sexta-feira, 20 de outubro de 2006

I Encontro de Concertinas em Cortecega - Góis

A Associação Desportiva e Cultural de Cortecega realizou, no passado dia 9 de Setembro, na sua sede, o I Encontro de Concertinas.
Estamos muito orgulhosos, pois este Encontro ultrapassou, em muito, as nossas expectativas, contando com a participação de 23 concertinas, que nos presentearam com as suas extraordinárias actuações.
Neste dia, foi servido um delicioso almoço, cujo prato principal foi "cozido á portuguesa", confeccionando pelo nosso amável conzinheiro José.
Seguiu-se, então, o espectáculo das concertinas, estando a sua apresentação a cargo da simpática e brincalhona Dina Neves, que com os seus "piropos" lá ia chamando ao palco cada um dos Concertinistas. Estes, mestres na arte de saber tocar concertina, proporcionaram-nos uma tarde muito agradável e alegre ao som de música tradicional portuguesa.
No final do espectáculo, a presidente da direcção da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega, agradeceu a todos os presentes e entregou a cada um dos Tocadores de Concertinas uma medalha, bem como algumas lembranças, que haviam sido, gentilmente, atribuídas pela Câmara Municipal de Góis.
Todos os Concertinistas foram brilhantes nas suas actuações, num espectáculo marcado pela diversidade e o cunho pessoal de cada tocador. Porém, há que destacar a participação do conceituado "Rei da Concertina" ou "Rouxinol" como é conhecido no meio artístico das concertinas, actualmente, integra a Banda do popular Quim Barreiros, mas disponibilizou-se para participar neste I Encontro de Concertinas e aí tocar hilariantes desgarradas, que divertiram muito o público presente.
Neste contexto, a Associação Desportiva e Cultural de Cortecega quer agradecer a presença de todos, em particular dos mestres músicos das concertinas, que nos honraram com as suas brilhantes performances musicais. Agradece, de igual modo, à família Baptista, vizinhos do Esporão e da Ribeira, o incansável apoio que nos prestaram para a concretização deste evento. A ADCC agradece, ainda, à Câmara Municipal de Góis o facto de ter facultado pequenas lembranças, que foram atribuídas aos concertinistas presentes. Lamentamos, contudo, a ausência de qualquer representante daquela Autarquia nesta actividade.
A Associação Desportiva e Cultural de Cortecega regozija-se pelo facto de ser uma pequena Associação, mas que tem desenvolvido inúmeras actividades que, por norma, resultam em saudáveis convívios sociais, onde abundam deliciosos manjares gastronómicos e alegres músicas populares portuguesas.
A todos os residentes, conterrâneos, amigos, sócios, instituições/entidades que têm contribuído e que queiram contribuir para a prossecução das obras desta Associação O NOSSO BEM HAJA!
José Jesus das Neves
in O Varzeense, de 15/10/2006

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Eugénia Santa Cruz said...

Mais uma vez se vai reaizar um novo encontro de concertinas dia 2 de Novembro de 2008 na aldeia de Corecega. a semelhança dos anos anteriores será na Associação Desportiva, Bem passar este dia conosco, Vai haver muita comida dia e alegria. Bem e tras um amigo.

24 outubro, 2008 21:01  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez se vai reaizar um novo encontro de concertinas dia 2 de Novembro de 2008 na aldeia de Corecega. À semelhança dos anos anteriores será na Associação Desportiva. Vem passar este dia conosco, Vai haver muita comida e alegria. Vem e tras um amigo!

(este post é para corrigir o anterior que continha alguns erros. Peço desculpa. Obrigada)

28 outubro, 2008 19:31  

Enviar um comentário

<< Home