sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Feira dos Santos em Góis dia 1 de Novembro


No próximo dia 01 de Novembro irá realizar-se mais uma Feira dos Santos – Feira da Castanha e do Mel, a qual terá lugar no Parque do Baião, em Góis, com inicio previsto pelas 07.00 horas.

Programa

07h Abertura da Feira

10h V Torneio da Malha Inter- Colectividades

10:30h Descerramento de Placas Toponímicas

11h Actuação do Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira

14h Abertura das Inscrições para o “Tiro ao Alvo”

14:30h Concurso de Doces / Concurso de Mel

15:30h Actuação do Rancho “Os Mensageiros da Alegria” de Vila Nova do Ceira

16h Tradicional Magusto

Etiquetas:

FEIRA DE TODOS OS SANTOS AMANHA EM GOIS - O ponto de encontro de todos os “filhos da terra”

A Feira dos Santos regressa amanhã a Góis. Tal como manda a tradição, no dia em que familiares e amigos rumam aos cemitérios para homenagear e recordar entes queridos já falecidos, o Parque do Baião assume-se como o ponto de encontro privilegiado da população de Góis e de todos aqueles que neste dia regressam à sua terra natal. À tradicional feira, juntam-se o mel, as castanhas e a água pé.

A Feira dos Santos há muito que se assumiu como um ponto de encontro privilegiado da população de Góis. Promovida pela Câmara Municipal, esta feira atrai anualmente ao Parque do Baião muitos visitantes que aproveitam este dia para reencontrar amigos, para conviver e para matar saudades da sua terra natal.

“Este é o grande momento de confraternização e de encontro de Góis. Todos os anos, neste dia, reencontram-se aqui amigos que muitas vezes estão o ano todo sem se verem”, sublinha Helena Moniz, vereadora da Câmara Municipal de Góis.

Promover uma feira o mais diversificada possível é um dos objectivos da autarquia que, nesse sentido, procura reunir neste espaço os mais diversos produtos, sobretudo os mais característicos da região da Beira Serra. Assim, à Feira dos Santos junta-se a Feira do Mel e da Castanha, um certame que promove não só o mel certificado da Região Demarcada da Serra da Lousã, mas também a castanha e outros frutos secos típicos de Góis. Em destaque estarão também muitos produtos confeccionados à base destes ingredientes, como o bolo de mel, a aguardente e os licores.

Participam neste certame cerca de 20 apicultores, vários artesãos do concelho e da região, instituições locais e feirantes que aproveitam este dia para divulgar as suas actividades e realizarem o seu negócio.

A Feira abre amanhã às 7h00. O programa decorre durante todo o dia, com as mais diversas actividades de lazer e de animação. Em termos desportivos, vai disputar-se, às 10h00, o V Torneio da Malha Inter-Colectividades e, às 14h00, abrem as inscrições para o “Tiro ao Alvo”. A animação é assegurada pelo Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira (11h00) e pelo Rancho “Os Mensageiros da Alegria” de Vila Nova do Ceira (15h30). Da parte da manhã, às 11h00, serão descerradas as novas placas toponímicas.

Destaque ainda para o Concurso de Doces/Concurso de Mel, uma iniciativa que, a partir das 14h30, irá apresentar e seleccionar os melhores doces confeccionados à base de mel, castanha e noz. Aberto a qualquer pessoa que tenha jeito para a culinária ou que goste de cozinhar, este concurso tem como requisito único a utilização na receita de um destes três produtos endógenos da região.

A Feira encerra com o tradicional magusto, oferecido pela autarquia a toda a população e onde não faltará a água pé.

Com décadas de história, a Feira dos Santos surgiu com a matança do porco, mantendo-se até agora a tradição dos torresmos à moda de Góis e das febras assadas na brasa. Os agricultores levavam o porco e matavam-no na feira, para grande satisfação de todos aqueles que aí, num ambiente de grande convívio e onde não faltava a música ao desafio, saboreavam a carne do porco caseiro, acompanhada da broa e do vinho da região.

“É pena que esta tradição não se possa manter actualmente. A ASAE nunca o permitiria”, lamenta Helena Moniz.

De facto, hoje, por questões de higiene e segurança alimentar, essa tradição não se mantém. Mantém-se, no entanto, a romaria da população e visitantes para o Parque do Baião onde sabem que encontrarão, com certeza, muita animação e convívio.

A autarquia espera que esta feira contribua para a valorização e promoção das potencialidades naturais do concelho de Góis e sirva de incentivo à produção e comercialização do mel, da castanha e da noz.


Onze restaurantes promovem pratos tradicionais

Onze restaurantes do concelho de Góis aderiram ao 1.º Fim de Semana Gastronómico, um evento promovido pela Câmara Municipal com o intuito de divulgar o que de melhor tem a gastronomia desta vila.

“O Retiro dos Sabores”, “Progresso”, “Primavera”, “Chave D’ Ouro”, “Taberna Ti Maria do Augusto”, “A Tranca da Barriga”, “Beira Rio”, “Caçoila”, “Caravela”, “Encosta da Seara” e “O Cantinho” são os restaurantes que irão apresentar nestes dois dias alguns dos pratos típicos de Góis e da região, onde se destacam os famosos torresmos e a sopa serrana.

Apesar de não se poderem confeccionar no recinto da Feira dos Santos, como acontecia antigamente, os torresmos vão ser confeccionados em todos os restaurantes aderentes, assumindo-se como um dos pratos especiais para estes dois dias.

“Queremos revitalizar esta tradição da torresmada. Lançámos o desafio aos restaurantes e eles aderiram. Acredito que será um evento de sucesso e que as pessoas irão apreciar a nossa gastronomia”, realça Helena Moniz.

À torresmada junta-se a sopa serrana, confeccionada tradicionalmente pelas avós. Trata-se, como recorda a vereadora da Cultura, de uma “sopa forte, com carne de porco, feijão e couve”.

Estes são apenas dois dos pratos tradicionais que estarão em destaque este fim de semana. Não faltarão também à sobremesa os doces tradicionais e o bom vinho.

Helena Moniz lança o convite para que todos os visitantes se deixem seduzir pela beleza do concelho de Góis e para que “saboreiem aquilo que a sua gastronomia tem de mais tradicional”.
in O Despertar, de 31/10/2008

Etiquetas:

CPCJ da Beira Serra encontram-se esta sexta-feira em Góis

“Um olhar atento sobre os mais jovens” é o mote do terceiro encontro das Comissões de Protecção e Crianças e Jovens (CPCJ) da Beira Serra que se realiza esta sexta-feira, 31 de Outubro, no auditório da Biblioteca Municipal António Francisco Barata, em Góis.

Com um programa que preenche todo o dia, o encontro tem início às 09h30 com uma sessão de abertura participada pelo Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, pelo presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, e pelo presidente da Câmara Municipal e CPCJ de Góis, José Girão.

Os trabalhos dividem-se em dois painéis, sublinhando-se a participação de várias personalidades ligadas à protecção das crianças e jovens, com destaque para as intervenções de Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Rui do Carmo, procurador da República no Tribunal da Família de Menores de Coimbra, Armando Leandro e o jornalista da RTP, Sansão Coelho.

Em cima da mesa vão estar vários temas relacionados com a vivência de crianças e jovens tendo em conta os seus direitos, a responsabilidade da sociedade, interacção e acções com as CPCJ, influência dos Media nos jovens e as aventuras dos mais novos.
in www.correiodabeiraserra.com

Etiquetas:

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

...

Etiquetas: , ,

Comemorações do 80.º aniversário do regionalismo goiense

No dia 25 de Outubro, na casa do Concelho de Góis, foi dado início às grandiosas comemorações do octogésimo aniversário do regionalismo goiense, com a Comissão de Melhoramentos de Vila Nova do Ceira a dar o mote no máximo esplendor do seu melhor, trazendo atrás de si um autocarro, cedido pela Câmara, cheio de gente vestida de entusiasmo, com muita juventude a dar o seu próprio colorido. Deste modo o Conselho Regional deu início ao evento que promoveu, fazendo recordar os velhos e famosos tempos em que a Casa cheirava a urze da Beira-Serra.
Foi uma feliz escolha para início deste género de manifestações, onde houve de tudo um pouco para mostrar como ainda se pode marcar presença e reviver um regionalismo saudável que teima em ocupar o seu lugar. Foi bom ouvir o Grupo de Cantares da Várzea com o seu vasto reportório matizado dum belo e doce naipe de vozes e um suave trinado de guitarras e violas; foi bom saborear as tiradas actuais e cheias de humor popular do Grupo de Teatro Nova Geração Varzeense, com acentuada irreverência e muito calor juvenil.
Para fechar a destacada e bem concebida parte cultural, a poetisa Clarisse Sanches fez a apresentação do seu já conhecido livro de poesia "Rosários de Amor"que, em princípio, seria acompanhada pela Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, a qual, por motivos de força maior não pode estar presente, fazendo-se representar pela Sr.ª Eng.ª Eunice Cabeças.
Seguiu-se depois o já célebre e faustoso magusto, servido a mais de cem pessoas sentadas, num alegre e festivo convívio, onde as enormes instalações da Casa se tomaram exíguas para tanta gente cheia de enorme alegria e boa disposição. Foi deste modo e como sempre, Vila Nova do Ceira se fez representar mesmo com a sua Junta de Freguesia ausente.
Antes porém houve a palestra própria destas circunstâncias, conduzida pelo presidente do Conselho Regional, Dr. Luís Martins, que se regozijou com a presença da enorme plateia, seguindo-se o presidente da Casa, José Santos, que agradeceu a presença de todos e pôs as instalações à disposição de quem as quisesse visitar. Seguiu-se o presidente da Assembleia Municipal, Sr. António de Carvalho, que disse do seu contentamento em se encontrar na Casa onde cresceu, tal como o Eng.º Diamantino Garcia, vice-presidente da Câmara que representava em nome do Sr. Presidente, de quem trouxe saudações e fez lembrar as belas traquinices de menino e moço, sem deixar de enaltecer o papel destas agremiações.
Por fim, o jornalista António Lopes Machado dissertou sobre o regionalismo com o seu saber de experiência feito, nos longos cinquenta anos de redactor da Comarca de Arganil, destacando vários nomes célebres do regionalismo e as suas importantes contribuições para o aparecimento das Casas Regionais de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra e outras tantas influências então exercidas. Falou também do povo da Beira Serra que demandou várias regiões, não esquecendo os vários e actuais contributos escritos, dados a conhecer para memória futura.
De realçar a azáfama do pessoal voluntário da Casa para ter tudo em ordem, receberem e servirem condignamente os seus conterrâneos que se deslocaram da sua terra para conviverem e comemorarem a efeméride levada a cabo pela iniciativa do Conselho Regional da Casa, facto que proporcionou um dia memorável nas comemorações que só agora estão em fase de início e se prolongarão com as representações das restantes Freguesias do Concelho, atingindo o seu auge já no próximo dia 15 com a representação da colectividade aniversariante e mais antiga do Concelho: Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira.
Assim vamos alimentando a chama dum sentimento nobre que nos foi legado pelos nossos antepassados.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 30/10/2008

Etiquetas: , ,

Karaoke dos finalistas

Etiquetas: ,

Colabore a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá realizar um peditório que terá lugar à entrada das Igrejas e Cemitérios, entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, que tem como missão a promoção da prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.
De facto, esta acção anual que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve é o garante da continuidade das acções de educação, rastreio e diagnóstico precoce e de apoio aos que padecem desta doença, seus familiares e amigos.
O conjunto de actividades que desenvolve anualmente estão em grande medida dependentes do seu peditório anual que, esta ano, foi autorizado pelo Ministério da Administração Interna a ser realizado, conforme já foi referido, entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro.
Em nome de todos os que irão ser ajudados, a Direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro solicita a melhor boa vontade de todos e agradece antecipadamente toda a colaboração que venha a receber.
in O Varzeense, de 15/10/2008

Etiquetas:

Recordar


A imagem do Santo Condestável, é o que sobressai no número 14 de “O Colmeal” na sua edição de 15 de Março de 1961.”… Portugal corria perigo de perder a sua independência. Tinha morrido D. Fernando e com ele, terminara a primeira dinastia dos reis de Portugal. Não havia sucessor. A sua única filha, D. Beatriz, estava casada com D. João, rei de Castela que pretendia mesmo à força das armas dominar e governar os portugueses. Mas, o bom povo português cheio de amor à sua Pátria não podia tolerar que um rei estrangeiro reinasse na sua terra. Reagindo prontamente contra todas as decisões perigosas. Aclamado rei, D. João I, o Mestre de Avis, foi nesta altura que surgiu a seu lado o homem providencial – D. Nuno Alvares Pereira a quem mais tarde investiu no cargo de Condestável, ou chefe do exército. Foi esta nobre figura de guerreiro, herói e santo que salvou Portugal do perigo que se aproximava. Homem de fé inabalável, católico fervoroso, sábio nas lides da guerra, conhecedor das astúcias do inimigo, confiava mais no auxílio de Deus e da Santíssima Virgem, que invocava até no campo de batalha, mais do que nas próprias forças e na dos seus soldados tantas vezes aterrorizados. Foi devido à sua valentia, à sua coragem, à sua fé em Deus e amor à Pátria que o ambicioso exército de Castela, embora maior em número de homens, foi sucessivamente derrotado pelas nossas diminutas tropas. O Herói e o Santo ganhavam todas as batalhas. D. Nuno Alvares Pereira que nasceu em Cernache de Bonjardim em 1360 acabou os seus dias no Convento do Carmo em Lisboa com o nome de Frei Nuno de Santa Maria depois de ter servido a Deus e à Pátria…”
Na primeira página, além da publicação da data da Assembleia-Geral da União Progressiva da Freguesia do Colmeal (19 de Março de 1961, às 14:00 no largo de S. Domingos, 14, 2º em Lisboa) que irá eleger os novos corpos sociais, vem também noticiado que no “…Grande Hotel Duas Nações, em Lisboa, num almoço promovido pela União Progressiva da Freguesia do Colmeal, em que tomaram parte oitenta e cinco convidados, foi homenageado o Sr. Acácio Mendes da Veiga, grande colmealense, consumado bairrista e antigo Presidente da Câmara Municipal de Góis. Ao banquete que decorreu em ambiente de perfeita amizade, Presidiu o ilustre colmealense Sr. Dr. Manuel Martins da Cruz, ladeado pelos Srs. Acácio Mendes, Comandante Gouveia, D. Maria Antonieta Costa, D. Marizete Martins da Cruz, D. Lúcia Fontes Duarte, D. Maria de Assunção Almeida, Padre Fernando Ribeiro, Eng.º Leonel Gonçalves e Tenente Afonso Neves e seu neto…usaram da palavra os Srs. Eng.º António dos Santos Almeida (Fontes), Presidente da União Progressiva…José Henriques de Almeida, Manuel da Costa, Afonso Baptista de Almeida, Pároco do Colmeal, Eng.º Leonel Gonçalves, Claudino Alves de Almeida e Tenente Afonso Neves que puseram em relevo as apreciáveis qualidades do homenageado…a sua acção bem m arcada através do concelho em várias obras que levou a efeito…Pessoas que não puderam comparecer, associaram-se a esta homenagem enviando cartas, telegramas, ou telefonemas…Estavam ainda representadas muitas colectividades regionalistas…Comissão de Melhoramentos Malhada e Casais, Comissão de Melhoramentos do Soito, de Alvares, das Cortes de Alvares, de Pomares, a Casa do Concelho de Góis, o Grupo de Amigos de Capelo, a Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz, etc…”
“Marco do Correio” de Março de 1961, informa:
Colmeal: …realizou-se no dia 13… o “Aniversário da Almas” a que assistiu muita gente que fez a sua confissão quaresmal. Tomaram parte os Rev.º Párocos de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Cadafaz, Fajão, Teixeira, Cepos e Colmeal.
Malhada: …11 de Fevereiro, na capela de S. José… realizou-se o casamento de José de Almeida Fernandes com Celestina dos Santos.
Lisboa: …no dia 26 de Fevereiro nesta cidade… o casamento do Sr. Manuel Mendes Domingos… com a menina Maria Alice Domingos

No espaço “Badaladas”, ainda não se sabe o valor para a aquisição da sineta mas o total de donativos até aquela data era de 1.736$60.
Também neste número, “O Colmeal” informa que a excursão, que será feita em “luxuosos autocarros” deve partir do Colmeal no dia 29 de Abril para regressar no dia 2 de Maio. O preço por pessoa será de 140$00 e dá conta que o trajecto visitará: Buçaco, Porto, Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Guimarães, Braga (Bom Jesus e Sameiro), Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, etc…
Para terminar, este mês, no espaço “Sempre Alegres” lê-se uma rábula de um homem de Sevilha e outro de Madrid que discutiam ciosas das suas terras. “- Dizia o de Sevilha: A catedral da minha terra tem um altar-mor tão grande e com tantas velas que o sacristão tem de começar a acende-las no princípio da Quaresma para as ter todas acesas no Sábado Santo! – Mas isso não é nada – diz o de Madrid – Na minha terra há uma lâmpada tão grande do Santíssimo que o sacristão para a acender tem de ir de barco pelo azeite fora…”

Colmealenses, por agora é tudo, até breve.

H. Miguel Mendes
http://o-colmeal.blogspot.com

Etiquetas:

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Parque eólico visto de Vale Moreiro

Fotografia de JrC

Etiquetas: , ,

União Recreativa do Cadafaz necessita de reparar o telhado

Com o objectivo de angariar alguns fundos para levar a efeito a reparação do telhado e a pintura da sede da União Recreativa do Cadafaz, a direcção desta colectividade realizou no sábado um almoço, na Casa de Convívio do Cadafaz, freguesia do concelho de Góis, onde se reuniram mais de 100 pessoas. Esta iniciativa, que contou com a presença dos dirigentes da União, do presidente da junta de freguesia do Cadafaz, sócios e amigos, serviu também para assinalar a passagem do 62º aniversário desta colectividade. Tendo em conta que a actual direcção vai deixar o cargo nas próximas eleições dos órgãos sociais, ao longo do dia decorreu um programa especial que começou com uma visita às adegas locais, com arruada de concertinas, seguindo-se o almoço, o leilão de oferendas e um magusto colectivo. A animar a festa estiveram também os “Bota Vinho”.
Relativamente à reparação do telhado, para já a direcção da União Recreativa do Cadafaz está a aguardar as propostas solicitadas a três construtores, não sabendo o valor exacto que é necessário para esta obra, no entanto, conta com 2.500 euros oferecidos pela Câmara Municipal de Góis, 1000 euros dos Compartes da freguesia do Cadafaz, 500 euros oferecidos pela junta de freguesia, 780 euros que resultaram do leilão e 350 euros das receitas do almoço dos “Carecas” que decorreu recentemente em Góis. De acordo com o presidente de direcção da colectividade, o telhado tem “algumas beiras” e, caso nao se arranje, “não podemos receber as pessoas condignamente”. “Por isso fizemos este almoço de preço livre”, explicou Armindo Neves, contando que já fizeram muitas obras e “nunca pedimos nada porta à porta no Cadafaz”.
Satisfeito porque todas as obras “estão pagas”, o dirigente realçou que também foi adquirida pela União Recreativa do Cadafaz um edifício com o intuito de vir a funcionar como uma extensão do lar que está projectado para a povoação da Cabreira. “Tentámos fazer o melhor”, alegou, reforçando que no final deste mandato “a instituição não tem muito dinheiro mas também não tem dívidas”.
Neste momento, o único projecto da direcção da colectividade é mesmo arranjar o telhado da sede, sendo que, para além do apoio das diversas entidades, “com os donativos das pessoas do Cadafaz e dos amigos estavamos a pensar que conseguiríamos até ao final do ano colocar o telhado”, adiantou o presidente de direcção. Segundo Armindo Neves, caso não seja possível realizar a obra com as verbas angariadas, “vamos bater à porta dos cadafadenses e vamos pedir ajuda para que o telhado não caia”.
Agradecendo também a todas as pessoas que participaram neste almoço, e que vieram de várias localidades dos concelhos de Góis, Arganil e Tábua, bem como de Lisboa, Coimbra e Viseu, entre outras zonas, o presidente de direcção da União Recreativa, revelando que é natural do Cadafaz, contou que “é uma terra pequena mas esta gente tem a arte do bem receber”. Dirigente da colectividade há nove anos, Armindo Neves anunciou ainda que este foi “o último almoço na qualidade de presidente”, deixando votos de “felicidades” para a direcção vindoura e garantindo a sua colaboração sempre que for necessário. Considerando que a “missão foi cumprida”, o presidente da colectividade defendeu que sempre se esforçou “para que a nossa terra tivesse mais e melhor”. Nesta ocasião, Armindo Neves lamentou apenas o facto de não estarem presentes mais pessoas do Cadafaz, pedindo-lhes que “vão sempre a todas as terras da freguesia para que nos visitem também”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

Acolheram Escoteiros no Jota Joti

A ANALIB (Associação de Naturais e Amigos do Liboreiro) e a Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão disponibilizaram as suas instalações, respectivamente na Sr.ª da Guia e em Vale Moreiro, o que permitiu que todo o grupo de Escoteiros N.º 74, de Góis, tivesse participado, nos passados dias 17, 18 e 19 de Outubro, numa actividade mundial, intitulada “Jota Joti”.
Aproveitando o espaço da Sr.ª da Guia, os escoteiros tiveram a possibilidade de conversar via rádio, contando com o apoio e material dos rádios amadores locais, nomeadamente: Miguel Fortunato, José Augusto e Paulo Bandeira, a quem agradecem.
Em Vale Moreiro, com oito computadores, ficou instalada a base Jota onde todos tiveram a possibilidade de comunicar através da Internet, com escoteiros de todo o mundo.
Para além do diálogo Inter-cultural esta actividade contou ainda com diversas actividades que visaram enriquecer os conhecimentos do escoteiro, nomeadamente: provas de orientação, Peddy-Paper e jogos diversos.
No que concerne a agradecimentos, para além dos rádios amadores, o Grupo de Escoteiros tem ainda a agradecer ao programa Escolhas de Futuro que disponibilizou computadores, um técnico para instalar os programas e uma técnica para elaborar a actividade “arte com a natureza”, que permitiu aos jovens o aproveitamento da natureza para a realização de verdadeiras obras de arte.
Agradece também à Junta de Freguesia de Góis pelo empréstimo de jogos tradicionais e agradece ainda a forma acolhedora como todas as pessoas do Liboreiro, Vale Moreiro e Manjão receberam o grupo, disponibilizando-se para ajudar e até surpreendendo com a oferta de alguns géneros alimentícios, como por exemplo: José Alberto Ferreira Pinto, que ofereceu um tabuleiro de maçãs assadas, Ilda Longuinho, que ofereceu um magusto de castanhas e José Rodrigues Bandeira e sua esposa Fátima que, para além de oferecerem uma broa, ainda se disponibilizaram para acender o forno, onde foi confeccionado o jantar de Sábado.
Um bem-haja a todos os que ajudaram!
in http://escoteiros74gois.blogspot.com

Etiquetas: , ,

Soito

Fotografia de JrC

Etiquetas: ,

Recordar José de Matos Cruz

A imprensa regional já noticiou virtudes de um homem bom, mas não será demais falar de quem se identificou como amigo. Durante a sua passagem, foi um ídolo do povo, um exemplo a seguir, granjeando simpatia com o seu saber e trabalho prestado à comunidade. Matos Cruz, foi em vida um prestador de obras, foi um patrocinador do bem, amigo de transmitir um conselho experiente ao seu próximo.
Matos Cruz, partiu sem tempo suficiente para a despedida a quantos o admiravam pelas suas qualidades. A sua ausência verificou-se mesmo na imprensa regional, com ele partiram os seus artigos, falando sempre de assuntos interessantes. Deixei de procurar entre as páginas da imprensa regional os artigos de autoria do amigo Matos Cruz. Como recordação, mantenho gravações de e-mails que frequentemente me presenteava, recordo conversas, falando sempre das suas gentes, em particular da sua terra natal e do amor ao conselho de Góis.
Apesar da idade, Matos Cruz mantinha jovem a sua memória, a sua inteligência a sua vivacidade, acompanhando a evolução dos tempos modernos.
Norberto Henriques
in A Comarca de Arganil, de 29/10/2008

Etiquetas:

Maria de Lurdes Castanheira lidera Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra

A dr.ª Maria de Lurdes Castanheira é a nova líder do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra.
Sob o lema «Liderar a Mudança», a sessão pública da candidatura de Maria de Lurdes Castanheira ao Departamento foi no passado dia 21, na sede da Federação, com a candidata a manifestar a sua disponibilidade e a dar a conhecer um novo projecto de trabalho, de mudança, «que tem na sua essência os valores da tolerância e de igualdade (...) chamando à participação as mulheres socialistas do distrito para eu em unidade e coesão possamos promover ainda mais o princípio da igualdade entre mulheres e homens».
E depois de salientar a vontade de servir o Partido e de agradecer a disponibilidade das mulheres que se disponibilizaram a subscrever o seu projecto, a candidata salientou que o Departamento tem de ser um espaço interventivo, de equipa, de igualdade, liberdade e dos valores do Partido Socialista.
Foi neste e com este espírito que no sábado passado a lista única liderada por Maria de Lurdes Castanheira se apresentou às eleições. E ganhou. E como afirmou no seu programa de acção, com todas as outras mulheres que a acompanharam quer «devolver ao Departamento a dignidade que merece», porque como deixou expresso, «para servir o PS e as mulheres socialistas, contem sempre comigo».
Licenciada em Serviço Social, Maria de Lurdes Castanheira é técnica superior assessora da Câmara Municipal de Góis, presidente da comissão política concelhia de Góis do Partido Socialista; de 2004/2006, foi membro efectivo do Secretariado do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Coimbra; vereadora da Câmara Municipal de Góis no mandato de 2002/2005; avaliadora externa dos cursos de Educação e Formação de Adultos; membro efectivo do conselho consultivo do Centro de Emprego e Formação de Arganil, nomeada pela UGT; docente convidada pela Escola Superior de Educação de Coimbra no ano lectivo de 2001/2002; presidente da assembleia geral da Santa Casa da Misericórdia de Góis; vice-presidente do Centro Social da Freguesia de Alvares; sócia-fundadora e secretária da direcção da ADIBER.
in A Comarca de Arganil, de 29/10/2008

Etiquetas: ,

Candosa

Fotografia de JrC

Etiquetas: ,

Campeonato da AFC - Iniciados (Série A)

Resultados da 3.ª jornada

Nogueirense 0-7 Condeixa
Adémia 3-1 Lousanense
Tabuense 1-1 Cernache
Mirandense 4-0 Gândaras
Académica 7-0 União FC


Classificação

Adémia - 3 jogos - 9 pontos
Académica - 3 jogos - 9 pontos
Mirandense - 3 jogos - 9 pontos
Tabuense - 3 jogos - 7 pontos
Eirense - 2 jogos - 6 pontos
Cernache - 3 jogos - 4 pontos
Condeixa - 3 jogos - 3 pontos
Brasfemes - 3 jogos - 3 pontos
União FC - 3 jogos - 3 pontos
Lousanense - 3 jogos - 0 pontos
Gândaras - 2 jogos - 0 pontos
Góis - 3 jogos - 0 pontos
Nogueirense - 2 jogos - 0 pontos


Próxima jornada

Lousanense - Nogueirense
União FC - Tabuense
Cernache - Adémia
Góis - Académica
Gândaras - Brasfemes
Eirense - Mirandense

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Infantis (Série A)

Resultados da 2.ª jornada

Souselas 1-1 Arganil
Tourizense 5-2 Lousanense A
Lousanense B 1-11 Poiares
Nogueirense 4-5 Brasfemes
Ac. Gândaras 2-6 Tabuense


Classificação

Tabuense - 2 jogos - 6 pontos
Brasfemes - 2 jogos - 6 pontos
Poiares - 2 jogos - 4 pontos
Arganil - 2 jogos - 4 pontos
Tourizense - 2 jogos - 4 pontos
Lousanense A - 2 jogos - 3 pontos
Souselas - 2 jogos - 1 ponto
Ac. Gândaras - 1 jogo - 0 pontos
Góis - 1 jogo - 0 pontos
Nogueirense - 2 jogos - 0 pontos
Lousanense B - 2 jogos - 0 pontos


Próxima jornada

Arganil - Tourizense
Góis - Souselas
Lousanense A - Lousanense B
Poiares Nogueirense
Brasfemes - Ac. Gândaras

Etiquetas:

Campeonato da AFC - Escolas (Série A)

Resultados da 2.ª jornada

Arganil 3-3 Lousanense A
Poiares 6-3 Tourizense
Góis 0-9 Tabuense
Lousanense B 1-3 Brasfemes
Nogueirense 2-0 Adémia B
Souselas 3-1 Ac. Gândaras


Classificação

Tabuense - 6 pontos
Lousanense A - 4 pontos
Arganil - 4 pontos
Poiares - 3 pontos
Nogueirense - 3 pontos
Brasfemes - 3 pontos
Ac. Gândaras - 3 pontos
Tourizense - 3 pontos
Góis - 3 pontos
Lousanense B - 0 pontos
Adémia B - 0 pontos


Próxima jornada

Ac. Gândaras - Arganil
Nogueirense - Souselas
Lousanense A - Lousanense B
Brasfemes - Poiares
Tourizense - Góis
Adémia B - Tabuense

Etiquetas:

Alvares

Fotografia de JrC

Etiquetas: ,

Festa em Amioso Cimeiro

Mês de Outubro, mês de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Nos dias 11, 12 e 13 celebrámos a festa da nossa padroeira, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
No dia 11 tivemos missa solenizada, sermão e procissão e no dia 13 houve novamente missa em honra da nossa padroeira.
Foi também um motivo para muita gente se deslocar à sua terra natal e conviver durante estes três dias de festa.
A capela de Amioso Cimeiro tem presentemente na Caixa Geral de Depósitos, 4.896,73 euros.
in A Comarca de Arganil, de 29/10/2008

Etiquetas:

União e Progresso do Carvalhal

O Carvalhal, uma das aldeias da nossa freguesia e com a maior população e grande colónia na capital, já em tempos idos, teve a sua colectividade regionalista que infelizmente se extinguiu.
Foi com verdadeiro carinho que entre os seus naturais começou a constar e afirmar-se ir surgir nova agremiação. Tal acontecimento parece-nos digno de nota e de relevo. No intuito de algo podermos dizer aos nossos leitores, em especial aos do Carvalhal, procuramos o Sr. Manuel Martins Barata, um dos iniciadores do movimento, que amavelmente se colocou à nossa disposição.
Manuel Barata é um jovem dinâmico e activo, sempre interessado em tudo que diga respeito ao prestígio e progresso do Carvalhal e da nossa freguesia. Comerciante no ramo de representações, tem sempre um pouco de tempo livre para se dedicar aos assuntos regionalistas. Daqui a amizade e relações de simpatia que desfruta entre a colónia da nossa freguesia.

***

À nossa primeira pergunta, de como tinha surgido a ideia da nova colectividade e qual o seu título, Manuel Barata responde:
- A ideia já vem de longe, mas este movimento só tomou vulto quando da nossa festa pelo S. João. A rapaziada, em alegre convívio, deliberou levar essa ideia avante, dando disso conhecimento verbal a todos os nossos conterrâneos de forma a conseguir-se o desejado e imprescindível apoio.
- E esse apoio tem existido?
- Sim, até talvez em maior escala do que o esperado. Estamos crentes que de princípio conseguiremos um número de sócios da ordem dos cem – o que, para iniciar, seria óptimo. Sobre o título a adoptar será talvez: União e Progresso do Carvalhal.
- Qual a direcção prevista para a nova agremiação?
- Salvo motivo imprevisto será composta pelos seguintes senhores: Manuel Almeida Santos, Álvaro Marques, Manuel Fernandes, João Martins, Fernando de Almeida, Agostinho de Almeida, Carlos dos Santos e Manuel Lopes, respectivamente, presidente, secretário, tesoureiro e vogais e possivelmente eu como vice-presidente.
- Depois de fundada e logo que haja possibilidades financeiras, existe algum empreendimento em perspectiva?
- Eles são vários: em especial o calcetamento das ruas, mais um fontanário, reparar o lavadouro e inclusivamente o Largo da Eira ao qual se pensa dar o nome do seu iniciador, António Marques de Almeida.
- Não será prejudicial a criação de mais uma agremiação visto poder resultar um desmembramento de associados das já existentes?
- Estou certo que não, até porque os naturais do Carvalhal muito consideram a União Progressiva a quem muito devem. A direcção a ser eleita tudo fará para que os interesses da colectividade mãe não sejam afectados.
Com um aperto de mão nos despedimos e aqui fica expresso o desejo de felicidades, esperando que os naturais do Carvalhal não faltem a esta chamada de colaboração e apoio à futura União e Progresso.
in Boletim “O Colmeal”, Ano VI, N.º 65, Janeiro de 1966

E foi assim que há quase quarenta e três anos, Fernando Costa entrevistava o também jovem Manuel Martins Barata.
Repare-se na sua simplicidade e humildade, aqui bem patentes, nas suas respostas.
A sua preocupação em relação à colectividade mãe da freguesia, a mais antiga, a União, para que não fosse beliscada com o aparecimento da sua União e Progresso.
E também o entusiasmo visível e que sempre lhe conhecemos ao longo dos anos, em que trilhámos os caminhos nem sempre fáceis do regionalismo.
Vivia os problemas do Carvalhal como ninguém. O seu esforço, tenacidade e empenho podem ainda hoje ser comprovados nas melhorias que encontramos quando percorremos as ruas da sua aldeia, a aldeia para onde voltou para sempre, cedo demais, com apenas setenta e cinco anos. O seu nome ficará para sempre ligado ao abastecimento de água, electrificação, calcetamento das ruas, construção do cemitério, entre outras coisas.
Como em tudo na vida e em qualquer lugar isso acontece, nem sempre Manuel Martins Barata foi bem compreendido ao longo dos vinte e oito anos em que esforçadamente dirigiu a União e Progresso do Carvalhal.
Acontece aos melhores e Martins Barata está e estará sempre entre os melhores.
Na União Progressiva da Freguesia do Colmeal desempenhou durante cerca de trinta anos vários cargos na Direcção, Conselho Fiscal e na Comissão Regional.
Estando a comemorar-se os 80 Anos do Regionalismo no Concelho de Góis, confiamos que a União e Progresso do Carvalhal saberá dizer presente e, conjuntamente com as restantes colectividades da freguesia do Colmeal, ajudará a mostrar e a dignificar o trabalho que foi feito ao longo dos anos nas nossas aldeias e pelas nossas gentes.
A. Domingos Santos
in A Comarca de Arganil, de 29/10/2008

Etiquetas: ,

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vila Nova do Ceira

Fotografia de Henrique Tigo

Etiquetas: ,

Encontro de concertinas em Cortecega no próximo domingo

No próximo dia 2 de Novembro [domingo], a partir das 13h, vai realizar-se o 3º Encontro de Concertinas em Cortecega, concelho de Góis, que terá lugar na Sede da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega. O programa agendado para esta iniciativa é o seguinte:

13.00 h. Recepção aos participantes
13.30 h. Almoço - convívio
14.30 h. Início da actuação dos Concertinistas
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

União Progressiva da freguesia do Colmeal cancela actividades

A Direcção da União Progressiva da Freguesia do Colmeal em comunicado enviado ao RCA NOTICIAS, informa todos os associados e amigos, que face ao recente falecimento do sócio Manuel Brás de Almeida, decidiu cancelar as actividades programadas para o dia 2 de Novembro no Colmeal - Magusto e Mostra/Venda de artesanato.
À Belmira Fontes de Almeida, colega na Delegação da União no Colmeal, a seus filhos e restantes familiares, a direcção da União Progressiva da freguesia do Colmeal apresenta os mais sentidos pêsames.
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

3º Encontro das CPCJ’s da Beira Serra em Góis

No próximo dia 31 de Outubro, próxima sexta-feira, irá realizar-se em Góis, o 3º Encontro das CPCJ’s da Beira Serra, o qual irá decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal, com inicio previsto pelas 09.00 horas.
Este Encontro tem como principal propósito “promover a reflexão e o debate em torno dos percursos de vida dos jovens da sociedade actual”.
Os oradores convidados ajudarão a melhor compreender o desenvolvimento psicológico da criança na relação adulto/profissional – criança/jovem, a distinguir papéis, funções e responsabilidades de vários intervenientes na comunidade educativa, a reflectir sobre a influência da comunicação social nos jovens.

Programa

09h00 Abertura do Secretariado
09h30 Sessão de Abertura
Henrique Fernandes - Governador Civil do Distrito de Coimbra
Armando Leandro - Presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco
José Girão - Presidente da Câmara Municipal de Góis
Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Góis

10h00 Pausa para café
10h30 Iº Painel
“A criança sujeito de direitos” - Laborinho Lúcio - Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado

“Figuras do professor tutor, representante da educação e interlocutor” - Laura Santos
Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco

“Informar, promover, prevenir, dinamizar, uma responsabilidade da sociedade,
representada na Comissão Alargada” - Rui do Carmo - Procurador da República no Tribunal da Família e Menores de Coimbra

Moderadora:
Ana Cristina Rosa
Jurista da C.M. de Góis e da CPCJ de Góis

12h30 Debate

13h00 Pausa para Almoço

14h30 2º Painel

“Interacção e Acções com as CPCJ’s” - Armando Leandro -Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado
Presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco

“A influência dos Media nos Jovens” - J. Sansão Coelho - Jornalista da RTP e Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra

“As aventuras e desventuras dos meninos da minha vida” - Fátima Martins
Professora da EB 2,3, de Góis, Directora da Residência de Estudantes de Góis e Membro da CPCJ de Góis

Moderadora:
Helena Moniz
Vereadora da CMG e Secretária da CPCJ de Góis

17h00 Debate

17h30 Sessão de Encerramento

José Carvalho
Presidente da Assembleia Municipal de Góis

Mário Ruivo
Director do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Exposição em Góis mostra maravilhas da Natureza até sexta-feira


No passado dia 6 de Outubro, teve lugar no Posto de Turismo de Góis, a inauguração de uma exposição de fotografia intitulada "Fotonaturis - Fotógrafos da Natureza".
Foram seleccionadas imagens de 25 fotógrafos, todos pertencentes à "Comunidade portuguesa de fotogafia e imagens da natureza", que poderá ser visitada em http://www.fotonaturis.org./.
Com este trabalho de caris pedagógico, virado para a vertente natural, segundo referiu Luís Ferreira, um dos membros dessa comunidade e organizador da exposição, "pretende-se sensibilizar para pequenos pormenores que temos na natureza e que muitas vezes passam despercebidas, mostrando detalhes invisíveis a olho nulo".
"Esta exposição procura ainda sensibilizar as pessoas para a importância e valorização das espécies", segundo acrescentou Luís Ferreira, que para além de fotografar as diversas espécies, tem-se ainda debruçado por estudar os comportamentos dos animais no terreno.
(...)
A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de Outubro, no Posto de Turismo de Góis e poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h.
in O Varzeense, de 15/10/2008

Etiquetas:

Curso de concertina ministrado em Góis

Até ao próximo dia 15 de Novembro estão abertas as inscrições para quem quer aprender a tocar concertina, em Góis. Os interessados podem contactar o telemóvel 919911328, sendo que todos os interessados deverão possuir concertina de três escalas, sol, dó e fá. As aulas vão decorrer às quartas-feiras, a partir das 18h, na Casa do Povo, localizada no Largo do Pombal. Refira-se que este curso destina-se a todas as idades, masculino e feminino, e há a possibilidade de aprender também cavaquinho e viola.
in www.rcarganil.com

Etiquetas:

1.ª Distrital Série A - 6.ª Jornada

Na 1ª Distrital Série A jogou-se a 6ª Jornada, que trouxe um novo líder a tabela classificativa. E a surpresa do campeonato chama-se Pampilhosense, que ontem tomou de assalto o primeiro lugar na classificação, fruto de uma vitória (reviravolta) por 2-1 perante o Eirense. Também a Académica está em subida, subindo ao segundo posto da classificação. Ontem os estudantes tiveram de se aplicar para levarem de vencida o Lagares da Beira por 2-1, tendo estado mesmo em desvantagem. O Góis goleou o Idosos por 4-0, resultado que confirma a enorme irregularidade dos de Poiares, sendo capaz do melhor e do pior em pouco tempo. No jogo do fundo da tabela entre Lamas e Arouce Praia, prevaleceu o factor casa, vencendo o Lamas por 1-0. A jornada tinha-se iniciado no sábado, com o derby de Penacova, que resultou num empate a zero entre Mocidade e S. Pedro Alva.

Resultados:
Góis 4-0 Idosos
Pampilhosense 2-1 Eirense
Lamas 1-0 Arouce Praia
Mocidade 0-0 S. Pedro Alva
Lag. Beira 1-2 Académica SF


Próxima Jornada:
Góis - Pampilhosense
Eirense - Lamas
Arouce Praia - Mocidade
S. Pedro Alva - Lag. Beira
Académica SF - COJA
in http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

Etiquetas:

Desemprego no concelho de Góis - estatísticas do mês de Setembro/08

No final do mês de Setembro de 2008, a procura de emprego por parte de habitantes do concelho de Góis, registava um total de 128 inscrições. Neste mês registaram-se 15 novas inscrições. Estes desempregados dividia-se da seguinte forma:

- Desemprego registado segundo o género
Homens: 48
Mulheres: 80

- Desemprego registado segundo o tempo de inscrição
Até 1 ano: 79
1 ano e mais: 49

- Desemprego registado segundo a situação face ao emprego
1.º emprego: 7
Novo emprego: 121

- Desemprego registado segundo o grupo etário
Menos de 25 anos: 18
25-34 anos: 32
35-54 anos: 57
55 e mais anos: 21

- Desemprego registado segundo os níveis de escolaridade
Inferior ao 1.º Ciclo EB: 9
1.º Ciclo EB: 31
2.º Ciclo EB: 26
3.º Ciclo EB: 43
Secundário: 10
Superior: 9

- Desempregados inscritos ao longo do mês de Setembro
Homens: 9
Mulheres: 6

- Ofertas de emprego recebidas no mês de Setembro para o concelho de Góis
Número de ofertas: 8

- Colocações efectuadas durante o mês de Setembro
Homens: 1
Mulheres: 4

- Desempregados inscritos por motivos de inscrição (movimento ao longo do mês)
Ex-inactivos: 5
Despedido: 2
Despediu-se: 0
Despedimento por mútuo acordo: 0
Fim trabalho não permanente: 6
Trabalho por conta própria: 0
Outros motivos: 2

Fonte: IEFP,I.P.

Etiquetas: ,

domingo, 26 de outubro de 2008

Cabreira

Etiquetas: ,

Encontro de concertinas em Cortecega

Mais uma vez se vai reaizar um encontro de concertinas, no dia 2 de Novembro de 2008, na aldeia de Corecega. À semelhança dos anos, anteriores será na Associação Desportiva e Cultural de aldeia.
Vem passar este dia conosco. Vai haver muita comida dia e alegria. Vem e traz um amigo.

Etiquetas:

PROGRAMA CULTURAL: “Rota do Azeite” - Góis

6 de Dezembro

Através da ROTA DO AZEITE levamos os nossos clientes a visitar e participar no processo de fabrico artesanal do azeite no vale do rio Ceira, desde o processo de apanha da azeitona, transporte, selecção, até à prensagem num lagar de varas movido a água. O programa contém ainda uma tibornada e outras iguarias regionais, uma refeição que era servida num velho lagar de azeite (ou noutro local próximo). Haverá animação com música tradicional, um ponto de venda de artesanato e claro muito azeite.

Ponto de encontro: 10h30 - Bombeiros Voluntários de Góis. Duração: o dia todo. Preço: 42,5 Eur/pax. Descontos: Crianças até 6 anos - gratuito; jovens entre 7 e 12 anos - 50%; mais de 13 anos - preço normal. Desconto de grupo - mais 10 paxs, 5% por pessoa; mais 20 paxs, para além de 5%, o organizador não paga. Marcação noutras datas, com mínimo de 25 paxs.

Aos preços indicados acresce o IVA à taxa em vigor.
Para inscrição é necessário indicar um telemóvel de contacto e é obrigatório o envio prévio do nome completo dos participantes, para efeitos de seguro.

Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 13, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
mail geral@transserrano.com

ALVARÁ nº24/2003 (DGT) ALVARÁ nº 231/2005 (IPJ)
Empresa fundadora da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos

Etiquetas:

PROGRAMA CULTURAL: “Rota do Azeite” - Góis

7 de Dezembro

Através da ROTA DO AZEITE levamos os nossos clientes a visitar e participar no processo de fabrico artesanal do azeite no vale do rio Ceira, desde o processo de apanha da azeitona, transporte, selecção, até à prensagem num lagar de varas movido a água. O programa contém ainda uma tibornada e outras iguarias regionais, uma refeição que era servida num velho lagar de azeite (ou noutro local próximo). Haverá animação com música tradicional, um ponto de venda de artesanato e claro muito azeite.

Ponto de encontro: 10h30 - Bombeiros Voluntários de Góis. Duração: o dia todo. Preço: 42,5 Eur/pax. Descontos: Crianças até 6 anos - gratuito; jovens entre 7 e 12 anos - 50%; mais de 13 anos - preço normal. Desconto de grupo - mais 10 paxs, 5% por pessoa; mais 20 paxs, para além de 5%, o organizador não paga. Marcação noutras datas, com mínimo de 25 paxs.

Aos preços indicados acresce o IVA à taxa em vigor.
Para inscrição é necessário indicar um telemóvel de contacto e é obrigatório o envio prévio do nome completo dos participantes, para efeitos de seguro.

Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 13, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
telem 966 217 787
mail geral@transserrano.com

ALVARÁ nº24/2003 (DGT) ALVARÁ nº 231/2005 (IPJ)
Empresa fundadora da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos

Etiquetas:

sábado, 25 de outubro de 2008

Outono

Fotografia de Viga

O Outono traz em seu fascínio um rasto de tristeza... As árvores, antes verdes, agora estão pintadas, todas elas. De forma lenta e harmoniosa, a Natureza cobre o mundo com o manto da estação fria que... já não tarda.

Etiquetas: , ,

Magusto no Soito

Contrariando a tradição, a Comissão de Melhoramentos do Soito fará este ano o seu convívio dos “Santos”, no fim-de-semana seguinte ao habitual, mais concretamente no dia 8 de Novembro, Sábado, o qual, para além do tradicional magusto, às 16H30, incluirá também um almoço, às 13H00, com menu regional ainda a definir.

A participação no almoço deverá ser confirmada até ao próximo dia 4 de Novembro (Terça – Feira), para os seguintes contactos: cm_soito@hotmail.com; António Duarte: 933496796/217937915; Alfredo Campos: 218864403/934631441 ou Armando Braz 235761122/217963652 e implica o pagamento de 10,00€ por pessoa e 5,00€ para crianças até aos 12 anos, sendo que o magusto é grátis e aberto a todos os que nele queiram participar.

Para além do natural convívio e da união de todos, este encontro visa uma maior mobilização das gentes do Soito para a prossecução dos projectos em curso (recuperação do espaço da Eira e moinho do “curtinhal”) e fornecer alguns esclarecimentos sobre as eventuais possibilidades de recurso ao QREN para financiamento de projectos colectivos ou individuais, que poderão ser essenciais ao futuro da nossa aldeia.

A sua presença e empenho constituem um contributo indispensável para a sobrevivência do Soito e, consequentemente, da freguesia do Colmeal. Não falte!

António Duarte – CMS
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com

Etiquetas:

Novo blog

Apresentamos um novo blog: Cortecega.

(...)
«Cortecega, situada numa encosta
Terra do meu coração
Aos teus pés fica o rio Ceira
Na tua cabeça o Rabadão.

A serra do Rabadão
Está cheia de belezas
Cortecega, aldeia Serrana
És das mais portuguesas.»
Eugénia

Visitem!

Etiquetas: ,

Mudança de hora

No dia 26 de Outubro, tem início o período da hora de Inverno. Assim, às 2 horas da madrugada de domingo, os relógios irão ser atrasados 60 minutos.
Caro leitor, não se esqueça então de atrasar o seu relógio na noite de sábado para domingo.

Etiquetas:

Fim-de-semana de Aventura da Independência

29, 30 Novembro e 1 Dezembro - Com alojamento e refeições em Góis

refª fsa 3 dias. Inclui: 2 noites de alojamento (residencial Casa Sto. António) com PA. Canoagem no rio Alva + jantar em restaurante - grelhada mista (1ºdia); Rota do Azeite, com almoço (tibornada) e lanche (2ºdia); Percurso pedestre Rota das Aldeias do Xisto da Serra da Lousã (3ºdia).

Ponto de encontro (1º dia): 9h30, em Secarias, na Praia Fluvial da Cascalheira. Preço: Eur/pax. Inclui monitores, equipamentos e seguros. Suplemento quarto individual: 10eur/pax.


Aos preços indicados acresce o IVA à taxa em vigor.
Para inscrição é necessário indicar um telemóvel de contacto e é obrigatório o envio prévio do nome completo dos participantes, para efeitos de seguro.

Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 13, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
telem 966 217 787
mail geral@transserrano.com

ALVARÁ nº24/2003 (DGT) ALVARÁ nº 231/2005 (IPJ)
Empresa fundadora da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos

Etiquetas:

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Esporão

Fotografia de joaopgsousa

Etiquetas: ,

Câmara Municipal incentiva o empreendedorismo em Góis

Os empresários do concelho de Góis têm ao seu dispor, desde que foi assinado um protocolo entre o Município de Góis, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Centro, CRL, a GARVAL – Sociedade de Garantia Mútua, S.A., a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Coimbra e o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, o programa “Góis FINICIA” – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O objectivo deste fundo financeiro de apoio, que tem um valor inicial de 100 mil euros, cabendo à Câmara Municipal de Góis contribuir com 20 mil euros e ao Banco com 80 mil euros, é “estimular e orientar investimentos a realizar por micro e pequenas empresas no concelho de Góis para a melhoria dos produtos e/ou serviços prestados, para a modernização das empresas, ou para as modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares”.
Refira-se que o valor deste fundo poderá em anos seguintes ser aumentado, em função dos objectivos e resultados obtidos, sendo que o município pode em qualquer momento reforçar o valor da sua parcela na constituição do fundo que tem um limite máximo de 500 mil euros. De forma a dar a conhecer aos empresários a possibilidade de usufruirem deste fundo financeiro de apoio, realizou-se na quarta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Góis, uma sessão de esclarecimento, seguida de debate, subordinada aos temas do programa FINICIA, o programa microcrédito e o empreendedorismo no concelho de Góis.
Muitos foram os empresários e as pessoas que pretendem criar o seu próprio negócio em Góis que estiveram presentes nesta sessão, que contou com a presença da vereadora Helena Moniz, da Câmara Municipal de Góis, do presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, em representação da ACIC, com Manuel Ferreira Ramos e Ulisses Fernandes, e em representação da Associação Nacional de Direito ao Crédito, Luis Teiga. Com esta iniciativa, as entidades parceiras deste projecto pretenderam “desenvolver soluções que possam responder satisfatoriamente tanto às nossas pequenas e médias empresas, como aos empresários em nome individual”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela Câmara Municipal de Góis.
Já segundo a vereadora Helena Moniz, o programa FINICIA “pretende estimular e orientar investimentos realizados pelas pequenas empresas do concelho, melhorando os seus produtos e serviços, e contribuindo para a sua modernização”, sendo um fundo financeiro de apoio que é comparticipando pelo município a 20 por cento. “É a primeira vez que o município participa num fundo financeiro de apoio ao investimento”, realçou, acrescentando que as pessoas podem utilizar “este instrumento”, tanto para modernizar a sua empresa, como para iniciar uma nova actividade. A vereadora da autarquia goiense frisou ainda que este programa apresenta a particularidade de “poder coexistir com outros, o que é uma mais valia”.
No uso da palavra, e em representação da ACIC, Manuel Ferreira Ramos destacou que a Câmara Municipal de Góis “foi a primeira a ter ao dispor dos empresários um financiamento destes”, revelando que a Associação em breve vai apresentar outras linhas de crédito. Coube a Ulisses Fernandes, também da ACIC, fazer a apresentação do programa FINICIA, que, segundo explicou, “é um programa que facilita o acesso ao financiamento para a criação de empresas”. De acordo com este programa, o fundo disponível é de 100 mil euros, e “vamos ver a vontade dos investidores e quem sabe poderemos avançar com valores mais elevados”, frisou Ulisses Fernandes.
Os candidatos a este fundo têm obrigatoriamente de residir no concelho de Góis, sendo que o apoio abrange empresas de várias áreas, desde o comércio, turismo, indústria e serviços. “São apoiáveis as despesas em equipamentos e obras”, referiu o representante da ACIC, alegando que este fundo se destina essencialmente à modernização da actividade das empresas. Contudo, “as empresas têm de estar legalmente constituídas”, enalteceu,advertindo que os empresários não podem ser devedores à Segurança Social e às Finanças, assim como não podem ter incidentes com a banca. Para além disso, “é necessário que a empresa tenha autonomia financeira, que se verifique que tem sustentabilidade em termos de implementação do negócio”, esclareceu Ulisses Fernandes, adiantando ainda que os projectos apresentados “não podem ter iniciado o investimento há mais de 90 dias da entrada do pedido de financiamento” e tem de haver “licenciamneto para as obras”.
“O que se pede é que os projectos apresentem características inovadoras”, clarificou, dando ainda a conhecer que o reembolso da quantia emprestada é feito, no mínimo, durante três anos, e no máximo, durante seis anos. Entretanto, os interessados em efectuar a sua candidatura ao programa FINICIA podem aceder ao site da Câmara Municipal de Góis e através de um link aí existente preencher o formulário de candidatura.
Nesta sessão foi também apresentado por um agente da Associação Nacional de Direito ao Crédito [ANDC] o microcrédito, uma forma de dar crédito até um valor máximo de 10 mil euros, a quem quer criar um negócio e não consegue obter um crédito comercial. “O microcrédito dirige-se a pessoas que querendo investir numa actividade económica o banco diz “não” por falta de garantias”, reforçou Luis Teiga, afirmando que a ANDC serve de “intermediário entre as pessoas e os bancos”.
De acordo com o agente de microcrédito, estes empréstimos têm um período de reembolso de três anos, com uma taxa Euribor, mais três pontos percentuais, sendo necessário ter em conta alguns critérios para obter o microcrédito, tais como: não possuir incidentes bancários; ser uma pessoa não bancável [à qual a banca negou o empréstimo]; e exige-se que a pessoa em questão arranje um avalista sobre 20 por cento do que se pede. Contudo, “tudo isto é feito à base da confiança”, garantiu Luis Teiga, embora frisando que “a actividade económica tem de ser legal”.
Após um debate onde foram esclarecidas algumas questões dos empresários presentes, e durante a sessão de encerramento desta iniciativa, a vereadora Helena Moniz voltou a frisar que o objectivo da Câmara Municipal em criar este crédito foi “promover o empreendedorismo no concelho de Góis e apoiar os empresários”. “Oxalá possam surgir alguns projectos e se esgote este plafond”, apelou. No uso da palavra, o presidente da Assembleia Municipal de Góis considerou que esta é uma forma de “vir a ajudar quem precisa”, destinando-se “à aquisição de bens para as empresas já existentes e para o inicio de actividade de pequenas empresas”. “Quer o FINICIA quer o microcrédito são actos válidos”, constaou José Carvalho, recomendando contudo aos empresários que “estudem bem os casos” e “depois de obterem várias propostas escolham a mais vantajosa”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: ,

