segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fonte Limpa - Almoço da Comissão

Decorreu no passado dia 24 de Maio, domingo, mais um almoço levado a efeito pela Comissão Amigos de Fonte Limpa, na cidade de Almada, no restaurante «Boa Esperança», constituindo um marcante momento de convívio de fontelimpenses e amigos da terra, um consolidar dos laços que a todos já nos unem.
Assim, perto de cinco dezenas de pessoas participaram neste almoço-convívio, que decorreu um grande fraternidade, estando representadas colectividades regionalistas amigas, como a Liga de Melhoramentos da Telhada, representada por Ernesto Fernandes e esposa; a Comissão de Melhoramentos dos Algares, representada por Armindo Henriques; a Comissão de Melhoramentos de Sobral, Saião e Salgado, representada por Arnaldo Rosa, esposa e filho; e a Casa do Concelho de Góis em Lisboa, representada pela D. Bertilde. Foram ainda convidados representantes autárquicos que comunicaram a impossibilidade de estarem presentes.
Findo o almoço em que a chanfana foi «rainha», seguiram-se as intervenções de dois membros da direcção da Comissão em festa, e dos representantes das colectividades acima citadas. Abriu o período de intervenções, o presidente da Comissão, António Alves, solicitando mais apoio e participação dos associados, apelando a quem queira assumir a direcção da Comissão que o faça, rejeitando entretanto a queda da actual direcção sem haver outra que a substitua.
De seguida falou a representante da Casa do Concelho de Góis, D. Bertilde, que agradeceu o convite, lamentou a ausência e desinteresse de algumas Comissões no usufruto do espaço da Casa do Concelho e na dinamização do Regionalismo. Felicitou a direcção da Comissão anfitriã, e apontou a necessidade de preservar o património humano e cultural das nossas aldeias e no final lançou o repto aos mais novos para assumirem mais responsabilidades.
De seguida faliu Afonso Moreira, acentuando que éramos poucos mas bons. Elogiou o trabalho da direcção e apelou a todos que colaboram para que o projecto da nossa Comissão continue de pedra e cal.
Depois falou o presidente da assembleia geral, António Henriques, que salientou que terá sido a esposa e algumas estadias em casa de António Alves que o levou a ganhar amor à terra, ao ponto de lá adquirir casa, para aproveitar a calma daquela aldeia de que tanto gosta.
Foram palavras de estímulo e solidariedade regionalista as intervenções dos representantes da Liga de Melhoramentos dos Algares, Armindo Henriques, e da Comissão de Sobral, Saião e Salgado, cuja intervenção do seu representante, António Rosa, foram de agradecimento pelo convite e de estímulo à direcção da Comissão em festa a prosseguir a lutar pelo desenvolvimento da aldeia.
De seguida decorreu o leilão, que rendeu 465 euros, incluindo o cheque oferecido pelo nosso amigo Manuel Conde Guedes, que com sua esposa, D. Alzira, os filhos, D. Isabel, e o neto David, nos obsequiaram com a sua presença.
A todos os nossos muito obrigado.
António Alves
in A Comarca de Arganil, de 3/06/2009

Etiquetas: