segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Juventude do Colmeal

Mágico. Não tenho outra palavra que resuma tudo aquilo que se vive aqui, no Colmeal. Chamem-me romântica, hiperbólica, o que quiserem. Mas uma coisa posso deixar bem claro: só sente essa magia quem passa pela experiência.
A toda a hora desejamos quebrar a rotina diária e viver algo novo. A toda a hora queremos ver-nos livres dos problemas e ficar em paz. A toda a hora procuramos um lugar para sermos felizes, nem que fosse por um só dia. Mas será este lugar algo um tanto ou quanto platónico? Para mim, não. Não, porque ele existe e eu já o encontrei.
O Colmeal tem mil e um encantos. Aquele que nunca passa despercebido por quem lá passa é, sem dúvida, a sua paisagem harmoniosa e encantadora, pela qual todos ficam apaixonados à primeira vista. E é por aqui que começa todo o encanto. No entanto, não é só a paisagem que torna este lugar tão mágico e único. São também as pessoas. As pessoas e as relações que temos com cada uma delas.
Não tenho dúvida nenhuma de que são apenas precisos poucos minutos para captar a energia positiva e a boa disposição de toda a gente. Mas, como jovem que sou, saliento ainda mais estas características nos indivíduos da minha geração, porque, para mim, são aqueles que me fazem querer voltar ao Colmeal todos os anos.
São pessoas únicas. Únicas e, sobretudo, genuínas. Pessoas que, tal como eu, encontram neste lugar, uma liberdade que nunca experimentariam em nenhum outro - a liberdade de saborearem as pequenas coisas boas da vida. Coisas às quais raramente damos importância. Coisas como conviver animadamente no rio, a aproveitar cada mergulho dado; passear pela estrada fora a apreciar cada movimento da natureza; percorrer todos os cantos e recantos da aldeia à procura de novas formas de diversão; prolongar a noite até ver o raiar de sol do dia seguinte... mas o mais importante de tudo, é que todos nos deitamos ao fim do dia conscientes de que não desperdiçámos um único minuto do tempo que passámos juntos.
E o mais incrível é que, mesmo sem nos darmos conta, decorreram apenas uns dias e já estamos mergulhados numa corrente de amizade e amor entre todos. Porque mesmo nos maus dias, há sempre alguém que nos faz sorrir, que faz brilhar os nossos olhos e sobretudo, há sempre alguém que nos incentiva a continuar em frente com o grupo, relembrando o quão importante somos para cada um. E são estes pequenos grandes gestos que fazem desta juventude, um grupo inseparável de amigos únicos e esplêndidos. É graças a este grupo que, todos os dias, se dão provas de lealdade e fidelidade e que se fortalecem laços de amizade e amor entre todos nós. E, num possível dia mais tarde, poderemos fazer grandes feitos porque, pelo menos, a amizade já é a nossa base.
E é por todos estes motivos que guardo o Colmeal cá dentro. Porque nele viverei sempre algo novo. Porque nele ficarei sempre em paz. Porque nele sou e serei sempre feliz.
Um grande bem-haja à Juventude do Colmeal, que transmitirá sempre o melhor de si, a todos vós.
Mariana Brás
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com

Etiquetas: