sexta-feira, 7 de março de 2008

Cortes tem Futuro

- Centro Escolar

- Polidesportivo

- Carta Aberta ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Góis


São sempre bem vindas as boas notícias e foi com muito agrado que eu soube pelos nossos jornais, inserto na crónica semanal do nosso estimado e muito considerado pároco da nossa freguesia, Sr. Padre Ramiro Moreira, que o projecto do sonhado Centro Escolar, fora confiado à firma “Verdemais, Lda.”, sendo a obra posteriormente submetida a concurso público. Mas… pergunto: Há comparticipação directa e programada do Estado, com verba específica para a dispendiosa obra? Vai ser a Câmara Municipal de Góis a suportar na totalidade tão elevada despesa? Quando recebe do PIDDAC, uns tostões altamente irrisórios, que fariam corar de vergonha, o homem mais sovina deste mundo, o ríquissimo mercador Venesiano Pantaleone, que ía deixando morrer de fome (figura do séc. XVIII).
Vamos rezar a todos os santinhos, para que V. Exa., seja bem sucedido na candidatura para o financiamento deste empreendimento pelo Estado. Pelo novo Quadro Estratégico de Referência Nacional, já podemos deslumbrar uma luz celeste ao fundo do túnel. Há uma esperança portanto de vermos aprovado esse investimento. Cá estaremos para ver. Temos eleições parlamentares em 2009.
As receitas provindas dos parques eólicos, são realmente uma graça divina que contempla poucos Municípios, mas são muito exíguas as receitas advindas do pobre património camarário, o que, tudo somado, não dá para cobrir concerteza, metade das extremas necessidades do Concelho.
Uma outra notícia, também muito agradável, provém da deliberação em Concelho Executivo, de incluir no orçamento para 2008, a verba destinada à construção do polidesportivo para a freguesia de Alvares. Escrevi muito sobre o assunto mas quem sou eu, para querer insinuar que contribui para esta decisão. É um empreendimento, que vem colmatar uma das grandes carências da freguesia: - A saúde no desporto, a motivação do jovem para o estudo e do cidadão para o trabalho.
É imperativo travar com urgência esta tormenta crescente de vagas migratórias, que vêm provocando a desertificação da nossa região desde longa data, herdade do Estado Novo.
Depositámos grandes esperanças nos governos revolucionários pós/25 de Abril e nas suas eximias competências políticas e os resultados estão à vista.
A construção do polidesportivo, irá cumprir concerteza um dos muitos objectivos que V. Exa., tem em agenda para fazerem efeito a curto prazo num complexo projecto que abrange principalmente a área sócio-económica. Reter no seu berço a nossa juventude, criando-lhes boas condições de vivência e bem-estar.
Identifico as minhas crónicas, com um sugestivo título Cortes tem Futuro, porque desde sempre acreditei no futuro da nossa região.
Haja boa vontade, espírito de sacrifício, capacidade de trabalho e alguma inteligência para resolver os problemas. E V. Exa., tem isso tudo e muito mais. Vamos todos dar as mãos.
Muito atenciosamente, um cortense sempre amigo.
Lisboa, 25 de Fevereiro de 2008
Vítor Costa Alves
in Jornal de Arganil, de 6/03/2008

Etiquetas: