Chã de Alvares - Em busca do autarca ideal
Há zonas do país totalmente descaracterizadas, onde imperou ou impera a lei da “patobravolandia”.
Aproximam-se as eleições autárquicas das cerca de 308 Câmaras Municipais do país. A luta como sempre vai ser renhida e, como vem sendo habitual, raros serão os candidatos dos diversos partidos com preparação adequada tecnicamente ao desempenho de tão relevantes e exigentes funções. De propósito, não direi que é para servirem as populações, mas sim para servirem o país; tal a importância da sua acção no nosso desenvolvimento. A estratégia partidária para o preenchimento do lugar, é arranjar uma figura proeminente na região, se possível militante ou simpatizante ou então figuras convertidas ao ideário do dito partido. Pela importância do trabalho a realizar, deveria haver mais cuidados na escolha dos perfis.
Há zonas do país totalmente descaracterizadas, onde imperou ou impera a lei da “patobravolandia”: excesso de construção e, mais grave, em altura e volumetria Fizeram-se autênticos atentados; há ruas onde um carro dos bombeiros não entra. Por falta de introdução das melhores regras de desenvolvimento sustentado, criaram-se problemas que transformam a vida das pessoas que ali residem(?), num autêntico calvário: grandes deslocações diárias, transito infernal, estacionamento caótico, falta de condições para a inserção das pessoas no meio, transportes super lotados, ensino deficiente; ou seja dormitórios típicos sem vida. Devido ao abuso de construção em leitos de cheias, de vez em quando lá vêm umas enxurradas catastróficas; a natureza é implacável e não se deixa domesticar. Há zonas que sairia mais barato ao país, deitar tudo abaixo, indminizar as pessoas e construir tudo de novo, de acordo com as melhores regras de urbanidade e desenvolvimento sustentável. É evidente que isto é mais visível nos grandes centros urbanos. Contudo, pelas províncias as pessoas ainda tentam cometer os maiores atropelos, construindo autênticos “mamarrachos”, mesmo nas coisas mais simples; constituindo agressões paisagísticas, desenquadradas do meio circundante. Ainda têm a ideia que naquilo que é seu, podem fazer o que quiserem, sem dar “cavaco“ a ninguém. Ficam muito admiradas e indignadas, quando lhes é exigido um projecto para um simples capoeiro. Os atropelos foram tantos, que forçosamente, quer queiram quer não, tem que haver regras.
Já viram o bonito que era construir numa campina a perder de vista, um “bruto” prédio de 5 andares? Seria um atentado paisagístico, pois claro! Mas nem de todo impossivel na mente de certas pessoas.. Já imaginaram zonas indústriais misturadas com zonas habitacionais? É verdade, é o caos urbanístico e existem mesmo. Há zonas no país totalmente descaracterizadas com excesso caótico de construção; pensa-se que existam 200.000 casas a mais em Portugal. Foi o “boom” da construção; em que tudo se vendia a qualquer preço. A ideia popular que existia, era a de que o imobiliário estava sempre a valorizar; parece que não é bem assim. Há coisas que foram compradas por 10, que hoje não se conseguem vender por 7. Portugal é dos países Europeus com maior número de proprietários, devido á não existência de mercado de arrendamento. Os senhorios que temos; sem visão empresarial, e as leis “arcaicas“ que regulam o sector, originam o abandono dos prédios e a desertificação das cidades..
Espaços verdes, zonas lúdicas e de lazer nem vê-las. Integração social? Qual quê. Imperam as zonas destinadas a uma classe média endividada, condomínios fechados e privados ditos nos anúncios como de luxo; as chamadas “favelas” para endinheirados e os “guetos” sociais para os desfavorecidos e excluídos. As pessoas entram e saem do seu “dormitório” sem vida; a maioria nem um simples “bom dia” diz. Não se conhecem, não convivem, não participam na vida local, porque a urbe já foi concebida para não a ter. Tudo a correr para irem para a fila de transito consequência desta desordenação, e onde se começam a consumir. Alguns, “montados” em carros de alta cilindrada; adquiridos tal como a casa a crédito, que não dão mais de 20/30 km/h. Será isto viver? Claro que não! Que saudades do meu bairro, da minha rua, da colectividade recreativa, da nossa vizinha a quem pedíamos um raminho de salsa.
