quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cortecega - XIV Almoço das Vindimas

A Associação Desportiva e Cultural de Cortecega realizou mais uma vez a Festa das Vindimas, com o XIV Almoço das Vindimas, como já vem sendo tradição nesta época do ano.
Nesta Festa, que decorreu na sede da Associação, estiveram presentes uma centena de pessoas, entre habitantes, conterrâneos e amigos, destacando-se a presença de Jorge Reis, presidente da Junta de Freguesia de Góis e da dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, técnica de Serviço Social da Câmara Municipal de Góis.
Importa referir que a Junta de Freguesia de Góis, desde a constituição da Associação tem atribuído anualmente subsídios para apoiar as obras de construção e as actividades que vamos desenvolvendo.
Por sua vez, dr.ª Lurdes Castanheira foi "uma mulher que sempre esteve ao lado da presidente da Associação (Celeste Santos) e nos apoiou no desenvolvimento das nossas actividades", palavras de Dina Neves, secretária da direcção. Nesta sequência, foi solicitada a sua presença junto da presidente da direcção para um conjunto apagarem as velas do bolo que assinalava o XIV Almoço das Vindimas. Esta celebração realizou-se ao som da música do violino (tocado pela jovem Alexandra, filha de conterrâneos da aldeia de Cortecega) acompanhada pelo grupo musical "Cheirinhos do Sul", que tinha a cargo a animação desta Festa.
Música não faltou, pois alguns concertinistas amigos (do Esporão, da Ribeira, Carvalhal do Sapo, do concelho de Góis, de concelhos vizinhos de Lousã e Castanheira de Pera, bem como familiares de conterrâneos), manifestaram interesse em participar com as suas habilidades musicais.
Houve também a venda de mel e licores de mel, realizada por Joaquim Nunes, familiar e amigo da nossa aldeia, que tem como passatempo a apicultura.
Num ambiente alegre e fortemente marcado pelo reviver de tradições, um grupo de jovens trajando as vestes do antigo Rancho Folclórico Infantil de Cortecega (nascido em 1971 e extinto em 1985) simularam o pisar das uvas. Foi um momento de emoção para alguns, quando Dina Neves exibiu a bandeira do Rancho, onde se lê: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" - (frase do Poeta Fernando Pessoa), que outrora era usada como lema de vida das gentes desta aldeia pelo "mandador" do Rancho, aquando das suas actuações.
Ao entardecer, o característico grupo local "Estica a Pele, Encolhe a Pele" - cujo nome nasceu de uma brincadeira - encerrou mais uma Festa da Vindimas nas concertinas, Acácio Bandeira e António; nos ferrinhos, Paulo Santa Cruz; no bombo, Rui Bandeira; a cantar, Cecília Santa Cruz e José Santa Cruz).
Os órgãos socais da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega agradecem a todos quantos estiveram presentes nesta nossa Festa. O nosso bem-haja!
in A Comarca de Arganil, de 15/10/2008

Etiquetas: