quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

2000 estudantes participaram no Corta Mato Distrital

Cerca de 2000 crianças e jovens, oriundos de 63 escolas a nível do distrito, participaram no Corta-Mato Distrital do Desporto Escolar, na passada sexta-feira, 13. Esta prova de atletismo, que decorreu na Quinta do Baião, em Góis, foi apoiada pela Câmara Municipal de Góis, numa organização da DREC - Direcção Regional Educação do Centro, em conjunto com as Equipas de Apoio às Escolas de Tábua e Coimbra no âmbito do Desporto Escolar. Disputaram as provas jovens de ambos os sexos, provenientes de diversos estabelecimentos de ensino de todo o distrito, desde Figueira da Foz, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital, de escolas secundárias, agrupamentos de escolas, escolas profissionais e colégios. A actividade que teve como objectivo "a promoção do desporto e do atletismo e o desenvolvimento físico das crianças", consistiu na realização de diversas etapas de corta-mato divididas pelos diferentes escalões, desde "os infantis, aos juniores, masculinos e femininos". explicou a Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas de Tábua. A anteceder esta prova, decorreram os corta matos nas escolas, onde foram escolhidos os 6 melhores alunos de cada escola. "São os seis melhores alunos de cada escalão apurados em cada escola que estão aqui a participar" contou Luísa Ramos, referindo que a realização da prova "é o culminar de um projecto que se desenrola ao longo do ano, que é o programa de desporto escolar", direccionado para várias áreas, como sejam "volei, futsal, futebol, badminton" por exemplo. A opção pela Quinta do Baião, para a realização da actividade prendeu-se com as "boas condições logísticas do espaço" justificou a coordenadora da EAETábua, lembrando que "no ano passado fizemos esta actividade em Tábua, junto ao Estádio Nacional. Tivemos sorte com o tempo hoje, está aprazível e o espaço é amplo oferece-nos condições de segurança, como vêem estão aqui muitas crianças de todas as idades, precisávamos de um pavilhão onde eles pudessem depois da prova tomar banho e portanto o espaço que tínhamos aqui era o ideal, foi uma opção da equipa" reforçou. Já relativamente aos troços percorridos ao longo da prova, estes variavam consoante os escalões, entre os 1000 e os 3500 metros.
Refira-se que a actividade foi dividida em diversas fases, tendo início "com a selecção nos corta matos escolares, dos melhores alunos, depois vai para os distritais e posteriormente para o nacional", disse Luísa Ramos, esclarecendo "não é nada em termos profissionais, é estritamente no âmbito do desporto escolar. Há aqueles alunos que tomam gosto por isto, participam nas provas desde o tempo de infantis e que depois chegam a juniores e a juvenis e eventualmente podem entrar em clubes e continuar no corta mato".
De acordo com Luísa Ramos, nestes meios mais pequenos os clubes "não apostam tanto no atletismo, é mais no futebol, infelizmente" constatou, advogando que "isto é uma maneira de os incentivar os jovens de que há outros desportos, e tentamos com o desporto escolar abrir os horizontes desportivos e mostrar que não há só futebol e eles podem desenvolver outro tipo de actividades" e que provavelmente até "são muito bons nelas". Considerando "muito salutares" o desenvolvimento destas actividades, a responsável destacou que o desporto escolar, muitas vezes "incentiva os alunos a andar na escola", uma vez que "para alguns os incentivos não são muitos" vaticinou, realçando por último, os "intercâmbios entre escolas e conhecimento de outras realidades".
in A Comarca de Arganil, de 18/02/2009

Etiquetas: ,