quarta-feira, 21 de maio de 2008

Bordeiro - Liga dos Amigos e a povoação estão de parabéns

Estive presente na assembleia geral da Liga e por isso fiz questão de também marcar presença no 48.º aniversário desta colectividade a que hoje me orgulho de pertencer.
Se boas as acções da Liga dos Amigos de Bordeiro estivessem elas cotadas na Bolsa, certamente que os seus sócios (doutra forma accionistas) estariam muito satisfeitos, pois teriam visto a sua quota (acção) ser valorizada a uma velocidade sem precedentes.
Hoje, repito, sinto-me orgulhoso de pertencer a uma associação que tem voz e que tudo faz para que o chamado bairrismo impere e que os chamados tempos antigos sejam lembrados duma forma bem marcante a todos aqueles que os viveram e dessa forma também os mais novos possam sentir o que foi e o que é lutar por uma comunidade que, só com o apoio de todos, poderá ultrapassar o esquecimento de que são vítimas, porquanto cada vez mais a solução aos problemas é simplesmente a de "fechar", "acabar" ou "matar".
É com este tipo de soluções que, infelizmente, as terras têm vindo a ser confrontadas e para esse tipo de soluções teremos que ser nós, gente do interior, a dar as mãos e demonstrar a quem manda que ainda estamos vivos e queremos que os nossos descendentes possam, também eles viver nesta zona que, sendo má para quem cá vive o seu dia-a-dia vai sendo boa para quem a visita.
Quem esteve presente na assembleia geral, doa dia 1 de Março passado, certamente que irá recordar essa reunião como um dos dias mais marcantes parav a vida e obra da colectividade. Os sócios ali presentes deram uma demonstração de civismo, de educação e de exemplo a todos os níveis de como se deve estar em actos destes.
Como teria sido bom ou porque não óptimo que outros sócios e alguns deles ex-directores tivessem marcado presença na reunião, pois dessa forma teriam aprendido, como deve ser o seu comportamento aquando da realização deste ou outros eventos do género, e teriam reparado como tudo é diferente quando existe respeito não só entre pessoas como pelas instituições que representamos e que connosco colaboram.
Uma vez que ultimamente tenho vindo a acompanhar de perto a actividade da Liga, terei que dar, mais uma vez, os parabéns ao método utilizado pelo 1.º secretário da assembleia geral aquando da convocatória e em substituição do presidente. Pois para além do cumprimento estatutário, com envio de carta a todos os sócios, também achou por bem divulgar a realização da dita assembleia geral utilizando não só a imprensa local como a rádio local. Não restaram quaisquer dúvidas quanto à eficácia do processo por si utilizado, fazendo com que os seus frutos tivessem sido evidentes.
Ao utilizar todos estes processos, o 1.º secretário fez com que a própria assembleia tivesse sido bastante concorrida e a Casa do Concelho de Góis com bastante gente a visitá-la e a ser ainda mais conhecida.
Nos tempos que correm poucas são as associações que se podem vangloriar de poder registar 72 presenças numa assembleia geral. Por tal motivo e mais uma vez os meus parabéns.
Da agenda da reunião constava no ponto um, a discussão e votação do relatório e contas da direcção e parecer de conselho fiscal, relativamente ao ano de dois mil e sete. Lido e explicado por José Neves Bandeira, presidente da direcção, toda a assembleia ali presente seguiu com agrado aquele momento, pois para além de poder ter tido oportunidade de recordar as diversas iniciativas realizadas pela direcção, teve também conhecimento do enorme esforço financeiro para poder ser possível custear o investimento que tem vindo a ser levado a cabo na sede da Liga, em Bordeiro, não só em obras de beneficiação das suas próprias instalações como também na aquisição de equipamento diverso.
Posteriormente foi lido o parecer do conselho fiscal, o qual era favorável aos documentos em análise.
De seguida, o presidente da mesa colocou todos os documentos à votação tendo obtido o seguinte resultado: aprovado por unanimidade e com efeitos imediatos.
O ponto dois, alteração dos estatutos, depois de lido e explicado pelo sócio Pedro Manuel de Campos Dias Nogueira, a importância da alteração aos estatutos para a associação, foi o referido documento colocado à votação obtendo-se o seguinte resultado: aprovado por unanimidade e com efeitos imediatos, enquanto que no ponto três, aprovação de regulamento, depois de lido e explicada a importância que o regulamento iria ter para a associação, foi o referido documento colocado à votação pelo presidente da assembleia, tendo sido também aprovado e com efeitos imediatos.
Outros assuntos de interesse para a associação foi o último ponto da ordem de trabalhos, usando da palavra vários sócios tendo todos eles elogiado o trabalho que tem vindo a ser efectuado pela actual direcção da Liga, bem como aquele que já vinha a ser realizado pela anterior delegação.
Alguns sócios aproveitaram ainda a oportunidade para solicitar à direcção que interceda junto da Câmara Municipal para a execução de obras de beneficiação na povoação de Bordeiro.
Foi ainda lamentada a ausência doa anteriores directores, uma vez que tinham ali a grande oportunidade para poderem explicar o porquê duma teimosia sem qualquer lógica e com graves problemas para a Liga e por último e como ponto alto da assembleia foi proposto à mesa pelo sócio Fernando Neves Simões um voto de louvor a todos os órgãos sociais da Liga dos Amigos de Bordeiro, o qual, caso mereça a aprovação, deverá ser seguido por aclamação.


