quarta-feira, 4 de abril de 2007

Associação de Melhoramentos de Ponte de Sótão

Em Ponte de Sótão as coisas também acontecem, é certo que nem todas se podem ler através de transcrições no jornal, é certo que poderia suceder mas, a realidade é que, por vezes, quem faz algumas crónicas ou não sabe que elas ocorreram, ou não as viu ou fez de contas que elas não têm importância.
Neste espaço pretendo dar a conhecer a todos(as) que por qualquer motivo não se aperceberam, ou que por fundamentos vários passam muito tempo sem nos visitar, e por esta forma se possam familiarizar com o que vem ocorrendo.
Neste contexto passo a citar algumas das coisas que por aqui aconteceram, tais como, e já lá vai algum tempo, a substituição da tubagem de água em parte da povoação, tendo-se aproveitado, na altura, o facto de estar a vala aberta, para a colocação da canalização, que se espera venha a ter utilidade no futuro, e refiro-me concretamente ao saneamento, sendo as ruas, posteriormente cobertas com tapete em alcatrão. Nesta obra inclui-se a construção da ponte, no local da Ponte Pequena, obra muito ansiada pela população, e que se concretizouhá algum tempo atrás.
Mas mais recentemente, ao longo de 2006 e até à data de hoje, tivemos transformação na iluminação pública desde o Cimo da Fábrica até ao fim do lugar de Conhais e ramificando para o lugar de Albergaria, neste trajecto as lâmpadas passaram a ser amarelas, e a colocação de um novo abrigo no Cimo da Fábrica essencialmente para os passageiros dos transportes públicos. Estas obras foram executadas pela Câmara Municipal, atendendo à solicitação desta Associação de Melhoramentos.
Também intercedeu esta Colectividade junto da Junta de Freguesia de Góis para a pavimentação da estrada envolvente ao Santuário da Nossa Senhora do Rosário do Céu, obra que em parte já se encontra executada, aguardando a compactação dos metros em falta, devido à intervenção que houve para a colocação de água e saneamento nesta parte, para de imediato se concluir a obra que se encontra já adjudicada. Por parte da Junta de Freguesia também contámos com a recuperação das Alminhas, que existem na estrada que dá acesso ao Santuário.
Outras coisas (obras) aconteceram mas, como seria enfandonho passar a referi-las todas, vou passar ao que hoje me trouxe junto de vós, e através desta crónica - Os Jogos Tradicionais de Inverno.
Neste contexto, e sendo que a organização das provas, mais concretamente todos os jogos são da responsabilidade da Associação de Melhoramentos, que conta com a prestigiosa colaboração da Comissão dos Casêlhos e da Associação das Aigras, que desde já agardecemos, ir-se-ão realizar nos dias 6 e 7 de Abril próximo, para o que contamos desde já com a sua presença, para que se possa divertir connosco.
Pela altura destes jogos e integrado nos mesmos, teremos um quadrangular de futebol de salão, entre as equipas das Colectividades que por norma organizam os jogos e tendo como equipa convidada a da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira. Este ano decidimos colocar este torneio em disputa, e porque tem um motivo muito especial, será o primeiro torneio depois da grande intervenção que está a ser efectuada no recinto pela firma do António Machado, e onde tivemos a forte colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. No espaço da Colectividade, tivemos obras várias, tais como a colocação de mosaicos no bar e cozinha, com um melhor aproveitamento da parte do bar, através de melhoramentos no balcão, mandamos colocar caleiras no edifício, e canalizamos as águas pluviais para o barroco. A fim de animar os encontros que no espaço da Colectividade se vão realizando, adquirimos uma potente aparelhagem sonora.
Mas, e para um melhor conhecimento das obras no recinto de jogos, passo a descrever um pouco mais em pormenor a intervenção - o espaço de jogo foi alargado em 1,40 metros, o piso de jogo é novo e foi alteado de forma a um melhor escoamento das águas pluviais, as redes de protecção são novas, tendo sido acrescentadas na lateral. Neste momento a obra está a sofrer os acabamentos finais, para que de imediato se possa proceder às marcações que possibilitam a prática desportiva, o que creio que venha a acontecer num destes sábados, através do esforço dos membros da Direcção que contarão com a ajuda de alguns amigos da terra.
No recinto e só para aguçar a curiosidade ficarão as marcas para a prática de um desporto muito apreciado, que virá a ser já praticado durante os Jogos Tradicionais de Inverno mas, para saber e depois participar, terá que lá ir "matar a curiosidade".
Nós vamos lá estar no dia 6 e 7 de Abril, e esperamos por si, para participar, jogando ou só olhando, ou ainda conversando relembrando a sua e a nossa adolescência.
Graciano Rodrigues
in O Varzeense, de 30/03/2007

Etiquetas: