quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Excursão a Santa Quitéria

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, realizou-se um passeio a Santa Quitéria, saindo de Alvares. A saída foi às 7h, passámos por Góis para o pequeno-almoço, e seguimos para o nosso destino chegando a Santa Quitéria às 10h para apreciarmos a feira e fazer compras.
Seguiu-se a celebração da Santa Missa (campal) junto da Capela em Honra de Santa Quitéria, celebrada pelo Padre António Calixto de Almeida e director do Varzeense. O coro foi executado pela Filarmónica de Serpins, seguida de procissão à volta da Capela. Pela primeira vez de visita ao local, achei a cerimónia muito bonita e bem organizada assim como a feira. O almoço, a cargo da organização, Manuel Lopes Dias e familiares, foi grelhados acompanhados de boa "pinga".
Pelas 15h partimos, alegres e animados. No autocarro toquei concertina à moda da nossa terra e todos cantavam e reinavam, em família. Fizemos paragem em Góis, na Feira dos Santos, e seguimos viagem sempre com a mesma animação, até nova paragem no café da Serra, Cabeçadas, onde a concertina animou o espaço.
Foi um passeio cheio de alegria e que nos ficou no coração pois os momentos foram vividos e humildemente entre todos nós. Na saída de Alvares foi rezado o Santo Terço pela esposa do senhor Américo da Candeia. A chegada foi ao fim da tarde com toda a boa disposição. A organização agradece a todos os que participaram neste passeio e conta com a sua presença para o próximo que será para as bandas do Norte do país.
António Bernardo
in Jornal de Arganil, de 18/12/2008

Etiquetas: ,