terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Malhada e Casais - Comissão de Melhoramentos comemorou 55.º aniversário

Foi no passado domingo, dia 30 de Novembro que a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais comemorou o seu 55.º aniversário, com um almoço convívio, no restaurante Stadium, na cidade universitária, em Lisboa, reunindo perto de 70 pessoas.
Para além dos órgãos sociais marcaram presença muitos associados, amigos da colectividade e colectividades congéneres. A mesa de honra foi composta por António dos Santos Martins, Presidente da Direcção; Fernando Marques, Secretário da Assembleia Geral; Henrique Brás Mendes, Presidente da Junta de Freguesia do Colmeal; António Lopes Machado, Redactor de "A Comarca de Arganil"; Miguel Mendes, representante da Casa do Concelho de Góis; Nuno Santos, Vice-presidente da Direcção; Vítor Olivença, Tesoureiro; Dr. António Domingos Santos, da União Progressiva da Freguesia do Colmeal; Luís Rosa, do Grupo dos Amigos do Sobral Saião e Salgado; Dr. António Duarte, da Comissão de Melhoramentos do Soito; Manuel Duarte, da Liga dos Amigos da Aldeia Velha e Casais, e Paulo Casquinha, da Comissão de Melhoramentos de Ádela. É para nós, Direcção, motivo de grande orgulho e um enorme estimulo a presença de todos.
O presidente da Direcção deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a sua presença. Vítor Olivença, Tesoureiro, fez referência aos 80 anos do regionalismo Goiense que se comemora durante o ano 2008, o qual é comemorado pela freguesia do Colmeal no dia 31 de Janeiro de 2009, na Casa do Concelho de Góis em Lisboa.
Usaram da palavra os representantes das colectividades congéneres, que agradeceram o convite e apelaram à necessária união entre todas as colectividades.
José Almeida, associado desta colectividade, fez uma exaustiva alocução começando por pedir um minuto de silêncio em memória de todos os sócios já falecidos, seguidamente congratulou-se pela juventude existente nos órgãos sociais da colectividade, fez referência aos nossos fundadores e fez também um apelo à união entre todos pelo bem comum, lamentando-se "por não ver mais pessoas da Malhada presentes".
Por motivos de força maior o Sr. Padre Azevedo não pode estar presente à hora marcada inicialmente, sendo celebrada a santa missa em memória de todos os sócios já falecidos às 16 horas. Foi mais uma jornada de são convívio entre todos os Malhadenses e amigos.
Recordamos que, fundada em 25 de Novembro de 1953, a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais teve os seus inícios em 1913, quando se formou uma Comissão de Moradores para a construção de um chafariz; depois, em 1917 no seguimento dos acontecimentos em Fátima, esta Comissão com a ajuda da população faria uma nova capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Por volta de 1946-48 formou-se uma nova comissão, juntando também pessoas da União do Colmeal, para fazer uma escola, que seria construída apenas pelos populares, com a ajuda financeira do Ministério da Educação. Mais tarde, em 1953, seria constituída a Comissão pró-estrada da povoação da Malhada, por iniciativa de João Nunes de Almeida, António Silva, António de Almeida e Manuel da Costa Reis, que lutaram para que a lendária estrada Rolão-Colmeal passasse pela Malhada, uma obra de extrema importância que ainda está bem viva na memória colectiva dos Malhadenses, é mesmo um dos seus símbolos, pelo trabalho arrojado empreendido e por ter tirado a população do isolamento em que vivia. Seria essa Comissão que iria estar na origem da actual Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais.
Esta Direcção presta sentida homenagem a todos os seus fundadores, e apela à união entre todos para um bem que é de todos.
São estes momentos que mantêm viva a chama do Regionalismo, o nosso muito obrigado a todos.
Nuno Santos
in A Comarca de Arganil, de 3/11/2008

Etiquetas: