sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Telhada - Magusto da Liga de Melhoramentos

Na sequência de dar voz às tradições rurais nas realizações de encontros, festas e neste caso magustos em convívio comunitário em várias paragens da Beira Serra e não só, esta aldeia não tem fugido à regra e no passado dia de Todos-os-Santos foi palco de um concorrido e fraterno convívio, promovido pela Liga de Melhoramentos, que reuniu mais de cem convivas entre associados e muitos amigos, a maioria vindos da capital aproveitando o dia dos Fiéis Defuntos para uma homenagem de saudade aos seus ente queridos.
Estiveram representadas outras aldeias vizinhas, como Pessegueiro, Carvoeiro, Coelhal, Coelhosa, Algares, Simantorta e Fonte Limpa. O encontro foi servido com abundância de torresmos, as respectivas quentes e boas, caldo verde e muita animação, onde não faltaram as concertinas a tocar e encantar, acompanhadas por algumas vozes castiças e gargantas afinadas. As populares concertinas foram superiormente tocadas pelos artistas António João, de Machio; Henrique, de Amieiros; e Valentim, de Corterredor.
No final da tarde, com os estômagos aconchegados e as gargantas bem regadas, realizou-se o tradicional leilão que deixou o tesoureiro da colectividade super satisfeito. É assim o nosso mundo, é assim a nossa gente.
Raúl Lopes Alves
in A Comarca de Arganil, de 12/11/2008

Etiquetas: