segunda-feira, 6 de abril de 2009

ADIBER e ACIC divulgaram apoios aos empresários

Decorreu no passado dia 12 de Março, em Góis, uma sessão de apresentação dos regimes de incentivos ao investimento que estão em vigor, nomeadamente o programa FINICIA, Linhas de Crédito PME Investe e Programa Formação-Acção, tendo a oportunidade sido aproveitada para uma abordagem às principais alterações à legislação laboral. Esta iniciativa foi promovida pela ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, em parceria com a ACIC - Associação Comercial e Industrial de Coimbra.
Na abertura da sessão, que contou com a presença de cerca de 40 empresários do Concelho de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, Secretária da Direcção da ADIBER, destacou a sua oportunidade e a importância, que pretende ser um contributo para que os Agentes Económicos Locais disponham de meios para aceder a incentivos direccionados para o investimento, tendo apelado à capacidade de iniciativa dos empresários locais e à sua residência para os "tempos difíceis", que enfrentamos.
Referiu que, com esta acção, podem estar encontrados alguns instrumentos financeiros que lhes permitirão investir na sua actividade, no sentido de a modernizarem, adequando-a aos cada vez mais elevados níveis de competitividade exigidos num mercado em que a concorrência é significativa.
O representante da ACIC, Ferreira Ramos, apresentou os conteúdos e objectivos das diferentes medidas de apoio, destacando o Programa Finicia que está em vigor em Góis, bem como as linhas de crédito, que estão à disposição dos investidores locais.
Foi igualmente efectuada uma abordagem ao pacote de incentivos recentemente aprovado, que vai no sentido de estimular a criação de novos empregos e combater a precariedade do mercado laboral, através da isenção ou redução das contribuições da entidade patronal para a Segurança Social.
O Coordenador da ADIBER, Miguel Ventura, destacou a existência de novas regras para a realização de Estágios Profissionais e Estágios Qualificação-Emprego, apoiados pelo I.E.F.P., tendo igualmente informado que a implementação do Sub-Programa 3 do PRODER, que será gerido pela ADIBER, está a sofrer alguns atrasos, não se prevendo que o mesmo entre em execução antes do final do próximo mês de Maio.
Ao encerrar a sessão, Maria de Lurdes Castanheira referiu-se à importância do Associativismo empresarial como um factor de reforço do tecido económico local, lançando o desafio a todos os empresários presentes para se unirem em torno de um núcleo empresarial local que assegure uma maior capacidade reivindicativa dos seus interesses e procurando respostas conjuntas para os seus problemas e necessidades, que em muitos casos, são comuns.
A finalizar agradeceu a presença de todos os participantes, sublinhando a disponibilidade da ADIBER, para apoiar, informar e dinamizar outras acções que visem assegurar a melhoria do ambiente empresarial no Concelho, factor essencial e determinante para a criação de novos e melhores empregos.
Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira
in O Varzeense, de 30/03/2009

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

1ºA Secretária Geral não fez mais que a sua obrigação. É ressarcida por esse serviço. Mal seria se uma Associação de Desenvolvimento não catalizasse o progresso através destas acções: se assim não fosse não teria razão de existir.
2ºSerá, portanto, importante clarificar que a Secretária Geral, como colaboradora da ADIBER, prestou um bom serviço: é uma colaboradora competente (como tantos outros).
3ºTal facto, aos olhos da opinião pública, não lhe deveria dar vantagem sobre outros possíveis candidatos, que não têm estes palcos para aparecerem.
4ºSeria importante, por uma questão de transparência democrática e equidade, que os diversos candidatos abdicassem de palcos privilegiados, actuando o mais discretamente possível.
5ºSerá importante que o Cidadão tome consciência do carácter das acções, inferindo sempre sobre a sua generosidade e bondade.

VIVA O POVO LIVRE!

06 abril, 2009 23:22  
Anonymous Anónimo said...

Autárquicas 2009

Lista de cidadãos independentes
disputa autárquicas em Arganil

Diário de Coimbra 8 de Fevereiro de 2009

07 abril, 2009 16:53  
Blogger Anaia Vestrares said...

O citado Dr. MV já assumiu publicamente que tudo o que a ADIBER organiza é com o intuito de desenvolver o turismo e a hotelaria de Arganil, mesmo as actividades no concelho de Góis.
Ai está uma prova que está nas instituições para se servir.

08 abril, 2009 00:38  
Anonymous Anónimo said...

Força.... não é esta senhora a representante da Câmara Municipal na ADIBER? e o MV não é o candidato à presidência da CMArganil? Ainda dizem que a ADIBER não serve para nada ao PS!!!!

08 abril, 2009 10:11  
Anonymous Anónimo said...

Tenham cuidado com este pessoal,
quem vos avisa vosso amigo é.
Esta rapaziada é da TURMA DO BATE E TOCA A FUGIR

11 abril, 2009 01:23  
Blogger Anaia Vestrares said...

Eu acho que a turma deles é mais da MAMA E OS OUTROS QUE SE LIXEM, lol

13 abril, 2009 10:53  

Enviar um comentário

<< Home