sexta-feira, 18 de julho de 2008

Notícias do Grupo 74 de Góis

Arraial S. João

A Convite dos Irmãos Figueiredo, a quem muito agradecemos, a Tribo Exploradora e a Tribo Escoteira do Grupo de Escoteiros N.º 74, de Góis, com o apoio de alguns pais e de alguns elementos da chefia levaram a efeito uma actividade de angariação de fundos para o Grupo, com um Arraial de S. João, que se realizou no passado dia 23 de Junho de 2008, na Fazenda da Avó Thomázia, mais conhecida por Esplanada da Peneda.
O Grupo contou ainda com a oferta dos Irmãos Figueiredo de sardinha, caldo verde, saladas, batata cozida e broa, bem como, um cabaz que os mesmos ofereceram para rifar.
O arraial foi muito animado, colocando todos os presentes a dançar ao som do conjunto “Liliana e Azevedo”, que abrilhantaram a noite de S. João até altas horas.


Escoteira de Góis no «Expresso das Nações»

O Grupo de Escoteiros de Góis foi representado pela jovem Soraia Pereira (um elemento da Tribo Exploradora) no «Expresso das Nações».
Conforme refere o site da actividade o «Expresso das Nações» consistiu no seguinte: “de 24 a 29 de Junho, 120 jovens, de diversas nacionalidades e origens culturais, tiveram oportunidade de visitar algumas cidades em Portugal enquanto promoveram a convivência através do diálogo intercultural”.
O “Expresso das Nações” levou o grupo de comboio até ao Porto, parando em Óbidos, Leiria e Aveiro. O regresso teve uma paragem na Figueira da Foz, onde o grupo deixou o comboio para se dirigir a Lisboa por mar, num veleiro.
Durante a viagem os jovens, entre os 14 e os 17 anos, dormiram no comboio e tiveram a oportunidade de participar em inúmeras actividades lúdicas, visitas turísticas, debates, jogos e animação cultural.
Segundo afirmou a representante do Grupo de Góis “esta foi a grande viagem da sua vida”. Para Soraia foi “uma experiência única e inesquecível.


São Jacinto de Lés a Lés

Intitulada S. Jacinto de lés a lés, a Tribo Exploradora do Grupo de Escoteiros N.º 74, de Góis levou a efeito uma actividade de final d´ano escotista, com acampamento, que se realizou nos passados dias 27, 28 e 29 de Junho, realizada no Centro Nacional de Formação Ambiental, do Corpo Nacional de Escutas, em São Jacinto.
Com esta actividade pretendeu dar-se a conhecer um pouco da realidade local, mostrando os serviços, instituições, gastronomia, usos, costumes e meio ambiente envolvente, pelo que, o acampamento de três dias integrou um diversificado programa que passou por:
- Uma visita à Reserva das Dunas de S. Jacinto;
- Uma visita ao RI10 (Base 10 do Exército Português, na área militar de S. jacinto), onde tiveram a possibilidade de visitar todas as instalações, de comparar as semelhanças entre o método escotista e o militar e aprender algumas técnicas do pára-quedismo. Esta visita pretendeu dar a conhecer um pouco da realidade do Exército Português permitindo também desmistificar algumas ideias irreais que, muitas vezes, são pré concebidas junto da população civil.
- O programa contou ainda com a travessia de lancha desde S. Jacinto até Aveiro, onde se realizou uma visita com total exploração ao navio/museu de pesca “Santo André”.
- Outro aspecto importante da actividade foi junto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) onde foram explicadas algumas técnica dos serviços de salvamento de vidas humanas nas áreas marítimas e fluviais, bem como, uma breve explicação da melhor forma para operar uma mota d´água e quais as principais características nas que são utilizadas como meio auxiliar de socorro.
Também a parte de nós e construções foi outro dos grandes atractivos da actividade que resultou num campo devidamente delimitado, onde não faltou mesa, bancos, pórtico, quadro para afixações e até uma cobertura para salvaguardar do sol.
De parabéns ficou também a equipa de expedição pela boa organização em termos de refeições, bem como, de todo o material a levar para o acampamento.
Desta forma pode afirmar-se que a Tribo Exploradora terminou o ano escotista com o “pé direito”.
Um agradecimento à Câmara Municipal de Góis que facultou o transporte de ida e volta, assim como ao condutor / funcionário da Câmara (Baeta) pela forma simpática e profissional como soube lidar com todos os jovens durante a viagem.


Escoteiros apoiaram Bombeiros no Show Cascadeurs

O Grupo 74 de Escoteiros de Góis foi convidado para auxiliar os Bombeiros Voluntários de Góis, no Super Show Cascadeurs, que se realizou em Góis, no passado dia 6 de Julho de 2008, na Avenida junto ao rio (nas traseiras do Posto da GNR e da Escola de Góis).
Tal convite demonstrou, mais uma vez, a confiança e o respeito que o nosso Grupo conquistou perante a opinião pública Goiense, junto das instituições desportivas, culturais, religiosas e de utilidade pública.
Para este evento, foi solicitada a nossa presença, com vista a auxiliar na segurança, nas bilheteiras e no bar, sendo-nos data também a possibilidade de explorar uma parte do Bar com a finalidade de angariar fundos para a construção da nossa sede, facto que o grupo agradece.
in O Varzeense, de 15/07/2008

Etiquetas: