domingo, 30 de setembro de 2007

Capela do Castelo



Fotografia de Raul Lourenço

Etiquetas: ,

Dia do Idoso comemora-se em Góis

No âmbito do projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania", a Santa Casa da Misericórdia de Góis celebra, amanhã, o Dia Internacional do Idoso, a ter lugar na Casa da Natureza, no Parque do Cerejal.

Etiquetas:

ADIBER promove acções de formação

"Cidadania activa", "Linguagem e comunicação", "Associativismo/Projectos de desenvolvimento local" e "Montagem e desenvolvimento de projectos" são as designações atribuídas a quatro acções de formação, a realizar em Góis, numa parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Góis e a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra. Os cursos, integrados no âmbito do programa Progride, Progredir em Igualdade e Cidadania, funcionam em horário laboral e destinam-se à população em geral. Os interessados podem efectuar a respectiva inscrição no Centro Cívico e Cultural de Góis (tel. 235778065 ou e-mail: progride.gois@gmail.com).
in Diário de Coimbra, de 24/09/2007

Etiquetas:

sábado, 29 de setembro de 2007

Mega, Julho 2007





Fotografias de Raul Lourenço

Etiquetas: ,

Turismo na Região Centro

Porque o turismo é uma actividade fundamental para o desenvolvimento do nosso interior, volto ao tema.

Trata-se dum sector que cria riqueza e emprego.

A Região Centro, particularmente a chamada Beira-Serra, tem recursos patrimoniais, naturais, boa gastronomia, hospitalidade e diversidade concentrada.

O chamado Turismo da Natureza cada vez tem mais procura. São já muitos os que escolhem o campo, montanha, rios e praias fluviais.

Sendo assim, é preciso estar atento à realidade e encontrar respostas que correspondam às exigências do mercado.

Desde logo, é essencial partir do pressuposto que toda e qualquer valorização nesta área terá de respeitar as áreas naturais e a tradição.

Depois, é necessário pôr de lado bairrismos mesquinhos e concentrar esforços em acções coordenadas e alargadas a toda a região.

O objectivo terá que ser, para além de atrair as pessoas, criar condições para que por cá se mantenham alguns dias.

A Região de Turismo do Centro tem a responsabilidade pela promoção desta indústria em 24 municípios. As Câmaras Municipais têm os seus próprios pelouros de turismo.

Só o trabalho conjunto destes organismos possibilitará obter bons resultados: melhores acessibilidades, mais e melhor oferta de alojamento e restauração e criar espaços de lazer e cultura.

A região tem que ser promovida no conjunto, realçando as diversidades.

Atendendo às características deste sector, a acção primordial caberá à Região de Turismo do Centro, como órgão motor e coordenador.

Na minha opinião não tem feito o suficiente, pelo menos no que respeita a esta zona mais interior.

Quem passe pelo Posto de Turismo da RTC em Coimbra, só a pedido e mesmo assim com alguma dificuldade, encontra alguma informação que o incentive a visitar alguns dos 24 concelhos que a integram.

Mesmo a recente e boa iniciativa de divulgar algumas praias fluviais acaba por ser muito limitada. O folheto promocional poderia ser mais esclarecedor acerca das zonas onde se localizam.Procurar a praia de Janeiro de Baixo não é o mesmo que ir à Figueira da Foz.
A.R.
in Jornal de Arganil, de 27/09/2007

Etiquetas: ,

Rádios participam em intercâmbio na Finlândia

No âmbito do Programa LEADER +, a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, promoveu, em parceria com as suas congéneres finlandesas, Joensuu Region LAG e Kalakukko Development Association, em Saarila, na Finlândia, o designado II Radio Camp, integrado no projecto de cooperação internacional “Village Radio”. Após a deslocação de uma comitiva constituída por 28 finlandeses das regiões de Joensuu e Kalakukko à região da Beira Serra, em Maio, cerca de 20 portugueses foram até à Finlândia, entre 18 e 22 de Setembro, para participar na formação que envolveu as rádios locais da Beira Serra, nomeadamente de Arganil e Oliveira do Hospital e de Joensuu, Rádio Rex e Radio Oikea-Asema.
Juntaram-se à comitiva, para além dos técnicos da ADIBER, representantes do Rádio Clube de Arganil, da Rádio Boa Nova, de Oliveira do Hospital, autarcas dos municípios de Arganil, Góis, Tábua e Oliveira do Hospital, bem como jovens destes municípios e associações juvenis, que durante estes dias receberam formação. No final do II Rádio Camp, a secretária da ADIBER, fez um balanço “francamente positivo” da iniciativa. Segundo Lurdes Castanheira, as rádios da Beira Serra ficaram a conhecer o funcionamento das rádios finlandesas, tendo visitado a Rádio Rex, em Joensuu, disse. “Essa oportunidade permitiu-lhes concluir que em Portugal, e mais concretamente na Beira Serra, já estamos com tecnologias e metodologias de trabalho bastante avançadas”, realçou.
in Diário As Beiras, de 29/09/2007

Etiquetas: , ,

PSD - Menezes ganhou no concelho de Góis

Nas eleições para a liderança do Partido Social Democrata, realizadas ontem, Luís Filipe Menezes, na concelhia de Góis do PSD, ganhou a Marques Mendes.
No entanto, segundo o Diário de Coimbra, foi Marques Mendes quem, no conjunto do distrito de Coimbra – exceptuando a Figueira da Foz onde o acto eleitoral foi anulado –, obteve mais votos, 879, tendo a candidatura de Filipe Menezes somado 762. Marques Mendes ganhou nas secções do partido em Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Poiares, e Menezes superiorizou-se ao seu adversário nos concelhos de Coimbra, Arganil, Cantanhede, Condeixa, Góis e Tábua.
A nível nacional, Luís Filipe Menezes ganhou as eleições directas e é o novo líder do PSD.

Etiquetas:

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Mega Cimeira, Agosto 2007



Fotografia de Raul Lourenço

Etiquetas: ,

O Projecto Escolhas de Futuro acolhe jovens do Projecto Escolhas Saudáveis

O Projecto Escolhas Saudáveis de Sintra recorreu ao Projecto Escolhas de Futuro de Góis no sentido de dinamizar actividades durante a semana de 24 a 30 de Agosto de 2007.
Os jovens de ambos os projectos tiveram oportunidade de interagir activamente nas actividades propostas pela equipa de Góis, bem como de conhecer um pouco do concelho e as realidades existentes.
O principal objectivo deste encontro foi a troca de experiências entre as diferentes culturas, já que os jovens de Sintra, têm raízes em Cabo Verde, onde a realidade é bastante discrepante relativamente ao nosso concelho.
As actividades planeadas proporcionaram a todos momentos de diversão, partilha de experiências e promoção de comportamentos cívicos. As águas do Rio Ceira foram o local de eleição nestes dias, com a visita a várias praias fluviais do concelho de Góis (Praia Fluvial da Peneda, do Pé Escuro, do Cerejal e das Canaveias). Das actividades realizadas destacam-se o peddy paper pela vila de Góis, Caça ao Tesouro, jogos de futebol, jogo de pistas, visita de educação ambiental ao viveiro existente em Vila Nova do Ceira, caminhadas de interpretação, elaboração de máscaras em gesso, jogos tradicionais, visita à Rádio Clube de Arganil, concurso "Cresce Connosco", Karaoke entre outras.
Depois desta semana intensa, quer em termos de actividades, quer em termos de afectos, o difícil foi a despedida, com a promessa de novos encontros no futuro.
O Projecto Escolhas de Futuro agradece à Câmara Municipal de Góis, à ADIBER, à Junta de Freguesia de Góis, à Lousitânea e à Rádio Clube de Arganil pelo apoio prestado no âmbito das actividades desenvolvidas.
in Jornal de Arganil, de 27/09/2007

Etiquetas:

Exposição de Fotografia até 30 de Setembro



Fotografia de Luís Ferreira

Etiquetas: ,

Núcleo de Juventude de Cortes

O Núcleo de Juventude de Cortes voltou ao activo e este ano organizou mais duas edições da Summer Party.
Há já 7 edições que estas festas se realizam nas duas quartas-feiras que antecedem a festa anual de Cortes, em honra de S. João Baptista.
O Núcleo de Juventude é formado por jovens residentes em Cortes e Lisboa que no Verão se juntam.
As Summer Party's realizam-se na Comissão de Melhoramentos e este ano contou com os apoios do Open Bar (Pedrogão Grande), Bar XL (Sertã) e Twins Club. Teve ainda como convidado o Dj Xapi_Najer (residente no Open Bar), já bem conhecido na região. A Comissão de Melhoramentos tem dado também todo o seu apoio.
Estas festas têm sido um sucesso ano após ano e assim irá continuar.
Porque o Núcleo de Juventude está para ficar, vai levar uma vez mais animação à sala da Comissão de Melhoramentos de Cortes, assim no dia 6 de Outubro organiza um baile com o Organista Tiago Martins a partir das 22 horas.
N.J.C.
in Jornal de Arganil, de 27/09/2007

Etiquetas:

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cortes, Fevereiro 2007




Fotografias de Raul Lourenço

Etiquetas: ,

30.º Aniversário do Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado

O Grupo dos Amigos do Sobral, Saião e Salgado vai comemorar o seu 30.º aniversário no próximo dia 13 de Outubro com almoço de confraternização a ser servido pelo Restaurante Stadium, em Lisboa, junto ao Hospital de Santa Maria.
Pretende-se que para além de assinalar a data seja simultaneamente ponto de encontro entre associados, familiares, amigos e colectividades congéneres, onde se possam trocar ideias e algumas orientações para o futuro, que é sempre salutar.
É com enorme satisfação que convidamos a marcar presença no referido almoço, Pelas 12:30 esperamos receber todas as pessoas que nos vão brindar com a sua presença, pelas 13.00 horas será servido o almoço.
Para que nada falhe e podemos dar atempadamente indicações ao Restaurante do número aproximado de pessoas agradecemos confirmação até ao dia 8 de Outubro para qualquer director da colectividade ou para Carlos Jesus 933 523 230 ou 969 920 912; Arnaldo Rosa 213 148 518 ou 914 239 057. Pretendemos que seja mais um dia agradável que todos se sintam bem para isso é fundamental a sua participação, tudo faremos para que se sinta bem, todos nunca fomos demais.
A direcção
in Jornal de Arganil, de 27/09/2007

Etiquetas: , ,

Sessão da Assembleia Municipal de Góis

A Assembleia Municipal de Góis vai reunir em sessão ordinária a efectuar no Auditório da Biblioteca Municipal de Góis, no próximo dia 28 de Setembro, pelas 17 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

ANTES DA ORDEM DO DIA

1. Aprovação das actas n.os 3 e 4/2007;
2. Informação sobre o expediente da Assembleia Municipal;
3. Apreciação de assuntos de interesse para o Município;

ORDEM DO DIA

4. Conselho Municipal de Segurança;
5. Gabinete Jurídico/Contrato Individual de Trabalho (CIT) na Administração Pública;
6. Zona de Intervenção Florestal dos Penedos N.º 58/06 - Requerimento de criação de ZIF;
7. DAF/Taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis para o ano de 2008;
8. Região de Turismo do Centro/Carta Europeia para o Turismo Sustentável;
9. Região de Turismo do Centro/Projecto Integrado do Turismo para a Região Centro;
10. Apreciação da actividade económica e financeira da Câmara;
INTERVENÇÃO DO PÚBLICO

Etiquetas:

Colmeal (há uns anos)

Etiquetas: ,

Rancho "Mensageiros da Alegria" organizou Convívio Folclórico

Consciente da necessidade de transmitir às novas gerações o gosto pela música, pelos trajes e pela cultura popular e com a finalidade de promover o convívio e espalhar a alegria, o Rancho Folclórico Mensageiros da Alegria decidiu avançar com a organização de um convívio Folclórico que trouxe até Vila Nova do Ceira mais dois Ranchos Folclóricos no passado dia 9 de Setembro.
Este convívio veio também de encontro ao pedido feito por algumas pessoas de Vila Nova do Ceira, que ainda nunca tinham visto actuar os Mensageiros.
O local de encontro entre o Rancho organizador e os convidados foi a praia fluvial das Canaveias onde decorreu o almoço servido a todos os presentes, seguindo-se uma afável tarde de camaradagem e muito boa disposição.
Cerca das 16 horas teve início o desfile pelas ruas da Várzea Pequena seguindo para a Várzea Grande onde se veio a realizar a actuação de todos os grupos no Adro da Igreja.
O espectáculo musical principiou com a exibição em palco do Rancho Folclórico Mensageiros da Alegria, prosseguindo o Rancho Folclórico de Mira e finalizando com o Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra.
De regresso às Canaveias o convívio continuou até altas horas da madrugada.
Segundo informação de um dos elementos do Rancho "Mensageiros da Alegria" o Grupo tem sido apoiado pela Associação dos Amigos da Várzea Pequena, local onde também ensaiam e manifesta um elevado agradecimento a todo o povo de Vila Nova do Ceira pela forma entusiasta e fortemente aplaudida como têm recebido o grupo, que afinal conta apenas com 1 ano de vida, e tem já na sua história mais de uma dezena de saídas, nomeadamente na sua freguesia, no concelho e até fora deste.
Parabéns ao Rancho e força para continuarem!
in O Varzeense, de 15/09/2007

Etiquetas:

Almoço Convívio

em

Amioso do Senhor


Dia 6 de Outubro


Para angariação de fundos

para a continuação das obras


Ementa:

  • Chanfana

  • Picanha

  • Bebidas

  • Sobremesa

  • Café

  • Etc...


    • Inscreva-se, Amioso Não Pára!

      Etiquetas:

      quarta-feira, 26 de setembro de 2007

      Portela do Casal Novo, Julho 2007



      Fotografias de Raul Lourenço

      Etiquetas: ,

      Do trabalho nasce a reconstrução da sede dos escuteiros

      O Grupo de Escuteiros 74 de Góis já começou a trabalhar para ver se consegue pôr o seu sonho da reconstrução do barracão para a sua sede. Terminámos o ano escutista, mas nem por isso a chefia deixou de arregaçar as mangas e dar provas daquilo que é capaz de fazer. Tivemos momentos difíceis de suportar e de muito cansaço e outros bem mais leves e até muito engraçados.
      Sabemos que as nossas instituições não nos podem oferecer tudo o que precisamos, temos de trabalhar se quisermos alcançar o sonho de termos o mais breve possível uma sede nossa. A batalha não é fácil, mas também sempre se ouviu dizer que é com as dificuldades que se cresce e dá valor ao que temos, é também por isso que queremos mostrar aos nossos jovens que não devemos baixar os braços às primeiras dificuldades e levantar sempre a cabeça dizendo somos capazes de fazer aquilo que queremos basta trabalhar, lutar e acreditar.
      Queremos deixar o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Góis, às Juntas de Freguesia do concelho, às instituições, aos pais, aos elementos da Júnior, ao chefe Lucas e a toda a sociedade goiense que nos tem apoiado de uma forma exemplar.
      A chefia tem tentado dar o exemplo de trabalho aos seus meninos, pois não é só a falar que se ensina, mas com atitudes e exemplos e desta forma não deixamos passar às duas grandes oportunidades de se angariar alguns trocados para que o sonho se torne realidade. O grande objectivo de momento é mesmo a nossa sede.
      Na Facig juntamo-nos à Lousitanea e lá estivemos num stand com coisas para vender. Eram t-shirts, camisolas, livros, apitos, porta chaves, pin's, o jogo do prego, as fotos do nosso boneco escuteiro (obrigado "Sandrita" pelo teu trabalho espectacular), quadros pintados por um elemento da chefia, colares, brincos e carteiras feitos por uma mãe de um escuteiro, enfim, eram vários objectos postos a venda com um só pensamento: angariar uns euros para o sonho. Mas no segundo dia apareceram as garrafas com um furinho para receber qualquer moeda que lhe quisessem colocar, porque por parte de quem o recebia havia sempre um sorriso, dizendo: "grão a grão enche a galinha o papo". A chefe Célia, mais alguns meninos(as) da Tribo saíram do stand com um cestinho e pela feira foram fazendo um choradinho para mais umas migalhas se juntarem e já éramos apelidados pela peste de Verão. Mas com tudo isto depois de pagarmos a quem devíamos conseguimos cerca de 600 euros. Muito obrigado a quem contribui com esta peste de Verão.
      No fim-de-semana seguinte as coisas foram um pouco mais cansativas, mas também mais lucrativas, tínhamos de aproveitar a festa dos motards em Góis. Mais uma vez a chefia arregaçou as mangas e sem descanso se pensou em alguma forma angariar mais uns euros para o Grupo de Escuteiros.
      Foi bastante duro, cerca de 56 horas de trabalho consecutivo, em que a chefia teve de dar o seu melhor e se foi revezando assegurando o trabalho de cobrar 2 euros por dia no estacionamento. Sinceramente, valeu a pena conseguimos cerca de 1350 euros no parque de estacionamento que nos foi cedido por uma família goiense, limpo pela Câmara Municipal e iluminado pelo Grupo de Motares de Góis. A todos muito obrigado.
      Primeiro pensou-se que às três da manhã viríamos embora para voltar a guardar o parque depois das oito da manhã, mas a chefe Sandra pensou (e muito bem) que o trabalho de um escuteiro deve ser mais perfeito e então houve que repensar no assunto, e o Grupo de Escuteiros fez das tripas coração (trabalhou consecutivamente) e mesmo cansada trabalhou para que nada acontecesse às viaturas que lhes tinham sido confiadas. A verdade é que nada de mal aconteceu, tivemos foi pena de o parque apesar de ser grande ter-se tornado tão pequeno.
      Tivemos pessoas que confiaram de verdade no nosso trabalho chegando a entregar-nos várias chaves de carros, para caso ser necessário se retirarem, nós o fizéssemos.
      Vejam a nossa sorte até a chave de um Mercedes SLK tivemos nas nossas mãos, mas de verdade nada aconteceu e nem nos carros tivemos de mexer.
      Apenas acabamos esta etapa para que começamos sexta-feira, dia 17 de Agosto, no domingo, dia 19, por volta do meio-dia, o cansaço era muito, mas o sorriso muito maior, pois mais uma vez conseguimos mostrar que não queremos só pedir, pois também "estamos sempre prontos" para trabalhar por causas nobres.
      Começamos pelo telhado no trabalho da reconstrução da nossa sede, no dia 15, com a ajuda de várias pessoas que se voluntariaram em arrancar com o sonho e tornando-o realidade.
      Agradecemos a todos os goienses que colaboraram de uma forma tão generosa connosco, e informa-los que estamos abertos a todas ajudas que nos queiram oferecer.
      Caso queiram entrar em contacto com alguma ideia ou apenas queiram saber como vão os nossos trabalhos poderão fazê-lo para o nosso e-mail: escoteiros74gois@gmail.com
      Célia Sanches
      in A Comarca de Arganil, de 25/09/2007

      Etiquetas:

      Oroso e o municipio portugués de Góis convértense en concellos irmáns.

      O alcalde de Oroso, Manuel Mirás, destaca a importancia de establecer lazos de cooperación entre municipios para “acadar xuntos un maior benestar para os nosos veciños e veciñas”.
      As delegacións de Galicia e Portugal mantiveron una reunión de traballo na que acordaron manter contactos periódicos para intercambiar experiencias e desenvolver traballos en común


      O alcalde de Oroso, Manuel Mirás, e o presidente da Cámara Municipal de Góis, José Girao Vitorino, asinaron este venres o Protocolo de Irmanamento entre o concello orosino e esta localidade portuguesa, pertencente ao distrito de Coimbra. Un acto celebrado no Centro Cultural de Usos Múltiples de Sigüeiro no que Manuel Mirás destacou “a importancia que ten hoxendía establecer fluidas relacións entre os concellos, non só con irmáns coma Góis, senon tamén cos municipios do noso entorno máis cercano”. Uns lazos que, segundo Mirás Franqueira, “són para nós un auténtico compromiso de colaboración, cooperación e solidariedade para acadar xuntos un maior benestar para os nosos veciños e veciñas”.

      Neste sentido, o alcalde de Oroso destacou as particularidades que unen aos concellos de Góis e Oroso, entre as que citou elementos naturais (“xa que Oroso é o concello dos seis ríos e o río Ceira é un importante sinal de identidade para Góis”) e patrimoniais (xa que ambos municipios forman parte do Camiño de Santiago). Asimesmo, Mirás apuntou que “Oroso e Góis teñen unha importante actividade social e cultural” e comprometeuse a “seguir traballando para potenciar estas inquedanzas sociais e culturais”.

      Pola súa banda, o presidente da Cámara Municipal de Góis, José Girao Vitorino, destacou a importancia deste irmanamento xa que “actos e palabras como as de hoxe teñen a forza para transformar e mostrar ás xeracións futuras o camiño que estes dous municipios iniciamos en conxunto, como dous amigos que se atopan nunha caminata”. Asimesmo, Girao Vitorino loubou a “entusiasta defensa” realizada polo alcalde de Oroso de cara á rúbrica deste irmanamento.

      Tamén dende a delegación portuguesa, o presidente da Asemblea Municipal de Góis, José Antonio Pereira de Carvalho, asegurou que este irmanamento era “un contrato de honor de cara a conseguir un maior coñecemento e relación entre as poboacións dos nosos concellos”. Finalmente, o Gobernador Civil do Distrito de Coimbra, Henrique Fernandes, defendeu o irmanamento entre Oroso e Góis como “unha promesa de actividade para o presente e o futuro, de intercambio de boas prácticas para progresar na calidade de vida dos cidadáns”.

      A representación galega neste irmanamento contou, ademais do alcalde de Oroso, co subdelegado do Goberno en Galicia, José Manuel Pose, quen asegurou que o irmanamento de Oroso coa localidade portuguesa de Góis “é un exemplo que deberían seguir moitos concellos para que, deste xeito, todos nos sintamos irmáns”. Un punto no que tamén incidíu a directora Xeral de Administración Local, Matilde Begoña Rodríguez Rumbo, quen afirmou que dende o seu departamento “estaremos moi atentos ao desenvolvemento deste irmanamento para que sexa algo trasladable a outros municipios”. En representación da Deputación da Coruña, o deputado Antonio Lagares loubou este irmanamento entre municipios asegurando que “temos que estar todos moi xuntos, porque a unión fai a forza”.

      Mesa de traballo
      Despois do acto de irmanamento, as autoridades presentes participaron nunha mesa de traballo celebrada nun despacho do Centro Cultural de Servizos Múltiples. Un encontro que as distintas autoridades, tanto por parte galega como portuguesa, aproveitaron para estreitar lazos e compartir experiencias sobre o quefacer diario ao fronte das súas respectivas administracións.

      Deste encontro xurdíu un compromiso de incrementa-lo traballo en común no futuro. Así, as delegacións galega e portuguesa acordaron manter contactos periódicos entre as distintas administracións e fixar un calendario de reunións. A primeira delas podería ter lugar en próximas datas no municipio de Góis, atendendo a unha invitación realizada hoxe mesmo polo Gobernador Civil do Distrito de Coimbra, Henrique Fernandes.

      Góis é unha localidade portuguesa pertencente ao Distrito de Coimbra, situada a 140 quilómetros de Oporto e composta por cinco “freguesías” (parroquias). Cuns 5.000 habitantes, trátase dunha localidade que, ao igual que Oroso, ten unha profunda relación cos ríos. Nesta ocasión trátase do río Ceira que, segundo reza na páxina web de Góis, caracteriza a esta localidade como un concello “entre o río e a montaña”. Asemade, trátase dun municipio cun gran dinamismo social e cultural, como demostra a celebración do certame internacional Góisarte. Unha mostra que este ano chegou á súa undécima edición, na que participou o Concello de Oroso enviando unha obra do pintor Manuel Vázquez Alemán e realizando unha selección de artistas para esta mostra de arte internacional.
      in http://www.concellooroso.com

      Etiquetas: , ,

      Formação na área da restauração

      A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra vai realizar em Góis uma acção de formação designada “Técnicas de Atendimento e Serviços na Restauração”, com a duração de 39 horas, tendo como destinatários os profissionais activos das unidades hoteleiras, restauração e cantinas das IPSS dos concelhos de Góis e Arganil. A acção inicia-se a 5 de Novembro, com a periodicidade de duas vezes por semana (segunda e quinta), das 15H00 às 18H00. Esta acção de formação é financiada pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+. Os interessados devem inscrever-se até 19 de Outubro, na ADIBER.
      in Diário As Beiras, de 26/09/2007

      Etiquetas: ,

      Passeio de Todo-o-Terreno

      A ANALIB - Associação Naturais e Amigos do Liboreiro irá realizar um Passeio de Todo-o-Terreno, no próximo dia 07 de Outubro, sendo a concentração na Nossa Senhora da Guia - Liboreiro, pelas 09.00 horas.

