quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dia Internacional do Idoso assinalado em Góis, no Parque do Cerejal

Com a organização da Santa Casa da Misericórdia, no âmbito do projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania", também em Góis se festejou o Dia Internacional do Idoso.
O evento teve lugar na Casa da Natureza, situada no Parque do Cerejal e contou com a presença de cerca de 140 idosos oriundos do concelho, entre as quais, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social Rocha Barros e também o Centro Paroquial de Solidariedade de Alvares, que se reparte em dois Lares, o Lar de S. Mateus e o Lar de Cortes.
O dia esteve recheado de actividades e jogos tradicionais, em que cada instituição apresentou uma equipa de idosos para participar na acção. A coordenadora da equipa do projecto, Dalila Naves, considerou fundamental este tipo de iniciativas para "ocupar de forma saudável os tempos livres dos idosos e para que os dias não sejam todos iguais para eles", porque de uma forma geral vão criando hábitos de não sair e então estes dias "são um pouco para fomentar as actividades ao ar livre", acrescentou. De uma forma geral, a responsável contou que os idosos se mostram sempre receptivos para as iniciativas, "por norma é sempre este o número de participantes", haverá outros que por incapacidades físicas ou porque estão dependentes que não podem participar.
Maria Fernanda Rosa Rodrigues é sócia do Lar e também partilha da opinião que é salutar realizarem-se convívios para esta geração, pois entende ser "uma mais valia", referindo que "não importa se estamos a dar despesa à economia", pois "trabalhamos muito na altura em que havia dificuldades e merecemos", afirmou.
Susana Duarte
in A Comarca de Arganil, de 9/10/2007

Etiquetas: