quinta-feira, 12 de julho de 2007

Góis é a minha casa: os 10 mandamentos do bom cidadão

A Câmara Municipal de Leiria lançou, este mês, uma campanha cívica intitulada "Leiria é a minha casa". É uma espécie de cruzada pelas boas maneiras e também uma forma de preservar investimento público, prevenindo danos no espaço público, em jeito de "desafio" à população, apelando-lhes para utilizarem o espaço público como se este fosse o seu próprio espaço, a sua casa.

E porque Góis é a minha casa, e nunca é demais lembrar aos cidadãos que devemos tratar o nosso meio-ambiente e as pessoas que nele estão inseridas, aqui ficam os 10 mandamentos lançados em Leiria, mas que se aplicam em Góis e em tantas outras localidades pelo país e pelo mundo.

1. Na minha cidade contribuo para a limpeza das ruas, usando os lavabos públicos e dos estabelecimentos comerciais

2. Na minha cidade estaciono correctamente as viaturas, respeito as zonas pedonais, as passadeiras dos peões e os acessos às garagens

3. Na minha cidade respeito o mobiliário urbano, preservando aquilo que é de todos

4. Na minha cidade respeito o descanso nocturno, mantendo o silêncio na via pública

5. Na minha cidade protejo os parques, jardins e canteiros, respeitando todas as espécies arbóreas

6. Na minha cidade mantenho as paredes limpas, livres de pinturas, grafitis ou cartazes

7. Na minha cidade uso os locais apropriados para praticar os meus desportos favoritos


8. Na minha cidade deposito correctamente os resíduos e separo devidamente os materiais

9. Na minha cidade, quando levo o cão ou outros animais à rua, recolho os resíduos do chão

10. Quando vou à praia, não levo o cão ou outros animais e deixo o areal tão limpo como quando o encontrei, sem lixo nem pontas de cigarros.

Etiquetas:

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tudo o que tenha a ver com a promoção do civismo é bem-vindo. Espero que seja aceite por parte da população. Não estou à espera que as coisas mudem de um momento para o outro, mas entendo que é um contributo importante.

12 julho, 2007 10:18  
Anonymous Anónimo said...

Estes mandamentos são característicos de países cujo processo educativo familiar e escolar não é eficiente. Quando o egocentrismo exacerbado faz parte da mentalidade de qualquer indivíduo, esta iniciativa não irá funcionar num sentido educacional, mas apenas servirá como lembrança aos que já estão sensibilizados para a noção de conjunto e de respeito.

12 julho, 2007 13:26  
Anonymous Anónimo said...

Uma campanha de sensibilização para uma vertente da cidadania, a do respeito pelo que é público, justifica-se e é de louvar.

12 julho, 2007 14:09  
Anonymous Anónimo said...

Acho a iniciativa muito boa porque apela a todos os cidadãos. Muitas pessoas poluem o que temos, muitas sabem o que devem fazer mas não o colacam em prática. O mundo é a nossa casa e nós não temos como fugir dele.

12 julho, 2007 21:08  
Anonymous Anónimo said...

como goiense só posso apoiar e dar as boas vindas a este decálogo e esperar que todos nós saibamos respeitar estas recomendações, as quais no fundo deveriam de ser hábitos normais do nosso quotidiano e parte integrante da nossa educação.

13 julho, 2007 10:05  
Anonymous Anónimo said...

Nunca é de mais lembrar os cidadãos, que devemos tratar o nosso meio-ambiente e as pessoas que nele estão inseridas. As pessoas têm vergonha de serem bem-educadas. Apanhar o "cocozito" do seu cão, não é chique!... É mais chique poluir o ambiente.

13 julho, 2007 19:38  
Anonymous Anónimo said...

Se eu fosse peixe gostaria que o mar me soubesse a lençol acabado de lavar; se eu fosse pássaro quereria voar num infinito azul, tão límpido como a cor do início do mundo; se eu fosse árvore adoraria zelar, com a tranquilidade da minha sombra, pelo riso das crianças adormecidas; se eu fosse rua, parque e cidade desejaria que, no meu silêncio e pureza, passeassem os amores entontecidos dos apaixonados; se eu fosse estrela o meu brilho cristalino cairia sobre um castelo encantado.
Por isso, como quero continuar a ser Homem e Mulher, Humano, vivente e não apenas sobrevivente, sigo estes simples desejos, para que a Terra e Góis sejam efectivamente a minha casa, dignas de serem deixadas aos meus netos.

15 julho, 2007 22:28  
Anonymous Anónimo said...

Campanhas de promoção de comportamentos são sempre difíceis de implementar. Devem ser intensas, prolongadas e participadas. Louvo, por isso, a intenção de envolver a comunidade. Góis é a minha casa. Espero que a iniciativa dê frutos. E que se alargue: devemos também preservar a casa dos outros.

16 julho, 2007 14:09  

Enviar um comentário

<< Home