sábado, 5 de maio de 2007

70.º aniversário da Liga de Melhoramentos de Chã de Alvares

No próximo dia 25 de Outubro, a Liga de Melhoramentos de Chã de Alvares (LMCA) completará o seu 70.º aniversário. Foram anos de lutas nem sempre fáceis, tendo sempre como objectivo o benefício das populações, como resultado muito positivo.
Teremos ainda, entre nós, alguns dos seus fundadores, felizmente, mas a melhor homenagem que a todos podemos prestar é saber dar continuidade aos seus propósitos, naturalmente adaptando a actividade da Liga de Melhoramentos aos novos tempos, o que não é tarefa fácil se tivermos em conta a grandiosidade da sua obra.
A Liga foi fundada num dos períodos negros da nossa história e não fosse a sua acção, só possível com enorme generosidade, a vida das populações de Chã de Alvares teria sido ainda mais difícil. de toda a obra salientamos a acção desenvolvida junto das entidades públicas para a construção da Escola Primária, o posto de correio, o telefone, o abastecimento de água à aldeia, a sede da Liga, sendo também de salientar outras obras de grande importância para uma melhor vida das populações, como a luta por melhores acessos rodoviários e melhores transportes - ainda nos lembramos da festa que constituía a chegada da «carreira».
Não podemos passar sem lembrar os contributos pessoais de muitos dos seus habitantes que, então, souberam apoiar a Liga de Melhoramentos. Foi a generosidade de muitos e o empenho desmesurado de alguns que fez do sonho realidade, generosidade essa que as novas gerações deveriam ser capazes de continuar.
Comemorar, portanto, o 70.º aniversário não é servirmo-nos de uma data para fazer mais umas festas, é sobretudo lembrar a obra notável dos fundadores da associação e contribuir para juntar as pessoas e levá-las a repensar o que pode fazer hoje uma Liga de Melhoramentos pela sua aldeia.
A liberdade conquistada em boa hora veio ocupar os mais activos noutras actividades, nomeadamente políticas, que os levou a esquecer este tipo de associações e a Liga de Melhoramentos de Chã de Alvares viveu com mais dificuldades alguns anos deste nosso tempo de democracia, mas, apesar da desertificação humana de que muito sofre a aldeia, soube mostrar que iria continuar a viver por ser essa a vontade dos seus associados, como se comprova com a aposta no melhoramento das instalações da Sede da Liga, de modo a que, os seus sócios e os chãsenses em geral, possam usufruir de melhores condições e sintam prazer em a frequentarem.
A esperança num futuro melhor, que nunca morreu, começa a mostrar os seus frutos, bastando lembrar que nos últimos quatro/cinco anos algumas crianças têm nascido e brevemente outra nascerá, como consequência da fixação de alguns casais jovens, fixação essa, só possível por aí passarem a ter uma vida digna. Continuar a lutar pela melhoria destas condições, é uma tarefa a que a Liga de Melhoramentos tem também de prestar atenção nas suas actividades, o que tem vindo a ser feito.
Mas voltemos às comemorações do 70.º aniversário. As Janeiras deram-lhe início, co o êxito já relatado, continuaram-se com o tradicional convívio da Páscoa e vão ter um dos seus momentos altos no próximo dia 19 de Maio, com o espectáculo: Noite de Música Portuguesa, com Deolinda Bernardo e José Pires, na Sede da Liga, com início às 21,30 horas, e com entrada livre.
Mas as comemorações da Liga de Melhoramentos não se ficam por aqui. Para além da III Jornada Cultural, a ter lugar na sua sede, organizada em conjunto com as Comissões de Melhoramentos de Alvares e Cortes, para além de outras que queiram juntar-se, teremos de novo teatro em Chã de Alvares, no dia 14 de Julho, às 16,00 horas, cuja promoção aqui se fará em devido tempo. Segue-se o Encontro de Grupos Musicais do Concelho de Góis, a 29 de Setembro, dando assim oportunidade a uma troca de experiências e a um conhecimento mais profundo das actividades de cada uma das associações, e, por fim, no dia 27 de Outubro, o encerramento das comemorações com um almoço convívio e as Concertinas de Chã de Alvares.
Preocupação da Liga de Melhoramentos tem sido também o aprofundar das relações com as entidades públicas, nomeadamente a Junta de Freguesia de Alvares e a Câmara Municipal de Góis, com cujo apoio contamos para a realização destas comemorações. Foi também com o seu apoio, a que se juntou a Associação Florestal de Góis, que se está a tornar possível a construção do Parque de Lazer, no terreno da Liga de Melhoramentos.
Pelo que se relata, não faltam razões para uma deslocação a Chã de Alvares, deslocação que até se justifica pelo desfrute das suas belezas naturais e pelo convívio com as suas gentes. Façam a experiência e verificarão como valeu a pena!
in O Varzeense, de 30/04/2007

Etiquetas: