quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

André Alves – mais um troféu no esqui alpino para o Cadafaz

Decorreu nos dias 18 e 19 de Janeiro, em St.Moritz, na Suiça, o I Trofeu Portugal – Comunidades Portuguesas em Esqui Alpino, promovido pela Federação Portuguesa de Esqui e o apoio entusiástico da Comunidade Portuguesa que alivive e trabalha.

A cerca de 2800 m de altitude, com temperaturas baixas mas com céu limpo e o Sol a brilhar, as provas foram uma inequívoca afirmação de Portugal e da sua promissora juventude, naquela que é considerada por muitos como a estação de esqui europeia com mais tradição. St.Moritz comemora este ano 170 anos de existência, 60 anos e 80 anos da realização aqui dos jogos olímpicos de Inverno. Por isso é considerada por muitos, a "mãe" das estações de esqui, a de mais "glamour" e eleita sistematicamente uma das 10 melhores do mundo.

Foi nesta estação de eleição, que o nosso conterrâneo André Alves, filho e neto do Cadafaz, competiu e subiu ao podium conquistando o troféu respeitante ao terceiro lugar na Prova de Slalon Gigante (Taça Serra da Estrela) na categoria de Juniores a que ainda pertence.

O Troféu Portugal – Comunidades Portugueses, era composto por duas provas o Slalon especial ( Taça Cidade de Lisboa) e o Slalon Gigante (Taça Serra Estrela) e o André nestas duas provas e consequentemente no Troféu final, teve resultados bem diferentes. Na prova de Slalon especial sofreu uma violenta queda, de que felizmente resultou só num ligeiro estiramento do joelho esquerdo, e embora não tenha sido desclassificado, perdeu muito tempo, acabando por obter o último lugar desta prova. No entanto, isso não o impediu de no dia seguinte recuperar e ainda que com algumas queixas, conseguir conquistar brilhantemente o 3º lugar no Slalon Gigante.

O André Alves, fez parte da selecção de jovens atletas federados na modalidade de esqui, Portugueses residentes em Portugal que se deslocou à Suiça onde em conjunto com atletas residentes em diversas comunidades portuguesas por esse mundo fora, competiram numa mostra de jovens talentos, que possam vir a revelar qualidade para constituir a base da selecção Portuguesa para os Jogos Olímpicos de Inverno, senão já em 2010 pelo menos em 2014.

Os troféus ganhos pelos jovens atletas, foram entregues por diversas individualidades constituintes do Comité de Honra que presidiu a esta competição e de que se destaca o Presidente do Comité Olímpico, Comandante Vicente Moura, o Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, o Vice-director do Departamento Desportivo de St. Moritz, Martin Berthod, o Presidente do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo Português da Engadina, Daniel Guilherme Cardoso, bem como Eurico Henriques Paes, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na Suíça (em representação do Ex.mo. Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas).

Os Troféus foram entregues num podium montado na Praça Mauritius no centro de St.Moritz, local reservado só aos grandes acontecimentos, e desta vez também assim foi. De facto tratou-se de um grande acontecimento, inesquecível para os atletas, para a Federação Portuguesa de Esqui, mas sobretudo para a comunidade Portuguesa que participou intensamente nesta iniciativa, mostrando capacidade de trabalho, organização, empenho e encheu de alegria, música e bandeiras de Portugal esta bonita e acolhedora praça.

A comunidade portuguesa desta região de Engadina, concretizou na preparação e realização desta jornada desportiva uma extraordinária mostra da sua força, pujança e afirmação regional. Portugal está de parabéns, porque os homens e mulheres que aqui no dia a dia vivem e trabalham mostram para além duma boa e respeitada integração no meio social local, um forte sentido de comunidade, de respeito para com as suas tradições e referências nacionais que nunca esquecem e passam aos seus filhos. Foi sem dúvida uma grande jornada desportiva e de afirmação de Lusitaniedade.
in Jornal de Arganil, edição electrónica

Etiquetas: , ,