quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Rali de Góis em 18 e 19 de Maio de 2007

O novo Campeonato Open de Ralis já tem calendário para as 10 provas agendadas e tem algumas novidades relativamente à Promoção. Desde logo, não cumpre primeiro a fase de asfalto e depois a de terra, como sucedia com as duas séries da anterior competição. Depois, regista-se uma entrada e, consequente, uma saída de provas. Mantêm-se, em termos de calendário, os Ralis de Montelongo, SC Porto, Pinhais do Centro, Góis, Vila Verde, Loulé, Murça, Vila Real e EVS. A novidade é o Rali de Cerveira, em substituição do Rali Portas de Ródão.
Em termos de viaturas admitidas, são todas as que possuem homologação FIA em vigor (A ou N), mas cuja cilindrada nominal seja igual ou inferior a 2000 cc e não disponham de quatro rodas motrizes e ainda todos os veículos cuja homologação FIA já caducou, mas que estejam autorizados, em 2007, a participar em ralis nacionais ou internacionais ao abrigo da alínea a) do Artº 21º do CDI, incluindo, neste caso, os de quatro rodas motrizes.
É também aberto a todas as viaturas do grupo VSH, viaturas sem homologação, com a cilindrada limitada a 3500 cc (incluindo já o factor de correcção dos motores equipados com turbo compressor), que estejam de harmonia com o Código da Estrada, que nunca tiveram homologação FIA/FISA ou que, tendo-a tido, esta tenha perdido a validade; e a todas as viaturas Clássicas, tais como definidas no Regulamento do Campeonato Nacional FPAK de Clássicos Ralis 2007.
Em termos competitivos, há três classes em disputa, sendo a 1 para veículos de duas rodas motrizes, a 2 para Clássicos e a 3 para os 4x4. No que respeita à pontuação, o esquema é idêntico ao dos Regionais, pois, em termos gerais, o primeiro classificado recolhe 20 pontos, o segundo 17 e o terceiro 15, seguindo-se 14, 13, 12, até 1 ponto para os classificados de 16º em diante.
Há ainda a acrescentar pontos para os quatro primeiros das duas rodas motrizes, que recebem, respectivamente, 5, 4, 3, 2. Para os Clássicos, aplica-se também a regra, enquanto para os 4x4 apenas primeiro e segundo recolhem pontos, no caso, 3 e 2. Acresce dizer que nos três casos, a partir dos pontos descritos, todos os classificados recebem 1 ponto.

-----------------------

Calendário
9 e 10 de Fevereiro Rali Montelongo (Asfalto)
9 e 10 de Março Rali SC Porto (Asfalto)
20 e 21 de Abril Rali Pinhais do Centro (Asfalto)
18 e 19 de Maio Rali de Góis (Terra)
8 e 9 de Junho Rali VN Cerveira (Asfalto)
29 e 30 de Junho Rali de Vila Verde (Asfalto)
15 e 18 de Setembro Rali de Loulé (Terra)
12 e 13 de Outubro Rali de Murça (Terra)
9 e 10 de Novembro Rali de Vila Real (Terra)
1 e 2 de Dezembro Rali do EVS (Terra)