terça-feira, 25 de novembro de 2008

Real Atelier Dom Carlos I

(Nasceu mais uma nova Associação Cultural)


Reconhecido como pintor e escultor notável, Dom Carlos de Saxo – Cobwgo Gotha Sabóia e Bragança, mais tarde aclamado, Rei Dom Carlos I (1889 - 1908) conquistou vários prémios internacionais e teve como admiradores, amigos e colegas tais artistas contemporâneos como Rafael Bordalo Pinheiro e José Malhoa.

Dom Carlos foi também um notável-investigador científico, desportista e automobilista, defensor da história, da arte, da cultura c do progresso. Nascido a 25 de Setembro de 1863, morreu no auge da vida no desprezível atentado de 1 de Fevereiro de 1908 que também vitimou o Príncipe Herdeiro, Duque de Bragança e Conde de Ourém, Dom Luís Filipe.

Por ocasião do 145º aniversário do seu nascimento e no ano centenário da sua morte, quis um grupo de artistas (alguns dos antigos membros da associação Escadote Cultural, presididos pelos Dr. Henrique Tigo) que desde 1995 têm vindo a colaborar com a Fundação Histórico - Cultural Oureana O.C.I.C. na realização de diversas exposições «Amália Rodrigues, Rainha do Fado (1995), Emanuel, Rei da Música Popular Portuguesa (1997), Roberto Leal, Rei da Música Luso - Brasileira (2001), Elvisfcst Portugal (2002), 600 anos do nascimento de Dom Afonso, IV Conde de Ourém, Primogénito da Casa Real Portuguesa (2003), O Elefante do Papa Leão X (2004), Homenagem à Irmã Lúcia (2005), Por Terras do Preste João (2006), 800 Anos da Real Ordem de São Miguel da Ala (2007)», formar o departamento artístico da O.C.I.C. que ficará conhecido como o Real Atelier Dom Carlos I.

Apresentado publicamente a 6 de Novembro de 2008 por ocasião da exposição dedicada a Dom Nuno Alvares Pereira, (I Conde de Ourém - Um Santo para o Nosso Tempo, o Real Atelier Dom Carlos l, ficará sediado no Castelo de Ourém, contando com o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa e distinguindo-se na sua dedicação à arte e à cultura e exposições encomendadas pela Fundação Oureana para os Museus Sedes Mundi Reginae ou para a campanhas de beneficência da O.C.I.C,

Os Membros Fundadores do Real Atelier Dom Carlos I:

S.A.R. O Duque De Bragança D. Duarte Pio De Bragança; ; Comendador Carlos Evaristo, Comendador Mestre H. Mourato; Comendador Dr. Henrique Tigo, Fernando Infante Do Carmo; Cavaleiro Carlos Bajouca, Cavaleiro Rui Carruço, Ana Maria Malta, e Andrade.

Foi ainda nomeado como Presidente Honorário do Real Atelier D. Carlos I, o Comendador Mestre H. Mourato.

Etiquetas: ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É isso!!! Também quero ser comendador. Talvez mestre?!! Melhor: mestre comendador. E barão do "comes e bebes", ou marquês do "rapa-o-tacho". Porventura assim, desse modo tão "socialite", alguém me olhe e me reconheça. Que diabo, um barão sempre é um barão, ou não?!!! E depois fazia melhor a minha vidinha. Sempre vendia uns gatafunhos travestidos em quadros com muita "arte" e assinava: barão do Ceira. Ah pois!!! Sempre era outra loiça, ou não concordam?
Agora a sério: esta gente não se enxerga, que se há-de fazer...

30 novembro, 2008 10:34  
Anonymous Anónimo said...

Olha outro com dor de corn... Mas eu tenho o orgulho em ter na nossa terra mais dois Comendadores.
Um comendador é alguém que recebeu uma comenda, isto é um benefício que antigamente era concedido a que actualmente costuma designar apenas uma distinção honorífica, no caso deles foi pelos seus méritos artísticos, assim como pelas e actividades humanitárias que tem realizado ao longo de décadas.
Se o Sr. anónimo, quer uma comenda, terá de trabalhar para ela, mandar só bocas não chega, tem de começar por dar a cara...
Ser mestre também vai ser dificíl para o Sr. Anónimo pois um mestre é um indivíduo que adquiriu um conhecimento especializado sobre uma determinda área do conhecimento humano (no caso de H. Mourato é a pintura). Com sua grande especialização no assunto, é capaz de dar aulas a pupilos (O mestre H. Mourato já deu muitas aulas e ensinou muita gente, até teu aulas na Universidade).
Um Barão é um título nobiliárquico, imediatamente inferior a visconde e superior a baronete, mas pessoas não escolhem ser Barões, nascem Barões, por muito que isso doa a quem nada é...
Eu sou amigo as duas pessoas que o Sr. Anónimo aqui ataca, e acho bem a atitude que eles tomam em relação a estes ataques constantes, simplesmente não ligam, já falei com eles sobre o assunto e eles, até acham piada, acham piada que enquanto os Srs anónimos (que para eles não o são) se divirtam a dizer mal eles vão somando vitórias, atrás de vitórias, que só um cego não vê!.
Já agora digam mal do Dicionário de Autores da Beira Serra do Doutor João Alves das Neves, que fala dos dois, quer queiram, quer não queiram eles fazem parte da história de Góis.
Já que eles não querem comentar aquilo que dizem sobre eles comento eu. Espero que eles não fiquei zangados comigo.
Os meus sinceros Parabéns ao nossos novos Comendadores.

João Pereira Nogueira

01 dezembro, 2008 23:41  
Anonymous Anónimo said...

Já dizia uma pessoa da nossa terra:
- Em Góis nem cão se pode ser.

02 dezembro, 2008 16:15  
Anonymous Anónimo said...

Que sorte que estes dois têm...
Com tantos criminosos, ladrões, violadore, etc, andam sempre a ratar neles!
Existem pessoas que devem ter umas vidas muito infelizes, para estarem sempre, mas sempre a dizer mal dos outros, será que já se olharam ao espelho?
Já viram as figuras dos filhos?
Deixem os homens em paz, tanta inveja só faz mal.
Vivam e deixem viver.

02 dezembro, 2008 22:04  
Anonymous Anónimo said...

Estou farto de tantos anonimos!!!
E tudo a bater no mesmo, eu sei é dor de corn...
Anonimato é a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do Grego ανωνυμία, que significa "sem nome".
Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o acto de manter uma identidade escondida de terceiros.

O anonimato ocorre:

Quando se trata de um acontecimento ou de uma obra muito antiga, à qual não é já possível atribuir um autor;
Quando o autor do acto ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade.
Quando o autor é um "cobarde"!
Quando o autor sem vergonha de si mesmo (que acho que é o caso do 1 anonimo destes comentários)

Sem mais assino (novamente)
João Pereira Nogueira

02 dezembro, 2008 22:17  
Anonymous Anónimo said...

Ora toma! Ai vocês meteram-se com os "meninos", perdão, com suas Excelências? Então vão levar que contar. Bem feito!...

03 dezembro, 2008 18:03  
Anonymous Anónimo said...

LOL...

04 dezembro, 2008 15:52  
Anonymous Anónimo said...

Concordo, isto só mesmo para rir.
Atacar pessoas que fazem alguma coisa. Quando existem para aí tantos que nada fazem, é preciso não ter vergonha na cara

04 dezembro, 2008 23:27  

Enviar um comentário

<< Home