Um autarca moderno, vai-se ver confrontado com os mais diversificados problemas, a que a sua formação de base não dará capacidade de resposta, pois vai-lhe ser requerido ser um pouco de: gestor, engenheiro, arquitecto, urbanista, ambientalista, sociólogo, assistente social, espírito empresarial, conhecedor financeiro, noção de ordenamento do território, transportes, animação cultural, educação, fomento desportivo etc. etc. ou seja, uma pessoa que domina múltiplas matérias. Claro que irá ter colaboradores.. De início vai ser difícil. Porque não ser obrigatório submeter os eleitos a formação prévia e intensiva, que os preparasse minimamente, para o desempenho de tão importantes funções?
Devem estar cada vez mais abertos a actuações inter-municipais; como a execução de tarefas comuns à generalidade de todos os municípios e respectivas administrações. Será uma cada vez maior interligação e partilha de procedimentos, pois com o fenómeno de desertificação incontrolável das nossas aldeias, por já não permitirem ocupações adequadas a pessoas muito qualificadas, estão a nascer em seu lugar, as cidades de média dimensão Concerteza que irá haver fusão de municípios. É inevitável.
Por volta de 1850, Alvares era um concelho formado pelas freguesias de Alvares e Portela do Fojo. Com a reforma administrativa da época, a primeira passou para Góis, a segunda para Pampilhosa da Serra.
Como era diferente um candidato em meados do século passado, em pleno Estado Novo, que na varanda do Município discursava às massas em pleno comício: “quem não é connosco, é contranosco”!
Valdemar F. Tomé
in www.jornaldearganil.net
Etiquetas: alvares, autárquicas
44 Comments:
“quem não é connosco, é contranosco”!
Século passado...
Alô Valdemar F. Tomé, aqui terra à escuta, transmita!
Na verdade também não concordo com prédios de 5 andares nas Chãs de Alvares
Mas também que seria da Humanidade sem utopias.
De acordo com o bom senso estes ingredientes deverão fazer parte do portfólio do dum Autarca normal. O Autarca ideal deverá ainda ser moralmente irrepreensível, culto, com inteligência emocional acima da média...
Pronto, está bem. Não existe.
É!!! E DEUS? Existe?...
E X I S T E
Senhor "16:49": o senhor está um pouco desenquadrado. Olhe, o que aconteceu ao filho dele não foi brinacadeira nenhuma. Foi uma bronca do caraças que acabou mal.
Agora o Papai Noel, esse sim, não existe.
Um grande abraço.
Desde que o macaco deu origem ao mais primitivo ser humano, que a busca de explicação do meio envolvente interpôs no cérebro do ex-símio uma dúvida que ainda hoje persegue a humanidade: Existirá algo superior, transcendente, que comanda esta merda toda? Existe um Deus, um Alá, um Buda, um Zeus, um Gaia ou um raio que o parta que realmente zela por cada uma das nossas miseráveis existências? Ora aí está. Boa Pergunta!
E devo acrescentar, que tal busca realmente tem provocado algumas coisas de valor neste nosso cantinho do Universo. A busca pela fé moveu multidões, criou códigos de boa conduta pelo Mundo inteiro, que tentaram ensinar, bem ou mal, que se deve respeitar o próximo, a praticar o bem, a ajudar os que necessitam, a amarmos tudo e todos, e toda uma panóplia de sentimentos bem intencionados que só ficam bem a esta gentinha terrestre que aqui habita.
