sábado, 8 de setembro de 2007

Cadafaz assistiu ao II Encontro de Concertinas, Guitarras e Harmónios

O Cadafaz acolheu, no passado dia 4 de Agosto, o II Encontro de concertinas, guitarras e harmónios com um convívio que reuniu mais de centena e meia de presenças.
O evento, levado a efeito no largo do Adro do Cadafaz, foi organizado pelo Rancho Folclórico Danças e Cantares do Cadafaz e teve a colaboração da Comissão de Festas de Cadafaz/2007, da Junta de Freguesia de Cadafaz e da Câmara Municipal de Góis, pois, segundo informação do director e ensaiador do Rancho (Mário Neves), só quando todos dão as mãos, se consegue o êxito das actividades.
Ao longo da manhã foram chegando ao aprazível largo, inaugurado em Agosto de 2001, os diversos tocadores vindos das mais vastas regiões de Portugal, bem como conterrâneos e amigos da serra da Mata.
Em seguida, o coreto, transformado em palco, ficou com a lotação esgotada ao receber todos os tocadores e os seus instrumentos que deram o toque de partida para uma refeição que foi servida a todos os presentes.
A gastronomia regional confeccionada pelo amigo "Zé Nunes" fez inveja aos melhores restaurantes e deixou os estômagos a transbordarem de comida.
Depois chegou o momento de cada um pegar no seu instrumento e mostrar o que sabia. Bonita festa, onde participaram: a Tocata de Arcos de Valdevez, Abel Santos de Castanheira de Pêra, José Henriques Lopes da Lousã, Fernando Macedo Henriques de Castanheira de Pêra, Leonel Baptista de Sandinha, Márcio Filipe Neves de Cadafaz, Sónia de Lousã, Américo Gaspar Almeida de Carvalhal do Sapo, Armindo Neves de Cadafaz, Alfredo dos Anjos de Lousã, Lino de Lousã, José Ferreira de Lousã, Odete Lopes de Lousã, Manuel Baptista do Esporão, António Baptista de Ribeira Cimeira, Mário Piedade de Lousã, Albertino Santos Monteiro de Castanheira de Pêra e Ivangelino Dinis de Castanheira de Pêra.
A tarde foi de muita música e o convívio estendeu-se até ao serão, culminando comm o bailarico ao som do conjunto "Leões da Batalha de St.º Tirso".
Para perpetuar o momento, a organização ofereceu a cada tocador uma cesta em miniatura e um frasco com mel (produtos típicos da região) e ainda uma descrição da história da concertina em Portugal.
Refira-se que o Rancho do Cadafaz (fundado em 1937 e organizador do evento) preserva e divulga as tradições, usos e costumes do povo da região e pretende promover a cultura e a etnografia dos seus antepassados. Seguindo este ideal, Mário Neves referiu que: "as concertinas, guitarras e harmónios eram os companheiros das horas alegres dos antepassados que outrora habitaram a freguesia do Cadafaz, pelo que o Rancho organizou o II Encontro, no sentido de despertar nos mais jovens o interesse por este género de instrumentos.
in O Varzeense, de 15/08/2007

Etiquetas: