sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Deolinda Sanches e "Leninha" Bandeira homenageadas no almoço de confraternização do Grupo da Amizade de Góis

Com a presença de cerca de 170 pessoas, realizou-se no passado dia 26 de Outubro, no restaurante Retiro dos Sabores, em Góis, o primeiro almoço de confraternização do Grupo da Amizade de Góis, que foi antecipado de uma romagem ao cemitério local e de uma missa por intenção dos elementos do grupo já falecidos.
Fundado em 1999 por Maria de Lourdes Costa Serôdio Barata, o Grupo da Amizade, segundo a própria referiu, teve a sua génese durante umas férias passadas em Sesimbra, local onde encontrou dois amigos (o Nibito e a Manuela) a quem falou das suas ideias, em organizar um passeio com goienses. Estes, de imediato, a incentivaram e contando também com o forte apoio da Câmara Municipal de Góis, na pessoa do então presidente, José Cabeças, avançou para a realização do primeiro passeio, que se veio a realizar à Galiza.
Continuando sempre a contar com o apoio camarário, a oradora agradeceu ao actual presidente, José Girão, aproveitando para citar o nome dos motoristas da Câmara que têm acompanhado o grupo (Baeta e Zezito), pelo profissionalismo e carinho demonstrado.
Todo o apoio e a forte adesão que começou a sentir-se no grupo de pessoas que se associaram aos passeios levou a que o então denominado Grupo da Amizade crescesse até duas centenas de elementos, contando já com um vastíssimo número de viagens, quer a nível nacional quer internacional, pois, a sua organizadora entende que, para além de levar o nome de Góis a outros países é importante que se possam conhecer também as tradições e terras portuguesas, para isso, Lurdes Barata realiza anualmente dois passeios.
No seu discurso, Lourdes Barata, justificou algumas ausências, motivadas pelo facto de que "quase todas as pessoas que pertencem ao "Grupo da Amizade", também pertencem ao Grupo "Amigos de Góis" da organização do José Sanches", e que, segundo acrescentou, se encontravam no momento em viagem.
Lourdes Barata agradeceu também à Eng.ª Sandra e ao Miguel, a forma simpática como estes receberam, em casa de seus pais, alguns elementos do grupo a quando da sua passagem pela linda terra de Vila Nova de Foz Côa".
Convidando todos os interessados, Loudes aproveitou o momento para anunciar que o próximo passeio será de 13 a 17 de Abril e contemplará uma visita à Madeira.

Homenagens
Durante o encontro foi ainda prestada homenagem a Deolinda Cunha Sanches e a "Leninha" Bandeira, como forma de reconhecimento pelo amor e carinho que têm manifestado para com os outros elementos do grupo. Conforme referiu Lourdes Barata: "quando vamos passear pelo nosso País, a D. Deolinda, levanta-se às 3 da manhã para fazer as filhós, que oferece a todos, ao pequeno-almoço e que são comidas numa qualquer área de serviço, chegando para todos e por vezes ainda sobrando para o jantar. Esta nossa amiga merece de todos nós, a nossa amizade, o nosso carinho e o nosso muito obrigada", acrescentou.
As mesmas palavras dirigidas a Leninha Bandeira, pelo seu gesto de grande amizade para com o grupo, pois, não se cansa de fotografar os momentos agradáveis e depois oferecer as fotos".
Como gesto de reconhecimento e homenagem o presidente da Câmara Municipal, José Girão entregou uma lembrança à D. Deolinda e o presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho fez a entrega à Leninha Bandeira. As homenageadas foram ainda contempladas com um ramo de flores e um agradecimento geral de todo o grupo.
Mas, o momento era de festa... até porque José Álvaro Moreira da Rita completou 53 anos e aproveitou para oferecer um bolo com dez quilogramas a todos os presentes.
Os proprietários do restaurante, Rui Paulo Conceição e Luísa M.ª Garcia, também receberam um forte aplauso pelo maravilhoso almoço que serviram. Foi-lhes ainda entregue um ramo de flores, acompanhado dos parabéns a você... pelos 17 anos de casados que completaram.
A dinamizadora do grupo e organizadora dos passeios, desejou a todos que se divirtam muito e terminou com um poema alusivo à amizade: "a amizade é uma força permanente, / não se compra, não se aluga, / não se vende... / nasce e morre com a gente."
O encontro encerrou com animação musical e com a projecção de fotografias onde foi possível observar locais visitados nos diversos passeios, não esquecendo os ex-libris do concelho de Góis, pois, na opinião de Lourdes Barata: "o nosso concelho é dotado de uma beleza inigualável que não podemos esquecer".
De realçar ainda, o grupo é composto por elementos dos dez aos oitenta anos e prima pelo espírito de confraternização e companheirismo entre todos
in O Varzeense, de 30/10/2008

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em plena campanha...infelizmente la vamos ter de levar com esta gente com certeza nas proximas eleiçoes. Foi tao bem "corrida" a quatro anos..e agora com a saída de uns...pior so vamos ficar! Mais quatro anos "negros" vamos ter! Onde o interesse próprio apenas conta..quando deveria ser o interesse do concelho!

07 novembro, 2008 10:51  
Anonymous Anónimo said...

Por falar nisso, esteve a Policia Judiciaria na Câmara, alguém sabe dizer alguma coisa?

07 novembro, 2008 16:33  
Anonymous Anónimo said...

Foi...levaram os documentos todos que havia na CMG!!!
Como nao ha documentos,afinal nao levaram nada!
:D

08 novembro, 2008 14:31  
Anonymous Anónimo said...

Se a inveja fosse tinha em Gois eram todos carecas. Todos querem é mamar e dançar o vira: ora agora mamas tu, ora agora mamo eu.....

10 novembro, 2008 07:36  
Anonymous Anónimo said...

"Se a inveja fosse tinha em Gois eram todos carecas"...

Explique se la sff...

12 novembro, 2008 11:22  
Anonymous Anónimo said...

Não sabe o que é "tinha"?
É só dar uma olhadela pelo dicionário, mas com cuidado, para não ficar tinhoso...
Desculpe lá meter-me onde não fui chamado... e eu nem sou professor.

14 novembro, 2008 18:24  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelas suas belas palavras...

15 novembro, 2008 12:29  

Enviar um comentário

<< Home