Mas pensando bem... se realmente esse tal Deus existe, e se nos pusermos agora um bocado no lugar dele e olharmos de cima esta gente toda, só podemos chegar a uma conclusão. O gajo deve tar lixado e mais do que arrependido!
Então um gajo dá-se ao trabalho de criar um Universo, galáxias, planetas, estrelas, cometas, satélites, buracos negros, terra e água, árvores, animais, e biliões de outras coisas que nem o Leonardo da Vinci se vai lembrar quando nascer, tudo fruto de uma infindável imaginação e paciência, e estes gajos só fazem merda?!
Religiões! Porra! É só dores de cabeça! Dá-se a estas caganitas terrestres o livre arbítrio e três dedos de testa, e pimba! Infindáveis seitas e religiões todas a tentar explicar o divino, todas cheias de boas intenções, que passado este tempo todo só pensam em continuar a lixar-se uns aos outros? Com que olhos verá este nosso amigo Superior, por exemplo, a constante humilhação e repressão do sexo feminino no mundo oriental, os senhores de batina preta que sodomizam crianças, o aproveitamento alheio das novas igrejas, a tortura e mortandade causada pela inquisição espanhola, o alimentar dos pobres por uma porta de ouro maciço no Vaticano, e um rol sem fim de acções repugnantes que se praticam há milhares de anos? Mas esta gente julga que é quem? Deus? Uma coisa é certa, a busca do sagrado, se é que alguma vez existiu, não passou de uma ponte para a busca do poder, para a manipulação de massas, o mais fácil meio de chegar a toda a gente, e mobilizar sociedades inteiras para a guerra, para um ilusório bem comum. E com a finalidade do bem estar de uma pequena minoria das populações, que olha de cima, do alto do seu trono, impávida e serena, o desmoronar do seu próprio império.
Cabe às novas cabeças abrir os olhos e pensar por elas próprias, em vez de se deixarem levar pelos velhos crânios influenciados que por cá andam. Não que se acabem com as crenças e com a fé, mas porra, que se pense um bocado antes de destruir isto tudo.
Se existes, não queria estar no teu lugar. Que grande cagada a que deste azo aqui neste planeta. Não sei se realmente zelas por isto, mas se sim, tás bem lixado.
Se existes, o problema é teu. Criaste-nos? Desenrasca-te.
Amigo "23:02": é que o diabo também existe.
Um grande bem haja para si.
"Se existes, o problema é teu. Criaste-nos? Desenrasca-te"
E=mc2.
Eh pá, ainda ganhas um prémio pela "bela filosofia" produzida. E descobriste sózinho(?!!!) umas quantas verdades acerca do mundo! Vais longe, continua...
Só para te esclarecer mais um bocadinho: sabes qual era o principal titulo aduirido pelos imperadores romanos há 2 mil anos?
Pois, era PONTIFEX MAXIMUS, ou seja, em português actual Sumo Pontífice. Exacto, o mesmo título que ainda hoje ostenta o Papa, o rei de Roma.
Significa isto que quando deduzes e bem que religião é poder, não descobriste nada, só constatas o óbvio. Áh, e já vens atrasado porque este "negócio" é velho como o mundo,e pelo que dizem os arqueólogos e outros que tais, o mundo é velho com'ó carago...
Eh pá, o Papa não é Rei de Roma, é Bispo de Roma.
que a graça e a misericordia do Senhor e Salvador Jesus Cristo possa te alcançar. Jesus te ama , ele salva, cura e batiza com teu Espirito Santo. Ele é maravilhoso, conselheiro, principe da paz, espero que vc possa ter acesso a esse Deus que te ama tanto. abra o seu coração e tudo vai mudar. um grande abraço. e não se esqueça clame a Ele e Ele te responderá Apaz do Senhor!!!
Que DEUS te abençoe, pois ELE te ama. você ainda será um grande pregador da PALAVRA de DEUS.
Jesus te Ama !!!!
Melhor mesmo vc não crer,
melhor vc crer no que vc ta vendo acontecer, creia em nada e não se apegue a nada
creia na violência afinal esta vc pode vê, creia em td quanto quiser menos em Deus, mas eu te peço que não chame por Deus na hora de um aperreio... Te peço de todo coração que não faça como o rico em (Lucas, Cap. 16, v. 19-31.)
Se queres saber então leia...
Mais Uma vez Jesus te ama, mas deixa bem claro:
"Jesus disse: mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus." (Lc 12;9)
acho que sim. o problema é dele mas somos nós que cá andamos e não ele. Se ele existe, e tem acesso à internet com a sorte dele deve ter netcabo
deus@netcabo.pt :) por isso toca a mandar mails à espera de resposta. E não adianta tentar criar a conta, já tava ocupada, logo tenho que concluir que deus existe e tem netcabo
Na, na.
Tem conectividade wireless. Agora de que operador é que não sei.
Tem Blog?
Que D E U S me perdoe poer esta graçola.
Meu lindo Senhor existe sim ....
e sei q Ele mudara a sua vida,da mesma forma q mudou a minha,
Ele é fiel e nunca nos deixa sem resposta...é so buscar....
au andava perdida no mundo,sem ninguem...mas Deus mudou o meu viver,,,Ele nos ama....e so Ele é capaz de mudar nosso viver...
Ele cura,batiza com Espirito Santo,opera maravilhas,liberta,renova,restiui, e restaura,,,,sem Ele nada somos...
entregua o seu caminho a Deus enquanto é tempo...Jesus te ama!!!
Não stressem!
Um grande abraço e que DEUS nos ajude.
se o problema é dele, você está se metento em problemas alheios,é bem melhor cuidar dos teus,e nem desses és capaz , se presizar de ajuda,peça a ele é o que mais tem feito enquanto pessoas como si tem almentado mais e mais os problemas ,Ele te ama assim mexmo.
clap, clap, clap, clap, clap! confesso que há algum tempo que não lia nada na blogosfera que valesse a pena ler. sei que não irás perder tempo a escrever aqui regularmente, mas sim escrever quando te vier uma nova ideia à cabeça. vou estando atento, pois parece-me que vêm aí grandes coisas. quem sabe até uma nova religião ou seita... :))
um abraço do lado longínquo do mundo.
"lado longínquo do mundo": eh pá, o Mundo não tem lado, é como a blogosfera. É tipo bola, tás a ver?
Amigo, li suas palavras e me coloquei no lugar de Deus como tu disseste...E, entristeci muito ao ver que aquilo q criei, dei o universo por pocessão, e que coloquei o saber e a capacidade de estudar e aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos, prefere viver por sí a dar ouvidos a minha voz que está dentro dele...isso porque quem acredita em mim, me busca, e quem não me busca, não quer nada comigo...não por que não crê, más porque sabe da drástica mudança que haveria em sua vida....sei que muitos aproveitam-se da voz que coloquei no interior de cada um para com isso abter bens e riquezas, más isso também eu preví e vos avisei, agora entristeço, pois amo minha criação, más ela me rejeita se escondendo atrás de uma moita chamada, vergonha do que fiz e vergonha do que faço....más aquele que sair da moita, não encontrará um carrasco, más sim um amigo que lhe mostrará o segredo de todas as coisas....
Eh pá. Eu não consigo colocar-me no lugar de D E U S. Como é que se faz?
Sou mesmo um banana.
Um grande abraço.
É absolutamente aterrador a quantidade de dinheiro que a fé mete nos bolsos deste movimento político a que chamam de Igreja Católica. As igrejas católicas doam ao Vaticano, em média, 80 milhões de euros por ano, enquanto católicos contribuem individualmente com cerca de 50 milhões de euros.
Estas receitas são relativamente estáveis, bem como os elevados custos de funcionamento da Santa Sé, pelo que o organismo fica muito dependente da evolução dos mercados financeiros, já que tem investimentos estimados em 780 milhões de euros em áreas como o imobiliário, acções, obrigações e divisas.
Coitadinhos! Realmente é difícil viver rodeado de luxo, vestir roupas bordadas a ouro, usar jóias de valor exorbitante, manter o pobrezinho estado deles com segurança máxima, ter portas de ouro maciço, edifícios decorados com os mais luxuosos adornos apenas com estas pobres contribuições...
Trabalhem! Façam como o seu mestre J.C. e sejam carpinteiros quando não estão a pregar!
Insiram na cavidade rectal todo o discurso sobre humildade que pregam aos fiéis para ver se passa alguma coisa por osmose! Se querem realmente ser humildes e ser úteis à sociedade trabalhem como bombeiros voluntários, e deixem de tentar fazer o mundo ficar agarrado ao modo de pensar de há 2000 anos atrás! Evoluam!
Amén.
senhor "00~:04": ponha mais gelo.
J. C. não era carpinteiro.
Não cofunda Fé (conceito lato, abstracto e intangível) com Igreja Católica .
Ponha menos gelo.
"cavidade rectal"! Como é que não se inferiu mais cedo. Cada um é como cada qual.
Um grande abraço e um grande bem haja.
OBS: ponha mais gelo.
deus não existe e a fé é uma desculpa de quem acredita em milagres. Estes também não existem. Não existe milagre, não existe magia. Tudo tem explicação. Procurem, explorem, refutem e pensem por vós mesmos.
queridooo tá precisando ler um pouco da história e se informar direito sobre tudo o que tem profanado nesse blog... que Deus tenha misericórdia de vc!!! e rezarei muito por ti... procure mais o que fazer do que ficar criticando a religião das pessoas, a fé, tbém nós católicos temos mais o que fazer do que se importar com pessoas ignorantes como vc!!! Abraços e que esteja sempre contigo!!!
não sei como vc se acha tão inteligente para falar de Deus,com palavras sem nexos vc é um grosso estupido , antes de falar de Deus va estudar um pouco mais a vida dele , por que, com, certeza ele sabe tudo sobre a sua . mesmo antes de vc se sentir um ser tão despresivel, é assim que vejo vc.
ja falei e isso.
A Igreja, é uma indústria bastante lucrativa. Nem sequer paga impostos!
Senhor "00:49":
-À medida que o homem avança no domínio científico mais próximo fica de Deus.
-No limite, provavelmente, o homem conseguirá explicar Deus duma forma racional. A evolução é exponêncial.
-No entanto, no estágio em que nos encontramos, a ciência explica pouca coisa. Ainda nos encontramos no limiar da ignorância.
-À luz da ciência actual já podem ser explicados muitos "milagres": é verdade.
-Mas uma coisa é certa: cada um, de uma maneira ou de outra, tem o seu Deus, como entidade abstracta, abrangente e intangível, no domínio da sua consciência. Entidade essa, de quem nos socorremos nos maus momentos.A nossa humilde dimensão a isso nos obriga.
-É preciso acreditar! Se acreditar existe! Se não acreditar, para si não existe.
Um abraço fraterno.
nao sei a tua idade mas caso nao tenhas reparado á mais de 10 anos que a ciencia ficou sem respostas...e ultimamente tem andado a procuralas na biblia, sim aquele livro com uns aninhos, sabias que por exemplo a nasa fez um estudo para saber quanto tempo temos de universo? pois e nas contas faltavam 24horas, o sistema é o mais avançado de todos e nao falha, até que alguem (cientista) se lembrou que segundo a biblia Deus parou o sol durante um dia...é algo curioso nao! podes axar isto uma estupidez, mas mais estupido é acreditar em ciencia e que tudo tem explicação se nem eles provam o que se passou antes do big bang...
somos livres de pensar..tentar pelo menos
Caro Senhor "01:27": a idade para esta tertúlia não é relevante. Cada um tem as suas convicções e crenças. Eu tenho as minhas. Tenho o meu Deus.
A tolerância intelectual, nestes temas, é fundamental.
Respeitando na íntegra a sua crença, não posso deixar de lhe transmitir que a minha também é forte.
Um abraço muito fraterno.
para todos os loucos que escrevem neste post!!!!! AAAAAAAAAMMMMMMMMMMEEEEEEEEEENNNNNNNNNN
VIVA O HOMEM NOVO DO RENASCIMENTO
Desculpe, mas a Igreja Católica não tem nada a ver com a existência de Deus. Até os cientistas acreditam mas se não acreditam também não duvidam que ele exista.Por que nosso cerebro é tão perfeito?
E vocês estudiosos ou cientistas dizem que quando morremos vamos para o inferno e na bíblia diz-se que só existe o juízo final.
Evolua também.
E por favor o dia que provarem que DEUS é mais uma imaginação da humanidade, fale.
E eu ri quando você se irritou em dar dinheiro para a igreja católica. Seu burro.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Você deu quantos pra Igreja???
E Deus não tem nada a ver com seu dinheiro e com os padres,papa,etc.
Bem, quanto a dinheiro eu nunca dei nada à Igreja...
Perdão?!!!
Baptizaram-me: pagaram ao padre. Fiz a primeira comunhão: pagaram os meus pais. A profissão de fé: Idem. Casei-me: pagaram os padrinhos. Baptizei os meus filhos: pois, aí já paguei eu. Mandei dizer umas missas pelos meus defuntos (espero que ninguém o faça por mim tão depressa): paguei eu e a herança deles...
Bem, aquela gente da igreja também precisa de comer todos os dias e só lá vai quem quer, mas é sempre a pagar... Interesseiros. Materialistas.
Deve ser por isso que há dias um padre morreu ao mesmo tempo que um taxista, e quando ambos bateram à porta do S. Pedro este fez logo uma separação: o padre vai para o purgatório e o taxista para o céu. Sabem porquê?
Eu também não sei ao certo mas a há muitas explicações...
-VIVA O HOMEM DO RENASCIMENTO!
-QUE DEUS NOS AJUDE A SERMOS HOMENS E MULHERES LIVRES!
Um abraço muito fraterno para todos.
õ animal inrraçional vou te tratar assim por q eu acho q tu não é capaz de raciocinar mais se tu nã acredita na existencia desse DEUS lindo q apesar do teu grau de indiotice ainda deixa tu viver fica na tua manéééé porque os incontavéis trilhares q creen nesse DEUS todo poderosisisisisisimo não vão se influenciar por essa tua burrice mais eu espero q tu se converta e mude esses teus pessamentos mediucres ou então tu vai crer quando tu tiver lá . lá aonde NO INFERNO do lado do capeta . quero pedir desulpa aos irmãos q foram muito sábios e usados pelo espito santo de DEUS mais esse prego tinha q ler umas cisas mai asperas graça e paz amo voces
Ó pá, vai armar em "preto" pró diabo que te carregue. Ao menos aprende a escrever...
Amigos Concidadãos: por respeito a todos, crentes e não crentes, sugiro que não se faça mais qualquer comentário que possa ferir quaisquer susceptibilidades.
Um abraço muito fraterno para todos (crentes e não crentes).
Que todos sejam Felizes à sua maneira!
Com tanto abraço isto mais parece uma religião em que o BIBI é Pastor e o Miguel Mourão Acólito!
Será que a Lurdes passaria a ser a Beata?
Oh!
lol. estes ultimos tao de rir!!!!!! adoro o OH!!!! adoro akela do Renascimento!!! adoro o povo livre...
Pronto e como hoje e sabadabadu vou -me
Enviar um comentário
<< Home