sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Acção de sembilização em Vila Nova do Ceira

A GNR de Góis levou a efeito no passado dia 12 de Fevereiro, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Góis, em Vila Nova do Ceira, uma acção de sensibilização para a prevenção, dirigida essencialmente aos utentes do Lar, embora com um convite extensivo a toda a população.
A acção foi dinamizada pelo comandante do Posto de Góis, 2.º Sargento Bastos e pelo Cabo Castro, que detalhadamente explicaram aos presentes alguns cuidados necessários para evitarem situações de burla. Informaram ainda como devem actuar perante situações de burla e alertaram para algumas situações que habitualmente ocorrem, principalmente com as pessoas mais idosas, em que os burlões tentam aproveitar a sua simplicidade e sinceridade e muitas vezes conseguem induzi-las em erro.
A acção contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, que afixou avisos divulgando a acção e que se fez representar na pessoa do seu presidente, António Monteiro.
É intenção da GNR de Góis levar esta informação a outros locais do concelho, nomeadamente em acções a realizar no Centro Social Rocha Barros, em Góis e no Lar de Alvares, com data ainda a divulgar.
Devido ao grande interesse do conteúdo apresentado vamos prosseguir com uma breve descrição de alguns conselhos divulgados, em panfletos distribuídos na sessão de sensibilização.
- Em casa mantenha as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta. Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são.
- Todos os funcionários dos serviços oficiais, cobradores de água, seguros, etc. têm cartões de identificação própria. Verifique pela fotografia.
Não confie em estranhos bem-falantes e cheios de boas inetnções. Em caso de dúvida não os receba e comunique de imediato à GNR ou PSP.
- Se estiver sozinho(a) em casa não deixe que se apercebam. Finja que está acompanhado(a) de um familiar ou amigo e chame por ele.
- Não forneça qualquer informação sua, de vizinhos ou de conhecidos a estranhos, pois poderá ser usada para a prática de outras burlas.
Os burlões, na maior parte dos casos apresentam-se bem vestidos, bem falantes... ou como familiares, amigos de familiares, funcionários da Segurança Social, CTT, Bancários e Médicos, dizendo que pretendem ajudar as pessoas a trocar dinheiro, porque as notas perderam validade, substituir o cartão Multibanco por um velho, pedem dinheiro, outros pretendem entregar uma encomenda, destinada, por exemplo a um filho, entre outras formas.
Deverá ainda registar sempre algumas características que possam descrever o veículo ou o indivíduo.
in O Varzeense, de 29/02/2008

Etiquetas: