terça-feira, 21 de outubro de 2008

Roubaram a Senhora da Candosa

Aspecto do interior da Capela da Candosa antes de ser assaltada (fotografia de JrC)


O alerta foi dado no passado dia 8 de Outubro (quarta-feira). Os assaltantes arrombaram uma porta lateral da Capela, por onde terão entrado e saído do templo, levando as imagens dos santos, paramentos, toalhas e todos os utensílios religiosos a que conseguiram deitar mão.
Para além dos elevados prejuízos materiais, o sentimento de perda faz com que os paroquianos de Vila Nova do Ceira - e não só - experimentem a nostalgia e a desolação, sobretudo pelo desaparecimento das imagens da capela: Nossa Senhora da Candosa, Santa Maria Egipcíaca, Nossa Senhora da Piedade e São Martinho (de que levaram também a cópia existente na Sacristia).
"Parece que nos morreu alguém" tem sido a expressão pronunciada por muitas pessoas que suplicam incansavelmente para que se consigam recuperar os objectos roubados, pelo menos a imagem da "Senhora da Candosa".
Esta ermida, da Paróquia de Vila Nova do Ceira, situa-se no alto do cerro da Candosa, um local isolado, que, sem dúvida, terá facilitado este assalto que deixou a capela completamente "despida".
São muitos os devotos da padroeira desta Capela, facto que se comprova pela grande afluência que anualmente se faz sentir por altura da festa e procissões que se realizam em honra da Senhora da Candosa.
Os elementos da Comissão da Capela e o pároco local, António Calixto, alertaram as autoridades civis e religiosas; a GNR apresentou-se de imediato ao local, a fim de tomar conta da ocorrência que comunicou à Polícia Judiciária que, por sua vez, fez deslocar à Candosa uma equipa, a quem neste momento está entregue o caso.
in O Varzeense, de 15/10/2008

Etiquetas: ,