segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pensar freguesia de Alvares

IV Jornada Cultural
Será já no próximo dia 20 de Junho que, em Cortes, a freguesia irá reflectir e debater os temas mais prementes da actualidade subordinados ao tema “Referências” temas que serão discutidos ao nível de quem vive e de quem decide o futuro da nossa região.

Habitação
Tenho recebido algumas palavras de apoio pelo que tenho escrito sobre a falta de terrenos e habitações disponíveis na freguesia de Alvares, a preços competitivos…
Entre outras medidas, todas as opiniões convergem em que as autoridades devem passar a tributar os terrenos edificáveis como lotes para construção, e não rústicos, para que assim apareçam mais no mercado e fiquem mais baratos. A Câmara Municipal teria a receita aumentada e assim poderia patrocinar a construção de habitações a custos controlados ou de renda apoiada. Será uma das melhores medidas para se fixar população na freguesia de Alvares e no concelho de Góis.

Polidesportivo
O recinto do polidesportivo continua com uma boa frequência, principalmente ao fim de semana, notando-se um crescendo com a chegada do Verão… Sendo uma infra-estrutura Camarária, tem estado ao dispor de toda a Comunidade que a queira utilizar desde que o faça segundo as normas de boa utilização e segurança. Vai ser, concerteza, um óptimo local de convívio e encontro na nossa freguesia durante o próximo período de férias…

Espaço Multiusos
Li o artigo do Sr. José Manuel Simões Anjos, da Chã de Alvares, e retive a ideia, que também já aqui deixei anteriormente, da criação de um espaço Multiusos para a freguesia. Como é evidente, todos os espaços já existentes, e que ventilou, como a ex-escola da Chã ou o Centro de Convívio da Liga; eu acrescento… a Casa de Cultura e Recreio Claudino Alves de Almeida, em Cortes, que é um dos maiores espaços, para o efeito, do concelho de Góis.
Um novo espaço Multiusos na freguesia de Alvares teria de comportar, no minimo mil pessoas, com as respectivas infra-estruturas e se possível na sede de freguesia…
E porque não associada à ampliação do quartel dos bombeiros? Não terá forçosamente que pertencer àquela associação Humanitária, mas também não vejo porque não, até porque entendo que é uma instituição que para além de unir ‘as gentes’ da freguesia de Alvares ligará mais ‘as gentes’ de todo o concelho de Góis.
Fica mais uma ideia para a IV Jornada Cultural…

I e II Passeios TT, Rota da Jeropiga
Aconteceram nos passados meses de Dezembro 2008 e Abril 2009 dois eventos que juntaram, cada um, cerca de sessenta máquinas, respectivos condutores e acompanhantes. Quem participou e assistiu presenciou um espírito de camaradagem e de convívio que só isso valeria a pena realçar… Mas o que me despertou mais a atenção foi a extraordinária ideia e organização… Quase todo o espaço geográfico da freguesia de Alvares foi passado pelas máquinas e respectivos tripulantes…
Parabéns aos jovens da freguesia de Alvares, muitos parabéns… Foram cerca de !trinta! elementos, em cada convívio. Foi preciso desbravar alguns caminhos antigos que se encontravam totalmente ocupados com árvores e pedras de grande peso, foi necessário fazer as respectivas marcações do itinerário, foi necessária uma logística algo pesada para quem trabalhou em regime de voluntariado e por uma causa tão nobre como o resultado ter sido aplicado na aquisição de material para a IV secção (Alvares) dos Bombeiros Voluntários de Góis. Mais uma vez… PARABÉNS!

João Reis Antão
in Jornal de Arganil, de 11/06/2009

Etiquetas: ,