quinta-feira, 24 de julho de 2008

GÓIS-FINICIA

Decorreu hoje a cerimónia de assinatura do Protocolo GÓIS-FINICIA.

Com a presença de representantes do IAPMEI, da ACIC, da GARVAL, da CCA - Beira Centro e do Município de Góis, decorreu a cerimónia de assinatura de um protocolo de constituição de um fundo municipal de investimento dirigido a apoiar as pequenas e médias empresas do Concelho de Góis.

Foi referido que brevemente irá haver lugar a uma sessão de divulgação e esclarecimento, do alcance desta iniciativa, dirigida aos investidores e empreendedores interessados em desenvolver o Concelho de Góis.


Programa FINICIA
Négocios Emergentes de Pequena Escala

O que é
O Programa FINICIA é uma iniciativa desenvolvida pelo IAPMEI, com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento pelas empresas de menor dimensão, sendo que é este o segmento empresarial que apresenta tradicionalmente as maiores dificuldades na relação com o sistema financeiro.

O segundo eixo de intervenção do programa está direccionado para o financiamento de pequenos negócios emergentes, designadamente promovidos por:

- Start-ups de vários sectores de actividade, que apresentem, na fase de arranque, projectos inovadores com necessidades de investimento até 100 mil euros;

- Microempresas de vários sectores de actividade, que promovam pequenos investimentos de modernização;


Qual o tipo de financiamento
Através do eixo 2 do programa FINICIA, os promotores podem ter acesso a:

Financiamento por capital próprio

No caso de start-ups com projectos de investimento inovadores até 100 mil euros, o financiamento é assegurado através de capital de risco, que pode cobrir até 90% das necessidades financeiras, num valor máximo de 45 mil euros.

Financiamento por capital alheio

Os pequenos projectos de modernização, promovidos por microempresas, poderão ter acesso a micro crédito com garantia mútua. O financiamento, num valor máximo de 25 mil euros, reveste a forma de empréstimo bancário de médio/longo prazo (superior a três anos).


Como funciona
O apoio financeiro aos projectos faz-se, através do envolvimento dos seguintes agentes:
uma sociedade de capital de risco, para a vertente de Financiamento por capital;
uma instituição bancária e uma sociedade de garantia mútua, no caso do investimento ser financiado por empréstimo bancário. O IAPMEI intervém com a partilha de risco das operações de financiamento feitas pela rede de agentes financeiros envolvidos no programa, criando condições para tornar mais fácil o acesso ao capital pelas pequenas empresas nas fases de arranque ou início do seu ciclo de vida. Mobilizando instrumentos públicos como o Fundo de Sindicação de Capital de Risco, que partilha risco com as Entidades Especializadas de Capital de Risco, e o Fundo de Contragarantia Mútuo, que ressegura a actividade das Sociedades de Garantia Mútua, o IAPMEI induz as entidades financiadoras a alargar a sua actuação a um leque mais vasto de PME.

Como aceder ao financiamento
No caso de projectos de start-ups, o acesso ao financiamento por capital deve ser feito através dos parceiros locais que integram as plataformas FINICIA, protocoladas elo IAPMEI. Relativamente ao acesso a crédito pelas microempresas, os projectos candidatos podem ser apresentados a qualquer sociedade de garantia mútua, que articulará posteriormente com o banco do promotor.


Clique para ter acesso ao FORMULÁRIO .XLS - 940 Kb

Mais informações
Ver mais sobre o FINICIA
in www.cm-gois.pt

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Presidente da Câmara ainda nao ganhou para uma gravata. Que vergonha!

28 julho, 2008 23:37  

Enviar um comentário

<< Home