quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vila Nova do Ceira - Depois das obras Igreja Matriz reabriu em festa

No início de cada amo é costume dizer-se "Ano Novo, Vida Nova". Este ditado aplica-se perfeitamente à vida da paroquia de Vila Nova do Ceira, na medida em que, ao terminar o ano 2007 se estreou uma Igreja com um rosto bem diferente da que os paroquianos estavam habituados. Foi no último domingo do ano (dia 30 de Dezembro) que o povo cristão pisou pela primeira vez o chão novo do templo e assistiu à missa dominical. Para além de um piso renovado a Igreja sofreu outras remodelações de modo a criar um clima mais acolhedor e de melhor conforto para os fiéis, nomeadamente: guarda-vento com portas, cortinados novos entre muitos outros pormenores tendentes a melhorar o aspecto, e preservar o templo já centenário.
Na primeira Missa celebrada após as obras tudo fazia lembrar que era um dia de festa: os arranjos florais, os cânticos e principalmente a satisfação visível no rosto de cada um dos fiéis.
"É dia de Festa!" conforme exclamou o P.e António Calixto no início da Missa, que também contou com a bênção da Igreja remodelada e o baptismo de um novo elemento da família Cristã.
No final da celebração dominical o pároco manifestou o seu apreço por todos os que contribuíram para que a obra se tivesse concretizado, e referiu: "ainda não está tudo acabado, faltam alguns pormenores, mas valeu a pena...". Alertou também para o cuidado que todos devem ter para que não se estrague o chão que ficou tão bonito e lançou o repto para mais um sonho que espera ver realizado: a instalação de aquecimento na Igreja.
O P.e Calixto agradeceu o subsídio cedido pela Câmara Municipal de Góis, na pessoa do seu presidente, José Girão que também assistiu à Missa. Igualmente agradeceu o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira e da Cooperativa Silvo Agro Pecuária de Vila Nova do Ceira.
O Pároco terminou com a expressão "quando Deus quer e o homem sonha a obra nasce" e concluiu: "o homem quis e a obra nasceu. Que a todos o Senhor retribua."
"Está lindíssimo, está espectacular" foram estas as palavras do presidente da Câmara Municipal em relação ao aspecto final da obra. José Girão disse ainda ao nosso jornal: "desde o dia em que eu estive na Igreja e que me chamaram à atenção do estado em que o chão se encontrava eu imediatamente disse façam um orçamento e a Câmara Municipal contribuirá com uma parte, o que se veio a traduzir com 7500 euros". Porém José Girão referiu que tinha a consciência que o subsídio não era suficiente, mas que graças à comunidade se ter junto e à boa vontade das pessoas resultou em "algo maravilhoso". Disse ainda: "parabéns a toda a comunidade varzeense, ao Sr. Padre, à Fábrica da Igreja e a todas as pessoas que colaboraram, porque é um trabalho digno de se ver. Está magnífico, e eu como presidente da Câmara sinto-me muito honrado com o trabalho que ali foi executado".
José Girão concluiu: "assim vale a pena, vale a pena quando a Câmara investe mas depois vê resultados".
in O Varzeense, de 30/12/2007

Etiquetas: