quinta-feira, 8 de março de 2007

Folgosa: Água de má qualidade - um alerta

Em qualquer sítio na terra e desde os tempos mais remotos da vida humana, a mãe natureza apresenta aos seus filhos, dentre as belas coisas para o seu bem-estar, a água.
A água é imprescendível à vida e todo o ser vivo tem direito a água potável. A Folgosa tem água potável que brota da serra, no entanto, não está a consumi-la.
A existência de um furo artesanal feito pela autarquia, de onde brota água aparentemente abundante, torna-se, contudo, imprópria para consumo, dada a sua alta percentagem de ferro, um facto testado pela própria autarquia.
Devido à falta de qualidade da água da rede, já se registaram vários casos de pessoas que se sentiram indispostas, recorrendo aos serviços de assistância médica.
Os consumidores têm estado a recorrer à água da fonte antiga, a cerca de 1 quilómetro, para beber e cozinhar os alimentos. Esta água não foi analisada, desconhecendo-se se está própria, pelo que se alerta as pessoas para o problema existente, cujos serviços competentes têm dele conhecimento, pelo que se aguarda, desde há algum tempo a esta parte, o normal abastecimento da água potável.
Norberto Alves Henriques
in A Comarca de Arganil, de 8/03/2007