domingo, 7 de setembro de 2008

Vigiando das Caveiras

Olá! Estive de férias mas como o que é bom acaba depressa, cá estou eu a trabalhar e a escrever-vos mais um bilhete-postal, sentado na habitual pedra fria, aqui nas Caveiras.
Este ano (como em todos os outros) passei alguns dias das minhas férias na aldeia mais alta e mais linda do concelho de Góis; Aldeia Velha. Durante o tempo que andei por lá, além do tempo que estive a trabalhar, também tive a oportunidade de visitar alguns lugares escondidos e de passagem obrigatória neste emaranhado serrano.
Fui com “a pulga atrás da orelha” tentando conversar com algumas pessoas sobre um assunto que diz respeito a toda a freguesia do Colmeal; na esperança de poder encontrar a pessoa certa mas devido ao pouco tempo que estive em Aldeia Velha, não me foi possível fazer uma abordagem de modo a inteirar-me minimamente da situação uma vez que na “internet”, o assunto que hoje me trás por cá, ainda não carece de atenção.
Hoje em dia, fala-se muito na divulgação cultural das aldeias. Fala-se também, que o que era antigo começa novamente a estar na moda. Existem terras dentro e fora do concelho que mostram as suas origens, os seus costumes, enfim, todas as suas riquezas. São boas apostas quando realmente se tem algo a mostrar ao mundo! Todos nós como seres humanos apreciamos olhar para uma boa velharia ou ouvir contar uma história ou lenda antiga do tempo dos nossos avós.
Mas agora pergunto eu! Será que por terras do Colmeal não haverá mais nada de interesse cultural sem serem as histórias antigas, imagens de homens e mulheres exemplares e de reconhecimento nacional, movimentações regionalistas e alguma gastronomia?
Pois é meus amigos, falta aqui o Rancho Folclórico Serra do Ceira!
Neste verão tentei saber como e onde estava o rancho. Foi-me dito que existem alguns problemas judiciais por resolver, que o rancho está sediado no Colmeal e que é difícil recrutar membros devido á falta de rapaziada nova…
Quem me conhece, sabe que há já alguns anos me tenho preocupado com este assunto e gostaria de ajudar no que me for possível.
Desde 2002, sou espectador assíduo num festival de folclore no concelho de Loures, e sempre que lá estou, “rói-me” a alma saber que na minha terra podia até nem haver um festival mas o rancho podia lá existir!
Segundo li de fonte segura (internet), o Rancho Folclórico Serra do Ceira fez uma actuação no ano de 2000 no festival de Folclore de Ortiga (Mação). É a única referência que existe (no mundo virtual) a este rancho.
Não quero que me interpretem mal por estar a tocar neste assunto. Confesso que não sei “da missa metade” por isso não me alongo na conversa.
Tenho conhecimento que os instrumentos existem, os trajes também, algumas fotografias e outros objectos que formam um tesouro para os colmealenses.
Tenho esperança que os destinos do rancho caiam em boas mãos e pois há muitas pessoas que desejam o mesmo que eu. Espero que se tente encontrar uma solução rápida e positiva para que o reaparecimento do rancho do Colmeal aconteça.
Deixo aqui o meu apelo. Que estas palavras sirvam para chamar a atenção a um assunto que a todos diz respeito. Trata-se da nossa cultura!
A todos, muito obrigado, até breve…
Henrique Miguel Mendes
http://vigiando-das-caveiras.blogspot.com

Etiquetas: ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Diz-se que filho de peixe sabe nadar e este ditado aplica-se inteiramente neste caso.
É que HMM é filho do actual presidente da JFC, HBM, um homem de grande estatura a todos os níveis (?), a quem se deve em muito o elevado índice de desenvolvimento da Freguesia do Colmeal...
Porém, dado o cansaço evidente do pai, a continuação do progresso desta Freguesia, poderá ser assegurada com a continuidade do filho no mesmo lugar....

08 setembro, 2008 15:41  
Anonymous Anónimo said...

