sexta-feira, 14 de março de 2008

Passeio TT pelas serras do interior

A Comissão de Melhoramentos dos Sequeiros organizou mais um passeio todo-o-terreno pelas serras e aldeias desertas de Arganil e Góis.

Com a denominação de “IV Sequeiros TT Tour’08”, a Comissão de Melhoramentos dos Sequeiros, freguesia de Celavisa, concelho de Arganil, organizou mais um passeio todo-o-terreno, destinado a jipes e motos, que reuniu 57 participantes, oriundos de várias localidades. A iniciativa incluiu, além do percurso e de uma pista de obstáculos, um almoço convívio, servido na sede da Comissão de Melhoramentos, e contou com a presença de alguns autarcas, nomeadamente o presidente da Câmara de Arganil e o presidente da Junta de Freguesia de Celavisa, para além dos habitantes da aldeia.
O presidente de direcção da Comissão de Melhoramentos dos Sequeiros realçou que esta é uma forma de atrair pessoas “às aldeias desertas”, razão pela qual a colectividade organiza o passeio desde há quatro anos, entre outras iniciativas do género. Segundo Mário Oliveira, habitualmente estão presentes mais pessoas de fora do que do próprio concelho, tendo-se inscrito participantes da zona de Miranda do Corvo, Lousã, Tábua, entre outros locais.
De acordo com o dirigente, o passeio TT destina-se sobretudo aos jipes, porque os percursos são mais curtos do que para as motas. Neste caso, o percurso compreendeu uma distância de cerca de 40 quilómetros, que incluiu a passagem por localidades dos concelhos de Góis e Arganil, como Outeiro, Travessas, Linhares e Celavisa. Para além do percurso “normal”, os amantes do todo-o-terreno ainda tiveram oportunidade de, após o almoço, “divertir-se num pantanal com uma pista natural”.
A colectividade já tem agendadas várias actividades ao longo do ano. A 17 de Maio realiza-se o almoço comemorativo do 29.º aniversário da Comissão e no primeiro fim-de-semana de Agosto terá lugar a festa anual, entre outras iniciativas.
“Felizmente uma povoação com 47 habitantes costuma juntar sempre para cima de 100 pessoas nestes eventos”, afirmou Mário Oliveira, sublinhando que o principal objectivo da Comissão é “continuar a melhorar as condições da aldeia”, embora “não tenha muitos recursos”.

Desenvolver as aldeias

Afirmando o gosto de se associar ao evento, o presidente da Câmara de Arganil realçou que o passeio TT já é “uma tradição” nos Sequeiros.
Ricardo Pereira Alves enalteceu o papel da Comissão de Melhoramentos dos Sequeiros na organização destes eventos de promoção do desporto automóvel, destacando que estas iniciativas “reúnem pessoas, são um ponto de encontro”.
O autarca apelou ainda aos dirigentes da Comissão para que “continuem a trabalhar da mesma forma. Esta Comissão é activa”, constatou o edil, acrescentando que “tem sido uma grande parceira do desenvolvimento da aldeia”, em obras conjuntas com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.
Questionado pelo DIÁRIO AS BEIRAS sobre as obras que decorrem na freguesia, Ricardo Alves recordou que “um velho anseio da população dos Sequeiros era a Ponte da Concelha e isso já foi conseguido”. Para além disso, segundo o presidente da Câmara, a autarquia está empenhada na construção de alguns muros que são necessários e tem uma candidatura para a ligação entre os Sequeiros e Celavisa, que ainda não foi aprovada. “Não desistiremos dessa candidatura”, até porque “é uma obra que gostaríamos de fazer”, acentuou Ricardo Pereira Alves.
in Diário As Beiras, de 14/03/2008

Etiquetas: ,