terça-feira, 22 de maio de 2007

Oportunidades iguais para todos na Beira Serra

Numa região de muitos estrangeiros, mas com contornos bem diferentes da imigração nos grandes centros, a igualdade de oportunidades foi tema para um oportuno debate.

No âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, e no Dia Mundial da Diversidade Cultural e o Desenvolvimento, ontem, a Adiber - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra organizou um fórum para "permitir um diálogo intercultural, a fim de facilitar a integração dos imigrantes", sensibilizando para o direito à igualdade e à não discriminação, assim como "celebrar e acolher a diversidade".
Neste ano, o objectivo é sensibilizar a opinião pública para o direito à igualdade e à não discriminação, fomentar um debate sobre os meios de aumentar a participação na sociedade, celebrar e facilitar a diversidade e lutar por uma sociedade mais coesa.
"É, pois, imbuídos desse espírito que lançamos este importante tema da agenda institucional e cívica europeia", afirmou o presidente da Adiber, sustentando que a Beira Serra "assume-se cada vez mais como um espaço europeu", com cada vez mais cidadãos de outros países da Europa a instalarem-se nesta região.
José Cabeças faz votos para que os imigrantes "sintam o pulsar e as oportunidades que por cá emergem". Para isso, é preciso conhecer os seus anseios, para que se possa promover uma "cultura de acolhimento, de diálogo intercultural", defendeu. No concelho de Góis, a Adiber está a efectuar o levantamento sobre a comunidade estrangeira, que se revela empreendedora e com capacidade de inovação, para o aproveitamento de recursos desaproveitados - turismo, agropecuária, caprinicultura, agricultura biológica, artesanato decorativos e ensino das artes, entre outros.
Por seu turno, a vice-presidente da Câmara de Góis lembrou o Projecto Escolhas de Futuro, em curso no concelho, que já desenvolveu algum trabalho "com e para os imigrantes", na área de integração e apoio, através do Gabinete ICA - Incubadora de Cidadania Activa.
Já Luis Pascoal, da Estrutura da Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, salientou que a igualdade de oportunidades constitui "um desafio" que se coloca à Europa para o seu desenvolvimento. Em Portugal, é um desafio ainda distante, sobretudo para "os mais velhos".
Em representação do governador civil de Coimbra, Paulo Valério começou por referir que esta iniciativa da Adiber "está perfeitamente em linha quer na agenda europeia, quer com a agenda em Portugal". "É impossível, com uma lei, mudar mentalidades", frisou". Contudo, Paulo Valério sublinhou que as leis podem ajudar no que respeita à igualdade de oportunidades, exemplificando que, domingo, "foi atribuída a nacionalidade a 300 cidadãos nascidos em Portugal", em virtude de uma nova lei da nacionalidade.
in Diário as Beiras, de 22/05/2007

Etiquetas: ,