Góis: “uma luz verde no fundo do túnel”

Góis tem uma dotação de 30.235 euros, destinada à revitalização do centro histórico e beneficiação de praças e arruamentos. Uma verba que, sendo pequena, deixa o presidente da Câmara satisfeito, por várias ordens de razões. Primeiro porque, recorda José Girão Vitorino, já por diversas vezes o PIDDAC deu uma dotação zero ao concelho e, como tal, “haver alguma coisa é um bom sinal” no entender do autarca. Em segundo lugar, “segundo me explicaram o máximo de dotação possível é de 5 por cento e, então, fomos abrangidos com o máximo possível, como tal, não me posso queixar nem contestar”, afiança Girão Vitorino refere ainda a situação semelhante que se verifica nos concelhos vizinhos, adiantando que “o meu sonho era que fosse mais, muito mais, mas se não é possível, paciência”. Satisfeito com o facto de o PIDDAC para 2009 não ter esquecido Góis, Girão Vitorino está ainda mais satisfeito como facto de ver e sentir que “há interesse do Governo em rasgar o interior, criando bons acessos”. Uma questão fundamental, no entender do autarca, que desde sempre reclamou da necessidade de combater distâncias e criar uma rede viária que rasgasse o Pinhal Interior e o tornasse mais acessível e mais próximo.
Esta é, no entender do autarca “uma luz verde no fim do túnel que começamos a ver em Góis”. Uma “luz” que também se faz sentir noutro sentido, uma vez que «neste momento há pessoas que começam as descobrir Góis e a querer investir no concelho”. “Góis começa a ser cobiçado por empresários, que demonstram interesse em investir aqui”, assegura satisfeito por ver aqui uma porta aberta para estancar o fluxo migratório e combater a desertificação.
Feliz com estes indicadores positivos, Girão Vitorino não deixa de lamentar que isto aconteça “no final do meu mandato”, urna vez que “a saúde não me permite continuar”. No entanto, o autarca de Góis promete manter-se, no futuro, atento e disponível para ajudar a desenvolver o seu “concelho do coração”. “Quero ver Góis a crescer”, remata emocionado.
in Diário de Coimbra, de 17/10/2008

Etiquetas: ,

Folgosa

Etiquetas: ,

Vila Nova do Ceira - Festa da Freguesia na Casa do Concelho de Góis

No âmbito do 80.º aniversário do Regionalismo goiense, vai realizar-se no próximo dia 25, na Casa do Concelho de Góis, na Rua de Santa Marta, n.º 47, r/c-Dto., em Lisboa, a Festa da Freguesia de Vila Nova do Ceira.
Organizada pela Comissão de Lisboa de Propaganda de Melhoramtos em Vila Nova do Ceira e pelo Conselho Regional da Casa concelhia, que apoia, a Festa da Freguesia tem o seu início marcado para as 15 horas, com a sessão de abertura e abertura da exposição; 15-30, intervenção sobre Regeonalismo pelo presidente do conselho fiscal da Casa, António Lopes Machado; 16, apresentação do livro «Rosários do Amor», de Clarisse Barata Sanches; 17, actuação do Grupo Cantares da Várzea; 17-30, actuação do agrupamento «Kaos»; 18, teatro «Nova Geração da Várzea; 19, lanche regional; 20-30, actuação do agrupamento «Kaos»; e 21, actuação do Grupo Cantares da Várzea.
in A Comarca de Arganil, 08/10/2008

Etiquetas:

Colmeal em Foco

Regionalismo está cada vez mais altivo, quer nas sedes concelhias quer nas suas povoações, nestas vasta zona serrana. É um mote evoluído com raízes no coração, de personalidades que expressam com sentimento o valor de cada região, fortalecendo o querer viver em parceria social, obtendo frutos, como é o facto a considerar da comemoração dos 77 anos de vida da União Progressiva da Freguesia do Colmeal, uma festa de grande sumptuosidade, realizada no passado dia 21 de Setembro.
O Colmeal é um berço embalado pelo vale do Ceira, cheio de relíquias e recordações que o tempo não apaga, merecendo o carinho de quem nele nasceu. A vida difícil forçou a deitar mão à emigração e embora mais estagnada a ausência de habitantes, o progresso do Colmeal não declinou, porque as gerações renascem através de eventos que dão calor humano aos ausentes e presentes. Agrada registar o grande timoneiro "Boletim mensal da paróquia", se hoje estivesse a circular, estava a comemorar 50 anos de existência e o tempo da sua vida era uma carta de família para todos os colmealenses, que guiou o destino de muitas obras, a dar notícias da freguesia com clareza e objectividade, sendo beneficiadas as povoações: Sobral, Açor, Adela, Soito, Carrimá, Malhada, Carvalhal, Aldeia Velha, Quinta de Belide, Saião, Salgado, Vale d'Asna, etc.. A Junta de Freguesia sempre atenta em dar solução aos problemas mais prementes, com o esforço dos responsáveis, consegue dinamizar planos em prol das povoações, de acordo com os rendimentos obtidos e outras receitas, a serem geridas convenientemente, não faltando o apoio a outras organizações da freguesia, tendo como palco de honra a sua "UNIÃO PROGRESSIVA". Ela é o baluarte do regionalismo e desenvolvimento, que próximo de terminar o mandato doa actuais dirigentes, é digno destacar o seu presidente, regionalista e mentor, dr, António Domingos dos Santos, sempre apto na divulgação dos acontecimentos, em especial nos Jornais (O Varzeense e Jornal de Arganil), é digno realçar os escritos que endereçou ao êxito alcançado na festa comemorativa, seguido de outro acérrimo regionalista e redactor do Jornal "A Comarca de Arganil", lançando a sua crónica bem pautada do acontecimento, com a sabedoria habitual, do nosso bom amigo António Lopes Machado, louvores a registar, também, aos exímios jornalistas dos jornais já citados em muitos eventos da região.
Esta introdução vai ao encontro de outro aspecto muito relevante e que vamos dar vida à caminhada que se segue: o autocarro do Colmeal, ligado à conceituada Empresa Luís Filipe, de Coimbra, sendo responsável o simpático motorista, Pedro Santos, saiu às 7,30 h, e bem coordenado pelo dirigente Álvaro e sua esposa, desde a saída até á chegada. Houve uma pequena paragem, próximo do Carvalhal e Aldeia Velha, sendo notada com satisfação a entrada, de 14 passageiros, ficando a viatura devidamente em ordem a caminho de Alvares, tendo prosseguido a viagem até ao (Café Restaurante Marques - Cabaços) local escolhido para o pequeno-almoço e que o seu proprietário José Dias Marques e seu filho Paulo, acolheram os visitantes com simpatia, que para paragem e interesse turístico, tem capacidade para mais de 750 pessoas, digno de ser considerado.
O novo percurso foi acarinhado pela paisagem agrícola, cheia de cor e de vida a área de Tomar e via Torres Novas, rica na colheita do milho e o aumento progressivo de boas vinhas, já a atravessar a ponte do rio Tejo-Chamusca, uma vila situada na margem esquerda, com características culturais da região e quem viaja, pode apreciar o igreja matriz do século XVI, o Museu Municipal, o núcleo arqueológico romano e outros, deixando este apontamento para continuarmos até ao local de encontro, outra relíquia ribatejana, a bela vila de Alpiarça, que dos quatro autocarros vindos de Lisboa e o nosso, após reunidos os colmealenses e amigos, pelas 10,30, foi iniciado o programa com visita ao museu dos Patudos, bastante concorrida pela UNIÃO, a ultrapassar as 160 pessoas.
Dar expansão à grandeza da Casa, um dos Grupos teve o privilégio de ter como guia a simpática D. Laurinda, arquivista do Museu, com dotes especiais em dar conhecimento da biografia do seu fundador, José Mascarenhas Relvas (1858-1929), que embalados na sua voz, vamos recordar apenas o título de cada Sala, cheia de pergaminhos dessa figura notável, com grandes qualidades de dirigente associativo, administrador agrícola bem sucedido, promotor sensível do bom gosto artístico, amante da música, viticultor exímio, político e conspirador contemplativo.
Abel da Silva Gonçalves
in Jornal de Arganil, de 23/10/2008

Etiquetas:

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ceira em Góis

Etiquetas: , ,

Venda de quinta gera polémica entre PS e PSD

O processo da Quinta do Baião arrasta-se desde 1999, quando a autarquia, então liderada por José Cabeças (PS) a comprou, por cerca de 800 mil euros. A Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), presidida já na altura por Cabeças - que ainda hoje mantém o cargo -, propôs depois comprar uma parcela dessa quinta, para ali instalar um projecto agro-turístico. No entanto, segundo adiantou ontem ao Diário As Beiras, Graça Aleixo, vereadora do PSD na Câmara de Góis, o negócio "não foi concretizado, em virtude de o proprietário da quinta, antes de a vender à câmara, ter feito um destaque". Desta forma seria necessário que passassem mais dez anos, até que pudesse ser destacada outra parcela, acrescentou.
No meio deste processo, a ADIBER candidatou o projecto agro-turístico ao programa LEADER II, tendo sido contemplado com uma verba de 234 mil euros, em 1999. "Acontece que, apesar de não ter sido concretizado o negócio, e ao contrário do que acontece com a maioria dos projectos quando não são executados, as verbas não regressaram ao LEADER e ficaram nas mãos da ADIBER", referiu a vereadora.

Confusão entre pessoas e instituições

Em Setembro do ano passado, o assunto da venda da quinta à ADIBER voltou á baila, na autarquia, agora liderada por Girão Vitorino (PS), que me 1999 era vice-presidente de Cabeças. Na reunião do executivo que deliberou a transacção, Graça Aleixo adianta que ela e o outro vereador do PSD, na oposição, se abstiveram. Os vereadores do PS votaram favoravelmente e a quinta foi vendida "pelo valor determinado em 1999, ou seja 250 mil euros, na base de um projecto da ADIBER, ligeiramente reformulado", recorda Graça Aleixo.
"Tinha na minha posse um parecer de um docente da Faculdade de Direito e um outro parecer, de natureza financeira, que, resumindo e concluindo, diziam que as contas daquele projecto eram contas de merceeiro", afirma a autarca. Na sua opinião, este negócio "baseia-se na confusão entre as pessoas e as instituições, através da intervenção das mesmas pessoas". E assim continua, em virtude de o presidente da câmara actual ser o então vice-presidente, o que "acabou por gerar alguns compromissos, nomeadamente, a nível político-partidário", prossegue, acusando: "este foi um acordo de comadres".

Empresário de Pombal (quase) entra no negócio

Entretanto, a ADIBER apresentou, recentemente, uma proposta para a aquisição da quinta, por parte de um empresário de Pombal, que pretenderia levar por diante o projecto turístico. Segundo a associação, o empresário estaria disposto a pagar 450 mil euros. Sucede que, nestes casos, a lei impõe que teria sempre de ser dado direito de preferência à câmara. Por isso, o processo teve que regressar ao município.
Assim, na passada segunda-feira, teve lugar uma reunião extraordinária do executivo camarário e, por unanimidade, com os votos do PS e PSD, a autarquia optou por voltar a comprar a quinta. "O direito de preferência foi utilizado ao abrigo da cláusula quarta da escritura, isto é, pelo valor que transmitiu, uma vez que não há benfeitorias", esclarece a autarca social-democrata.
Para Graça Aleixo, a ADIBER agiu mal, pois, quando notificou a câmara para exercer o direito de preferência, mencionou a cláusula do valor mais elevado - os 450 mil euros que o empresário oferecia. "Ou seja, em menos de um ano enriquecia ilicitamente, quase o dobro do que pagou", acusa.
Ao optar pelo direito de preferência, o município "demonstra algum reconhecimento do erro cometido e, agora, vai poder fazer o que devia ter feito, que era ter aberto um concurso público", sublinha Graça Aleixo.
O Diário As Beiras tentou, ao longo de todo o dia de ontem, obter um comentário de José Cabeças e Girão Vitorino, mas até ao fecho desta edição, tal não foi possível, por terem estado permanentemente incontactáveis.
Paulo Leitão
in Diário As Beiras, de 23/10/2008

Etiquetas: , ,

1º Geo-Raid Aldeias do Xisto

Uma prova. Um desafio. Uma aventura.

O pretexto para este GEO RAID são as bonitas Aldeias do Xisto espalhadas pelas encostas da Serra da Lousã.

A partida e chegada será na Vila da Lousã.
No sábado, dia 25, as equipas partirão à descoberta do maciço sul da Serra, percorrendo cerca de 100km, nos quais os participantes são levados a conhecer algumas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto, como Gondramaz, Ferrariade S. João ou Casal de S. Simão. O percurso "tocará" a Barragem do Capril antes de voltar, passando por terras de Castanheira de Pêra.

No Domingo os aparelhos GPS conduzem os participantes em sentido contrário ao do dia anterior, para a zona norte da Serra, passando pelas Aldeias de Aigra Velha e Pena, percorrendo terras de Góis.

Geo Raid Mapa Lousã (PDF)

Altimetrias Geo Raid (PDF)


Organização
Geo Raid
967 422 831
info@geo-raid.com
http://www.geo-raid.com/

Etiquetas: ,

Povorais

Fotografia em hi5 Povorais

Etiquetas: ,

Presidente da Concelhia PSD responde a Lurdes Castanheira

É muito estranho que, de repente, alguém passe de perseguidor a perseguido! Nunca se viu alguém que faz parte do poder e que, no caso concreto foi Vereadora pelo PS, é presidente da comissão política local do PS, numa câmara PS, queixar-se de perseguição. Afinal as perseguições são sempre feitas pelo poder, não pela oposição! Como pode alguém, que é poder, querer passar a mensagem de que é perseguida? Perseguida por quem, afinal? Só se for pelas suas próprias fragilidades, pavores e fracassos!

Além do mais, o PS de Góis avançou já com dois candidatos, que se apressaram a colocar-se em cima de um andor e estão à espera que apareça algum “diabo” que os carregue! Ora, seria uma grande falta de estratégia politica do PSD querer, neste momento, derrubar qualquer dessas candidaturas, abrindo caminho à outra. Essa selecção da pior candidatura do Ps não cabe ao PSD fazê-la!

Tal como nos parece uma pura estratégia esta choraminguice abraçada pela auto-proclamada candidata do PS, ao dizer em todo o lado que é perseguida, sobretudo quando começa a ser notória a agonizante derrocada da sua candidatura e a sua total falta de apoios de algumas pessoas que se deixaram arrastar para problemas que querem ver resolvidos e resultantes do triângulo socialista composto por Câmara, ADIBER e Santa Casa.

E que socialista é esta que ameaça à boca pequena avançar com uma candidatura independente caso o PS faça a mais que provável opção pela candidatura oficial de Diamantino Garcia?

Góis precisa de lideranças fortes, não de choraminguices infundadas.

No fundo, o que essa candidata está a tentar fazer é alcançar derradeiros apoios de pessoas ingénuas que possam acreditar que a culpa dos seus sucessivos fracassos e das suas equipas, é de um partido (PSD) que está na oposição há 27 anos em Góis.

Aliás, o PS já percebeu a grande derrocada da candidatura de Lurdes Castanheira e a grande debandada da maioria dos apoios socialistas, e, por isso mesmo, enviou Diamantino Garcia para reocupar a vice-presidência da Câmara Socialista e respectivos pelouros, a que tinha renunciado dias depois de tomar posse, deixando-lhe alguns meses para tentar recuperar os apoios perdidos. E, se dúvidas houvesse, Diamantino Garcia assumiu ser candidato às próximas eleições autárquicas antes mesmo assumir as recomendadas e encomendadas funções.

Das duas uma, ou o PSD está tão forte que consegue anular e destruir candidaturas socialistas, mesmo estando na oposição há 27 anos, deixando os socialistas receosos; ou o PS tem feito tanto disparate na sua administração que está apavorado com a possibilidade de o povo lhe mostrar final e definitivamente o cartão vermelho a essa ruinosa administração socialista, restando ao PS propalar que os seus sucessivos desastres de gestão, são motivados pos perseguição do partido da oposição.

Seriamente, achamos que ambas as coisas têm algum fundo de verdade: o PSD está mais forte e o PS anda há muito tempo à deriva!

Mas duas coisas são certas, O PSD não é perseguidor, mas também não entra nem faz o jogo do adversário!

Fiquem ambas as candidaturas do PS descansadas que o PSD de Góis não os perseguirá. A nossa preocupação é o bem estar das gentes do concelho e das suas freguesias e não as listas que o PS represente, apresente ou rejeite.

Respeitamos o PS, porque é um partido com expressão no concelho, tal como respeitamos todos os outros partidos. Sabemos que o PS terá sempre uma lista, pelo que não nos interessa absolutamente nada se essa lista é encabeçada por uma senhora de Coimbra, que entrou na politica de mão dada com Cabeças e que tem agora de continuar de mão dada com Vitor Batista, que foi Vereadora do PS até há 3 anos e que saiu ou não foi convidada a continuar essa Vereação neste último mandato, que entrou em verdadeira ruptura com a câmara PS e com o seu Presidente, e mesmo com Vítor Batista ( ameaçando até, nas últimas eleições autárquicas, avançar com José Cabeças contra eles, só não alcançando tal desiderato por manifesta falta de apoios após consecutivas sondagens) e que vem agora dizer que é a continuidade dessa câmara, do actual presidente e, provavelmente , também de Vitor Batista. E também não nos interessa se a lista PS é encabeçada por outro senhor, que foi vereador até há 3 anos atrás, que foi reeleito nas últimas eleições autárquicas pelo PS e que saiu logo a seguir a tomar posse porque, passo a citar: “ não queria vir a trair os seus princípios e a sua própria consciência”, e que agora regressou não sabemos se traindo uns ou outra!

E fiquem essas candidaturas mais descansadas ainda, porque nenhum dos auto-proclamados candidatos PS está nos projectos ou planos do PSD de Góis para encabeçar qualquer lista por falta de perfil adequado.

Aliás, não teria qualquer sentido o PSD dar guarida politica a alguém que não soube respeitar quem os elegeu, nem souberam ser leais ao cabeça da lista que aceitaram integrar, dado que abandonaram, ambos, os projectos eleitorais de que fizeram parte; uma não se recandidatando ou não tendo sido convidada a tal, outro, abandonando logo a seguir a tomar posse, sem que um nem outro fosse concreto na justificação que era, então, devida ao eleitorado.

Quanto à polémica falta de sustentabilidade financeira da ADIBER e SANTA CASA, o PSD está, obviamente muito preocupado:

1º porque chegando tal falta de liquidez ao ponto de as obrigações salariais não serem cumpridas, isso gerará grandes dificuldades para algumas famílias do nosso concelho, o que nos preocupa, pois para o PSD as pessoas estão sempre primeiro e, as gentes da nossa terra, são pessoas com magros recursos.

2º Porque são instituições sediadas no concelho e, como tal, todas elas, e exclusivamente enquanto instituições, merecem, como qualquer outra e sem preferencialismos, a atenção do PSD.

3º Porque o município vendeu a um preço vantajoso ( tão vantajoso que o abatimento ao activo imobilizado do Município aprovado de seguida foi, claramente, superior ao produto da venda!) a quinta do Baião, para implementação de um “projecto integrado Agro-Turistico”, à Adiber. Ora é manifesta a falta de capacidade financeira dessa instituição para desenvolver tal projecto nas condições actuais. Tendo, alegadamente essa instituição, sido compelida a devolver ao Leader II todos os financiamentos que tinha obtido. Ora Parece que tal património que era municipal, tem, urgentemente, de regressar ao Município, cumprindo-se o condicionalismo da venda, ou seja, que, no caso de se não desenvolver tal projecto no prazo de dois anos, o património reverteria ao município, existindo, depois de desenvolvido o projecto, ainda assim um direito de preferência em caso de venda a terceiro.

Por outro lado, e se há muito tempo são publicas tais dificuldades financeiras, ficamos perplexos com tal falta de liquidez. Pois, logo que a agora candidata do PS deixou de ter direito, por deixar de ser vereadora, ao veículo da Câmara, a ADIBER apressou-se a comprar-lhe um carro para que ela, Lurdes Castanheira ( mero membro da direcção daquela instituição), usasse, como usa, na sua vida diária Coimbra (onde reside) – Góis ( onde é funcionária da autarquia) e na sua vida politica. E a Santa Casa terá, alegadamente, contratado o seu próprio provedor, José cabeças, para dar consultas de medicina no lar de Vila nova do Ceira, por um avultado salário mensal.

Quanto às erupções de Altruísmo e Voluntarismo que a candidata Lurdes Castanheira faz menção de difundir de si própria, o PSD só tem a dizer que gostaria de perceber se a cedência daquele veiculo é altruísta e voluntariosa para ela ou para a Adiber. E gostaríamos de saber de onde veio o dinheiro para a compra do referido veículo. De algum projecto financiado? Financiado por quem? Algum subsidio da Câmara?

Mas gostaríamos também de saber se existe alguma avença entre Adiber e Lurdes Castanheira ou se ela dá formação naquela instituição, e quanto recebe ou recebeu nestes últimos 3 anos.

Também gostaríamos de saber se existe alguma avença entre Lurdes Castanheira e a Santa Casa e quais os valores.

E gostaríamos de saber, por fim, se recebe e quanto recebe pela direcção técnica do Lar de Alvares, bem como das instituições atrás referidas. Ou se recebe e quanto recebe de algum programa ou projecto dessas instituições.

E só fazemos estas perguntas porque o PSD entende que o Voluntarismo não pode ter contrapartidas, sobe pena de se tornar mero negócio ou oportunismo.

E já não falamos nos objectivos políticos de tais participações de “voluntarismo”.

Contudo, temos de repudiar a atitude da SRª Candidata quando diz que é apenas presidente da assembleia da misericórdia e apenas secretária da direcção da Adiber, pois, toda a gente sabe que é ela a mentora das respectivas administrações e é de lamentar que tenha de se esconder, quando algo corre mal, atrás de figuras de Góis que nos merecem respeito e que também deveriam ter o respeito dela. Não se pode ser auto-designado “salvador” quando as coisas correm aparentemente bem, e apenas mais um na lista quando as coisas correm mal.

Espera, sinceramente, o PSD, que tudo isto seja um equivoco, e que as dificuldades não se arrastem, como parece que já se arrastam na ADIBER, ao foro fiscal ou de comparticipações do Estado, e que essas pessoas atrás das quais Lurdes Castanheira se esconde, não venham a sofrer graves consequências patrimoniais, pois seriam mais famílias de Góis em dificuldades financeiras.

O PSD quer deixar algumas sugestões à candidata Lurdes Castanheira:

1º que não incorpore na sua campanha o lema “perseguida e voluntariosa”, porque ambas as coisas só ela mesma diz de si própria.

2º Que não assuma a figura do “ coitadinha” porque lhe fica, seguramente mal, pois toda a gente sabe que ela sempre foi alguém de incontrolada agressividade política, mesmo contra os seus pares.

3º que não lhe fica bem vitimizar-se à força num concelho em que a Câmara é socialista e, ela, é tão só a presidente da comissão politica socialista.

4º Que não se preocupe com o PSD, pois o PSD nem se lembra que ela existe. O PSD só se preocupa com as pessoas do concelho de Góis, ou com as pessoas cá escolheram viver e com o seu bem estar. Ora não é manifestamente o caso dessa senhora. Mas, uma vez que é presidente da comissão politica do PS, partido do poder, teremos de lhe sugerir que se preocupe mais e encaminhe o seu partido, e os eleitos por ele, a trabalharem mais no bem estar e desenvolvimento do concelho, ao invés de se preocupar tanto com o seu próprio bem estar politico.

5º Que faça uma pré-campanha e campanha limpa e clara e que não diga uma coisa a uma pessoa durante a manhã e o inverso a outra à tarde. Góis é pequeno demais e essa instabilidade de ideias e opiniões acabam por ser debatidas na noite do mesmo dia! E que não ande para aí a dizer que o PSD é contra as instituições, o PSD não é contra as instituições, nem sequer contra as instituições da qual essa senhora faz parte, lembre-se que as instituições não se resumem a ela própria. O PSD até acha que deveriam ser dados mais meios financeiros e técnicos às instituições, o que evitaria que houvesse uma super-instituição a cobrar as candidaturas a projectos nacionais e comunitários. O dinheiro dos projectos deve ser usado na execução das obras e não para pagamento de candidaturas como prestação de serviços. Mas não concordaremos nunca que as instituições sejam usadas para fins políticos.

Em análise do panorama politico de Góis, é notório que a antecipação da auto-proclamação da candidatura de Lurdes Castanheira, e mesmo do aparecimento de uma segunda candidatura, apenas visam servir os interesses socialistas, tratam-se de meros engodos políticos para a população e para a oposição. Estas auto-proclamadas candidaturas servem apenas para desviar as atenções dos problemas graves que o PS bem sabia que iriam surgir naquelas instituições conotadas com as lideranças socialistas do concelho e que podem também bem chegar à própria Câmara Municipal. Querem apenas enganar os eleitores porque, surgindo a público, tais problemas que há muito existem mas estavam camuflados, após o anuncio das candidaturas serem apresentadas, já podem dizer que estão a ser alvo de manobras eleitoralistas, podem vitimizar-se de problemas que só eles próprios criaram.

É óbvio que os auto-proclamados candidatos socialistas farão parte da mesma equipa, e o tempo dar-me-á razão, porque apesar das ameaças, à boca pequena, de Lurdes Castanheira, em avançar para um projecto político independente, nenhum dos candidatos tem coragem politica para o fazer. Estão apenas ambos a disputar lugares políticos e a enganar o povo, acabando, a final, ambos de braço dado ou “empurrando” Lurdes Castanheira para fora de Góis, por falta de condições eleitorais óbvias, nas listas da Assembleia de Republica através das Mulheres distritais socialistas, estrutura socialisto-sectária essa, à qual se pretende candidatar, livrando-se assim dos problemas causados em Góis.

Aliás esta estratégia já não é nova, surgiu de um ensaio que o PS fez nas ultimas eleições autárquicas em Góis, em que também tinha duas listas (a de Girão e a de Cabeças/Lurdes Castanheira).

Esta segunda candidatura de agora surgiu apenas com dois objectivos: desviar as atenções dos verdadeiros problemas que queimarão todas as cúpulas políticas socialistas em Góis. E tentar deixar o PSD em compasso de espera por algum desses candidatos. Aliás, uma das candidaturas já anda a difundir que teria sido abordada pelo PSD, o que é uma redonda mentira. O PSD tem os seus candidatos próprios.

Bem, o PSD não caiu no logro socialista e estamos certos que o eleitorado também não cairá, Portanto restará aos dois candidatos socialistas arrumarem-se numa lista só desde já, ao invés de prolongarem uma tensão inexistente para desviar a atenção de graves problemas que são transversais a ambas as candidaturas.

Uma coisa é certa, não será o PSD a perseguir ninguém, mas falará sempre a verdade. Mesmo que esses senhores se “armem” em vitimas, o eleitorado tem sempre o direito de saber das manobras “sui generis” socialistas. Esses problemas só não surgiram mais cedo porque a Câmara os tem ajudado a protelar com alguns subsídios e através de contratação de serviços à Adiber, sobre proposta desta. Propostas algumas que previam salários extra ou avenças de 600€ mensais para perfis idênticos ao de Lurdes Castanheira e José Cabeças. O PSD não tem, sequer, de se preocupar em fragilizar as candidaturas socialistas, porque estão já ambas destruídas à partida e todos estes estratagemas visam apenas esconder os graves problemas que existem de facto e que só agora começam a ser públicos, mas que são culpa exclusiva das más administrações socialistas. Resolvam mas é os problemas, os que já se sabem e os que se saberão em breve, em vez de os atirarem para inexistentes responsabilidades de terceiros. Resolvam mas é o que interessa verdadeiramente às gentes do concelho de Góis. E, espera o PSD, que não seja o Município a resolver a crise financeira da ADIBER, uma associação que retirou o nome de Góis da sua nomenclatura ( pois era Associação de Desenvolvimento de Góis e da Beira Serra, e passou a ser só da Beira serra) e que tem um raio de actuação sobre 4 municípios, pelo que não tem de ser o dinheiro do povo de Góis a ser usado, sobre a forma de subsídios ou pagamentos de serviços, para resolver problemas financeiros de uma associação da qual fazem parte 4 municípios. Não tire, a ADIBER, dinheiro a Góis, o município mais pobre, para resolver problemas criados com a sua actuação sobre outros três concelhos, todos mais ricos que Góis.

E espera o PSD que a ADIBER não venda a Quinta do Baião, que comprou recentemente por um preço vantajoso à Câmara Municipal de Góis no âmbito de um protocolo. Pois tal possibilidade de segunda venda no prazo de pouco mais de um ano já circula em Góis. Esse património é de Góis e a ADIBER não é nenhuma agência imobiliária. Pelo que, se há outros interessados em fazer o que a ADIBER se propôs fazer e não fez, que devolva ao município de Góis e ao povo de Góis (como, aliás, está expresso no clausulado na escritura) e que encaminhe os interessados para um negócio directo com o Município, assegurando, assim que o lucro obtido com a venda do património de Góis, fique exclusivamente para Góis e para o seu povo e que não seja encaminhado para resolver dívidas de uma associação que actua sobre 4 concelhos.

Que socialismo é esse que quer tirar ao mais pobre para dar aos mais ricos?

Fica o aviso: O PSD não permitirá e levará até às últimas consequências, mesmo com providências judiciais cautelares, se a ADIBER se arvorar em agência imobiliária, que não é, e começar a vender bens que são por direito próprio do povo do concelho de Góis. E não venham depois dizer que são perseguidos!

Por último, ao PSD chegaram depoimentos directos de funcionários da Santa Casa e ADIBER, testemunhando a existência de vários salários em atraso, bem como de pessoas que fizeram parte de projectos de inserção e que foram compelidos a assinar recibos para facilitar a entrega dos valores pelo centro de emprego e que até hoje, já finalizados tais contratos antes do Verão, ainda não terão recebido efectivamente.
O Presidente da Secção Concelhia de Góis do PSD
Abílio Bandeira Cardoso
in Jornal de Arganil, edição electrónica

Etiquetas: , , , ,

Líder da Concelhia de Góis recusa "fracturas irracionais"

"PEDRO MACHADO, um homem que sempre tem estado com o distrito. É chegada a hora de o distrito estar, inteiramente, com ele". Com esta afirmação, o presidente da Concelhia de Góis do PSD, Abílio Bandeira Cardoso, expressa o seu inequívoco apoio ao futuro presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, na corrida à liderança distrital dos sociais-democratas.
Considerando Machado um "grande político, verdadeiro diplomata", Abílio Bandeira Cardoso sublinha que ele "tem um sentido de responsabilidade único, que lhe outorga toda a capacidade necessária às grandes lideranças".
"É lógico que o PSD, com Pedro Machado, apresentará duas fortes candidaturas à presidência da distrital do partido, que assumirão, ambas, um papel renovador e regenerador da classe política e distrital do PSD", admite o dirigente de Góis. Por isso, a sua opção deve-se à necessidade de acautelar o bloco eleitoral de 2009, pois "não é agora o momento indicado para fracturas irracionais que só teriam como efeito acalentar algumas esperanças do principal partido que defrontará o PSD". Ou seja, "o momento é de continuidade", remata.
in Diário As Beiras, de 23/10/2008

Etiquetas: ,

Carvalhal Miúdo

Fotografia de Jorge Martins

Etiquetas: ,

Telhada - Almoço da Liga de Melhoramentos

Vai realizar-se um encontro-convívio no dia 1 de Novembro, a partir das 16h00, na Casa de Convívio da Telhada. A época apela às castanhas, à água-pé, aos torresmos e ao caldo verde por isso eles não faltarão. O evento pretende reforçar os laços de amizade e solidariedade, promovendo a confraternização e o regionalismo.
in Jornal de Arganil, de 23/10/2008

Etiquetas: