quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Boas Festas







Mais um ano que termina e um novo ano que começa. Para trás ficaram as alegrias e tristezas de um ano que passou. Para a frente fica a esperança de um ano melhor. Um ano que se quer próspero e repleto de felicidade.
Para todos quantos passarem, nestes dias, por este blog, os desejos de continuação de BOAS FESTAS e de um bom 2009.

Etiquetas: , ,

Vila de Góis

Do alto do castelo
Temos uma linda vista
Que faz arregalar os olhos
A todo e qualquer turista.

É a costa, o castelo
São Paulo e o Cerejal
É a vila de Góis
Vila da Beira Litoral.

Tem o Mártir e a Peneda
Mesmo ali à sua beira
Banhada por um rio
Que se chama Rio Ceira.

Quando havia minério
E se fazia exploração
Chegou a ser vila rica
Nesse tempo de então.

Em termos educativos
A vila tem a Associação
Com a banda de música
E novos músicos em formação.

Na parte desportiva
Também não vai mal
Tem uma equipa de futebol
A disputar na distrital.

Os Bombeiros Voluntários
No Verão não param
Nem eles próprios sabem
Quantos fogos já apagaram.

É nesta vila de Góis
Está feita a apresentação
É a vila que mais gosto
É a vila do meu coração.

Ariednab

Etiquetas: ,

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Capela do Castelo

Fotografia de JrC

Etiquetas: ,

Garcia responde à líder local do PS

Diamantino Garcia disse hoje ao “Campeão” ter faltado à reunião onde Lurdes Castanheira foi indigitada para candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Góis por se tratar de uma votação acerca da líder da Comissão Concelhia do PS e do vice-presidente da autarquia.

“Não gostei do teor da convocatória” [para tal sessão da Concelhia], confessou o vereador.

O autarca, que admite ter dado “o flanco” com a falta de comparência, alega que a reunião foi concebida a pensar apenas numa disputa entre ele e a ex-vereadora.

“Já estou arrependido de não ter ido, mas continuo a pensar que devia ter sido privilegiado o debate de projectos”, declarou o edil ao “Campeão”.

Afigura-se a Diamantino Garcia que há “outros interesses a pairar”, pois não compreende a alegada precipitação subjacente à indigitação da candidata.

O edil acrescentou estar magoado por Lurdes Castanheira ter dito que “estão por explicar, politicamente”, a saída de Garcia da vice-presidência da edilidade e o seu regresso a cerca de um ano das eleições autárquicas de 2009.

“Voltei para ajudar” o presidente da Câmara, José Girão Vitorino, cujo estado de saúde já conheceu melhores dias, assinala o vereador, vincando que, “se tivesse muita ambição” em liderar a autarquia, não teria abdicado da vice-presidência.
in Campeão das Provincias, edição electrónica

Etiquetas:

A melhor estrada do ano

Considera o blog «O Maquinista» (http://omaquinista.blogspot.com) como a melhor estrada do ano de 2008 a "Municipal Góis / Colmeal, palco nos anos gloriosos, de um troço de asfalto do Rali de Portugal. Um encadeado de curvas fabuloso, piso em bom estado, marcações no asfalto e rails nos sítios mais perigosos, um pedaço de estrada a pedir uma visita aos comandos de uma máquina com mais de 200 cv, numa qualquer manhã solarenga e depois de uma noite bem dormida..."

Etiquetas: ,

Marginal

Fotografia de JrC

Etiquetas: ,

Lurdes Castanheira indigitada para tentar suceder a Vitorino

Lurdes Castanheira foi escolhida para candidata socialista à presidência da Câmara Municipal de Góis, mas, durante uns dias, o líder distrital do PS/Coimbra, Victor Baptista, considerou ter-se tratado de uma indigitação prematura, soube o “Campeão”.

A aprovação do nome da ex-vereadora, feita há três semanas ao abrigo de uma deliberação por unanimidade da Comissão Concelhia do Partido Socialista, causou desconforto a alguns membros do Secretariado da Federação distrital, a ponto de uma camarada da candidata ter desabafado que “as cadelas apressadas parem cachorros cegos”.

Ouvida pelo nosso Jornal, Lurdes Castanheira disse que o presidente da Federação já acatou a decisão da Comissão Concelhia do PS/Góis.

Embora Victor Baptista tenha vindo a afirmar que não voltará a avocar a competência das comissões concelhias para indigitarem os candidatos do PS às presidências das câmaras municipais do distrito de Coimbra, pairou em Góis, por uns dias, “o «fantasma» da intromissão federativa”, disseram ao “Campeão” fontes partidárias.

O cenário da avocação ganhou consistência quando o presidente da Câmara de Góis, José Girão Vitorino, aludiu a diligências de camaradas a fim de o demoverem no sentido de voltar a perfilar-se para o cargo.

Eleito em Dezembro de 2001 para liderar o município, o autarca foi reconduzido volvidos quatro anos, sendo que já tinha ingressado na vereação há perto de duas décadas.

Razões de saúde levam agora Girão Vitorino a optar pelo termo da carreira autárquica.

“Falei em primeiro lugar com José Girão quando decidi candidatar-me à liderança do PS/Góis”, declarou Lurdes Castanheira ao nosso Jornal.

A indigitação da ex-vereadora a fim de se perfilar para a presidência da Câmara, aprovada por unanimidade, ocorreu numa reunião da Concelhia do Partido Socialista de que estiveram ausentes Girão Vitorino e Diamantino Garcia, vice-presidente da autarquia.

“Se Diamantino Garcia tivesse pedido, adiaria a votação [em sede de Comissão Concelhia do PS/Góis] para a escolha do candidato à presidência da Câmara Municipal”, assinala a antiga autarca.

Em declarações ao quinzenário “O Varzeense”, publicadas há um mês, Garcia admitiu estar disponível para tentar suceder a Girão Vitorino, mas Lurdes Castanheira alega que só o camarada sabe por que não fez questão de ver o respectivo nome votado pela Concelhia.

“Estou disponível para constituir uma equipa e avançar com um projecto, mas não estou disponível para ir a reboque de outros projectos”, acentua a candidata à presidência da Câmara de Góis.

«Número dois» da autarquia no quadriénio 2002/05 e durante os primeiros meses do actual mandato, Garcia limitou-se a exercer a função de vereador (sem dedicação exclusiva) durante cerca de dois anos, mas acabou por regressar à vice-presidência, que tinha sido confiada, entretanto, à vereadora Helena Moniz.

“É compreensível e até desejável o apoio de Diamantino Garcia a José Girão”, comenta Lurdes Castanheira ao enaltecer “o sentido do cumprimento do dever” contraído pelo presidente da Câmara perante os munícipes.

De resto, conclui a ex-vereadora, “estão por explicar, politicamente”, a saída de Garcia da vice-presidência da edilidade e o seu regresso a cerca de um ano das eleições autárquicas de 2009.
in Campeão das províncias, edição electrónica

Etiquetas: ,

Chafarizes na Freguesia do Colmeal

Ao ler a Newsletter n.º 0196 do Blog da União Progressiva da Freguesia do Colmeal do dia 15 de Dezembro de 2008 chamou-me à atenção a caixa de mensagem chafarizes abri a mesma, nela vejo a fotografia de um chafariz existente na aldeia do Sobral, foto que desconhecemos a sua data mas se é do ano de 2008 é-o anterior ao dia 10 de Agosto na medida em que naquela data foram cortadas as ervas não só daquele espaço como da referida estrada, e fiz a leitura, é apresentada uma foto de um outro fora desta aldeia e com comentário do qual não me quero pronunciar, mas em relação a este do Sobral, quero desde já referir que os comentários são infelizes, em que se afirma que o mesmo está abandonado e sem préstimos, indo mais longe apelando a quem salva o chafariz, subscrevendo o artigo o senhor Magalhães Pinto e o mesmo publicado pelo senhor Francisco Silva.
O Sobral teve ao longo da sua existência homens e mulheres de grande valor e sentido de solidariedade, sem nunca deixarem de lutar pelas melhores condições de vida dos seus residentes, muito antes da fundação da sua associação regionalista Grupo de Amigos do Sobral Saião e Salgado, já se trabalhava e muito para o bem desta terra e não só do Sobral, homens deram um enorme contributo ao Colmeal e à sua União.
Hoje o Sobral, Saião e Salgado têm uma Direcção que muito tem lutado e trabalhado para o bem colectivo, estamos no seio dos que mais trabalham e menos reivindicam, e isso valoriza o nosso trabalho e o nosso esforço, não temos tudo ainda feito temos prioridades, a OBRA QUE JÁ CONSTRUÍMOS ORGULHAMO-NOS DELA, em nossa casa mandamos nós, as críticas são bem vindas mas as construtivas o que não é o caso.
Quanto ao chafariz o seu estado de abandono não o é tanto assim, eu próprio já várias vezes limpei aquele espaço, como limpei e cortei e tenho intenção de continuar a cortar também junto à mina e depósito adjacente e a Junta de Freguesia do Colmeal anualmente tem procedido ao corte de ervas, não conseguimos perceber os objectivos de tal observação, mas se for a pessoa em questão de tão bom coração faça o favor de desencadear uma acção de sensibilização a fim de se salvar o moribundo chafariz, já agora arranje mais uns milhares de euros e podemos lá por umas mesinhas e bancos para não perdermos a memória.
Não sabe certamente que o mesmo já vários anos não tem água, serviu sim à décadas atrás para abastecimento, nós temos memória e respeitamos, e dentro das nossas modestas capacidades preservamos a história.
Tínhamos prometido a nós próprios, não escrever durante algum tempo, poupando assim o tempo aos nossos amigos leitores, entendemos que não podíamos ficar indiferentes a este assunto, as acções ficam com quem as pratica e este assunto para nós esgota-se aqui também.
Junto enviamos a referida foto publicada em que se pode ver o abandono...

Carlos Jesus
in Jornal de Arganil, de 25/12/2008

Etiquetas: , ,

Apreendido material contrafeito em Góis

A GNR da Lousã apreendeu, na tarde de domingo, em Góis, material contrafeito a um indivíduo de 31 anos. A acção ocorreu na Estrada Nacionl 342, ao quilómetro 81. O indivíduo, vendedor ambulante, carregava 227 DVD e 55 CD que lhe foram apreendidos, tal como várias peças de roupa e ferramentas por falta de guias de transporte. O material foi entregue no Tribunal de Arganil.
in Diário As Beiras, de 30/12/2008

Etiquetas:

Liga de Melhoramentos de Chã de Alvares - Convocatória

A Assembleia Geral da LMCA irá reunir em sessão ordinária, às 15 horas, do dia 11 de Janeiro de 2009, na sede da Liga de Melhoramentos em Chã de Alvares, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1. Aprovação da Acta da última reunião da Assembleia-Geral
2. Informações
3. Análise, discussão e votação do Relatório e Contas do ano de 2008
4. Outros assuntos

Se à hora marcada não se verificar a presença da maioria dos Associados, a Assembleia-Geral funcionará meia hora depois, no mesmo local, com a mesma Ordem de Trabalhos e com qualquer número de Associados presente.

