União Progressiva da Freguesia do Colmeal em Assembleia-Geral
No dia 28 de Março de 2009, na sua sede em Lisboa, foi realizada a Assembleia-Geral da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, dirigida pelo seu Presidente Eng. Fernando Pinto Caetano.
A Direcção apresentou um Relatório simples mas suficientemente claro e elucidativo do seu desempenho no biénio de 2007/2008.
A acção continuou a ser direccionada para eventos de carácter social, cultural e recreativo na sequência do trabalho que já vinha a ser desenvolvido anteriormente. Foram efectuadas dezasseis reuniões formais, independentemente dos contactos permanentes que as novas tecnologias permitem com maior funcionalidade e rapidez. Na parte final do mandato e face ao convite endereçado pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis, a União assumiu a realização do Dia da Freguesia do Colmeal num trabalho conjunto com a Junta e com todas as colectividades da freguesia.
Foi preocupação da Direcção acompanhar o desenvolvimento que se operou na freguesia e manter um bom relacionamento com a Câmara Municipal de Góis, ADIBER, Junta de Freguesia do Colmeal, Fábrica da Igreja Paroquial, colectividades congéneres e comunicação social regional.
Sentindo sempre à sua volta uma extraordinária entreajuda e conjugação de esforços em todas as actividades em que esteve envolvida, a Direcção privilegiou uma política de comunicação e de proximidade com os seus sócios, não esquecendo os que vivem e trabalham no estrangeiro. A criação e manutenção de um blogue na Internet veio influenciar e estreitar fortemente os laços que já se verificavam com a massa associativa.
O Relatório enumera as variadas realizações começando pela Canoagem no Ceira. Face ao sucesso alcançado em 2006 com a primeira experiência, foi efectuada nova descida no fim-de-semana de 3 e 4 de Março de 2007. De novo com a colaboração da Kompanhia-das-águas, mais de sessenta entusiastas e praticantes desta saudável modalidade fizeram os percursos Colmeal – Cabreira e Vale Pardieiro – Colmeal.
No ano de 2008, a pouca água existente no rio, não permitiu reeditar esta actividade.
No fim-de-semana da Páscoa de 2008 e com a previsível ida de muitos conterrâneos ao Colmeal, organizou-se uma Mostra/Venda de artesanato e produtos locais. A participação foi aceite com entusiasmo e o resultado no final poderá ser considerado como positivo, tendo em atenção que se tratou de uma primeira experiência. A motivação dos produtores e artesãos foi fundamental e todos nós devemos e podemos desempenhar um papel bastante importante, de divulgação dos nossos produtos junto dos amigos e conhecidos.
Pelo êxito alcançado em 2006 com a Caminhada, em 2007 a União recriou a “Rota do Carteiro”, numa subida até ao Carvalhal passando por Aldeia Velha, Quinta das Águias e Soito. A Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais e a Comissão de Melhoramentos do Soito associaram-se a esta realização e proporcionaram uma excelente recepção aos participantes aquando da sua passagem. No final realizou-se um almoço de convívio bastante participado e com animação musical oferecida por um sócio.
Em 2008 a Caminhada começou na vizinha povoação dos Cepos onde as suas estruturas locais (Junta de Freguesia, Centro Social e Comissão de Melhoramentos) se mostraram disponíveis para colaborar nesta iniciativa. Também Ádela e Açor, através da sua Associação, receberam principescamente os mais de duzentos participantes. “Trilhos da Ribeira de Ádela – Caminhos da Escola” foi o nome escolhido e pretendeu recordar os caminhos percorridos para se ir à escola dos Cepos, por ficar mais próxima. O convívio final no Parque de Merendas das Seladas reuniu quase trezentas pessoas.
Na sequência de várias solicitações e sugestões a União organizou um Cruzeiro fazendo o Circuito do Douro Vinhateiro no fim-de-semana de 5 e 6 de Maio de 2007, com sessenta participantes. Devido ao entusiasmo e interesse demonstrados, houve necessidade de repetir o circuito em 15 e 16 de Setembro, com mais seis dezenas de sócios.
No período compreendido entre 18 e 25 de Maio de 2008 a União foi aos Açores. Trinta e dois participantes, que se distinguiram pela cordialidade e companheirismo, deliciaram-se com as belas paisagens, com a gastronomia e com as gentes das quatro ilhas visitadas – Terceira, Pico, Faial e São Miguel. Foi uma autêntica semana de sonho.