Prova de confiança do ex-Grupo Desportivo

No dia 14 do mês de Março e na sede da Liga dos Amigos de Bordeiro, reuniram alguns dos elementos que formaram, há uns anos atrás, o Grupo Desportivo de Bordeiro levando a efeito a realização de um jantar.
O objectivo da reunião prendeu-se com a entrega dum valor considerável à direcção da Liga, comprometendo-se esta a envidar esforços no sentido de que a aplicação do valor em causa seja adstrita à implantação dum espaço desportivo aberto de forma a proporcionar uma vida mais sã aos jovens da nossa terra.
Por parte da direcção ficou o compromisso de tudo fazer para que a importância em causa seja aplicada de acordo com os objectivos propostos pelas pessoas ali presentes.
Aproveitou-se ainda a ocasião para se organizar um jantar, "bacalhoada", à moda antiga, onde reinou a boa disposição e fez lembrar as grandes partidas de futebol de salão levadas a cabo no ringue do parque do Cerejal, onde durante muitos anos o Grupo Desportivo de Bordeiro marcou presença.
Houve ainda tempo para lembrar a venda de carne de porco aquando da realização da Feira dos Santos, no Castelo, local este marcante para todos aqueles que até ali se deslocavam para comprar a carne de porco e almoçar com os amigos.


Comemoração do 48.º aniversário

Por iniciativa da direcção da Liga dos Amigos de Bordeiro foi comemorado o seu 48.º aniversário.
Mais um evento levado a cabo pela actual direcção que, aproveitando o encerramento do campeonato de sueca, levou por diante um jantar de aniversário associando ao mesmo a entrega dos respectivos prémios.
Mais uma chamada aos sócios e mais uma resposta inequívoca de que os directores podem contar com eles.
Mais um convívio, e este com a particularidade de ser efectuado durante a semana, situação este que poderia, noutras condições, afectar de alguma forma a sua participação em termos de afluência, situação esta que acabou por passar despercebida atendendo ao facto da nossa gente continuar a dizer sim às iniciativas levadas por diante pela Liga, continuando a colaborar até com a oferta de alguns bolos.
Ao que me apercebi, alguns troféus foram oferecidos pela Câmara Municipal de Góis, outros com a colaboração activa da Junta de Freguesia de Góis, entidade esta que se fez representar através de Graciano Antunes Rodrigues.
Alguns dos prémios, a direcção entregou ainda certificados de participação de forma a marcar bem vincada a organização do 1.º campeonato de sueca na Liga dos Amigos de Bordeiro.
Por último, despeço-me desejando a todos a continuação de um bom ano e que a Liga dos Amigos de Bordeiro, através dos seus directores e sócios consiga levar por diante este projecto de engrandecimento da sua terra que, só com a ajuda de todos, será possível vencer.
Fernando Ferreira Simões
in A Comarca de Arganil, de 20/05/2008

Etiquetas: