quinta-feira, 26 de abril de 2007

Ribeira da Pena – Um santuário natural

13 Maio (Dom.)

Caminhada de intervenção e interpretação ambiental, ao longo da ribeira da Pena, um dos ecossistemas mais bem preservados e por isso mais ricos em termos de biodiversidade de toda a serra da Lousã! A linha de água serpenteia por locais de difícil acesso, que contribuíram para a tornar um santuário natural de espantosa magnificência.

Ao longo do percurso habitam espécies de fauna e flora únicas, como a rã ibérica, a salamandra-lusitanica, a lontra, o azevinho e o azereiro.

No entanto existem diversos exemplares de espécies invasoras, nomeadamente a Acácia dealbata (Mimosa), que urge eliminar, pois põem em risco o equilíbrio ecológico de todo o ecossistema.

Ponto de encontro: 9h30 na aldeia do Esporão, junto á bomba de gasolina Duração: 6 horas.

Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável, agasalho e impermeável (caso de chuva), reforço alimentar, água e calçado apropriado (botas caminhada), pelo sim pelo não uma muda de roupa para o final.

Preço por pessoa: 2,5euros (Para os sócios da Lousitânea esta actividade é gratuita)

Dificuldade – Média / Alta


O valor das actividades reverte como donativo à Lousitânea e permitirá cobrir os custos relacionados com a reflorestação autóctone da Serra da Lousã.


INSCRIÇÕES:

- Nome, contacto telemóvel

- Para os sócios da Lousitânea – nº de sócio

As inscrições poderão ser feitas através:

- tel/fax: 235 77 86 44 - mail: lousitânea@sapo.pt - telemóvel: 96 642 36 77 (Sandra)

Etiquetas: ,