quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O Chão da Igreja Matriz de Vila Nova do Ceira

Quem entra na Igreja de Vila Nova do Ceira fica possivelmente agradado com o aprumo e limpeza que sempre apresenta. Mas, se puser os olhos no chão... de imediato nota o peso de 120 anos e dos milhares de pés que já o pisaram!...
Pois é: o soalho da nossa Igreja é o mesmo que os nossos avós colocaram quando a construíram! E se durou todos estes anos, o uso que se vai fazendo já se nota, de tal modo que em alguns locais já algumas tábuas do soalho têm menos firmeza e noutros locais já o "trabalho" do caruncho se vai notando, havendo alguns buracos e zonas bastante degradadas.
Se os nossos avós nos deixaram este belo e amplo templo, cabe-nos a nós conservá-lo para que os nossos filhos e netos tenham tanto gosto em frequentar ou passar pela nossa Igreja como nós temos!
Tendo-se falado nisso há já uns meses com o Senhor Presidente da Câmara (pela altura em que inauguraram os bancos novos), ele de imediato mostrou disponibilidade para nos ajudar, e a sua vontade foi traduzida em números, tendo atribuído um subsídio de 7.500 euros com essa finalidade; mas o subsídio por si só, não faz o trabalho: assim, vai o Conselho Económico por mãos à obra e prover à substituição do sobrado da Igreja Matriz.
Conta por isso com todos os paroquianos de Vila Nova do Ceira, com a sua ajuda quer materialmente (através de ofertas) quer através do seu trabalho, pois o subsídio já dado pela Câmara Municipal não é suficiente para cobrir a totalidade das despesas com a obra. Se uns podem dispor de alguns do seu tempo para ajudar a arrancar e retirar o soalho actual, outros podem colaborar com o seu ofício de carpinteiros para a colocação do sobrado novo, e outros podem ajudar com os géneros necessários para a confecção das "buchas" para o pessoal que traga as mãos no trabalho, enquanto outros poderão colaborar com a ajuda financeira para fazer frente a todas as despesas inerentes.
Não é uma obra do pároco, nem do Conselho Económico, nem tão pouco das pessoas que vão aos domingo à missa: é uma obra de todos, porque a Igreja é de toda a Comunidade Cristã de Vila Nova do ceira: é a nossa Igreja Matriz!
in O Varzeense, de 30/10/2007

Etiquetas: