terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

ADIBER pretende devolver o dinheiro atribuído

O presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (Adiber), arguido num processo de financiamento de um projecto agro-turístico, que não foi concretizado, disse hoje que a instituição pretende devolver o dinheiro atribuído.

Em declarações à Agência Lusa, José Cabeças, presidente da Adiber e antigo presidente da Câmara Municipal de Góis, eleito pelo PS, explicou que o projecto previsto para a Quinta do Baião, naquele concelho do distrito de Coimbra, não se concretizou em tempo útil devido "à demora na venda dos terrenos por parte da autarquia".

A atribuição de um subsídio de 234 mil euros pelo programa comunitário Leader II, gerido por aquela instituição, para um projecto de agro-turismo, que não foi concluído, foi hoje noticiada pelo Jornal de Notícias.

José Cabeças explicou à Lusa que, desde 1996, existia uma deliberação da autarquia de Góis para vender à Adiber quatro hectares da Quinta do Baião, à entrada da vila, mas que os executivos que se lhe seguiram só mais tarde desbloquearam a situação, em 2004.

"O projecto, destinado ao turismo rural e a uma loja de produtos endógenos, não se concretizou porque não pudemos ter o terreno em nosso nome", disse o dirigente, que presidiu à Câmara local na década de 90.

"Durante todos estes anos, não nos servimos do dinheiro, que foi, em Setembro, utilizado para a compra e escritura dos terrenos", adiantou o antigo autarca, referindo: "A Comissão Nacional de Gestão do Leader II tinha conhecimento desta situação, o que nos salvaguarda um pouco".

Segundo José Cabeças, o relatório da Polícia Judiciária (PJ), que conduziu as investigações no seguimento de um inquérito instaurado pela Inspecção-Geral da Agricultura e Pescas, seguiu para o Ministério Público, que vai decidir se, para além do "presidente da Adiber, também toda a direcção será constituída arguida".

O presidente da Câmara de Góis, o socialista José Girão Vitorino, que sucedeu no cargo a José Cabeças, disse à Agência Lusa que, até 2004, a autarquia "não podia, oficialmente, vender porque os terrenos estavam inscritos num único artigo e era preciso fraccioná-lo".

"Como o anterior proprietário tinha feito um destaque há menos de 10 anos, o prazo legal para se efectuar outro, só a partir de 2004 estivemos em condições de legalizar e fraccionar o destaque", explicou Girão Vitorino, que foi vice-presidente de José Cabeças.

O edil confirmou a realização da escritura, em Setembro de 2007, após um intervalo para negociações das cláusulas da escritura e "arranjo de um método de venda legal".

No entanto, José Girão Vitorino referiu que a chave da quinta já estava na posse da Adiber desde 1999, "sinal de que a Câmara nunca esteve contra a venda dos terrenos, nem agiu de má-fé".

Quanto às investigações da PJ e à constituição de Cabeças como arguido no processo, o presidente da autarquia não se quis pronunciar.
AMV.
Lusa/Fim

Etiquetas: ,

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nãose trata de devolver...a direcção utilizou dinheiro para seu uso proprio...não percebo de leis...mas parece que agiram mal...segundo a PJ...ai Lurditas tb vais...lol

19 fevereiro, 2008 19:08  
Anonymous Anónimo said...

cabeças, filho... volta pra casa... tás aperdoado. ( a casa é longe de Góis, entenda-se)

19 fevereiro, 2008 23:50  
Anonymous Anónimo said...

Adiber desafiada a mostrar contas
A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (Adiber), presidida pelo militante do PS José Cabeças, foi ontem desafiada a "provocar" auditorias "independentes" às suas contas. Tanto às dos fundos comunitários recebidos dos programas Leader, como aos negócios que a associação firmou com a Câmara de Góis, a que Cabeças também presidiu, e com a Santa Casa da Misericórdia local, de que continua a ser provedor.

O desafio foi lançado pelo munícipe Abílio Cardoso, um dia depois de o JN noticiar que a Adiber não comprou a Quinta do Baião à Câmara, apesar de, em 1999, ter sido contemplada, para o efeito, com 234 mil euros do programa comunitário Leader II.

Cardoso, candidato derrotado nas últimas eleições do PSD/Góis, reagia a declarações de Cabeças, publicadas no Diário de Coimbra de ontem, que o acusam de "meter areia na engrenagem". Cabeças sustentou que Cardoso influenciara a vereadora do PSD Graça Aleixo a propor que a Câmara abrisse concurso para a venda da Quinta do Baião.

Como a Adiber não chegou a fazer esse negócio, apesar de ter recebido fundos comunitários para o efeito, apareceram, nos últimos meses, duas empresas interessadas na propriedade. Foi neste contexto que Graça Aleixo defendeu o concurso público.

"Nem a senhora vereadora me parece influenciável, nem vejo qualquer problema em que os negócios do montante previsto se façam de forma transparente", argumentou Cardoso,em comunicado. A seguir, o advogado contra-atacou, desafiando Cabeças a promover auditorias aos negócios firmados entre entidades que o socialista dirigiu, ou continua a dirigir, em simultâneo.

"Ele não merece qualquer tipo de resposta", reagiu Cabeças, acusando Cardoso de "falta de credibilidade".
in Jornal de Notícias, de 17/03/2007

20 fevereiro, 2008 00:17  
Anonymous Anónimo said...

sem stress...quem não deve não teme...as contas...estão em ordem...tudo justificado...vamos ver quem tem falta de credibilidade...zé...não vais sozinho...só encabeças a instituição...é a direcção toda que tem de prestar contas...faz-me lembrar...as verbas???que verbas???e tudo o vento levou...lol...cambada de chulos

20 fevereiro, 2008 01:35  
Anonymous Anónimo said...

a investigção ainda só agora começou... é um novelo... zezinho não tenhas medo porque se tu és um chulo... onde andam os outros? e os que estão na câmara? o que andam a fazer agora? são todos sérios ou só levantam as tempestadades?
politicos filiados ou independentes todos têm telhaos de vidro...

20 fevereiro, 2008 09:11  
Anonymous Anónimo said...

Ó Abilio oferece-te como advogado de defesa do Cabeças. Assim era certo que ele seria condenado porque incompetente na tua profissão já és tu.

20 fevereiro, 2008 10:57  
Anonymous Anónimo said...

Só para alertar que o dr abilio não é flor que se cheire. Mas o povo não é parvo.

20 fevereiro, 2008 11:38  
Anonymous Anónimo said...

o povo já está habituado aos gays...
as mulheres é que têm lixado o dr. cabeças...
e toma cuidado porque o bibi tem guarda costa e é fêmea... embora gsote dos machos...

20 fevereiro, 2008 15:47  
Anonymous Anónimo said...

quem é a gaja?

20 fevereiro, 2008 16:16  
Anonymous Anónimo said...

também gostava de saber?
é que umas têm a fama outras o proveito e/ou desproveito...

22 fevereiro, 2008 08:57  

Enviar um comentário

<< Home