quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Grupo Cultural e Recreativo dos Povorais - Jogos de Verão 2006

Nos passados dias 12-13-14-15 de Agosto, foram realizados os XXXI Jogos de Verão de 2006, nos Povorais, que contaram com a participação do Esporão, Vale Torto, Amieiros, Aigras e dos Povorais.
Os Povorais estão na génese destes Jogos de Verão, pois foi há 30 anos atrás que na nossa aldeia surgiu o ideia de criar uma iniciativa, algo que fosse um marco quer em termos desportivos, quer culturais e que fizessem com que os filhos das aldeias retornassem, ainda que, temporariamente, às suas terras de origem para participarem nesta iniciativa, sem duvida demonstrativo da grande visão das gentes de Povorais.
Foi desta forma e com base nestes alicerces que se ergueram os nossos Jogos de Verão, jogos esses, que não passam de um conjunto de modalidades obrigatórias, tais como a Sueca, Dominó, Atletismo, etc., e outras facultativas, que podem ser todas aquelas que a mente humana possa desenhar desde que traduzíveis na prática, ex. Jogo do Penedo.
Estes Jogos de Verão são actualmente um marco quer no que concerne à sua duração, quer quanto à diversidade de actividades, que nos dias citados de Agosto se verificaram e são o estereótipo daquilo que deve ser assegurado e prosseguido, por todos aqueles que pretendem combater a desertificação dos centros rurais e o abandono do regionalismo, este sim, o escopo da questão, visto que tem que ser uma luta de todos. É uma causa, que não pode cair "em saco roto".
As nossas aldeias estão tristes e tristonhas, as terras anseiam por uma lavragem, estão ansiosas por "ouvir o eco de uma semente a se anichar no seu regaço" para que possam servir para aquilo que foram criadas, gerarem riqueza, através da produção de tudo aquilo que delas se possa obter.
Atente-se a título de curiosodade, que na História da evolução do pensamento económico, todas as teorias (na generalidade) partem dos seus pressupostos e dos meios empregues para justificar os seus fins (não importa aqui se em outros domínios, houve quem defendesse que os resultados justificavam todos os meios), caso do liberalismo heterodoxo, no qual estava subjacente a ideia de igualdade e de justiça social através da repartição da riqueza aquando do nascimento de um novo ser humano, Adam Smith e a "mão invisível correctora dos desvios dos mercados", erc., no entanto e não sendo um fisiocrata puro, creio que de facto, o futuro vai-nos conduzir ao passado, em que a terra e água vão ser o petróleo das próximas gerações (atente-se que as aplicações financeiras que começam a ser disponibilizadas por instituições financeiras, apostam nestes domínios preferencialmente.)
Posto isto e não sendo o objectivo destas minhas letras, divagar sobre esta temática, congratulo-me por ter participado na Organização deste Jogos de Verão, os quais volto a repetir, sempre com o fim último de trazer as camadas mais jovens à nossa região, os quais se traduzem num misto de rivalidade e confraternização quer entre as pessoas da própria aldeia quer as das aldeias participantes.

Agradecimentos
Para esta existência já longínqua dos Jogos de Verão, não nos podemos olvidar de elogiar a agradecer à Câmara Municipal de Góis e à Junta de Freguesia de Góis, pois têm sido inexcedíveis nas suas acções, envidando todos os possíveis, para que nada falte ou obste à realização dos mesmos, querendo quer em nome do Grupo Cultural e Recreativo dos Povorais, quer em nome individual, deixar o nosso muito obrigado, às entidades atrás enunciadas.
Quero deixar também um voto de agradecimento à Junta de Freguesia de Alvares, que também apoiou a realização destes Jogos de Verão.
Também pretendo sem mais delongas, agradecer a todos aqueles que com troféus, medalhas e outras ofertas, ajudaram a tornar estes Jogos de Verão, um caso único de verdadeiro sucesso no nosso Concelho, os quais deveriam proliferar por esse país fora, na medida em que o que é bem feito, pode e deve ser copiado, porque de maus exemplos está o país farto.
Neste sentido, entendo ser necessário retirar do anonimato, aqueles que apoiaram com ofertas, estes nossos Jogos, e retribuir o nosso agradecimento, enunciando exaustivamente os ofertantes - a saber: Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Góis, Junta de Freguesia de Alvares, A.D.E.C.A. - Tojal, J.M. Sequeira, Lda. - Olival Basto, Sinedrica - Gestão de Serviços - Lisboa, Café O Alberto - Cacém, Talho Carnes Majestade, Fernando Santos - Oficina de Automóveis - Famões, Ourivesaria Agualva Cacé, Café Cervejaria D. Charbel, Foto Isa - Cacém, Maria de Jesus - Povorais, Botelho e Santos, Lda., Ibercontrato - Empresa de Trabalho Temporário, Carlos Figueiredo - Famões, Posto da BP - Famões, Manuel Ferreira - Cacém, José Victor Simões (Minas) - Cedência da Aparelhagem e Iluminação.