Etiquetas:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pena

in 2designers.blogspot.com

Etiquetas: ,

Janeiras em Chã de Alvares

Como já vem sendo tradição, a Liga de Melhoramentos de Chã de Alvares organiza, no próximo dia 10 de Janeiro de 2009, as «Janeiras», que serão abrilhantadas pelos nossos tocadores de concertina, com o seguinte programa:
16H00 - concentração na sede da Liga de Melhoramentos;
16H30 - início do cortejo pelas ruas da aldeia, com os tradicionais cantos;
21H00 - jantar de convívio, com o melhor cozido à portuguesa, após o que a festa continua pela noite dentro.
in O Varzeense, de 15/12/2008

Etiquetas:

Aldeia Velha - Bodo de S. Sebastião

Na freguesia do Colmeal vai reviver-se a tradição da distribuição do “Bodo de S. Sebastião”. Com base na lenda, que atribui poderes curativos de terríveis e epidémicas maleitas ao Mártir S. Sebastião, a distribuição de um pequeno pão de trigo servia como agradecimento pela intervenção de S. Sebastião, e a origem do que hoje é o “Bodo”.
Actualmente, essa distribuição não se restringe apenas a um pão de trigo, constituindo agora uma verdadeira festa comunitária na freguesia.
Com este objectivo, no dia 18 de Janeiro, domingo, caberá à Aldeia Velha, através da sua Liga dos Amigos, a distribuição do mesmo. Na véspera será feito um jantar para todos quantos se queiram juntar, na Casa de Convívio. Para isso deverão os interessados confirmar a sua presença junto de qualquer elemento directivo ou da delegação.

Etiquetas:

1.ª Distrital Série A - 13.ª Jornada

Ainda em clima de Festas de Natal, jogou-se mais uma jornada da 1ª Distrital Série A. Uma ronda com muitos golos, em que o líder COJA aumentou a vantagem para os mais directos perseguidores ao golear, em casa, o Lamas por 5-1. No jogo grande da jornada, Académica e Góis empataram a uma bola no Estádio Universitário de Coimbra, os visitantes até estiveram em vantagem no marcador, mas os de “negro” igualaram já perto do final. O SP Alva aos poucos vai-se aproximando dos primeiros lugares, ontem frente ao Eirense a equipa do concelho de Penacova venceu por 1-0 e conquistou a terceira vitória consecutiva. A equipa do Idosos continua a realizar uma excelente temporada, e quando joga em casa quase só conhece o sabor da vitória, os pontos conquistados no campeonato são fruto de 6 vitória todas a jogar na condição de visitado, perdendo apenas por uma ocasião nos sete jogos realizados. A formação da Mocidade conquistou a segunda vitória consecutiva no campeonato ao vencer em Lagares da Beira por 4-1.

Resultados

Lagares Beira 1-4 Mocidade FC
Académica 1-1 Góis
São Pedro Alva 1-0 Eirense
Os Idosos 5-0 Arouce Praia
COJA 5-1 Agrário Lamas


Classificação


Próxima Jornada

Eirense - Arouce Praia
Góis - SP Alva
Pampilhosense - Académica
Mocidade - COJA
Lagares da Beira - Idosos
in http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

Etiquetas:

domingo, 28 de dezembro de 2008

s/t


Fotografias de Paulo Afonso

Etiquetas: , ,

Município de Góis inaugurou Loja Social

O município de Góis inaugurou a Loja Social, um espaço de solidariedade que tem como objectivo prioritário «suprir as necessidades imediatas das famílias carenciadas» do concelho. Trata-se de um projecto a funcionar no Espaço Jovem, sede da Associação de Juventude de Góis, onde é possível dar e receber os mais diversos artigos, com destaque especial para roupas, calçado e brinquedos.
A Loja Social resulta de um projecto que envolve a Associação de Juventude de Góis, a Conferência de São Vicente de Paulo e técnicos do projecto “Escolhas de Futuro”. Numa fase inicial, de acordo com os seus promotores, o espaço vai estar aberto às terças-feiras, entre as 9h00 e as 12h30 e ali se podem dirigir não apenas aqueles que necessitam de ajuda, mas também todos quantos têm algo para disponibilizar aos outros.
Mas se este é um dos projectos em que o Programa Escolhas está envolvido, não é o único. Com efeito, recentemente realizou-se o “II Encontro de Gerações”, evento que envolveu a Câmara de Góis e a ADIBER, a primeira na qualidade de entidade promotora do programa e a segunda como gestora do programa. O evento, que decorre na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, envolveu um conjunto diversificado de iniciativas, como a construção da “Casa Escolhinhas”, com material reciclado, para a qual o ingrediente fundamental foram pacotes de leite. Assistiu-se também ao concurso LANparty, com o jogo “Re-volt”, com o primeiro lugar a ser conquistado pela escoteira Margarida Sampaio, o segundo por Pedro Anjos e o terceiro novamente por um escoteiro, Fábio Dias. Um leitor de MP4 de 4GB foi o prémio atribuído ao vencedor, enquanto os segundo recebeu também um MP4, mas com 2GB e o terceiro um leitor de MP3 de 1GB. Todos os participantes foram contemplados com uma pen de 4GB.
Ainda no âmbito do “II Encontro de gerações”, realizaram-se vendas de Natal e o “Chá de Natal”, com a presença do Grupo 74 dos Escoteiros de Góis, Conferência de São Vicente de Paulo e várias pessoas da comunidade e decorreu, ainda, uma oficina de expressão dramática, integrada na festa de Natal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, realizada no Centro Paroquial de Solidariedade da Freguesia de Alvares.
O encontro terminou com a realização de uma exposição, no Mercado Semanal de Góis, que apresentou as diferentes actividades do projecto, com a ilustração de fotografias dos jovens participantes.
O encerramento ficou ainda marcado pela entrega da “Casa Escolhinhas” à EB1 de Vila Nova do Ceira. Um presente entregue pela vereadora Maria Helena Moniz, pelo professor José Albuquerque Ângelo e pela equipa do projecto “Escolhas de futuro”, que as crianças daquele estabelecimento de ensino receberam com manifesta satisfação.
Os responsáveis do projecto agradecem o «envolvimento de toda a comunidade nesta iniciativa», sublinhando a participação de várias instituições e pessoas e, particularmente, o empenho e colaboração na recolha de pacotes de leite, usados para construir a “Casa Escolhinhas”.
in Diário de Coimbra, de 28/12/2008

Etiquetas: , , ,

Festa de Natal na Santa Casa da Misericórdia de Góis

No seu magnífico Lar de Vila Nova do Ceira, a Santa Casa da Misericórdia de Góis proporcionou aos seus utentes a tradicional festa de Natal.
Festa simples, como simples são os idosos, que mais perto sentiram o carinho, a ternura natalícia com que no dia-a-dia são tratados pelos servidores da instituição.
Na quarta-feira, 17, um magnífico almoço de Natal foi servido aos idosos e convidados e o provedor, dr. José Cabeças, a cumprimentar a todos e a agradecer à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal pela colaboração. «Mais um ano passou, mais um Natal se aproxima», salientou, desejando a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo, ao mesmo tempo que deu a conhecer estar resolvido os problemas dos funcionários da instituição.
«Para os idosos - continuou José Cabeças - uma palavra especial de muito carinho. Nós fazemos todos os possíveis para que esta instituição funcione bem e pelo que não conseguimos fazer bem, as nossas desculpas». E terminou com palavras de boas-vindas para os novos membros da Santa Casa, Carlos Gomes e Miguel Ventura, e aos funcionários «o nosso muito obrigado».
O presidente da Câmara Municipal, José Girão Vitorino, começou por desejar a todos um Feliz Natal e um santo Ano Novo, salientando ser «uma honra estar convosco», fazendo votos para que se mantenha a parceria entre a autarquia e a Santa Casa.
E depois de referir que aquele era o último Natal que passava como presidente da Câmara, José Girão Vitorino agradeceu todo o apoio dado pela Misericórdia, terminando com votos para que «sejam felizes, tudo corra pelo melhor».
A presidente da assembleia geral da Santa Casa, dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, saudou todos os convidados, particularmente o presidente o presidente da Câmara, os representantes da Caixa Geral de Depósitos, da Associação Educativa e Recreativa de Góis, do Centro Social Rocha Barros, do Agrupamento de Escolas e do nosso jornal, e particularmente «os protagonistas desta festa, os idosos», para quem teve uma saudação muito especial, não esquecendo também os trabalhadores da instituição «que, pelo seu desempenho, nos merecem o maior respeito e consideração», salientou.
Referindo-se aos órgãos sociais da Misericórdia, Maria de Lurdes Castanheira, agradeceu também todo o seu empenho ao seu serviço e destacou a Câmara Municipal «como uma das principais parceiras no apoio às maiores dificuldades porque passa a instituição», bem como a Junta de Freguesia, terminando por exaltar o espírito de missão de todos, votos de Boas Festas e deixando a certeza «que da nossa parte vamos continuar».
in A Comarca de Arganil, de 24/12/2008

Etiquetas: ,

Vale Moreiro & Manjão

Fotografia de JrC

Etiquetas: , ,

Exposição «Svolinsky - Cultura e Tradição»

No âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Projecto «Escolhas de Futuro», na qual a Câmara Municipal de Góis e a ADIBER são respectivamente a entidade promotora e a entidade gestora, irá promover a exposição «Svolinsky - Cultura e Tradição».
Esta exposição está patente desde o dia 18 até ao dia 31, na galeria da Casa do Artista, das 9 às 17 horas.
Trata-se de uma mostra que pretende, sobretudo, chamar a atenção para a riqueza da cultura checa, através do artista Karel Svolinsky, cuja criatividade se reflectiu em diversas vertentes artísticas tais como a escultura, ilustração, desenho, cenografia, pintura, tapeçaria, fotografia e design gráfico.
Esta exposição mostra o trabalho riquíssimo de Svolinsky que alia sempre a fantasia à realidade, criando «um mundo poético cheio de cor e movimento, onde a celebração da vida está sempre presente».
in A Comarca de Arganil, de 24/12/2008

Etiquetas: ,

Freguesia do Colmeal - as nossas colectividades

Associação Amigos do Açor

De acordo com “memórias do passado” já em tempos teria havido um grupo informal, denominado Grupo dos Amigos de Açor, criado em 1965, mas que se desfez ao longo da década de 70. Ainda se dá conta da sua presença no III Encontro de Convívio de todas as Colectividades da Freguesia, realizado em 1979, em Lisboa.
Mais recentemente, já neste século, os seus moradores sentiram a necessidade da constituição oficial de uma associação, tendo em vista “ contribuir para a melhoria das condições de vida da população, através da acção nos domínios económico, social, da cultura e do lazer, da preservação do património natural e construído e da melhoria das infra-estruturas”. E também porque quando o Poder Autárquico pretendia ouvir as populações, fazia-se sentir a falta de uma voz representativa da aldeia.
A Associação Amigos do Açor nasce por iniciativa dos seus moradores actuais e com ajuda de alguns emigrantes, animados de uma grande vontade de participarem colectivamente no desenvolvimento local e regional.
Nas “esperanças do presente”, um terço dos seus habitantes sai diariamente para trabalhar noutros locais, o que caracteriza o Açor como uma das aldeias serranas do concelho de Góis com maior densidade de activos por conta de outrem. A população tem variado ou decrescido pouco (comparativamente com outras aldeias da freguesia do Colmeal) nos últimos quarenta anos (1970 - 22 habitantes; 1981 - 15; 1991 – 17; 2001 -16 e 2003 - 18).
Num Plano de Actividades estabelecido para o ano de 2003 eram bem visíveis as preocupações e as necessidades mais prementes da aldeia.
Encontrando-se em início de actividade, a Associação iria empenhar-se na sua afirmação e visibilidade, como instrumento de acção local e parceiro e interlocutor no desenvolvimento regional.
Entre as preocupações e necessidades mais prementes e no domínio das infra-estruturas, encontramos a melhoria do alpendre junto à Capela, a reparação das captações de água da Sáfara e reparação e continuidade da estrada “velha”. O acabamento das obras da Levada da Fonte do Açor, a ligação da Levada Encoastrada à Capela e o alindamento das Alminhas e dos fontanários. Estudo da recuperação do açude junto ao Moinho Pequeno, na Ribeira de Ádela e sua transformação em praia fluvial, com o objectivo de lazer, atracção de visitantes e preservação e humanização do ambiente natural.
Notória a disponibilidade para participação em projectos de âmbito mais alargado, numa perspectiva de desenvolvimento global e sustentado e também na área de organização de confraternizações e convívios, no sentido de consolidar a pertença e o espírito de comunidade.
Na primeira eleição realizada para os corpos sociais, foram designados Catarina Maria Almeida de Matos, Amílcar de Almeida e Josefina de Almeida para presidentes, respectivamente, da Assembleia-Geral, da Direcção e do Conselho Fiscal."
in "memórias e esperanças", de João Nogueira Ramos, Edição da Casa do Concelho de Góis, 2004


Comissão de Melhoramentos de Ádela

“Formou-se pouco tempo após a União Progressiva, muito antes de se ter iniciado a ruptura da representatividade colectiva da freguesia, que veio a suceder no início dos anos 50. Tal facto deve-se, certamente, à sua situação geográfica. “Sentem-se mais ligados ao concelho de Arganil, dada a proximidade da povoação dos Cepos. Os seus moradores não mantêm frequentes relações com a povoação do Colmeal. Não vão à missa dominical à sede de freguesia, têm com ela insignificantes relações económicas e são quase inexistentes as suas relações sociais. Por estas razões, procuraram associar-se os seus moradores, porque sentiam que só deste modo, era possível melhorar a sua situação material”.
A Comissão de Melhoramentos de Ádela dava os seus primeiros passos a 23 de Setembro de 1936, em reunião havida na Rua da Barroca, 97 – 2º, em Lisboa, com a presença de vinte e cinco conterrâneos, considerados os seus fundadores. “A acta dessa reunião é um documento valioso em que vale a pena meditar. Nela estão descritos os objectivos a atingir e as carências da aldeia distante…”.
Seriam então eleitos, José Domingos Diogo, Carlos de Almeida e José Jacinto de Almeida, para presidentes, respectivamente, da Assembleia-Geral, da Direcção e do Conselho Fiscal.
O primeiro melhoramento foi a compra de uma maca para a condução dos enfermos, o que seria feito à custa de muitos sacrifícios. Fora também deliberado pedir a assistência técnica para o projecto de abastecimento de água, obra que viria a ser inaugurada em 1948. Mais tarde, em 1960, acrescentavam-se mais dois fontanários.
Tendo suspendido a actividade durante alguns anos, a colectividade veio a reorganizar-se, definitivamente, a partir de uma comissão nomeada em Janeiro de 1944 e da aprovação dos estatutos, na Assembleia-Geral de 14 de Junho, que indicavam os fins a prosseguir: “ a) Associar os adelenses e promover o desenvolvimento da povoação de Ádela no âmbito social, económico e cultural; b) Participar empenhadamente nas actividades políticas de desenvolvimento regional, em cooperação com associações congéneres”.
Entre as personalidades que muito ajudaram e prestigiaram a Comissão de Melhoramentos, é justo destacar José Domingos Diogo, fundador e primeiro Presidente da Direcção, António Domingos dos Santos e, mais recentemente, Manuel Simões Nunes.
Para além das obras já referidas, assinale-se também como significativas, entre outras: a primeira estrada que permitiu levar à povoação as primeiras viaturas, aquela que liga a Selada das Eiras, nos princípios dos anos 60; a instalação do primeiro telefone, mantido durante muito tempo a suas expensas; o calcetamento das ruas; vários pontões sobre as ribeiras e o alcatroamento da estrada de Selada das Eiras.
Têm cerca de 230 sócios efectivos e encaram com bastante optimismo a acção da sua Comissão. “Ádela muito deve à sua Comissão de Melhoramentos, na qual os adelenses têm muito orgulho”, sendo referido também o apoio que a autarquia lhe tem dado, numa colaboração frutuosa para ambas.
O principal projecto a curto prazo é a Casa de Convívio, um desejo há muito acalentado pelos adelenses, e que, certamente, vai dar outras perspectivas à vida da povoação. Já possuem terreno e projecto e, em breve, a Casa será uma realidade.
E desejam alindar o seu Largo, prestando homenagem aos seus 25 fundadores.”
in ”Memórias e esperanças”, de João Nogueira Ramos, Edição da Casa do Concelho de Góis, 2004


Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais

"Antes do nascimento da Liga, houve uma comissão de âmbito local, liderada por Manuel Francisco, tendo feito a abertura do ramal da estrada que ainda hoje serve a aldeia.
Em 1964 foi constituída a actual colectividade, embora a respectiva escritura tenha sido feita em 1970, abrangendo quatro Casais, qualquer deles hoje já sem residentes: Coiços, Loural, Porto Chão e Ribeiro de Além.
Seriam seus fundadores Álvaro Manuel Almeida Braz, António Alcindo Almeida, António Joaquim, Henrique Braz Mendes, Joaquim dos Reis Almeida, José Braz, José Maria Alves, José Martins Mendes, Manuel dos Anjos Antunes e Mário Braz dos Santos. Na primeira eleição realizada para os corpos sociais, foram designados José Braz, Henrique Braz Mendes e José Martins Mendes, para presidentes, respectivamente, da Assembleia Geral, da Direcção e do Conselho Fiscal."
in "Memórias e esperanças", de João Nogueira Ramos, Edição da Casa do Concelho de Góis, 2004


Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais

"Os seus inícios remontam ao ano de 1913, quando se formou uma comissão de moradores, para instalação de um chafariz. Depois, em seguimento aos acontecimentos de Fátima, em 1917, esta comissão, com ajuda da população, faria a nova capela, dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Por volta de 1946-48, formou-se uma nova comissão, juntando também pessoas da União do Colmeal, para fazer uma escola, que seria construída apenas pelos locais, com ajuda financeira do Ministério da Educação.
Em 1953, seria constituída uma outra, a Comissão Pró-Estrada da Povoação da MAlhada, de iniciativa de João Nunes de Almeida, António Silva, António de Almeida e Manuel da Costa Reis, que ia lutar para que a lendária estrada Rolão-Colmeal passasse pela Malhada, uma obra que ainda está bem viva na memória colectiva dos malhadenses, um dos seus símbolos, pelo trabalho arrojado empreendido e por os ter tirado do isolamento em que viviam.
Esta comissão ia estar na base da constituição da actual Comissão de Melhoramentos.
Em Novembro de 1953, reunia-se a Assembleia-Geral e entre os seus fundadores, seriam eleitos para presidentes da Assembleia-Geral e da Direcção, respectivamente, José Maria de Almeida e João Nunes de Almeida.
A colectividade inclui os casais de Carrimá, Foz da Cova e Quinta de Belide."
in "Memórias e esperanças", de João Nogueira Ramos, Edição da Casa do Concelho de Góis, 2004
Textos de A. Domingos Santos
in A Comarca de Arganil, de 24/12/2008

Etiquetas: , , , , ,

Alvares

Fotografia de JrC

Etiquetas: ,

Campeonato da AFC - Iniciados (Série A)

Resultados da 11.ª jornada

União FC 2-1 Góis
Lousanense 2-1 Eirense
Nogueirense 0-1 Brasfemes
Condeixa 2-1 Mirandense
Cernache 8-1 Gândaras
Adémia 0-0 Académica


Classificação

Académica - 10 jogos - 28 pontos
Adémia - 11 jogos - 27 pontos
Cernache - 10 jogos - 23 pontos
Mirandense - 10 jogos - 21 pontos
Tabuense - 10 jogos - 20 pontos
Lousanense - 10 jogos - 18 pontos
Condeixa - 10 jogos - 13 pontos
Eirense - 10 jogos - 12 pontos
Brasfemes - 10 jogos - 8 pontos
União FC - 10 jogos - 7 pontos
Nogueirense - 10 jogos - 6 pontos
Góis - 11 jogos - 2 pontos
Gândaras - 10 jogos - 2 pontos


Próxima jornada

Tabuense - Adémia
Mirandense - Lousanense
Académica - Nogueirense
Gândaras - União FC
Brasfemes - Condeixa
Eirense - Cernache

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Infantis (Série A)

Resultados da 10.ª jornada

Lousanense A 6-0 Arganil
Poiares 2-1 Góis
Tabuense 4-4 Tourizense
Brasfemes 5-2 Souselas
Ac. Gândaras 4-0 Lousanense B


Classificação

Lousanense A - 9 jogos - 24 pontos
Tourizense - 9 jogos - 21 pontos
Arganil - 10 jogos - 19 pontos
Tabuense - 9 jogos - 18 pontos
Poiares - 9 jogos - 18 pontos
Brasfemes - 9 jogos - 15 pontos
Souselas - 9 jogos - 13 pontos
Góis - 9 jogos - 5 pontos
Ac. Gândaras - 9 jogos - 4 pontos
Nogueirense - 9 jogos - 4 ponto
Lousanense B - 9 jogos - 0 pontos


Próxima jornada

Nogueirense - Ac. Gândaras
Lousanense B - Tabuense
Tourizense - Brasfemes
Souselas - Poiares
Góis - Lousanense A

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Escolas (Série A)

Resultados da 10.ª jornada

Tabuense 0-1 Arganil
Tourizense 2-1 Souselas
Brasfemes 4-2 Nogueirense
Lousanense A 9-0 Ac. Gândaras
Adémia B 0-1 Poiares
Góis 1-1 Lousanense B


Classificação

Lousanense A - 28 pontos
Tabuense - 22 pontos
Arganil - 20 pontos
Souselas - 18 pontos
Tourizense - 18 pontos
Poiares - 18 pontos
Souselas - 18 pontos
Nogueirense - 13 pontos
Lousanense B - 8 pontos
Ac. Gândaras - 7 pontos
Góis - 4 pontos
Adémia B - 0 pontos


Próxima jornada

Arganil - Tourizense
Poiares - Góis
Lousanense B - Tabuense
Nogueirense - Lousanense A
Souselas - Brasfemes
Ac. Gândaras - Adémia B

Etiquetas:

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal


Em muitos momentos a vida proporciona-nos dias de felicidade, mas o mais significativo para as famílias é o NATAL.
Neste período tudo fazemos para estar com a família, reduzimos a nossa correria diária, procuramos o conforto do lar. Fazemos projectos, visitamos amigos, trocamos prendas. Desejamos as maiores felicidades.
O BLOGÓIS agradece os votos recebidos e deseja a todos um FELIZ NATAL (voltamos para a semana).

