sexta-feira, 17 de julho de 2009

CONSULTA PÚBLICA

PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA PROTECÇÃO CIVIL DE GÓIS


17 Julho 2009


A evolução das sociedades modernas leva a que a sua organização seja cada vez mais complexa, encontrando-se sujeita a riscos de ordem diversa que provocam um nível de perturbação variável, de acordo com o potencial de dano dos diferentes tipos de eventos e a sua menor preparação da sociedade fase aos mesmos.

Os Planos Municipais de Emergência de Protecção Civil (PMEPC) visam contribuir para o nível de preparação das sociedades fase à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes, identificando fragilidades e planeando as respostas de emergência.

Em concreto, os PMEPC constituem instrumentos estruturantes da acção conjunta dos diversos agentes de protecção civil e organismos e organismos e entidades de apoio quem actuam ao nível do município. (corporações de bombeiros, forças de segurança, autoridade local de saúde, serviço municipal de protecção civil, instituições de solidariedade social, etc.). Os PMEPC definem não só a estrutura operacional de socorro e as orientações gerais de actuação face à ocorrência de diferentes situações de emergência, como também compilam um leque alargado de informação útil para apoio à decisão.

O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Góis cumpre o disposto na directiva emanada pela Comissão Nacional de Protecção Civil, relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecção civil (Resolução nº. 25/2008, de 18 de Julho), encontrando-se por isso dividido em quatro partes:
- a Parte I compreende o enquadramento geral do Plano, definindo ainda os critérios que levarão à sua activação em caso de emergência e o programa de exercícios previsto;
- a Parte II aborda a organização operacional em caso de emergência, definindo as missões das várias entidades que poderão intervir;
- a Parte III define as várias áreas de intervenção em caso de acidente grave ou catástrofe;
- a Parte IV (secção I) compreende a organização geral da protecção civil desde o nível municipal até ao nível nacional.

A Parte IV compreende ainda componentes ( secção II e III) que, dada a sua sensibilidade se encontram reservadas apenas ás entidades com responsabilidades ao nível da protecção civil (análise espacial dos riscos existentes no município e listagem de contactos e de meios e recursos).

A consulta pública do presente plano decorrerá durante o prazo legal de pelo menos 30 dias, a contar da presente data.

Aguardamos a colaboração de toda a população, através do contacto por e-mail: correio.doua@cm-gois.pt (referência: PMEPC) ou por correio, dirigido ao Senhor Presidente do Município, para: Praça da Répública 3330 - 310 Góis.

Para qualquer esclarecimento, poderá ainda contactar pelo número 235770110 e solicitar o contacto com o Gabinete Técnico Florestal do Município.

PMEPC-GOIS Parte I 1.451 Kbytes
PMEPC-GOIS Parte II 2.117 Kbytes
PMEPC-GOIS Parte III 1.394 Kbytes
PMEPC-GOIS Parte IV 1.546 Kbytes

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então este assunto não é da responsabilidade da Protecção Civil Municipal? ou anda por aquí a mão do "outro".Não acredito que o Plano só diz respeito á FLORESTA.
Zé de Góis

21 julho, 2009 11:40  
Blogger Anaia Vestrares said...

Isto é de mais…
Caro anónimo de 21 Julho, 2009 11:40, tenha cuidado, “pela boca morre o peixe!”, e pelos vistos o Sr. é um privilegiado.
Esta é mais uma consulta pública típica da CMG e feita à medida dos seus executivos.
Publica mas pouco…
Pois é só para mostrar pois descarregar os ficheiros é que népias, é que se calhar podemos descobrir mais uns compadrios, ou mais uns milhares de euros gastos com umas empresas de uns amigos.

21 julho, 2009 12:06  

Enviar um comentário

<< Home