Pouco segura a pesquisa, mais segura a Internet. Veja-se:

"XXVI Festival de Folclore
De 05-08-2006 00:08 a 05-08-2006 00:08 • Festa
Portugal, Largo de N.ª Sr.ª do Desterro - ARADA - OVAR

Festival de Folclore com os grupos/ ranchos: - Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada; - Rancho Folclórico e Etnográfico Saloio M.T.B.A.; - Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores; - Rancho Folclórico Os Camponeses de Minjoelho; - Grupo Folclórico Serra do Ceira; - Grupo de Cantares e Danças St.ª Cruz de Riba Tâmega; - Rancho Folclórico e Etnográfico de Fermentelos. As regiões representadas são Beira Litoral-Vareira, Estremadua Centro-Saloia, Beira Litoral-Gândara, Bairrada e Mondego, Templários, Entre Douro e Minho, Beira Litoral-Baixo Vouga.
www.rtp.pt/wportal/entretenimento/comunidadesrtp/comunidade.php?cod_evento=462&id=390 -.

Sei que gosta muito de aparecer e dar nas vistas, mas aconselho que seja mais cuidadoso nas suas pesquisas.....

08 setembro, 2008 17:45  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo anónimo da piadinha:

Não comento garotices de "anónimos" mas desta vez vou abrir uma excepção.

Olhe que sou bastante discreto e dar nas vistas é coisa que nunca soube fazer em todos os aspectos. Limito-me apenas a preocupar-me com coisas que mais devia era estar quieto por nada ter a ver com elas.

O senhor é bom para animar o pessoal!!!

Quanto a si, já não posso dizer muito porque o Sr. sabe quem sou (se não sabe pergunte a alguem onde me encontrar, muitos me conhecem) e eu (felizmente) desconheço e evito desconhecidos...

Se o amigo "anónimo" não sabe ler eu vou transcrever a parte final do meu texto que descreve toda a minha humildade para este assunto:

"...Não quero que me interpretem mal por estar a tocar neste assunto. Confesso que não sei “da missa metade” por isso não me alongo na conversa.
Tenho conhecimento que os instrumentos existem, os trajes também, algumas fotografias e outros objectos que formam um tesouro para os colmealenses.
Tenho esperança que os destinos do rancho caiam em boas mãos e pois há muitas pessoas que desejam o mesmo que eu. Espero que se tente encontrar uma solução rápida e positiva para que o reaparecimento do rancho do Colmeal aconteça.
Deixo aqui o meu apelo. Que estas palavras sirvam para chamar a atenção a um assunto que a todos diz respeito. Trata-se da nossa cultura!..."

Se o amigo "anónimo" dispõe de material sobre o assunto de que falo, em vez de mandar bocas, ajude!!!! Pessoas assim é que fazem falta para colaborar e resolver os mais variados assuntos de interesse PARA TODA ESTA COMUNIDADE SERRANA que provavelmente o sr. "anónimo" até desconhece...

Obrigadinho pá!

08 setembro, 2008 19:22  
Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos a "guerra" está instalada.
Há "Grupos Folclóricos" e "Ranchos Folclóricos".
Também há a Estrada da Beira e a beira da estrada, que não são bem a mesma coisa.
Em 2000, o Rancho Folclórico Serra do Ceira esteve presente num Festival de Folclore que o Grupo Etnográfico e Folclórico de Ortiga, realiza anualmente. Ortiga fica no concelho de Mação (não vá alguém confundir com outras ortigas...).
Estiveram presentes os Ranchos Folclóricos de Ribeirão(Famalicão), de S. Guilherme (Leiria), "Corações Unidos" de Baixa da Serra (Moita) e "As Lavadeiras do Vale do Lena (Batalha)para além do Serra do Ceira, de Colmeal (Góis).
Ao que sabemos o nome do rancho não foi alterado pelo que depreendemos que "Grupo Folclórico Serra do Ceira" se refira a outro agrupamento.
Construtivamente falando se vai ao longe. De outro modo... com conselhos desses... vou ali já venho.

08 setembro, 2008 22:41  
Anonymous Anónimo said...

Aprovo o regresso do Rancho (ou Grupo, penso que é a mesma entidade), ao Colmeal. Pode ser que isso se consiga com a ajuda de pessoas que moram nas Freguesias vizinhas, sobretudo, Cadafaz, Cepos e Fajão, dada a desertificação do Colmeal.
Para concretizar este regresso há pessoas empenhadas a tratar do assunto.
Não sendo tão cáustico como o segundo anónimo, penso que a notícia em causa em nada ajuda neste processo, visando promover o autor, que até aprece perceber de folclore porque vai assistir a festivais...
Para além de escrever umas babuseiras, que por vezes chocam mesmos os sues conterrâneos, não se conhece que tenha realizado qualquer obra em prol da sua aldeia ou da Freguesia.

Um Goiense (residente)

11 setembro, 2008 09:51  

Enviar um comentário

<< Home