quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Góis - Espaço internet para todos

Góis colocou ao serviço da população um espaço “recheado” de novas tecnologias. De realçar a garantia de oportunidades para cidadãos com necessidades especiais.
No âmbito do Programa Operacional Sociedade da Informação, criado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, foi instalado na vila de Góis, junto à escola EB 2 e 3 e jardim-de-infância, um espaço público de acesso gratuito à Internet e às novas tecnologias de informação. No referido espaço estão já a funcionar sete postos de acesso, um deles devidamente adaptado a deficientes físicos e invisuais, contemplando equipamentos específicos e necessários para os cidadãos com necessidades especiais.
Este Espaço Internet, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10H00 às 22H00, e aos sábados, das 10H00 às 20H00, constituiu um investimento no valor de cerca de 31 mil euros, tendo sido comparticipado financeiramente pelo Programa Operacional Regional do Centro no montante de 69.412,28 euros e cabendo ao munícipio de Góis assegurar o montante de 30.894,48 euros.
Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal realçou que a existência de um espaço adaptado aos deficientes foi “uma prioridade da autarquia e do próprio projecto”, explicando que também houve o intuito de localizar este espaço numa zona estratégica, “um sítio aprazível e de passagem para quem queira usufruir dele”. Visivelmente satisfeito com este projecto, José Girão Vitorino revelou que a partir de agora está ao dispor de toda a população do concelho, gratuitamente, um equipamento “que vai ser uma mais-valia para todos”, sendo os postos de acesso monitorizados por dois animadores.
Em representação do Governo Civil de Coimbra, Paulo Valério marcou presença nesta cerimónia reconhecendo que este espaço representa sobretudo “a igualdade de oportunidades” para os cidadãos que desta forma têm condições para desenvolver os seus projectos, combatendo também “as assimetrias que existem”. “Esta é a melhor prenda de Natal que a Câmara Municipal de Góis pode dar aos seus munícipes e ao concelho”, referiu Paulo Valério, acrescentando que este investimento vem colmatar um “lapso” que existia relativamente às oportunidades.
O presidente da Assembleia Municipal de Góis congratulou-se igualmente com a inauguração deste espaço, uma vez que complementa o já existente na Biblioteca Municipal, apelando que “jovens e menos jovens” o utilizem. “Espero que a câmara municipal dote e continue a dotar este espaço de tudo o que seja necessário em termos logísticos, porque hoje os PC’s são as máquinas de escrever do nosso tempo”, finalizou José Carvalho, considerando este novo equipamento uma “mais-valia” para a vila e para o concelho de Góis.
in Diário As Beiras, de 27/12/2006