Classificações
Tal como entendo ser necessário, enunciar os nomes dos vencedores, que terão para o ano de manter o ceptro das várias modalidades, assim:

Atletismo
Escalão A: 1º- André Esteves - Povorais e Madalena - Amieiros; 2º- Diogo Carvalho - Povorais e Carolina - Amieiros; 3º- Jorge Pereira - Amieiros e Valeria - Amieiros
Escalão B: 1º- Nicola Falbo - Povorais e Inês Barata - Povorais; 2º- Jorge Pereira - Amieiros e Patrícia - Povorais; 3º- Paulo Pereira - Amieiros e Cátia - Povorais
Escalão C: 1º- Pedro Claro - Aigras e Rita Nunes - Esporão; 2º- Tiago Nunes - Povorais e Carla Santos - Vale Torto; 3º- Carlos Santos - Vale Torto e Catarina - Aigras
Escalão D: 1º- Nuno Baeta - Povorais e Alexandra - Aigras; 2º- Paulo Henriques - Povorais e Fátima - Povorais; 3º- Nelson - Amieiros e Marília - Amieiros
Escalão E: 1º- José Carlos - Amieiros e Teresa - Amieiros; 2º- Artur - Amieiros e Isabel - Amieiros; 3º- Fernando - Esporão e Cristina - Povorais

Sueca
1º- Serafim Baeta e Nuno Baeta - Povorais; 2º- Victor Baeta e Paulo Mourão - Povorais; 3º- Hugo Santos e Alberto Martins - Vale Torto

Malha
1º- César Fernandes e Isidro Afonso - Amieiros; 2º- Rui Santos e Carlos Francisco - Vale Torto; 3º- José Pimentel e Paulo Mourão - Povorais

Dominó
1º- Paulo Mourão - Povorais; 2º- Fernando Oliveita - Povorais; 3º- Paulo Pereira - Amieiros

Jogo do Penedo
1º- Carla Santos - Vale Torto; 2º- Armando Domingos - Vale Torto; 3º- David Félix - Povorais

Tiro com Arco e Flecha
1º- Pedro Antunes - Povorais; 2º- Fernando Fernandes - Amieiros; 3º- José Cano - Povorais

Lançamento do Peso
1º- David Antunes - Amieiros; 2º- Miguel Teixeira - Povorais; 3º- Paulo Feliciano - Povorais; participante mais velho - José Dias - Povorais; participante mais novo - Rafaela Carvalho - Povorais

Futsal
1º- Povorais; 2º- Aigras; 3º- Esporão; 4º- Vale Torto; Melhor Guarda-redes: Afonso Serra - Aigras; Melhor Jogador - Gonçalo Gaspar - Aigras; Melhor Marcador - Ivo Laranjeiro - Esporão

Assim, com base nestes resultados, a classificação final dos Jogos de Verão 2006, foi a seguinte:
1º Classificado - Povorais - 28 Pts.; 2º Classificado - Amieiros - 16 Pts; 3º Classificado - Vale Torto - 13 Pts..; 4º Classificado - Aigras - 11 Pts.; 5º Classificado - Esporão - 7 Pts.

Desta forma, faz-se justiça, àqueles que se destacaram nas mais diversas modalidades.
Para finalizar, queria em nome individual e em nome do Grupo Cultural e Recreativo dos Povorais, agradecer a todos aqueles que contribuíram para a realização destes Jogos de Verão e que permitiram um bar aberto até à meia-noite, uma quermesse aberta nas mesmas condições, um grelhador sempre a queimar, etc., pois é aí que se vê o valor das gentes dos Povorais, pois não precisam de fazer parte da Associação para demonstrar o seu empenho, força e determinação, porque quando são chamadas a intervir, já se anteciparam e já estão com o fato de macaco vestidas.
Um muito obrigado a todos e que no Esporão em 2007, os Jogos sejam ainda melhores do que estes, pois as suas gentes são feitas da mesma fibra.
Gentil Pimentel
in O Varzeense, de 15/01/2007

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

São actividades destas que o Concelho de Góis precisa para que não se perca o contacto e a amizade entre povoações.
Uma vez que a Câmara só actua na sede do Concelho, Alváres e Vila Nova de Ceira, esquecendo as pequenas aldeias que tanto dão e mostram.
Estas actividades levam jovens até ás aldeias durante o verão, e durante o resto do ano reunem-se para organizar os jogos o que leva a que não se perca a ligação com as gentes da sua terra.
bem hajam e continuem pois estão a fazer um bom trabalho.

26 janeiro, 2007 10:51  

Enviar um comentário

<< Home