Etiquetas:

Pinhal Interior Norte vai receber financiamento do QREN

Quase dois anos depois de ter sido constituído o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) é que os municípios que constituem a Associação de Município do Pinhal Interior vão poder pôr em prática os seus projectos, devido a todo o processo burocrático que atrasou as negociações com as entidades comunitárias. À data da saída deste jornal já deverão ter sido assinados, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), os contratos de financiamento dos projectos apresentados por estas autarquias, no âmbito deste quadro, que irá perfazer 27 milhões de euros, a receber da Europa até 2013.
Trata-se de um financiamento europeu a fundo perdido, mais de metade do investimento total previsto, que será de cerca de 45 milhões de euros, repartido, em somas idênticas, por áreas de implementação empresarial, apoio social, vias de comunicação e equipamentos urbanos/desportivos, áreas que faziam parte dos projectos apresentados pelas autarquias envolvidas – Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande (Distrito de Leiria), Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (Distrito de Coimbra).
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ansião e desta Associação de Municípios, este plano “enquadra uma estratégia de desenvolvimento comum” relativamente aos vários municípios envolvidos.
As verbas de maior destaque são:
Para parques empresariais, Ansião receberá 2 milhões, Alvaiázere 2 milhões e meio, Tábua milhão e meio e Lousã um milhão.
Para equipamentos desportivos, a Lousã receberá 1 milhão e meio de euros para o seu projecto de um parque desportivo.
Para a cultura, temos à cabeça a requalificação da antiga fábrica de cerâmica de Arganil – 3 milhões, a Casa da Cultura de Góis – 1,9 milhões e a Casa das Artes de Miranda do Corvo – 1,2 milhões.
Os últimos pormenores para a assinatura destes contratos de financiamento foram ajustados na Lousã, no passado dia 9.
in O Ribeira de Pena

Etiquetas: ,

Assembleia Municipal de Góis

A Assembleia Municipal de Góis está convocada a reunir em sessão ordinária a efectuar no Auditório da Biblioteca Municipal de Góis, no próximo dia 29 de Dezembro, pelas 17 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

ANTES DA ORDEM DO DIA

1. APROVAÇÃO DA ACTA N.º 4/2008
2. INFORMAÇÃO SOBRE O EXPEDIENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
3. APRECIAÇÃO DE ASSUNTOS DE INTERESSE PARA O MUNICÍPIO


ORDEM DO DIA

1. TRANSERRANO-PROJECTO PARQUE AVENTURA/PEDIDO DE ISENÇÃO DE IMT
2. PROPOSTA DE ISENÇÃO DE TAXA/OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA
3. DAF/PROPOSTA DE REGULAMENTO DAS FEIRAS
4. REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE APOIOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR
5. COMISSÃO INSTALADORA DA ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO CENTRO/PROPOSTA DE ADESÃO/ADENDA À DELIBERAÇÃO DO EXECUTIVO DE 2009
6. ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA O ANO FINANCEIRO DE 2009
7. APRECIAÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E FINANCEIRA DA CÂMARA

INTERVENÇÃO DO PÚBLICO

Etiquetas:

52.º aniversário da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira

A Casa do Povo de Vila Nova do Ceira festejou no passado dia 13 de Dezembro (sábado) o seu 52.º aniversário com um programa comemorativo que teve lugar no salão de espectáculos da sua sede.
O clima fresquinho que se fazia sentir na rua, contraditório ao agradável conforto de tão nobre sala, por si só já era mais que motivo para que todos se sentissem confortáveis.
Também o programa foi de excelente qualidade e embora anunciado como sendo interpretado por amadores, deixaria qualquer ser humano convencido que se tratavam de profissionais de alto gabarito.
Não há palavras para exprimir a qualidade musical e o bom timbre das vozes que subiram ao palco.
O espectáculo iniciou com a afamada fadista goiense Cila Santa Serra, acompanhada à guitarra pelos varzeenses: Paulo Paiva, José Rodrigues, Luís António e Armando Barata e seguiu com a Tuna da Associação Juvenil Progresso Radical de São Martinho da Cortiça que muito bem animou a festa até perto da meia noite, conseguindo colocar todos os presentes a cantar cantigas tradicionais, bem conhecidas, e a aclamarem "bis", rogando sempre por mais uma música e esquecendo-se completamente que a hora já ia alta.
A encerrar, a direcção da Casa do Povo ofereceu a todos os presentes, um porta chaves alusivo à data e um bolo de aniversário em tamanho gigante, assinalando 52 anos de vida de uma instituição das mais activas do concelho, conforme referiu a vereadora da cultura, D. Helena Moniz, também presente nesta mega festa de aniversário.
in O Varzeense, de 15/12/2008

Etiquetas:

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Matriz

Etiquetas: ,

80.º Aniversário
do Regionalismo Goiense

Festa da Freguesia do Colmeal

31 de Janeiro de 2009

Casa do Concelho de Góis
Rua de Santa Marta, nº 47, r/c dto.
1150 – 293 LISBOA



Programa

15:00 Sessão de Abertura
Exposição
Mostra de Artesanato

16:00 Gerações Regionalistas
Henrique Mendes, Miguel Mendes e António Duarte

16:30 Apresentação do livro "U.P.F. - Memorial"
Viajando pela Freguesia

17:00 Regionalismo e Futuro
Lisete de Matos

17:30 O Colmeal em Teatro

18:00 Tocata do Rancho Serra do Ceira

18:30 Sons do Carvalhal

19:00 Sons da Malhada

19:30 Jantar Volante

21:00 Baile Serrano


Organização
Casa do Concelho de Góis – Conselho Regional

Colectividades da Freguesia do Colmeal:
Associação Amigos do Açor
Comissão de Melhoramentos de Ádela
Liga dos Amigos de Aldeia Velha e Casais
União e Progresso do Carvalhal
União Progressiva da Freguesia do Colmeal
Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais
Grupo de Amigos do Sobral, Saião e Salgado
Comissão de Melhoramentos do Soito



Apoio
Casa do Concelho de Góis

Junta de Freguesia do Colmeal

Etiquetas: , , , ,

1.ª Distrital Série A - 12.ª jornada

Na 1ª Distrital Séria A jogou-se a 12ª jornada, ronda que abriu a segunda volta da competição e que ficou marcada pelo equilíbrio em quase todos os desafios. No jogo grande do fim-de-semana o COJA sofreu para levar de vencida a vizinha equipa do Pampilhosense, que assim registou a terceira derrota da temporada. O COJA só conseguiu marcar o único golo do desafio já em período de compensação e mantêm o comandado, agora com mais 4 pontos que os segundos classificados. Em Eiras, no derbi de Coimbra, a Académica SF foi vencer por 2-0, resultado alcançado na primeira metade numa boa exibição da equipa dos estudantes. O S. Pedro Alva foi a Foz de Arouce vencer por 1-0 enquanto o Mocidade conquistou a segunda vitória da temporada ao vencer por 1-0 o Idosos. O Lagares da Beira foi a Lamas vencer por 4-1 e continua na luta por um dos seis primeiros lugares da classificação.

Resultados:

Mocidade FC 1-0 Os Idosos
Eirense 0-2 Académica/SF
COJA 1-0 Pampilhosense
Arouce Praia 0-1 São Pedro Alva
Agrário Lamas 1-4 Lagares Beira


Próxima jornada

Idosos - Arouce Praia
S. Pedro Alva - Eirense
Académica - Góis
COJA - Lamas
Lagares da Beira - Mocidade
in http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

Etiquetas:

Magusto da C. M. Povorais

No dia 30 de Novembro realizou-se um magusto na residência do Presidente da Comissão, as castanhas vindas de Povorais, boa água-pé. vinho do quintal. Teve a presença de muitos conterrâneos e amigos. Tivemos a presença da senhora mais idosa da nossa aldeia, o que foi um prazer, muitos jovens do Cacém, outros amigos do Trinhão e muitos outros amigos.
Houve também caldo verde entremeada e febras foi um belo convívio. Que entrou pela noite dentro. Parabéns à Comissão que organizou este convívio.
F. Barata
in Jornal de Arganil, de 18/12/2008

Etiquetas:

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ponte Real

Fotografia de João Almeida Santos

Etiquetas: , ,

Festa de Natal em Cortes

Vai ser levada a efeito uma festa de Natal na Casa da Cultura e Recreio Claudino Alves de Almeida, no dia 21 de Dezembro, domingo, pelas 15 horas, promovida pela Comissão de Melhoramentos de Cortes e apoiada pela Junta de Freguesia de Alvares e pelo Centro Paroquial. Haverá um espectáculo com números de Circo e será feita entregue de prendas a todas as crianças presentes que sejam residentes na freguesia de Alvares. As prendas são oferta da Comissão de Melhoramentos de Cortes e de um empresário de Castanheira de Pêra.
João Reis Antão
in Jornal de Arganil, de 18/12/2008

Etiquetas:

Povorais está mais bonito

Povorais tem no seu centro uma Carvalha secular que é a jóia da coroa desta Aldeia. Só que o recinto que a rodeia estava em mau estado, agora esse recinto foi arranjado o chão todo em xisto, os assentos forrados a loisa. Colocadas mais mesas, encostos novos também forrados, uma mesa de mais de 2 metros assente em dois muros de pedra toda forrada a loisas, bancos junto às outras mesas com assento de loisas, as paredes para o exterior foram também forradas a loisas, todo este trabalho foi feito por técnicos especializados em xisto, foi uma obra que custou alguns milhares de euros e só graças a comparticipação dos Baldios dos Penedos de Góis é que esta obra foi feita. É pena que junto a esta magnífica obra se encontre uma casa completamente em ruínas, o que dá mau aspecto, a Câmara em tempos contactou o dono mas nada mais aconteceu. O que é pena...
F. Barata
in Jornal de Arganil, de 18/12/2008

Etiquetas:

Cortes - Horta dos Santos

Viveu-se mais um momento alto na vida da aldeia de Cortes no passado dia 01 de Novembro. Como já foi escrito pelo reverendo Padre Ramiro a comunidade juntou-se, durante a tarde, para a venda das "hortas dos santos" e o Carlos "ferro" organizou uma animação que tornou o evento mais alegre...
O grupo musical "Seca Adegas" veio a Cortes para mostrar a sua música e os seus cantares tendo agradado às mais de trezentas pessoas que passaram pelo Largo da Eira. Estiveram também presentes com as suas concertinas alguns elementos do povo Cortense que começam a dar os primeiros passos com aquele instrumento musical.
O mesmo Carlos "ferro" providenciou um magusto à moda antiga onde as caras denotavam sinais típicos de uma animação sadia e sem qualquer maldade. Foi muito bonito... Ah, já agora... Não deram conta de nenhuma castanha estragada...
Quer a animação, quer as castanhas foram suportadas por um peditório cujo saldo positivo reverteu para o mordomo das almas.
Bem hajam povo e Carlos "ferro".
João Reis Antão
in Jornal de Arganil, de 18/12/2009

Etiquetas:

Folhas caída

Fotografia de Richard Land

Etiquetas:

Estrada de ligação a Povorais

Esta estrada está em muito mau estado, muitos conterrâneos têm protestado e com razão que a estrada nacional n.º 2 continua cheia de buracos. Depois de contactada a Câmara, esta diz que no próximo ano de 2009 será feita um plano de alcatroamento no Concelho. Onde a nossa estrada será incluída. Vamos ter fé, e querer que será uma realidade. A Câmara é pessoa de bem e temos que ter confiança nos nossos autarcas.
F. Barata
in Jornal de Arganil, de 18/12/2008

Etiquetas:

Excursão a Santa Quitéria

No dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, realizou-se um passeio a Santa Quitéria, saindo de Alvares. A saída foi às 7h, passámos por Góis para o pequeno-almoço, e seguimos para o nosso destino chegando a Santa Quitéria às 10h para apreciarmos a feira e fazer compras.
Seguiu-se a celebração da Santa Missa (campal) junto da Capela em Honra de Santa Quitéria, celebrada pelo Padre António Calixto de Almeida e director do Varzeense. O coro foi executado pela Filarmónica de Serpins, seguida de procissão à volta da Capela. Pela primeira vez de visita ao local, achei a cerimónia muito bonita e bem organizada assim como a feira. O almoço, a cargo da organização, Manuel Lopes Dias e familiares, foi grelhados acompanhados de boa "pinga".
Pelas 15h partimos, alegres e animados. No autocarro toquei concertina à moda da nossa terra e todos cantavam e reinavam, em família. Fizemos paragem em Góis, na Feira dos Santos, e seguimos viagem sempre com a mesma animação, até nova paragem no café da Serra, Cabeçadas, onde a concertina animou o espaço.
Foi um passeio cheio de alegria e que nos ficou no coração pois os momentos foram vividos e humildemente entre todos nós. Na saída de Alvares foi rezado o Santo Terço pela esposa do senhor Américo da Candeia. A chegada foi ao fim da tarde com toda a boa disposição. A organização agradece a todos os que participaram neste passeio e conta com a sua presença para o próximo que será para as bandas do Norte do país.
António Bernardo
in Jornal de Arganil, de 18/12/2008

Etiquetas: ,

Américo Nunes "O Senhor dos Porsche"

Salientamos este livro, agora editado por Ricardo Grilo, sobre a vida deste nosso conterrâneo, oriundo do Esporão, filho de Idalina Nunes e de Serafim Nunes, que foi um grande impulsionador para a fundação da nossa Comissão.
Esta publicação alusiva a este brilhante piloto, vencedor de diversos campeonatos nacionais de automobilismo, entre 1962 e1983, com várias vitórias na volta a Portugal (Continental e Madeira), ralis em Portugal e Marrocos, circuitos e rampas de Montanha, entre outros.
in A Comarca de Arganil, de 17/12/2008

Etiquetas:

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Capela da Misericórdia

Natal no Colmeal

A sala foi mesmo pequena para acolher todos os que, com a União e a seu convite, quiseram celebrar o Natal no Colmeal. Fugindo ao frio que gelava lá fora, como às vezes gela a vida das pessoas, a sala foi-se enchendo de gente que buscava o conforto da chama crepitante da lareira e dos afectos. Eram crianças, jovens e adultos, era gente de várias localidades enacionalidades, que a União unia e abraçava na celebração do Natal, da infância e da maior idade que a todos espera.
Depois de um apetitoso e lautoso convívio à volta da mesa, as crianças receberam, finalmente, os presentes prometidos. Faltou o Ruben Simão, de Ádela. Um Feliz Natal também para ele. Em representação de todos, o mais idoso – Jaime Martins de Almeida - o maior, como carinhosamente lhe chamaram e ele é, também foi presenteado. E o José Álvaro, que fazia anos, emocionou-se com os parabéns que lhe cantaram e as felicidades que lhe desejaram.
Lisete de Matos
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com

Etiquetas:

Festa de Natal no Esporão

Realizou-se na Casa de Convívio, no dia 14, com a colaboração da equipa de gestão. Foi servido um lanche a todas as crianças, familiares e conterrâneos, não faltando animação natalícia, com um bonito presépio, mais uma vez preparado pelo Pedro Martins.
in A Comarca de Arganil, de 17/12/2008

Etiquetas:

Festa de Roda Cimeira

No dia 8 de Dezembro realizámos a festa da nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, com missa cantada e sermão, às 11-30 horas, seguida de procissão que percorreu o itinerário habitual. No final da procissão teve lugar o leilão de ofertas.
P.e Ramiro
in A Comarca de Arganil, de 17/12/2008

Etiquetas:

Lançada a primeira pedra para a nova sede do Góis Moto Clube

A vila de Góis vai ficar mais enriquecida, depois do lançamento de mais uma obra que promete estar em funcionamento já para o próximo ano que vêm. O lançamento da primeira pedra para a obra da futura sede do Góis Moto Clube a cimentar na Quinta do Baião, realizou-se na manhã do passado domingo, 7, na presença do presidente da Câmara Municipal de Góis, vice-presidente, vereadores do município, Federação Nacional de Motociclismo, entidades responsáveis pelo projecto, alguns associados e amigos do Grupo de amigos e adeptos do motociclismo.


Pelas mãos do presidente do Góis Moto Clube, Rui Paulo, foi entregue de forma simbólica, ao presidente da Câmara Municipal local, o projecto da futura sede. De acordo com o vice-presidente do Góis Moto Clube, Jaime Garcia trata-se de um projecto “ambicioso e grandioso que acarreta uma responsabilidade acrescida” disse, revelando que a associação conseguiu “amealhar e lançar-se a uma obra desta dimensão”, no entanto, não há dinheiro suficiente para a realização da obra, e por isso, “contamos com o apoio do município de Góis e de outras entidades e empresas, que sempre nos ajudaram”. “Esperemos que dentro de um ano tenhamos condições para estarmos a fazer uma cerimonia bem mais interessante do que esta, que será a da inauguração desta sede” firmou Jaime Garcia.
Fundado em Fevereiro de 1991, o Góis Moto Clube "está prestes a atingit a sua maioridade", começou por realçar o vice-presidente, congratulando-se por nesta altura estar em condições de "lançar a primeira pedra da nova sede social". "No ano em que faz 18 anos, construir a sua sede, penso que é de louvar", considerou Jaime Garcia, enaltecendo que ao estar a construir-se a sede social, é significativo e de que "há longa vida para o Góis Moto Clube, assim haja vontade".
O Góis Moto Clube que ao longo da sua actividade tem estado alojado em sedes arrendadas, agora através de um contrato de comodato celebrado com o município de Góis, vai construir a sua própria casa, num edifício que se encontrava devoluto, sito na Quinta do Baião. De referir que, anteriormente o edifício era utilizado para prestar apoio logístico às concentrações mototurísticas realizadas no Verão. "Este local tem sido o palco de um conjunto de acontecimentos grandiosos, que é a concentração Mototurística de Góis", contou o dirigente, avançando que a nova construção terá "características de um edifício público, que se pretende transparente". A própria arquitectura baseada no vidro, pretende "potenciar aquilo que é um grande potencial do nosso país e também desta região, que é aproveitar o sol e a luminosidade", explicou Jaime Garcia, manifestando que também "gostaria que fosse um edifício que potenciasse a energia", uma vez que actualmente, "existem formas de captação de energia e até de colocação de energia em benefício do próprio edifício e da comunidade".
Segundo o vice-presidente, a sede possibilitará uma maior exposição à sociedade, contribuindo deste modo para "dar outro impulso à concentração mototurística". "Quem entrar aqui no próximo ano vai ter uma surpresa, paga a entrada, chega cá dentro vê que aquele bunker, como nós chamávamos, que estava tapado com panos e madeiras, transformou-se numa obra", revelou Jaime Garcia, referindo que possivelmente ainda não estará concluída, mas "já terá as suas linhas arquitectónicas bem defenidas e prestará apoio com mais eficácia à concentração". A obra vai estar "sempre disponível à comunidade", salientou, esclarecendo que, tendo em conta o contrato estabelecido, "o terreno é do município, já a construção da sede está a cargo de Góis Moto Clube", todavia, se de futuro, por alguma fatalidade o Góis Moto Clube deixar de existir "o que está construído reverte a favor do município".
"Uma obra desta dimensão, vai trazer maior dinamismo ao Góis Moto Clube", vaticinou o dirigente, frisando que será "uma mais-valia para a associação, trazendo-lhe uma responsabilidade acrescida", porque para ter uma casa destas a funcionar "é necessário que os colaboradores estejam mais envolvidos".
Por outro lado, Jaime Garcia aproveitou a ocasião para elucidar, que para aqueles que tivessem alguma incerteza sobre para onde iam os resultados das actividades realizadas pelo Góis Moto Clube, "o resultado da sua actividade vai ser investido". Para além disso, existem outros investimentos que foram efectuados ao longo do tempo, o Góis Moto Clube tem "viaturas e tem outros patrimónios que custam dinheiro", sustentou.
"Hoje é um dia muito importante para a vida do Góis Moto Clube e para a vila e concelho de Góis", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Góis, lembrando que a construção da sede "é um sonho antigo". "As instalações realmente eram fracas", reconheceu Girão Vitorino, salientando que com a realização da obra, no futuro "vamos ter aqui todas as condições para receber não só na altura da concentração, mas noutras alturas do ano outros eventos". Destacando a boa colaboração entre a autarquia e o Góis Moto Clube, o presidente do município goiense enalteceu "a grande visibilidade", quer a nível nacional, bem como internacional que os eventos patrocinados pela associação têm proporcionado a Góis e agradeceu "aos homens e mulheres" que a troco de nada, se esforçam para dar essa visibilidade.
Quanto ao projecto, o edil considerou "é lindíssimo, muito funcional, um bem maior para o nosso concelho", disse, fazendo votos para que o Góis Moto Clube "se mantenha por muitos anos".
Refira-se que após o lançamento da primeira pedra, tev elugar no restaurante Retiro dos Sabores, um almoço de final de época, no qual participaram diversas individualidades, muitos sócios e amigos do Góis Moto Clube.
in A Comarca de Arganil, de 17/12/2008

Etiquetas: , ,

Detido por tentativa de agressão nas estufas

Um homem, de 39 anos, tentou agredir, ontem, ao início da manhã, uma mulher no interior das estufas da Santa Casa da Misericórdia, em Regateira. O incidente ocorreu cerca das 10H00, na sequência de uma discussão entre o indivíduo e a mulher, que, segundo a GNR de Coimbra, seria a engenheira responsável pelas estufas. Ao local deslocaram-se os militares do posto de Góis, que detiveram o homem.
O homem encontra-se desempregado e reside em Góis, informou a mesma fonte, acrescentando que o indivíduo ainda tentou agredir os militares, bem como os injuriou.
in Diário As Beiras, de 17/12/2008

Etiquetas: , ,

Alvares - Consoada de Natal

Ontem foi a festa do Natal no Lar de S. Mateus, com os utentes do Lar, Centros de Dia de Alvares e Roda Cimeira, utentes do Apoio Domiciliário e as crianças do ATL.
O almoço foi servido às 12.30 horas e no final foram distribuídas as prendas de Natal aos utentes do Lar, Centros de Dia, Apoio Domiciliário, empregados e crianças do ATL.
Amanhã, dia 18, terá lugar a Consoada de Natal para os utentes do Lar de Cortes, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e crianças da Creche e Infantário.
O almoço será servido às 12.30 horas, findo o qual serão distribuídas as prendas de Natal aos utentes do Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, empregadas e crianças da Creche e Infantário.
P.e Ramiro
in A Comarca de Arganil, de 17/12/208

Etiquetas: , ,

Esporão




Video de Cátia Adão

Etiquetas: ,

Campeonato da AFC - Iniciados (Série A)

Resultados da 10.ª jornada

Góis 0-1 Cernache
Gândaras 1-5 Lousanense
Mirandense 4-1 Nogueirense
Académica 3-1 Tabuense
Brasfemes 0-4 Adémia
Eirense 3-0 Cernache


Classificação

Académica - 9 jogos - 27 pontos
Adémia - 10 jogos - 26 pontos
Mirandense - 9 jogos - 21 pontos
Cernache - 9 jogos - 20 pontos
Tabuense - 10 jogos - 20 pontos
Lousanense - 9 jogos - 15 pontos
Eirense - 9 jogos - 12 pontos
Condeixa - 9 jogos - 10 pontos
Nogueirense - 9 jogos - 6 pontos
Brasfemes - 9 jogos - 5 pontos
União FC - 9 jogos - 4 pontos
Gândaras - 8 jogos - 2 pontos
Góis - 10 jogos - 2 pontos


Próxima jornada

União FC - Góis
Lousanense - Eirense
Nogueirense - Brasfemes
Condeixa - Mirandense
Cernache - Gândaras
Adémia - Académica

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Infantis (Série A)

Resultados da 9.ª jornada

Arganil 1-1 Poiares
Góis 2-3 Brasfemes
Souselas 0-11 Tabuense
Tourizense 6-0 Ac. Gândaras
Lousanense B 1-5 Nogueirense


Classificação

Lousanense A - 8 jogos - 21 pontos
Tourizense - 8 jogos - 20 pontos
Arganil - 9 jogos - 19 pontos
Tabuense - 8 jogos - 17 pontos
Poiares - 8 jogos - 15 pontos
Souselas - 8 jogos - 13 pontos
Brasfemes - 8 jogos - 12 pontos
Góis - 8 jogos - 5 pontos
Nogeuirense - 9 jogos - 1 ponto
Ac. Gândaras - 8 jogos - 1 ponto
Lousanense B - 8 jogos - 0 pontos


Próxima jornada

Lousanense A - Arganil
Poiares - Góis
Tabuense - Tourizense
Brasfemes - Souselas
Ac. Gândaras - Lousanense B

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Escolas (Série A)

Resultados da 9.ª jornada

Arganil 4-1 Góis
Nogueirense 2-0 Tourizense
Lousanense B 0-2 Poiares
Souselas 0-3 Tabuense
Ac. Gândaras 1-4 Brasfemes
Adémia B 0-8 Lousanense A


Classificação

Lousanense A - 25 pontos
Tabuense - 22 pontos
Souselas - 18 pontos
Arganil - 17 pontos
Brasfemes - 16 pontos
Tourizense - 15 pontos
Poiares - 15 pontos
Nogueirense - 13 pontos
Lousanense B - 7 pontos
Ac. Gândaras - 7 pontos
Góis - 3 pontos
Adémia B - 0 pontos


Próxima jornada

Tabuense - Arganil
Tourizense - Souselas
Brasfemes - Nogueirense
Lousanense A - Ac. Gândaras
Adémia B - Poiares
Góis - Lousanense B

Etiquetas:

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Aigra Velha


Video de mutation

Etiquetas: ,

Ceia de Natal da filarmónica Varzeense

A sede da Filarmónica Varzeense voltou a encher-se, no passado dia 6 de Dezembro. O motivo foi o jantar convívio de Natal que visou essencialmente a confraternização, promovendo a amizade e o espírito de união entre os músicos e a população em geral.
A Filarmónica reuniu cerca de centena e meia de presenças entre directores, músicos, familiares, simpatizantes e amigos da FILVAR.
Para além do jantar, que constou de uma deliciosa ementa, onde não faltou o leitão assado, arroz de cabidela de leitão, fruta, doces e diversas bebidas surgiram ainda algumas surpresas que animaram o serão.
O regente (Nelo Paiva) e seus filhos (Bruno e João), interpretaram algumas peças musicais alusivas ao Natal e o Conjunto Musical “Banda Matrix” abrilhantou o baile que animou todos os presentes. Conclusão: ninguém ficou sem dar o seu “pezinho de dança” e acompanhar com lindas canções.
Com um Feliz Natal e Próspero Ano de 2009 todos se despediram desejando os melhores sucessos para a centenária Filarmónica.
in http://filvar.blogspot.com

Etiquetas: ,

CAMINHADA: “Rota das Tradições do Xisto - Penedos de Góis - Serra da Lousã”

10 de Janeiro


Percorrendo as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã no concelho de Góis Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, com a companhia dos imponentes Penedos de Góis. O percurso passa por um conjunto de aldeias vivas do concelho de Góis onde os participantes podem desfrutar de características e tradições únicas do território do xisto: alambique, eira, forno e moinho comunitários, hortas e culturas serranas, visita à uma exploração de cabras, soutos, cozinhas e caniços tradicionais, gateiras, pocilga do porco, produtor artesanal de mel da Serra da Lousã. Momento único será a visita à aldeia de Aigra Velha que ainda dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país e a visita aos fósseis marinhos existentes no Penedo de Góis. Com alguma probabilidade será possível avistar uma rapina ou uma manada de veados neste percurso.

Tipo de percurso: Circular. Extensão: cerca de 12km. Duração: 5 a 6 horas. Declives: Moderados. Dificuldade: Média. Início e final de percurso: Aigra Nova. Ponto de encontro: na aldeia de Aigra Nova, na Loja do Xisto, pelas 9h30. Preço: 10€/pax - inclui guia, seguro.

Aos preços indicados acresce o IVA à taxa em vigor.

Para inscrição é necessário indicar um telemóvel de contacto e é obrigatório o envio prévio do nome completo dos participantes, para efeitos de seguro.

Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 13, 3330-304 GÓIS tel / fax 235 778 938 telem 966 217 787 mail geral@transserrano.com

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Neve nos Penedos de Góis

Fotografia de Luís Ferreira


www.luis-ferreira.com
http://luisferreirafotografia.blogspot.com
http://postaisdegois.blogspot.com

Etiquetas: ,

Resultados do Concurso de Fotografia «Património de Góis»

Durante a tarde do dia 9 de Dezembro de 2008, a partir das 14h30m, reuniu-se, na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, o júri do Concurso de Fotografia “Património de Góis” para deliberar sobre as fotografias apresentadas e admitidas a concurso.

O júri do concurso é composto pelos seguintes elementos:

Presidente:
Maria Helena Barata Moniz
(Representante da Câmara Municipal de Góis)

Anabela das Dores
(Representante do Turismo do Centro de Portugal)

Armando Gualter de Campos Nogueira
(Representante da População do Concelho de Góis)

Armindo Neves
(Fotógrafo do Concelho de Góis)

Fernando Romão
(Representante da Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã)


Após um longo e aturado período de observação, reflexão e discussão sobre as obras, o júri tomou a difícil decisão de seleccionar as fotografias vencedoras, de entre um conjunto de 48 exemplares, apresentados pelo total de 16 participantes que aderiu a esta iniciativa, atribuindo as seguintes classificações:


1º Lugar: “Rapariga com Brinco de Pérola” (Cadafaz), de Alexandre Brás
2º Lugar: “Ponte Velha” (Góis), de Inês Antunes
3º Lugar: “Menina (Telhado da Capela de São Sebastião)” (Góis), de Catarina de Matos


Menção Honrosa: “Águas Vivas” (Ribeira da Pena), de Isabel Martins
Menção Honrosa: “Reflexo na Ponte” (Góis), de Alexandre Brás
Menção Honrosa: “Poço do Arco” (Sandinha), de Erminda Muro


Em data a determinar oportunamente, será celebrada a sessão de entrega dos prémios e inaugurada a exposição de todos os trabalhos apresentados na galeria do Turismo.
A Câmara Municipal de Góis felicita todos (as) os (as) concorrentes pelas obras apresentadas e agradece a sua participação neste evento cultural que em muito contribui para a valorização do património do nosso concelho.

Bem haja!

