagens no mastro
12h – Encerramento.

CONTACTOS PARA MAIS INFORMAÇÃO:

Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã
Tel/fax: 235778644
Telm: 966423677
lousitanea@sapo.pt
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Maternidade de Arvores é um nome infeliz e revela ignorância biológica.

03 abril, 2008 14:54  

Enviar um comentário

<< Home