terça-feira, 25 de março de 2008

Paulo Felícia e Hélder Rodrigues regressam às vitórias

Paulo Felícia (Kawasaki/MotoEspinha) conquistou em Góis a sua segunda vitória absoluta da época, com três provas já disputadas e quatro dias pontuáveis. O piloto transmontano levou a melhor numa prova exigente, em que a chuva acompanhou o pelotão ao longo das quatro voltas ao percurso de 54 quilómetros, idealizado pelos homens do motoclube local, repetindo o triunfo da ronda inaugural, em Gouveia.

A chuva e os 119 pilotos à partida obrigaram a organização a delinear alternativas no percurso. Os pilotos das categorias Elite e Nacional tiveram pela frente quatro voltas ao percurso, incluindo outras tantas passagens cronometradas pelas especiais de Cross e Enduro, e três passagens pela “Extreme”. Esta última – concebida com recurso a troncos, pedras e duas subidas naturais – ficou bastante escorregadia, ditando algumas diferenças significativas entre os candidatos às posições cimeiras e foi onde acabou por se decidir a sorte da corrida.

Gonçalo Reis (KTM/Team Sol Posto) foi o mais rápido na primeira especial e liderou o pelotão durante a volta inaugural, mas Paulo Felícia acordou e respondeu, assumindo o comando desde a segunda passagem ao percurso, ampliando progressivamente o avanço sobre os perseguidores, onde se destacava um cada vez mais rápido António Oliveirsa (Honda/CC Moto), a provar que “velhos são os trapos”. O Esgravulha chegou a ganhar duas especiais à geral. Felícia foi o mais rápido nas outras oito, repetindo o triunfo da ronda inaugural, em Gouveia, na outra jornada de um dia.

A luta pelo segundo posto, entre Gonçalo Reis e Fernando Ferreira (Yamaha/CRN/Motofundador), foi bastante renhida e equilibrada até à última passagem pela Extreme (antepenúltima especial da prova), onde Ferreira caiu e perdeu 49 segundos para o rival. Esta foi também a ordem do pódio na Elite 1.

O melhor representante da Elite 2 foi Hélder Rodrigues (Honda/Lagos Team), quarto da classificação absoluta, que aproveitou alguns problemas mecânicos de Felipe Zanol (Yamaha/CRN/Motofundador), os mesmos que o apoquentaram no Mundial, na Suécia, e os habituais problemas sentidos por Mário Patrão (Suzuki/RR Motos/Cepsa) na Extreme. O Estrelinha garantiu uma vitória mais de um ano depois da último, com uma diferença de cinco segundos a separar os três primeiros. “Foi uma prova muito técnica, exigente e difícil. A minha primeira vitória de 2008, e uma boa contribuição para a minha preparação. Dedico-a a todos os que acreditaram que, após o azar que sofri no Chile, eu seria capaz de voltar a ser ganhador. Sinto-me muito motivado para a prova da Hungria que abrirá as Dakar Séries onde o Lagos Team tem a sua próxima corrida”, comentou.

O piloto surgiu em Góis mais competitivo que nas provas anteriores e, em quatro especiais, colcou-se entre os três mais rápidos em termos absolutos. Já o brasileiro da Felipe Zanol, encontrou nesta prova condições a que está menos habituado, mas ainda assim permanece no comando do Campeonato, com três pontos de vantagem sobre Paulo Felícia, que agora tem os mesmos 94 pontos que Gonçalo Reis na Elite 1. Na Elite 2, Zanol tem 95 pontos, contra os 88 de Patrão.

Na categoria Nacional, David Megre (KTM/MotoMira) da classe 1, entre quatro pilotos classificados, e subiu ao comando da sua classe, aproveitando da melhor forma a ausência de Manuel Moura, lesionado num menisco. Já na classe 2, António Nicolau (KTM) reforçou a condição de líder, obtendo agora o seu primeiro triunfo da época, pois nas rondas anteriores tinha sido sempre segundo.

Como é habitual, os pilotos do Troféu “Verdes” deram três voltas ao percurso. Nesta categoria, os vencedores das diferentes classes foram Tomás Neves (em 125 2T / 250cc 4T), Luís Ferreira (250 2T / 450 4T), Henrique Santos (Promoção) e António Oliveira (Veteranos).
in www.fozmotor.com

Etiquetas: