quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

VI Fórum Educação Beira Serra fomentou reflexão nos agentes educativos

O Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Serra e as escolas associadas dos concelhos de Arganil, Góis, Tábua e Pampilhosa da Serra levaram a efeito ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arganil, o VI Fórum Educação Beira Serra, que pretendeu ser “um espaço de reflexão, de comunicação de ideias e de práticas susceptíveis de produzir efeitos nas actuações profissionais e nas intervenções da comunidade educativa”. Para além disso, o objectivo foi “fomentar o encontro e a cooperação” entre as associações de pais e de encarregados de educação abrangidas pela área de intervenção deste Centro de Formação.
Destinado aos órgãos de gestão e administração escolar, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação, este fórum contou com a presença, para além da directora do CFAE Beira Serra, de uma representante da DREC, Luísa Ramos, de uma representante dos CFAE’s da Região Centro, Rosa Carvalho, do presidente do Conselho Executivo da escola sede do CFAE Beira Serra, Fernando Antunes, presidente da Câmara Municipal de Arganil, vereador da Educação da autarquia, um representante da Assembleia Municipal de Arganil, entre outras entidades. Composto por duas partes distintas, neste fórum foi constituída uma mesa redonda na qual foi abordado o tema “A Autonomia das Escolas”, seguindo-se dois painéis de debate sobre “A Avaliação das escolas” e “Perspectivas de intervenção na escola”, espaço que contou com a participação de vários agentes educativos.
De acordo com a organização desta iniciativa, a aposta neste fórum é encarada como “uma oportunidade para repensar actuações e produzir efeitos nas práticas pedagógicas e profissionais”, contribuindo para “o desenvolvimento de planos de acção educativa, tendo em vista a melhoria das aprendizagens e o desenvolvimento integral dos alunos”. Dando as boas vindas a todos os convidados, a directora do CFAE Beira Serra começou por deixar durante a sessão de abertura uma palavra de “apreço” aos professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, realçando que “é com admiração e respeito que interpreto a participação dos professores neste fórum como uma atitude de grande profissionalismo”.
Destacando que com esta participação os docentes demonstraram que “se actua na profissão não com base em meras intuições empíricas, mas munido de uma fundamentação teórica pedagógico-científica imprescindível”, Assumpta Coimbra frisou ainda a importância da presença neste fórum dos pais e encarregados de educação, bem como dos restantes directores de CFAE’s, que serve como “um incentivo à criação de espaços de diálogo, de reflexão crítica sobre a prática educativa”. Relativamente à importância desta iniciativa, a dirigente do Centro de Formação enalteceu a “importância de espaços de diálogo e de troca de experiências”, enquanto promotores da “melhoria da qualidade de ensino e das aprendizagens”.
Segundo Assumpta Coimbra é fundamental os professores “saberem porque fazem e não apenas como fazem”, sendo este fórum uma “oportunidade para as práticas educativas serem racionalizadas”. “Actividades como este fórum são por nós consideradas como espaços ímpares de troca de saberes, de experiências pedagógicas, e especialmente como ocasiões singulares de ligação com o meio sócio cultural”, reforçou, acrescentando que são “uma mais-valia em termos de consolidação da identidade do CFAE Beira Serra” e de “consciencialização pelas comunidades da função que pode desempenhar em prol da educação”.
Já representante dos CFAE’s da Região Centro considerou o CFAE Beira Serra um “exemplo” para os restantes Centros que existem na zona Centro, uma vez que “não se fica pela observação, vai mais além, procura criar espaços de debate sobre problemáticas que estão na ordem do dia”. “A autonomia das escolas e a avaliação das escolas são dois temas que estão na ordem da política e que preocupam todos aqueles que trabalham nas escolas”, alegou Rosa Carvalho, constatando que estes fóruns permitem a “melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem”.
Em representação da Assembleia Municipal de Arganil, António Carvalhais deu os parabéns à directora do CFAE Beira Serra pela organização desta iniciativa, realçando que “aqui os professores estão unidos e sei que vai haver enriquecimento pedagógico”. Coube seguidamente ao presidente da Câmara Municipal de Arganil fazer “uma reflexão sobre aquilo que é o papel das autarquias no quadro da Educação”, referindo-se às questões relacionadas com a carta educativa e com as transferências de competências para as autarquias.”As cartas educativas são sem dúvida um instrumento fundamental dos concelhos ao nível da Educação”, defendeu Ricardo Pereira Alves, acrescentando que “os municípios têm de assumir a Educação como um dos vectores para o seu desenvolvimento”. Fazendo votos para que os professores “possam ter um clima de dignificação profissional”, o autarca referiu também que os docentes devem ser considerados “como uma parte da solução e não do problema”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,