Lista de Participantes no Concurso de Fotografia
in www.cm-gois.pt

Etiquetas: ,

Alvares em Lisboa

Etiquetas: ,

Alvares na Casa do Concelho de Góis

Etiquetas: ,

Alvares na Casa do Concelho de Góis

Etiquetas: ,

I Eliminatória da Taça AFC - 2.ª mão

Este fim-de-semana houve festa de Taça também na AFC. Jogou-se a 2ª mão da 1ª eliminatória e não se pode dizer que houve grandes surpresas.

Começamos com o Académica SF – Góis. Os estudantes já tinham vencido no 1º jogo por 1-0 e ontem voltaram a vencer, desta feita por 2-0. O Pereira ainda chegou a assustar o COJA, quando esteve a vencer por 3-1, mas a equipa de Coja levava uma vantagem de dois golos e não facilitou, apesar da derrota de ontem por 3-2 segue em frente na taça. Festa de golos houve na Figueira da Foz entre Cova Gala e SP Alva. Os da casa tinham a eliminatória quase na mão, pois venceram na 1º mão por 3-0, e ontem voltaram a vencer por 4-3. O Idosos foi a única equipa que ao perder na 1ª mão conseguiu, no segundo jogo, virar a eliminatória a seu favor ao vencer por 2-0, em sua casa, a equipa do Arouce Praia. O Eirense, que tinha empatado a duas bolas em Lamas, ontem venceu por 1-0 e também se apurou para a segunda eliminatória. O S. Caetano na deslocação a S. Martinho do Bispo venceu o Esperança por 4-1 e segue em frente na Taça, enquanto o Lag. Beira que tinha no primeiro jogo empatado a uma bola no terreno do Seixo Mira, ontem em sua casa venceu por 2-1. Águias, Praia de Leirosa e Mocidade repetiram as vitórias do primeiro jogo e seguem em frente na Taça.

Resultados:
Águias 2-1 CB soure (2-1)
Académica SF 2-0 Góis (1-0)
Eirense 2-1 Lamas (2-2)
Lagares da Beira 2-1 Seixo Mira (1-1)
Idosos 2-0 Arouce Praia (0-1)
Pereira 3-2 COJA (0-2)
Esperança 1-4 S. Caetano (1-1)
Mocidade 3-1 Sepins (1-0)
Praia de Leirosa 2-1 Cadima (3-1)
Cova Gala 4-3 S. Pedro Alva (3-0)

A segunda eliminatória da Taça AFC joga-se a 11 de Janeiro e já conta com a presença das equipas da Divisão de Honra.
in http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

Etiquetas:

Muito frio, neve e estradas cortadas no Norte e Centro

O forte nevão que uma vez mais pintou de branco uma grande parte da zona de Trás-os-Montes provocou muitos congestionamentos nas vias rodoviárias, dando origem ao encerramento, ao final da tarde, do troço da Auto-Estrada 24 (A24) entre Vila Real e Chaves, devido ao gelo que se foi acumulando.
Também algumas estradas secundárias foram vedadas à circulação: Nacional 15 Amarante-Vila Real na zona do Alto do Marão, assim como a municipal que liga Vila Real a Mondim de Basto pela serra do Alvão, abrindo, no entanto, ao início da tarde a veículos com tracção.
O nevão pôs uma vez mais em causa a emissão os meios de comunicação social que tem os retransmissores instalados na serra do Alvão. Assim, Rádio Voz do Marão, Rádio Universidade e Rádio Clube Português estiveram privados de emissão ao longo do dia, devido a um corte de energia no posto transformador da EDP. Recorde-se que no anterior nevão, há cerca de 15 dias, estas rádios estiveram sem emissão devido à queda de um poste de média tensão que a EDP apenas recolocou uma semana depois.
Na zona de Viseu, a situação foi semelhante. A neve começou a cair às primeiras horas da madrugada de ontem e obrigou ao encerramento da EN321, que liga Castro Daire a Cinfães. Esta estrada só viria a ser reaberta cerca das 16.00, não sem que antes os bombeiros tivessem sido chamados a rebocar uma viatura atascada na neve. De acordo com Paulo Matos, comandante dos Bombeiros de Castro Daire, "o condutor foi apanhado desprevenido e apenas foi preciso rebocá-lo".
Também na A24, que liga o Nordeste transmontano ao litoral, a circulação foi condicionada no Alto do Mezio, entre Lamego e Castro Daire, a uma altitude de 950 metros. No maciço da Estrela, as estradas foram encerradas durante a tarde de sábado. De acordo com informações prestadas pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, apenas ficou "transitável a ligação Covilhã-Piornos-Manteigas". O resto das vias permaneceu encerrado, entre as quais a estrada Piornos -Torre-Lagoa Comprida, devido ao intenso nevão que caiu na Estrela e que nalgumas zonas chegou a atingir os 20 centímetros de altura. Ao início da noite de domingo, os bombeiros e o Centro de Limpeza da Neve de Piornos mantinham o nível de alerta devido à previsão de queda de neve acima dos 700 metros.
A neve nas terras altas foi ontem o denominador comum na região Centro. Nevou na cidade da Guarda, mas segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, ali "o frio é tão normal que nem se fala dele". Também caiu neve nos pontos mais altos do concelho de Góis (Coimbra), mas, dizem os bombeiros, nenhuma estrada ficou intransitável.
A previsão meteorológica aponta para os próximos dias uma diminuição da intensidade do vento e queda de neve acima dos 600 metros. A melhoria do estado do tempo, de acordo com os serviços da protecção civil, só deve chegar a partir de amanhã.
in Diário de Notícias, de 15/12/2008

Etiquetas:

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

s/t


Fotografias de Richard Land

Etiquetas: ,

Concerto de Natal em Góis

Vai decorrer em Góis um Concerto de Natal, pelo Coro da Casa do Povo de Mirando do Corvo, que se realiza no dia 21 de Dezembro [Domingo], na Igreja Matriz de Góis, pelas 17.30 horas.
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

Acta de Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Góis

A Acta de Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Góis de 25/11/2008 pode ser consultada clicando sobre a data.

Etiquetas:

Exposição de Artesanato

Estará presente no Posto de Turismo de Góis, situado no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, a exposição de artesanato dos artistas Elisabete de Carvalho e Pedro Pinto, disponível de 12 a 31 de Dezembro, das 09:00 ás 17:00 horas.

Etiquetas: ,

II Encontro de Gerações

O Programa Escolhas 3.ª geração lançou mais uma vez o desafio “Escolhas de Portas Abertas”, no sentido de dar a conhecer as actividades desenvolvidas pelos 120 projectos, quer localmente quer em termos nacionais.
Este programa visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos desfavorecidos e problemáticos, reforçando a igualdade de oportunidades, tendo como princípios básicos a solidariedade e justiça social.
Assim, a Câmara Municipal de Góis e a ADIBER, enquanto Entidade Promotora e Gestora do Projecto “Escolhas de Futuro” no âmbito desta Iniciativa – “Escolhas de Portas Abertas” promove o “II Encontro de Gerações” que irá decorrer nos próximos dias 13, 15 e 16 de Dezembro.
No dia 13 de Dezembro pelas 11 horas irá decorrer a decoração de uma árvore de Natal no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira. Ainda neste dia pelas 15 horas, é proporcionada a toda a comunidade Goiense a colaboração na construção de uma casa feita de pacotes de leite, denominada “Casa Escolhinhas” e ainda um concurso de LANparty na Biblioteca Municipal António Francisco Barata. Pelas 16h30 será inaugurada a Loja Social e ainda se realizará um chá de Natal no Espaço Jovem, com vendas de natal.
No dia 15 de Dezembro na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, continuar-se-á a construir a “Casa Escolhinhas” e, paralelamente, todos os interessados podem participar no Cid@net. Ainda neste dia, a partir das 14 horas, irá decorrer a Oficina de Expressão Dramática incluída na Festa de Natal do Agrupamento de Escolas do Concelho de Góis, no Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Alvares.
Para finalizar a iniciativa “Escolhas de Portas Abertas”, o Projecto “Escolhas de Futuro” estará presente no Mercado semanal com o Cid@net e uma exposição. Durante a tarde de terça-feira será entregue a uma escola do agrupamento de escolas do Concelho de Góis, a “Casa Escolhinhas”.
Toda a comunidade Goiense está convidada a participar nesta iniciativa.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: , , ,

Casa do Povo de Vila Nova do Ceira assinala mais um aniversário

É já amanhã, dia 13 de Dezembro, que vão ser assinalados os 52 anos da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira, freguesia do concelho de Góis. Desta forma, pelas 21h, vai ter início o programa comemorativo, a ter lugar no salão de espectáculos da Casa do Povo.
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Várzea Grande

Fotografia de Luís Ferreira


www.luis-ferreira.com
http://luisferreirafotografia.blogspot.com
http://postaisdegois.blogspot.com

Etiquetas: ,

PNL - Mais leitura é objectivo da autarquia

Num acto que pretende elevar os níveis de literacia, a autarquia assinou, na semana passada, um protocolo no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL). As duas entidades determinaram as modalidades de cooperação para o efeito, que será posto em prática através da promoção da leitura, factor considerado fundamental para o desenvolvimento individual e de progresso colectivo. Doravante a autarquia irá promover a leitura na sala de aula e em outras actividades das escolas, financiando a aquisição de conjuntos de livros recomendados pelo PNL, num montante de 3900 euros, até 2011, por parte de bibliotecas escolares que servem os agrupamentos, jardins-de-infância e as escolas de ensino básico. Esta é uma das alíneas do acordo, que prevê ainda o apoio ao desenvolvimento da rede de bibliotecas escolares, promoção de eventos destinados ao incentivo da leitura, bem como disponibilização de equipamentos para o efeito. Ao abrigo do mesmo, será feita a divulgação das iniciativas junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, Centros de 3.ª Idade, como também através de publicações periódicas, materiais informativos, incluindo sítios da Internet, outdoors, rádio ou placas de editais.
Da parte da comissão do PNL, este compromete-se proporcionar o apoio técnico e financeiro às instituições envolvidas pelo programa, no valor, igualmente de 3900 euros, a atribuir de forma faseada, de 2200 euros até final do ano e os restantes 1700 distribuídos em cada ano até 2011. Ainda, organizar campanhas de divulgação dos seus objectivos, visando o envolvimento das famílias e de organizações da comunidade na promoção da leitura, assegurar a divulgação da parceria, nomeadamente através da inclusão do seu logótipo, no sítio do Ministério da Educação respeitante ao plano, bem como em campanhas de televisão ou rádio, folhetos ou cartazes. Ao fim de um ano, tanto a Câmara como a Comissão, irão proceder a uma análise da participação de cada um, de modo a propor eventuais ajustamentos às condições do protocolo.
Este foi "mais um passo" na formação de leitores e promoção de hábitos de leitura, nas palavras da vereadora da cultura da autarquia, Helena Moniz, desde a faixa etária mais jovem da população, passando pelo 1.º e 2.º ciclos. A autarca considera que o protocolo representa um investimento no futuro do concelho, dotando os jovens de mais competências, elevando assim o seu nível de conhecimento. "A leitura é o pilar do desenvolvimento cognitivo e naturalmente quanto mais cedo se iniciar a leitura, maior competência se adquire", disse na ocasião, falando ainda do papel das bibliotecas, as quais entende que "desempenhem um papel muito importante na educação e consequentemente na formação cívica". A visão foi partilhada pelo presidente da Câmara, José Girão Vitorino, dando conta de iniciativas que melhoram as condições de ensino. Nesse sentido, incluiu o programa do PNL para a promoção de uma Educação mais qualificada, especialmente no que diz respeito à leitura. "Lutamos para que aos nossos jovens nada lhes falte", vincou.
Num dia dedicado ao conhecimento proporcionado pelos livros, na biblioteca da Escola Básica 1/2 realizou-se a entrega de baús de conjuntos documentais organizados pela biblioteca escolar do agrupamento de escolas, biblioteca de Góis e escolas do 1.º CEB e jardins de infância, às crianças do concelho. Como coordenadora nacional do programa de redes de bibliotecas, Teresa Calçada realçou a importância do protocolo, dado que entende que a Educação "é porventura o maior e mais consolidado dos investimentos".
in Jornal de Arganil, de 11/12/2008

Etiquetas: , , ,

Ambiente fica a ganhar com nova ETAR de Cortes

A empresa Águas do Mondego inaugurou ontem a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Penacova, a maior do concelho, e que vai contribuir para a melhoria geral do ambiente, num território dominado pelo rio Mondego.
(...)
...foi ainda anunciado que, no âmbito da Águas do Mondego, mas no concelho de Góis, foi também consignada a construção da ETAR de Cortes, que tratará os efluentes da freguesia de Alvares.
in Diário de Coimbra, de 11/12/2008

Etiquetas: ,

Amieiros/Cabeçadas - Almoço de aniversário da Comissão de Melhoramentos

A Direcção da Comissão de Melhoramentos do Povo Amieiros/Cabeçadas, promove no próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 13 horas o Almoço Comemorativo do 65.º Aniversário da Comissão.
O Almoço realizar-se-á na Quinta Particular de Santo António da Barôta, em Massamá Norte. Esperamos por todos neste almoço convívio.
EMENTA: aperitivos, almofadinhas de carne, croquetes, folhados de atum e salsicha, pastéis de bacalhau. Vermute, Moscatel, Vinho do Porto e Sumo e Água. Sopa, Sopa de Legumes. Peixe, Arroz de Tamboril com camarão descascado, Carne, Lombo de Porco à Padeiro com ananás. Bebidas, Vinho branco e tinto da região demarcada, cerveja, refrigerantes e água minerais. Sobremesa, Torta de Laranja, Digestivos; Café Expresso. Vinho do Porto, Licor de Whisky, Licor de Amêndoa, Aguardente Velha, Brandy e Whisky novo ou velho.
Preço por pessoa: Adulto - 25€; Crianças dos 5 aos 12 anos - 12,5€.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo são os votos da Direcção da Comissão de Melhoramentos.
in Jornal de Arganil, de 11/12/2008

Etiquetas: ,

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Rio Ceira - Peneda

Fotografia de Luís Ferreira


www.luis-ferreira.com
http://luisferreirafotografia.blogspot.com
http://postaisdegois.blogspot.com

Etiquetas: , ,

Festa Anual da Comissão de Ribeira Cimeira e Fundeira

A Comisão de Melhoramentos de Ribeira Cimeira e Fundeira - Góis, vai realizar a Festa anual da Aldeia nos próximos dias 19, 20 e 25 de Dezembro. O programa agendado é o seguinte:

Dia 19 [ Sexta-feira] - 20 Horas - Abertura do Bar e da Quermesse
- 22 Horas - Karaoke

Dia 20 [ Sábado ] - 09 Horas - Abertura do Bar e da Quermesse
- 13 Horas - Almoço
- 15 Horas - Missa
- 22 Horas - Baile com o conjunto 'Estrelas Imcomparáveis'

Dia 25 [ Quinta-feira ] - 16 H 45 m - Missa de Natal
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

Estudo avalia potencial energético do Pinhal Interior

Um estudo sobre o potencial energético de cinco concelhos do Pinhal Interior, focado sobretudo na sua capacidade hídrica, deverá estar concluído no prazo máximo de dois anos, revelaram hoje responsáveis ligados ao projecto.

O estudo será feito pelo grupo FDO, através da sua participada Urbancraft, e abrangerá os municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis (distrito de Coimbra) e Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos (Leiria).

Os acordos de colaboração para a realização do estudo foram celebrados hoje, na Câmara da Pampilhosa da Serra, entre as cinco autarquias e o grupo FDO.

A Urbancraft, que resulta de uma parceria com a empresa ABB, «compromete-se a efectuar um levantamento exaustivo do potencial dos recursos hídricos e florestais com vista a avaliar o potencial energético de cada um dos municípios», segundo uma nota do grupo FDO.

A empresa efectuará ainda «a análise da área do município, avaliando os locais passíveis de instalação dos empreendimentos de aproveitamento das energias renováveis, cuja origem pode ser hídrica, fotovoltaica, solar ou de biomassa».

«Vamos fazer um levantamento muito focado nos recursos hídricos, mas olhar também para outras oportunidades. Este conjunto de municípios tem um potencial grande», disse hoje à agência Lusa Luís Graça, administrador do grupo FDO.

Segundo o mesmo responsável, o prazo máximo para a realização do estudo é de dois anos, mas a empresa vai tentar ser «o mais célere possível».

Ao destacar as «grandes potencialidades energéticas» desta região, o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito Dias, realçou igualmente os «impactos muito positivos, em termos financeiros», que empreendimentos neste âmbito terão para as autarquias envolvidas.

«As autarquias têm grandes dificuldades em gerar receitas próprias. Temos de aproveitar o melhor possível estes recursos endógenos», disse o autarca à agência Lusa.

De acordo com o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, este estudo, cujos custos são suportados pela empresa, representa «um trabalho importante para a região».

«É o princípio de uma carta energética desta região, que indicará os caminhos a seguir», referiu José Brito Dias.

No âmbito dos protocolos de cooperação firmados hoje, as autarquias, além de autorizarem os referidos estudos, comprometem-se a facultar dados e elementos de que disponham para a elaboração dos levantamentos relativos à exploração das fontes de energia.

Está também prevista a entrega pela empresa, a cada um dos municípios, de um donativo de cinco mil, que reverterá para obras de acção social, humanitárias ou de interesse público em geral.

Fundado em 1980, o grupo FDO tem como principais áreas de negócio os sectores da construção civil e obras públicas, promoção imobiliária, centros comerciais, hotelaria, serviços e parques de estacionamento, ambiente e energia.
Diário Digital / Lusa

Etiquetas: ,

Esporão


Video de Cátia Adão

Etiquetas: ,

Campeonato da AFC - Iniciados (Série A)

Resultados da 9.ª jornada

Tabuense 1-0 Brasfemes
Lousanense 3-1 Góis
Nogueirense 2-2 Eirense
Adémia 2-0 Mirandense
Condeixa 4-2 Gândaras
Cernache 3-1 União FC


Classificação

Académica - 8 jogos - 24 pontos
Adémia - 9 jogos - 23 pontos
Tabuense - 9 jogos - 20 pontos
Mirandense - 8 jogos - 18 pontos
Cernache - 8 jogos - 17 pontos
Lousanense - 8 jogos - 12 pontos
Condeixa - 8 jogos - 10 pontos
Eirense - 8 jogos - 9 pontos
Nogueirense - 8 jogos - 6 pontos
Brasfemes - 8 jogos - 5 pontos
União FC - 9 jogos - 4 pontos
Gândaras - 8 jogos - 2 pontos
Góis - 9 jogos - 2 pontos


Próxima jornada

Góis - Cernache
Gândaras - Lousanense
Mirandense - Nogueirense
Académica - Tabuense
Brasfemes - Adémia
Eirense - Cernache

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Infantis (Série A)

Resultados da 8.ª jornada

Brasfemes 1-5 Arganil
Tabuense 11-3 Góis
Nogueirense 0-6 Tourizense
Poiares 2-3 Lousanense A
Ac. Gândaras 1-2 Souselas


Classificação

Lousanense A - 8 jogos - 21 pontos
Arganil - 8 jogos - 18 pontos
Tourizense - 7 jogos - 17 pontos
Poiares - 7 jogos - 14 pontos
Tabuense - 7 jogos - 14 pontos
Souselas - 7 jogos - 13 pontos
Brasfemes - 7 jogos - 9 pontos
Góis - 7 jogos - 5 pontos
Ac. Gândaras - 7 jogos - 1 ponto
Nogueirense - 8 jogos - 1 ponto
Lousanense B - 7 jogos - 0 pontos


Próxima jornada

Arganil - Poiares
Góis - Brasfemes
Souselas - Tabuense
Tourizense - Ac. Gândaras
Lousanense B - Nogueirense

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Escolas (Série A)

Resultados da 8.ª jornada

Poiares 1-2 Arganil
Tabuense 4-2 Nogueirense
Tourizense 10-0 Ac. Gândaras
Brasfemes 0-7 Lousanense A
Góis 0-2 Souselas
Lousanense B 9-0 Adémia B


Classificação

Lousanense A - 22 pontos
Tabuense - 19 pontos
Souselas - 18 pontos
Tourizense - 15 pontos
Arganil - 14 pontos
Brasfemes - 13 pontos
Poiares - 12 pontos
Nogueirense - 10 pontos
Lousanense B - 7 pontos
Ac. Gândaras - 7 pontos
Góis - 3 pontos
Adémia B - 0 pontos


Próxima jornada

Arganil - Góis
Nogueirense - Tabuense
Lousanense B - Poiares
Souselas - Tabuense
Ac. Gândaras - Brasfemes
Adémia B - Lousanense A

Etiquetas:

Municípios de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra assinam protocolo com Urbancraft

Hoje, pelas 12h00, vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a assinatura de um Protocolo entre a Urbancraft, SGPS, S.A. e os Municípios de Pampilhosa da Serra, Góis, Arganil, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, com a presença dos respectivos Presidentes de Câmara.
Este Protocolo, visa fundamentalmente que a Urbancraft promova um estudo do potencial energético, designadamente ao nível hídrico, foto voltaico/solar e de Bio Massa nos concelhos supramencionados.
Neste mesmo dia, e no âmbito deste Protocolo, a Urbancraft, irá ainda entregar diversas quantias que reverterão para obras de acção social, humanitárias ou de interesse público em geral dos Concelhos abrangidos no referido Protocolo.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,