Encontra-se em marcha a organização de uma excursão a Santiago de Compostela, para o fim-de-semana de 1, 2 e 3 de Maio de 2009.
Inicialmente prevista para 40 participantes, a União teve que garantir quase de imediato a confirmação para um segundo grupo, face à grande adesão a esta iniciativa.
A União Progressiva voltou a assegurar a realização das Festas de Verão nestes dois anos, com a habitual programação – provas desportivas, jogos tradicionais, quermesse, animação musical e piquenique. A participação e colaboração dos Colmealenses, Câmara Municipal e Junta de Freguesia foram fundamentais para o êxito dos festejos.
Como habitualmente, foram realizados os almoços de aniversário da colectividade.
Em 2007 depois de uma visita ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (partida de Lisboa) ou Fátima (partida do Colmeal), o encontro foi na Quinta da Boubã, onde se festejaram os 76 anos com cerca de duzentos associados.
Em 2008 e continuando a aliar a cultura ao regionalismo, visitou-se a Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça, onde mais de 170 participantes tiveram oportunidade de percorrer as diversas salas com satisfação generalizada. O almoço que se seguiu, servido na Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, com cerca de três centenas de sócios e amigos da colectividade, envolveu cinco autocarros, um dos quais vindo do Colmeal.
Em 3 de Novembro de 2007 a União progressiva organizou uma excursão, que partindo de Lisboa em dois autocarros, visitou demoradamente a vila de Góis. Depois, no Parque de Merendas das Seladas, onde se juntaram mais de duzentas e oitenta pessoas para um convívio, reviveu-se a tradição do magusto.
Setenta e cinco dos participantes deslocaram-se pela primeira vez à região e ficaram encantados com o que viram e com o modo como os colmealenses os receberam.
Entre várias lembranças a estes especiais participantes foi entregue um diploma atestando a sua vinda pela primeira vez ao concelho de Góis e ao Colmeal.
Muito elogiado o serviço de voluntariado que serviu o almoço e a especial mesa das sobremesas, todas elas confeccionadas e oferecidas pelas senhoras do Colmeal.
Em 2008 e quase em cima da hora, vimo-nos forçados a cancelar a reserva de três autocarros e todos os preparativos para o magusto, inclusive uma mostra/venda de artesanato e produtos locais, face ao falecimento do nosso associado e ex-dirigente Manuel Brás de Almeida.
Manteve-se a tradição da Festa de Natal no Colmeal, no Centro Paroquial Padre Anselmo. Brinquedos e guloseimas dominaram a atenção dos mais pequenos. A Senhora Vereadora Helena Moniz, da Câmara Municipal de Góis honrou-nos com a sua presença nos dois anos trazendo pequenas lembranças para os pequenitos. Presidente e restantes elementos da Junta de Freguesia do Colmeal também compareceram e confraternizaram com os presentes. Uma palavra de agradecimento e simpatia para as senhoras do Centro de Dia e para a Caritas, que novamente colaboraram com a União neste evento.
A Biblioteca da União foi inaugurada em 10 de Dezembro de 2006 no Centro Paroquial Padre Anselmo em espaço cedido a título precário pelo Conselho da Fabrica da Igreja. Desde logo foi sentida necessidade de adquirir mais estantes, face ao inusitado interesse demonstrado pelos nossos associados e amigos com a oferta de livros.
No princípio do ano de 2007 foram-nos oferecidas quatro novas estantes. As actuais dez estão repletas e muitas caixas com livros aguardam a transferência para a antiga Escola para se proceder a uma reorganização criteriosa neste novo espaço. Provavelmente haverá necessidade de adquirir mais estantes. A generosidade e a sensibilidade dos associados para com esta iniciativa têm ultrapassado tudo o que se pudesse imaginar.
O EspaçoArte situado no Centro Paroquial recebeu novas obras de associados e amigos da União. Um quadro pintado pela associada Iara Costa Caetano, um outro por Josefina Almeida, do Açor e representando a Cortada e também uma obra em xisto e pedras do rio, de autoria do sócio Fernando Caetano. Este espaço dedicado à cultura e às artes estará sempre aberto para receber e expor obras de associados e amigos da freguesia.
No Relatório anterior dávamos conta dos contactos efectuados com a Câmara Municipal de Góis no sentido de ser equacionada a cedência da escola à nossa Colectividade.
Durante o ano de 2007 continuámos a insistir pela resolução deste dossier e finalmente em 27 de Abril de 2008 celebrámos com a Junta de Freguesia do Colmeal, a quem o edifício da escola foi cedido pela Câmara Municipal de Góis, um Protocolo de Cooperação em que nos “é cedido gratuitamente e por tempo indeterminado o espaço onde funcionou a Escola Básica do 1º Ciclo do Colmeal”. Estas instalações destinam-se à implementação de um espaço de cultura (biblioteca) e lazer a ser gerido pela União Progressiva.
A mudança das estantes ainda não se verificou, pela necessidade que há de se proceder a uma reorganização criteriosa dos volumes até agora recebidos e que ultrapassarão os três mil. A informatização dos mesmos permitirá uma maior facilidade de consulta.
Abordávamos no Relatório anterior a necessidade de sanitários no Parque de Merendas das Seladas e dos primeiros passos que haviam sido dados. Podemos agora manifestar o nosso regozijo pela sua conclusão e agradecer a todos quantos colaboraram na sua concretização, quer com mão-de-obra e/ou materiais, quer com a oferta do terreno onde os mesmos foram edificados ou ofertas monetárias. O Parque de Merendas das Seladas com este benefício é cada vez mais um local privilegiado para melhor receber os nossos visitantes e onde se podem passar momentos muito agradáveis.
Temos a registar com bastante agrado a oferta, por parte da Câmara Municipal de Góis, de diversas mesas e correspondentes bancos corridos. Para apoio ao serviço dos nossos convívios recebemos uma arca frigorífica, oferta de um sócio que solicitou anonimato.
Não se verificou qualquer progressão no assunto relacionado com o terreno da Cova.
Como referíamos no Relatório anterior a Câmara Municipal de Góis havia informado em Julho de 2005 que “já está constituída a equipa técnica para execução dos projectos que se pretendem executar no local”. Até final de 2008 nada havia sido executado.
No âmbito das comemorações dos 80 anos do Regionalismo no Concelho de Góis, a União Progressiva, como colectividade mais antiga da freguesia, foi convidada pelo Presidente do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis a assumir a realização do Dia da Freguesia do Colmeal, na ausência de resposta da Junta. Aceite o convite com o propósito de virmos a convidar todas as colectividades da freguesia.
Depois de algumas reuniões as oito colectividades apresentaram-se na Casa do Concelho, no dia 31 de Janeiro de 2009, com um programa ambicioso e diversificado que espelhou o excelente trabalho desenvolvido conjuntamente.
Mostra e venda de artesanato e produtos locais, exposições de fotografias, de quadros de autores da freguesia, de recortes de imprensa regional e de documentação das colectividades faziam parte de um programa onde reapareceu o Rancho Serra do Ceira.
O Regionalismo visto por gerações diferentes, a apresentação do Memorial da União, imagens de todas as aldeias e casais dando uma perspectiva global da freguesia e uma intervenção sobre o Regionalismo e o Futuro prendiam a vasta assistência na maior enchente que a casa concelhia teve até hoje. Música e cantares da Malhada antecederam o jantar volante antes de um baile serrano para despedida.
De realçar que a Junta de Freguesia sempre acompanhou os trabalhos de preparação e suportou o custo com dois autocarros vindos do Colmeal. O espírito de conjunto criado pelas colectividades para este Dia da Freguesia do Colmeal foi considerado por todos como muito positivo e a manter para realizações e acções futuras.
Já há algum tempo nos nossos propósitos, a União decidiu aproveitar a realização do Dia da Freguesia do Colmeal, integrado nas comemorações dos 80 anos do regionalismo no concelho de Góis, para lançar um pequeno livro, a que se chamou “Memorial”.
Trata-se de uma obra que pretende recordar e homenagear homens e mulheres, que ao longo de setenta e cinco anos idealizaram, construíram e mantiveram em actividade a nossa colectividade. Durante três quartos de século muitos foram aqueles que passaram pelos diversos órgãos sociais, comissões e delegação local da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Muitos nomes repetem-se em vários mandatos, tal como se repetiram o empenho e a solidariedade com que todos se dedicaram à causa do regionalismo. Uma homenagem que consideramos ser de toda a justiça.
Correspondendo a um convite da Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia do Colmeal estivemos presentes na reunião que se realizou no Colmeal, em 27 de Abril de 2008. Uma circular aos sócios sugerindo a sua presença e participação nestas reuniões em regime descentralizado, onde seriam abordados e discutidos assuntos de interesse para toda a comunidade, terá sido bem acolhida e a sala cheia era bem demonstrativa.
Durante o mandato a União Progressiva tentou manter uma presença constante na comunicação social regional – imprensa e rádio, de acordo com a política de proximidade que mantém com os sócios e no sentido de divulgação das actividades realizadas.
Com a aproximação das comemorações dos 80 anos do regionalismo no concelho de Góis intensificámos a presença com artigos vários sobre a nossa e restantes colectividades da freguesia do Colmeal. Rádio Clube de Arganil, Jornal de Arganil e A Comarca de Arganil e O Varzeense estão de parabéns pelo trabalho que desenvolveram a bem do regionalismo.
Não descurando a utilização dos tradicionais meios de comunicação com a nossa massa associativa, começámos no Verão de 2007 a usar a Internet através de um blogue criado pelo associado Francisco José Carreira da Silva. De imediato chegaram até nós palavras de apreço e de incentivo e a simpática colaboração de sócios com fotografias antigas e documentação com interesse. Apraz-nos registar a procura e publicação de muitos dos nossos artigos e crónicas em outros blogues e sites. Tratando-se de um espaço onde todos podem participar, nota-se por vezes a falta de familiaridade com estes novos procedimentos e alguma dificuldade em entender as regras de comunicação em democracia. O blogue da União tem sido um excelente veículo de promoção da freguesia e das actividades da colectividade.
A União Progressiva fez questão de estar presente em quase todas as realizações levadas a efeito pelas colectividades congéneres da freguesia do Colmeal, quer em Lisboa quer nas respectivas localidades. Por coincidência de datas vimo-nos privados de comparecer em alguns eventos. Também estivemos nos almoços de aniversário da Comissão de Melhoramentos dos Cepos e da Liga Pró-Melhoramentos da Freguesia de Fajão, colectividades com quem de há muito vimos mantendo laços de cooperação e que aqui evidenciamos por serem dos concelhos vizinhos de Arganil e Pampilhosa da Serra.
No decorrer do nosso mandato foram admitidos 57 novos sócios e faleceram sete, pelo que o número no final de 2008 se fixava em 364 associados.
O valor da quotização evidencia uma melhoria considerável. Aumentou 43% em 2007 face ao ano anterior e em 2008 subiu mais 13,2%, o que no conjunto destes dois anos representa um acréscimo na ordem dos 62%. Comparando com 2004 quase duplicou.
Continuando a política anteriormente definida de preservar, manter e sempre que possível aumentar o património da colectividade, constatamos uma valorização significativa durante o mandato, motivada fundamentalmente pela conclusão dos sanitários.
O património da União mais que duplicou e está pago, o que é muito importante.
No mandato houve-se um aumento de 50% nas disponibilidades, com a gestão criteriosa e rigorosa seguida. A anterior aplicação financeira foi reconvertida em depósito a prazo, por questões de maior segurança face às convulsões na economia em geral.
Nos dois anos os resultados foram positivos. Em 2007 liquidou-se toda a facturação dos sanitários e 2008 superou todas as expectativas com um valor nunca conseguido.
Globalmente no período melhorou-se em 9,25% o resultado conseguido anteriormente.
A finalizar o Relatório do Exercício, a Direcção da União Progressiva propôs vários votos de agradecimento e reconhecimento entre os quais destacamos os dirigidos às entidades locais e concelhias e à comunicação social regional, pela constante disponibilidade na divulgação das nossas notícias e realizações.
Um agradecimento final a todos os associados e amigos que fizeram chegar donativos, livros, brindes para a quermesse, sobremesas para os vários eventos, cederam espaços, disponibilizaram viaturas e colaboraram de outras formas para as realizações efectuadas, que nos incentivaram a continuar e a manter vivo o ideal dos nossos pais e avós, para bem das nossas gentes, das nossas aldeias e do movimento regionalista em geral.
Os novos dirigentes foram eleitos por unanimidade para o biénio 2009/2010.
P’la Direcção da UPFC
António Domingos Santos
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com
A Direcção apresentou um Relatório simples mas suficientemente claro e elucidativo do seu desempenho no biénio de 2007/2008.
A acção continuou a ser direccionada para eventos de carácter social, cultural e recreativo na sequência do trabalho que já vinha a ser desenvolvido anteriormente. Foram efectuadas dezasseis reuniões formais, independentemente dos contactos permanentes que as novas tecnologias permitem com maior funcionalidade e rapidez. Na parte final do mandato e face ao convite endereçado pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis, a União assumiu a realização do Dia da Freguesia do Colmeal num trabalho conjunto com a Junta e com todas as colectividades da freguesia.
Foi preocupação da Direcção acompanhar o desenvolvimento que se operou na freguesia e manter um bom relacionamento com a Câmara Municipal de Góis, ADIBER, Junta de Freguesia do Colmeal, Fábrica da Igreja Paroquial, colectividades congéneres e comunicação social regional.
Sentindo sempre à sua volta uma extraordinária entreajuda e conjugação de esforços em todas as actividades em que esteve envolvida, a Direcção privilegiou uma política de comunicação e de proximidade com os seus sócios, não esquecendo os que vivem e trabalham no estrangeiro. A criação e manutenção de um blogue na Internet veio influenciar e estreitar fortemente os laços que já se verificavam com a massa associativa.
O Relatório enumera as variadas realizações começando pela Canoagem no Ceira. Face ao sucesso alcançado em 2006 com a primeira experiência, foi efectuada nova descida no fim-de-semana de 3 e 4 de Março de 2007. De novo com a colaboração da Kompanhia-das-águas, mais de sessenta entusiastas e praticantes desta saudável modalidade fizeram os percursos Colmeal – Cabreira e Vale Pardieiro – Colmeal.
No ano de 2008, a pouca água existente no rio, não permitiu reeditar esta actividade.
No fim-de-semana da Páscoa de 2008 e com a previsível ida de muitos conterrâneos ao Colmeal, organizou-se uma Mostra/Venda de artesanato e produtos locais. A participação foi aceite com entusiasmo e o resultado no final poderá ser considerado como positivo, tendo em atenção que se tratou de uma primeira experiência. A motivação dos produtores e artesãos foi fundamental e todos nós devemos e podemos desempenhar um papel bastante importante, de divulgação dos nossos produtos junto dos amigos e conhecidos.
Pelo êxito alcançado em 2006 com a Caminhada, em 2007 a União recriou a “Rota do Carteiro”, numa subida até ao Carvalhal passando por Aldeia Velha, Quinta das Águias e Soito. A Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais e a Comissão de Melhoramentos do Soito associaram-se a esta realização e proporcionaram uma excelente recepção aos participantes aquando da sua passagem. No final realizou-se um almoço de convívio bastante participado e com animação musical oferecida por um sócio.
Em 2008 a Caminhada começou na vizinha povoação dos Cepos onde as suas estruturas locais (Junta de Freguesia, Centro Social e Comissão de Melhoramentos) se mostraram disponíveis para colaborar nesta iniciativa. Também Ádela e Açor, através da sua Associação, receberam principescamente os mais de duzentos participantes. “Trilhos da Ribeira de Ádela – Caminhos da Escola” foi o nome escolhido e pretendeu recordar os caminhos percorridos para se ir à escola dos Cepos, por ficar mais próxima. O convívio final no Parque de Merendas das Seladas reuniu quase trezentas pessoas.
Na sequência de várias solicitações e sugestões a União organizou um Cruzeiro fazendo o Circuito do Douro Vinhateiro no fim-de-semana de 5 e 6 de Maio de 2007, com sessenta participantes. Devido ao entusiasmo e interesse demonstrados, houve necessidade de repetir o circuito em 15 e 16 de Setembro, com mais seis dezenas de sócios.
No período compreendido entre 18 e 25 de Maio de 2008 a União foi aos Açores. Trinta e dois participantes, que se distinguiram pela cordialidade e companheirismo, deliciaram-se com as belas paisagens, com a gastronomia e com as gentes das quatro ilhas visitadas – Terceira, Pico, Faial e São Miguel. Foi uma autêntica semana de sonho.
Encontra-se em marcha a organização de uma excursão a Santiago de Compostela, para o fim-de-semana de 1, 2 e 3 de Maio de 2009.
Inicialmente prevista para 40 participantes, a União teve que garantir quase de imediato a confirmação para um segundo grupo, face à grande adesão a esta iniciativa.
A União Progressiva voltou a assegurar a realização das Festas de Verão nestes dois anos, com a habitual programação – provas desportivas, jogos tradicionais, quermesse, animação musical e piquenique. A participação e colaboração dos Colmealenses, Câmara Municipal e Junta de Freguesia foram fundamentais para o êxito dos festejos.
Como habitualmente, foram realizados os almoços de aniversário da colectividade.
Em 2007 depois de uma visita ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (partida de Lisboa) ou Fátima (partida do Colmeal), o encontro foi na Quinta da Boubã, onde se festejaram os 76 anos com cerca de duzentos associados.
Em 2008 e continuando a aliar a cultura ao regionalismo, visitou-se a Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça, onde mais de 170 participantes tiveram oportunidade de percorrer as diversas salas com satisfação generalizada. O almoço que se seguiu, servido na Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, com cerca de três centenas de sócios e amigos da colectividade, envolveu cinco autocarros, um dos quais vindo do Colmeal.
Em 3 de Novembro de 2007 a União progressiva organizou uma excursão, que partindo de Lisboa em dois autocarros, visitou demoradamente a vila de Góis. Depois, no Parque de Merendas das Seladas, onde se juntaram mais de duzentas e oitenta pessoas para um convívio, reviveu-se a tradição do magusto.
Setenta e cinco dos participantes deslocaram-se pela primeira vez à região e ficaram encantados com o que viram e com o modo como os colmealenses os receberam.
Entre várias lembranças a estes especiais participantes foi entregue um diploma atestando a sua vinda pela primeira vez ao concelho de Góis e ao Colmeal.
Muito elogiado o serviço de voluntariado que serviu o almoço e a especial mesa das sobremesas, todas elas confeccionadas e oferecidas pelas senhoras do Colmeal.
Em 2008 e quase em cima da hora, vimo-nos forçados a cancelar a reserva de três autocarros e todos os preparativos para o magusto, inclusive uma mostra/venda de artesanato e produtos locais, face ao falecimento do nosso associado e ex-dirigente Manuel Brás de Almeida.
Manteve-se a tradição da Festa de Natal no Colmeal, no Centro Paroquial Padre Anselmo. Brinquedos e guloseimas dominaram a atenção dos mais pequenos. A Senhora Vereadora Helena Moniz, da Câmara Municipal de Góis honrou-nos com a sua presença nos dois anos trazendo pequenas lembranças para os pequenitos. Presidente e restantes elementos da Junta de Freguesia do Colmeal também compareceram e confraternizaram com os presentes. Uma palavra de agradecimento e simpatia para as senhoras do Centro de Dia e para a Caritas, que novamente colaboraram com a União neste evento.
A Biblioteca da União foi inaugurada em 10 de Dezembro de 2006 no Centro Paroquial Padre Anselmo em espaço cedido a título precário pelo Conselho da Fabrica da Igreja. Desde logo foi sentida necessidade de adquirir mais estantes, face ao inusitado interesse demonstrado pelos nossos associados e amigos com a oferta de livros.
No princípio do ano de 2007 foram-nos oferecidas quatro novas estantes. As actuais dez estão repletas e muitas caixas com livros aguardam a transferência para a antiga Escola para se proceder a uma reorganização criteriosa neste novo espaço. Provavelmente haverá necessidade de adquirir mais estantes. A generosidade e a sensibilidade dos associados para com esta iniciativa têm ultrapassado tudo o que se pudesse imaginar.
O EspaçoArte situado no Centro Paroquial recebeu novas obras de associados e amigos da União. Um quadro pintado pela associada Iara Costa Caetano, um outro por Josefina Almeida, do Açor e representando a Cortada e também uma obra em xisto e pedras do rio, de autoria do sócio Fernando Caetano. Este espaço dedicado à cultura e às artes estará sempre aberto para receber e expor obras de associados e amigos da freguesia.
No Relatório anterior dávamos conta dos contactos efectuados com a Câmara Municipal de Góis no sentido de ser equacionada a cedência da escola à nossa Colectividade.
Durante o ano de 2007 continuámos a insistir pela resolução deste dossier e finalmente em 27 de Abril de 2008 celebrámos com a Junta de Freguesia do Colmeal, a quem o edifício da escola foi cedido pela Câmara Municipal de Góis, um Protocolo de Cooperação em que nos “é cedido gratuitamente e por tempo indeterminado o espaço onde funcionou a Escola Básica do 1º Ciclo do Colmeal”. Estas instalações destinam-se à implementação de um espaço de cultura (biblioteca) e lazer a ser gerido pela União Progressiva.
A mudança das estantes ainda não se verificou, pela necessidade que há de se proceder a uma reorganização criteriosa dos volumes até agora recebidos e que ultrapassarão os três mil. A informatização dos mesmos permitirá uma maior facilidade de consulta.
Abordávamos no Relatório anterior a necessidade de sanitários no Parque de Merendas das Seladas e dos primeiros passos que haviam sido dados. Podemos agora manifestar o nosso regozijo pela sua conclusão e agradecer a todos quantos colaboraram na sua concretização, quer com mão-de-obra e/ou materiais, quer com a oferta do terreno onde os mesmos foram edificados ou ofertas monetárias. O Parque de Merendas das Seladas com este benefício é cada vez mais um local privilegiado para melhor receber os nossos visitantes e onde se podem passar momentos muito agradáveis.
Temos a registar com bastante agrado a oferta, por parte da Câmara Municipal de Góis, de diversas mesas e correspondentes bancos corridos. Para apoio ao serviço dos nossos convívios recebemos uma arca frigorífica, oferta de um sócio que solicitou anonimato.
Não se verificou qualquer progressão no assunto relacionado com o terreno da Cova.
Como referíamos no Relatório anterior a Câmara Municipal de Góis havia informado em Julho de 2005 que “já está constituída a equipa técnica para execução dos projectos que se pretendem executar no local”. Até final de 2008 nada havia sido executado.
No âmbito das comemorações dos 80 anos do Regionalismo no Concelho de Góis, a União Progressiva, como colectividade mais antiga da freguesia, foi convidada pelo Presidente do Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis a assumir a realização do Dia da Freguesia do Colmeal, na ausência de resposta da Junta. Aceite o convite com o propósito de virmos a convidar todas as colectividades da freguesia.
Depois de algumas reuniões as oito colectividades apresentaram-se na Casa do Concelho, no dia 31 de Janeiro de 2009, com um programa ambicioso e diversificado que espelhou o excelente trabalho desenvolvido conjuntamente.
Mostra e venda de artesanato e produtos locais, exposições de fotografias, de quadros de autores da freguesia, de recortes de imprensa regional e de documentação das colectividades faziam parte de um programa onde reapareceu o Rancho Serra do Ceira.
O Regionalismo visto por gerações diferentes, a apresentação do Memorial da União, imagens de todas as aldeias e casais dando uma perspectiva global da freguesia e uma intervenção sobre o Regionalismo e o Futuro prendiam a vasta assistência na maior enchente que a casa concelhia teve até hoje. Música e cantares da Malhada antecederam o jantar volante antes de um baile serrano para despedida.
De realçar que a Junta de Freguesia sempre acompanhou os trabalhos de preparação e suportou o custo com dois autocarros vindos do Colmeal. O espírito de conjunto criado pelas colectividades para este Dia da Freguesia do Colmeal foi considerado por todos como muito positivo e a manter para realizações e acções futuras.
Já há algum tempo nos nossos propósitos, a União decidiu aproveitar a realização do Dia da Freguesia do Colmeal, integrado nas comemorações dos 80 anos do regionalismo no concelho de Góis, para lançar um pequeno livro, a que se chamou “Memorial”.
Trata-se de uma obra que pretende recordar e homenagear homens e mulheres, que ao longo de setenta e cinco anos idealizaram, construíram e mantiveram em actividade a nossa colectividade. Durante três quartos de século muitos foram aqueles que passaram pelos diversos órgãos sociais, comissões e delegação local da União Progressiva da Freguesia do Colmeal. Muitos nomes repetem-se em vários mandatos, tal como se repetiram o empenho e a solidariedade com que todos se dedicaram à causa do regionalismo. Uma homenagem que consideramos ser de toda a justiça.
Correspondendo a um convite da Senhora Presidente da Assembleia de Freguesia do Colmeal estivemos presentes na reunião que se realizou no Colmeal, em 27 de Abril de 2008. Uma circular aos sócios sugerindo a sua presença e participação nestas reuniões em regime descentralizado, onde seriam abordados e discutidos assuntos de interesse para toda a comunidade, terá sido bem acolhida e a sala cheia era bem demonstrativa.
Durante o mandato a União Progressiva tentou manter uma presença constante na comunicação social regional – imprensa e rádio, de acordo com a política de proximidade que mantém com os sócios e no sentido de divulgação das actividades realizadas.
Com a aproximação das comemorações dos 80 anos do regionalismo no concelho de Góis intensificámos a presença com artigos vários sobre a nossa e restantes colectividades da freguesia do Colmeal. Rádio Clube de Arganil, Jornal de Arganil e A Comarca de Arganil e O Varzeense estão de parabéns pelo trabalho que desenvolveram a bem do regionalismo.
Não descurando a utilização dos tradicionais meios de comunicação com a nossa massa associativa, começámos no Verão de 2007 a usar a Internet através de um blogue criado pelo associado Francisco José Carreira da Silva. De imediato chegaram até nós palavras de apreço e de incentivo e a simpática colaboração de sócios com fotografias antigas e documentação com interesse. Apraz-nos registar a procura e publicação de muitos dos nossos artigos e crónicas em outros blogues e sites. Tratando-se de um espaço onde todos podem participar, nota-se por vezes a falta de familiaridade com estes novos procedimentos e alguma dificuldade em entender as regras de comunicação em democracia. O blogue da União tem sido um excelente veículo de promoção da freguesia e das actividades da colectividade.
A União Progressiva fez questão de estar presente em quase todas as realizações levadas a efeito pelas colectividades congéneres da freguesia do Colmeal, quer em Lisboa quer nas respectivas localidades. Por coincidência de datas vimo-nos privados de comparecer em alguns eventos. Também estivemos nos almoços de aniversário da Comissão de Melhoramentos dos Cepos e da Liga Pró-Melhoramentos da Freguesia de Fajão, colectividades com quem de há muito vimos mantendo laços de cooperação e que aqui evidenciamos por serem dos concelhos vizinhos de Arganil e Pampilhosa da Serra.
No decorrer do nosso mandato foram admitidos 57 novos sócios e faleceram sete, pelo que o número no final de 2008 se fixava em 364 associados.
O valor da quotização evidencia uma melhoria considerável. Aumentou 43% em 2007 face ao ano anterior e em 2008 subiu mais 13,2%, o que no conjunto destes dois anos representa um acréscimo na ordem dos 62%. Comparando com 2004 quase duplicou.
Continuando a política anteriormente definida de preservar, manter e sempre que possível aumentar o património da colectividade, constatamos uma valorização significativa durante o mandato, motivada fundamentalmente pela conclusão dos sanitários.
O património da União mais que duplicou e está pago, o que é muito importante.
No mandato houve-se um aumento de 50% nas disponibilidades, com a gestão criteriosa e rigorosa seguida. A anterior aplicação financeira foi reconvertida em depósito a prazo, por questões de maior segurança face às convulsões na economia em geral.
Nos dois anos os resultados foram positivos. Em 2007 liquidou-se toda a facturação dos sanitários e 2008 superou todas as expectativas com um valor nunca conseguido.
Globalmente no período melhorou-se em 9,25% o resultado conseguido anteriormente.
A finalizar o Relatório do Exercício, a Direcção da União Progressiva propôs vários votos de agradecimento e reconhecimento entre os quais destacamos os dirigidos às entidades locais e concelhias e à comunicação social regional, pela constante disponibilidade na divulgação das nossas notícias e realizações.
Um agradecimento final a todos os associados e amigos que fizeram chegar donativos, livros, brindes para a quermesse, sobremesas para os vários eventos, cederam espaços, disponibilizaram viaturas e colaboraram de outras formas para as realizações efectuadas, que nos incentivaram a continuar e a manter vivo o ideal dos nossos pais e avós, para bem das nossas gentes, das nossas aldeias e do movimento regionalista em geral.
Os novos dirigentes foram eleitos por unanimidade para o biénio 2009/2010.
P’la Direcção da UPFC
António Domingos Santos
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com
Etiquetas: colmeal, fotografia
6 Comments:
A cara de enfado que as pessoas apresentam na 2ª fotografia. Já dormem?
Pois devem mesmo estar a dormir....pela extensa noticia...até a mim me deu sono.
Qualquer pessoa de bem perceberá que estão a acompanhar a leitura do Relatório.
Pelos vistos estes ainda fazem alguma coisa. Há relatórios de uma folha que só falam do almoço anual.
Está tudo muito bem...
Mas afinal quem integra a nova direcção ? Para quem reside longe ou está ausente do País e não compareceu a Assembleia Geral fica sem qualquer informação,dum assunto que contava na ordem de trabalho.
Cumprimentos regionalistas.
F. Santos
Ó Santos, estás preocupado? Telefona...
Enviar um comentário
<< Home