      Para mais informações e inscrições deverá contactar 919 112 885 ou 963 069 372.
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas: ,

      Telhada



      Etiquetas: ,

      "Orfeu Resignado" de João de Castro Nunes

      Conforme refere o autor no início da sua nova obra poética denominada "Orfeu Resignado" " ... vão passando os meses ... " e Maria de Lourdes não sai do seu pensamento, pelo que, mais uma vez, dedicou o novo livro à sua esposa, visto que, segundo também refere: o amor que os uniu "foi tão forte / que para além de tudo perdurou / contrariamente à imposição da morte."
      Castro Nunes demonstra com a sua poesia que Maria de Lourdes continua viva dentro do seu coração guiando todos os seus passos e iluminando o seu dia-a-dia, esperançado que um dia chegue a hora do reencontro.
      O autor deixa, no entanto, escapar a angustia que sente proferindo mesmo: "Na nossa casa tudo agora é triste / desde que foste residir no céu”, mas logo de seguida confessa que: "em toda a parte, num lugar qualquer" sente sempre a presença da sua amada, parecendo até que a morte nada mais trouxe a não ser uma aproximação ainda maior.
      Concluindo, o novo livro de Castro Nunes eleva-nos para um falecimento sem morte onde a perca de alguém se transformou numa aproximação sem limites.
      Fernanda Baeta
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas:

      Festa em Honra de Nossa Senhora da Candosa

      Nos dias 29 de Julho e 12, 14 e 15 de Agosto realizou-se a habitual festa em honra de Nossa Senhora da Candosa, em Vila Nova do Ceira. Brindados pela beleza do local e pela tradição de longa data, que trás a estas paragens inúmeras pessoas, para participarem nos grandiosos festejos, a festa da Candosa voltou, mais uma vez, a trazer ao cerro muita alegria e uma vasta animação, distribuída pelos diversos dias em que ocorreram os festejos.
      Uma festa que muito bem soube conciliar o profano e o sagrado iniciou no dia 29 de Julho com a reza diária do Terço, na Igreja Matriz.
      No dia 12 de Agosto começou a parte profana que teve início com a aparelhagem sonora "DISCOSOM" e que marcou presença desde manhã e acompanhou toda a festa até ao último dia.
      Ainda no primeiro dia, durante a parte da tarde decorreram jogos tradicionais e todos puderam assistir a um brilhante momento musical abrilhantado por diversas concertinas.
      A grandiosa festa prosseguiu no dia 14 com uma vasta gama de divertimentos e com uma missa celebrada pelo pároco local, P.e António Calixto, na Igreja Matriz, seguindo-se a procissão das velas, que se dirigiu para o local da ermida da Senhora da Candosa.
      Em vésperas de feriado, a festa finalizou com a actuação do Grupo Musical "Peles Vermelhas" de Lourousa, que abrilhantou o serão fazendo com que ninguém "arredasse pé" do bailarico até altas horas da madrugada.
      Do dia 15 (feriado) salienta-se primordialmente a parte da tarde que iniciou com um concerto realizado pela Filarmónica Varzeense, e continuou com a Missa celebrada na Capela da Candosa, pelo pároco local. No final da cerimónia seguiu-se a procissão nas imediações do Cerro, acompanhada pela filarmónica local e na qual integraram inúmeros fiéis, sendo que, no perfil de dar continuidade à antiga tradição, os elementos da Comissão de Festas procederam ao transporte do andor da santa padroeira.
      No final deste momento religioso voltou-se à música com a actuação do Grupo "Kaos" e do Rancho Folclórico "As Sachadeiras da Várzea".
      O serão musical que voltou a colocar todos os presentes a dançarem até de madrugada ficou a cargo do Grupo Musical "Ritual Dueça".
      A Quermesse e o Bar com diversos petiscos de "fazerem crescer água na boca" foram ainda um expoente que muito engrandeceu todos os dias festivos, ajudando também na vertente económica.
      Também digno de registo foi o almoço que se realizou no dia 12 de Agosto, com a finalidade de promover o convívio e angariar fundos para ajudar a suportar os custos da festa, que contou com a presença de cerca de uma centena de convivas.
      Parabéns ao povo de Vila Nova do Ceira. Uns pela maneira como organizaram a festa e outros pela forma activa como participaram nesta.
      in O Varzeense. de 15/09/2007

      Etiquetas:

      terça-feira, 25 de setembro de 2007

      Penedos de Góis, Agosto 2007



      Fotografia de Raul Lourenço

      Etiquetas: ,

      Reflectindo sobre as Festas de Verão

      O Verão está a chegar ao fim. E com ele, chegam também ao fim as festas nas nossas vilas e aldeias. Esta questões das festas anuais que se realizam em quase todas as terras em honra do seu Santo Padroeiro deve-nos fazer pensar e reflectir profundamente. Na realidade, nestes últimos tempos, exceptuando os grandes eventos realizados ou patrocinados pelas câmaras municipais, já não se realizam as chamadas festas de arromba, onde actuavam os grandes artistas nacionais. Os motivos são óbvios. Devido ao facto das festas serem de entrada livre e tendo como principal fonte de receita a proveniente dos peditórios efectuados aos conterrâneos e amigos, nenhuma comissão de festas, hoje em dia, consegue suportar as largas dezenas de milhares de euros cobrados por estes artistas em cachets. Não nos esqueçamos também que as verbas apuradas nos peditórios não têm acompanhado a inflação, devido principalmente à crise financeira que o país está a atravessar há vários anos, e que é sentida e muito, na bolsa, principalmente da chamada classe média.
      Assim, as comissões de festas são "obrigadas" a reduzir o número de artistas contratados, bem como a "socorrerem-se" de artistas menos famosos, ou de segundo plano.
      Por sua vez, uma festa que tenha um conjunto de artistas mais reduzido e de segundo plano, não consegue mobilizar os chamados forasteiros, ou seja, quem reside ou está de férias em aldeias vizinhas acaba por não vir, transformando a dita festa num evento menos participativo e por conseguinte mais pobre, contribuindo assim para a diminuição ainda de outras fontes de receita como a proveniente dos bares e das quermesses.
      Como consequência disto é provável ainda que se instale em certos conterrâneos alguma desmotivação, na altura de contribuírem monetariamente para a festa, por constatarem que a qualidade artística diminuiu, resultando daí uma menor comparticipação financeira.
      Nota-se também, neste tipo de festas, uma grande falta de inovação, é tudo muito repetido, os programas são sempre os mesmos, há muito medo de arriscar em coisas novas.
      Outro factor a ter em consideração é a grande dificuldade em conseguir nomear e formar as comissões ou mordomos que organizam estas festas. Veja-se o caso de Alvares que mesmo sendo a sede de Freguesia, esta ano não conseguiu organizar a festa do seu Padroeiro, S. Mateus. Também nos últimos anos em Chã de Alvares nomeiam-se 6 a 8 mordomos e normalmente só 3 ou 4 se disponibilizam. Ou seja, metade dos nomeados recusam fazer parte da comissão de festas.
      Outro motivo de complexidade é a relação ou interligação entre o profano e o religioso.
      Se é certo que todas estas festas têm as suas raízes nos Santos Padroeiros das respectivas terras, com a crescente agnosticidade e laicização das populações, o "divórcio" entre as comissões de festas e o clero (neste caso o pároco) tem vindo a crescer, fruto muitas vezes da ignorância e completa falta de formação ou informação das regras básicas das normas, prática e vivência religiosa.
      A este propósito, tenho observado ultimamente, actos pouco dignos e sem o menor respeito, quer pelos lugares e momentos sagrados, quer por quem ali está num acto de fé e de devoção. Refiro-me concretamente ao comportamento de certas pessoas dentro da igreja e no decorrer da procissão. Dou-vos alguns exemplos: Falam e comportam-se dentro da Igreja como se estivessem no café ou na praça, na procissão de Santa Margarida já vi um adulto transportar um andor em calção de ir à praia, e ainda este ano, no final da procissão, as pessoas passavam descontraidamente e em amena cavaqueira à frente do altar, quando os sacerdotes procediam à bênção final. Bem sei que a maioria destas actos são praticados inconscientemente, e sem qualquer maleficência, mas seria de bom-tom que se observasse um comportamento mais digno e cuidado por quem participa em actos religiosos.
      Para concluir esta reflexão, deixo algumas questões no ar:
      Será que estes motivos e outros mais, põem em causa a continuação destas festas?
      Será que este modelo está esgotado?
      Será que devemos "emagrecer" ainda mais os programas de festas afim de não se gastar autênticas fortunas em apenas 3 ou 4 dias?
      Devemos separar as festas religiosas das profanas?
      Reflictamos em tudo isto. E já agora parabéns à Comissão de Festas de Santa Margarida de 2007 e boa sorte para a de 2008.
      José Manuel Simões Anjos
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas: ,

      Exposição de Fotografia «Aldeias de Xisto - Miranda do Corvo, Góis»

      O grupo «Instantes» inaugurou na passada sexta-feira, no IPJ, I.P. Direcção Regional do Centro - Coimbra, a exposição de fotografia «Aldeias de Xisto - Miranda do Corvo, Góis».
      A inauguração contou com música ao vivo e um pequeno debate sobre o projecto «Instantes» e sobre a exposição. Participaram Frederico Gomes e Daniela Rodrigues nas vozes e Daniel Canato na viola e no debate participaram elementos do grupo Instantes, tal como participantes do encontro retratado na exposição.
      A exposição de fotografia poderá ser visitada até ao próximo dia 28, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 20 horas.
      in A Comarca de Arganil, de 25/09/2007

      Etiquetas: ,

      Adriano Pacheco lança novo livro

      "Dez Réis de Gente" é a mais recente obra do escritor Adriano Pacheco.
      Autor de uma considerável variedade de livros debruçou-se, mais uma vez, pela sua terra, para nos prendar com uma obra que, conforme apresenta o seu prefácio, elaborado por João Coelho: "... é um livro de memória, de afectos e de solidariedade..."
      A obra é ilustrada com fotos do Dr. Aires Henriques e gravuras do Mestre H. Mourato.
      Editado pela ADIBER "Dez Réis de Gente" será lançado no próximo dia 13 de Outubro, em local a anunciar.
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas: ,

      Casal Novo

      Etiquetas: ,

      Festa em Honra N.ª Sr.ª de Fátima em Milreu

      No passado dia 28 de Julho de 2007, pelas 11 horas, no lugar de Milreu, na Capelinha da Nossa Senhora de Fátima, o nosso muito querido e estimado P.e Ramiro Moreira celebrou uma missa em honra da nossa Santa Padroeira.
      Finda a cerimónia, inicia-se a festa convívio com a abertura da quermesse e do bar.
      Pelas 13,30 horas na Casa de Convívio foi oferecido um almoço "churrasco" a todos os sócios e amigos da U.P.M.P.L., no qual pudemos ter o privilégio e a honra da presença do Sr. Dr. Vítor Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Alvares.
      A U.P.M.P.L. agradece a todos os amigos que nos ajudaram desde a preparação à realização deste evento, aos que se voluntariaram para estarem nos grelhadores, bem como as ofertas diversas, nomeadamente o gostoso caldo verde, as filhós, o arroz doce, gelatinas, bolos, vinho tinto, enfim um muito obrigado e um bem haja a todos.
      Após o almoço e ao longo da tarde realizou-se o 1.º Torneio de Chuinquilho, que ao fim de provas bastante disputadas foram vencedores: José António Lourenço e João Barroso, ambos do lugar de Candeia.
      Destacando também a realização do 1.º Torneio de Sueca no qual disputaram o primeiro lugar: Armindo Pires Tomé Raposo, do lugar do Seixo e José Lourenço, do lugar da Candeia, tendo sido estes últimos os grandes vencedores do torneio.
      Para finalizar a U.P.M.P.L. quer agradecer aos nossos estimados sócios, familiares e amigos que nos deram o prazer e a honra da sua presença.
      Paula Simões
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas:

      Festa de Verão em Amiosinho

      Nos dias 20, 21 e 22 de Julho realizou-se, como habitualmente acontece todos os anos no terceiro fim-de-semana, a festa de Verão, organizada pela Comissão de Melhoramentos com a colaboração de alguns Amiosinhenses, tendo esta decorrido como o previsto, com muito brilho e entusiasmo por parte de alguns Amiosinhenses e amigos que nos quiseram honrar com a sua visita, assim sendo, e conforme o programa anunciado, iniciaram-se os festejos, sexta-feira (dia 20) pelas 13 horas, com música de aparelhagem sonora e com a abertura do Bar.
      No sábado dia 21 abertura pelas 10 horas do Bar e da quermesse, acompanhada de música da aparelhagem sonora, às 16 horas missa celebrada pelo nosso pároco P.e Ramiro Moreira, às 17h30 o já tradicional porco no espeto, que estava delicioso, foi uma tarde linda com muita animação e alegria, chegando assim a noite e a actuação do organista Duarte Manuel, que actuou até altas horas da madrugada, juntando a isto um bom serviço de Bar, bem como da quermesse, que aproveito para agradecer as coisas que deram para a quermesse, pois uma vez mais tínhamos uma quermesse de luxo.
      No domingo dia 22 foi o encerramento dos festejos, com o já habitual torneio da sueca.
      O balanço foi positivo. As receitas foram de 1.193,41€ e as despesas de 976,11€, o que dá um saldo positivo de 217,30€.
      Agradecemos à Câmara Municipal por disponibilizar o palco o que nos poupou muito trabalho, e a todos os que colaboraram na realização da festa que dá sempre muito trabalho, mas felizmente apesar de sermos uma aldeia pequena, temos muitos jovens que adoram a nossa aldeia, e que se envolvem nas tarefas deixando esperanças de que estes festejos não acabem.
      José Caetano
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas:

      segunda-feira, 24 de setembro de 2007

      Comareira, Agosto 2007



      Fotografia de Raul Lourenço

      Etiquetas: ,

      Lagares de Azeite do Povo da Freguesia de Cadafaz

      Não se sabe ao certo quando foram construídos os lagares de azeite do povo da freguesia de Cadafaz, mas sabe-se que foram construídos pelo povo que os entregou à gestão Paroquial, mais concretamente ao Santíssimo Sacramento da Igreja da freguesia de Cadafaz.
      A Igreja colocou-os à venda pública em conjunto com outros bens em 1853 e não apareceram compradores. De novo colocados à venda em 1876 foram então comprados pelo Sr. José Francisco Ribeiro Martins, do lugar da Sardinha, pela quantia de 472.100 réis, sendo o da Candosa adquirido por 72.050 réis e o lagar da ponte da Cabreira e o moinho por 400.050 réis.
      Depois de 6 anos o Sr. José Francisco Ribeiro Martins doou ao povo da freguesia os mesmos. Em 1886 já se faz referência a uma Comissão de Lagares, como entidade administradora dos mesmos. Mas no ano de 1945 na ausência de uma disposição legal que regulamentava a sua administração foram elaborados uns estatutos e aprovados pela Junta de Freguesia e pela Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cadafaz.
      Dos seus artigos só tenho conhecimento de dois.
      Artigo n.º 1 que dizia: "durante o mês de Agosto, são afixados editais em todas as povoações da freguesia, convocando os chefes de família, para no primeiro dia de Setembro se reunirem afim de elegerem dois membros para gerirem os lagares do povo da freguesia do povo da freguesia durante a laboração dos mesmos".
      Artigo n.º 10 que dizia: "o azeite recolhido nas pias de decantação das águas russas dos lagares reverterá a favor da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cadafaz e o produto da sua renda será empregue nas obras de mais necessidade da freguesia, especialmente na aquisição de material cirúrgico e medicamentos".
      No passado existiam, na ponte de Cabreira, dois edifícios: o actual que espremia o azeite e outro entre o moinho e a estrada onde a azeitona era moída, creio que na década de 40 foi actualizado o que hoje existe passando a ter a total função do fabrico do azeite. Em Outubro de 1953 uma tromba de água que caiu na zona levou o antigo e destruiu o actual quase na sua totalidade voltando a ser reconstruída lá uma Comissão dos Lagares.
      Adelino Veiga
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas: ,

      "O Único Lugar Onde o Sucesso Vem Antes do Trabalho é no Dicionário"

      Como Escuteira Chefe do Grupo de Escuteiros de Góis não posso deixar de partilhar com aqueles que vivem ou que estimam, como nós, este território, as diversas aventuras de um Grupo de Adultos e Jovens durante este Verão.
      Quero, também deixar aqui expresso o carinho e o forte agradecimento a todos os que participaram nas actividades do Grupo 74 e que desta forma ajudaram a dar os primeiros passos para a reconstrução do edifício da nossa futura Sede.
      Apesar de ano escutista ter terminado em Julho, a Chefia e a Tribo Escuteira não pararam...
      - Recebemos diversos Grupos de Escuteiros oriundos de várias partes do país e que já utilizaram o nosso terreno para as suas actividades escutistas.
      - Recebemos a Chefia Nacional da Associação de Escuteiros de Portugal que demonstrou o seu interesse em realizar, em Góis, o próximo ACNAC (Acampamento Nacional da Associação dos Escuteiros de Portugal) em 2009.
      - Celebrámos o Centenário do Escutismo Mundial.
      - Orgulhosamente marcámos presença com a palavra Góis num encontro nacional de escuteiros (AEP) e escuteiros (CNE) no Porto, para trazer a chama de Baden Powell até Góis.
      - Participámos na FACUG com diversas actividades para angariação de fundos.
      - Gerimos um Parque de Estacionamento durante o 14.º Encontro Motard em Góis.
      Com o nosso esforço, empenho e perseverança estamos também a passar aos nossos jovens escuteiros uma mensagem de capacidade e realização. Juntos estamos a construir algo que irá ser usufruído, não só pelos actuais escuteiros, mas também pelos futuros jovens que possam vir a entrar no nosso Grupo.
      Não posso deixar de relembrar que os adultos que se encontram no Grupo de Escuteiros são voluntários não remunerados e só pelo seu empreendedorismo e capacidade de gestão de prioridades conseguem estar presentes nestas actividades, deixando em segundo plano a sua família, os seus estudos e os seus momentos de lazer.
      Jovens Escuteiros da Tribo não se esqueçam deste momentos de partilha e esforço. Lembrem-se, quando estiverem a organizar as vossas actividades desta aprendizagem. Afinal muita coisa é possível.
      E para todos " OS CAVALEIROS DO FORAL DE GÓIS" fica a frase de Einstein: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário" e nossa típica frase: "Sempre Prontos a Servir... com um sorriso nos lábios".
      A vossa Orgulhosa Escuteira Chefe de Grupo
      Sandra Marques
      in
      O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas:

      Carvalhal do Sapo

      Festa em Chã de Alvares

      O povo de Chã de Alvares irá poder assistir a um espectáculo de música tradicional portuguesa, no dia 29 de Setembro, pelas 16 horas. Tal como tem vindo a ser anunciado ao longo do ano na imprensa, e em reuniões e convívios com os associados da Liga de Melhoramentos (Janeiras, Churrasco, Assembleia Geral, etc.), este evento realizar-se-á no âmbito das comemorações do 70.º aniversário da L. M. de Chã de Alvares.
      Irão actuar o Grupo de Músicas e Cantares da Várzea e a Tocata de Góis. A ambos deixamos aqui desde já o nosso agradecimento reconhecido pela grande disponibilidade manifestada.
      Ficam assim todos os chãsenses convidados a receberem estes grupos que nos irão divertir com a sua música. Até lá: SÁBADO 29 DE SETEMBRO.
      Pela Direcção da L. M. de Chã de Alvares
      in O Varzeense, de 15/09/2007

      Etiquetas:

      Divisão de Honra da AFC - 3.ª Jornada

      Jogou-se neste fim-de-semana a terceira jornada da Divisão de Honra da AF de Coimbra, os resultados finais ditaram algumas surpresas.
      O União FC suou bastante para em sua casa levar de vencida a equipa do Góis, os três pontos foram conquistados com um golo solitário de Gonçalo encima do minuto 90.

      Resultados da 3.ª Jornada

      Carapinheirense 1 CD Os Águias 0

      Moinhos .. Vigor da Mocidade .. (adiado)

      Tabuense 2 Vinha da Rainha 2

      União de Coimbra 1 Febres 3

      União FC 1 Góis 0

      Marialvas 5 S. Caetano 1

      Ançã 1 Penelense 1

      Arganil 0 AD Nogueirense 1



      Classificação

      Febres 7

      Penelense 7

      Carapinheirense 7

      União FC 6

      AD Nogueirense 6

      Moinhos 4 (- 1 jogo)

      Marialvas 4

      Vinha da Rainha 4

      Vigor da Mocidade 3 (-1 jogo)

      Góis 3

      Arganil 3

      Tabuense 2 (- 1 jogo)

      Ançã 1

      São Caetano 1

      GD Os Águias 0 (-2 jogo)

      União de Coimbra 0 (-1 jogo)



      Jogos da 4.ª Jornada (30/09)

      GD Os Águias - Ançã

      Vinha da Rainha - Carapinheirense

      Febres - Tabuense

      Góis - União de Coimbra

      Marialvas - União FC

      Vigor da Mocidade - S. Caetano

      Nogueirense - Moinhos

      Penelense - Arganil

      Etiquetas:

      domingo, 23 de setembro de 2007

      Mega, Agosto 2007






      Fotografias de Raul Lourenço.

      Etiquetas: ,

      Portugueses e Finlandeses cooperam no âmbito do Programa LEADER + / ADIBER

      Decorre desde o passado dia 18 de Setembro, em Saarilla, na Finlândia, o designado II Radio Camp, integrado no Projecto “Village Radio” que se encontra a ser implementado no âmbito do Programa LEADER +, de que é Entidade Promotora, a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra em parceria com as suas congéneres finlandesas, Joensuu Region LAG e Kalakukko Development Association.

      Uma delegação de 20 pessoas, constituída por representantes dos municípios da Beira Serra, de Associações de Juventude e das rádios locais - Rádio Clube de Arganil e Rádio Boa Nova de Oliveira do Hospital, participam, pela segunda vez, numa acção de formação com o objectivo de dinamizarem na região da Beira Serra [concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua], a produção de programas de rádio, realizados pelos residentes nas várias aldeias envolvidas.

      A delegação portuguesa foi acolhida numa quinta pedagógica nos arredores da cidade de Joensuu, onde em conjunto com um grupo de finlandeses têm recebido formação em técnicas de planificação de reportagens de exterior, redacção de noticias e entrevistas, aprendendo a conduzir e a registar entrevistas que, posteriormente, são tratadas em software específico de edição de áudio.

      Posteriormente, os quatro grupos de trabalho “invadiram” a região, dirigindo-se a várias aldeias e instituições locais onde recolheram e registaram em áudio vários depoimentos e histórias de vida de habitantes dessas aldeias.

      Foram tratados temas como a dinamização de equipamentos e actividades culturais, o voluntariado social e o trabalho voluntário em prol da comunidade, actividades de apoio social à população idosa, o empreendedorismo a partir dos recursos e saberes-fazer locais, o fabrico de instrumentos musicais, a história da igreja ortodoxa local e a recolha e aproveitamento económico de produtos da floresta [bagas, cogumelos, etc.].

      A partir do trabalho de campo realizado serão editados vários programas de rádio, temáticos, com a duração média de 6 minutos que irão para ser emitidos pelas 4 rádios envolvidas no projecto – R.C. Arganil e Boa Nova, de Portugal; Rádio Rex e Oikea Asema, da Finlândia.

      O I Radio Camp realizado em Maio, em Portugal, complementado com esta segunda iniciativa tem permitido consolidar e aprofundar esta metodologia que, para além da componente informativa e radiofónica, é uma projecto que permite envolver activamente os mais jovens e os mais idosos em actividades da comunidade, divulgar as potencialidades e riquezas locais destes territórios rurais, em simultâneo com a divulgação e utilização das tecnologias da informação da comunicação [TIC] nestas mesmas regiões.

      Fundamentalmente, o projecto consiste no envolvimento das rádios locais na identificação e formação de colaboradores que operarão como realizadores/animadores de rádio que, por sua vez, com o recursos de gravadores mp3, um computador portátil e um programa de edição de áudio, produzem programas de rádio que são enviados por e-mail para a grelha de programação das rádios envolvidas.

      É, em suma, um modelo inovador de divulgação das TIC em meio rural, de promoção das potencialidades locais com o apoio da rádio, é um projecto que permite conjugar sem reservas Inovação e Tradição em Meio Rural.

      Esta primeira experiência permite, segundo a ADIBER, perspectivar novas iniciativas de cooperação para o futuro, dado o entusiasmo suscitado nas várias Entidades parceiras envolvidas.
      in www.aprincesadoalva.com

      Etiquetas:

      sábado, 22 de setembro de 2007

      Mega, Janeiro de 2006


      De um mundo raro e sentido.

      Foto de Raul Lourenço.

      Etiquetas: ,

      Início época 2007/08 Infantis - Série A

      Teve inicio hoje 22/09 a primeira fase do campeonato distrital de infantis de AF Coimbra, O Tabuense deslocou-se ao roduto do Góis onde obteve uma vitória por 4 golos a 1.
      in http://tabuagomes.blogs.sapo.pt



      Resultados da 1.ª jornada
      A. Gândaras 5 A. A. Arganil 1
      Góis 1 Tabuense 4
      Poiares B 1 Brasfemes 4
      Tourizense 6 Nogueirense 1
      Lousanense b 0 Poiares A 4

      Próxima Jornada
      Lousanense A - Góis
      Tabuense - A. Gândaras
      A.A. Arganil - Poiares B
      Brasfemes - Tourizense
      Nogueirense - Lousanense B

      Etiquetas:

      PAINTBALL – Góis

      6 de Outubro (sábado)

      Jogo de estratégia onde os participantes munidos de marcadores com bolas de tinta realizam diversos jogos em grupo. A inscrição permite jogar 3 a 4 jogos no nosso campo em Góis, em ambiente florestal.

      Duração: manhã ou tarde.

      Preço: 15 Eur/pax – Inclui equipamentos (marcadores, botijas, carregadores, viseiras, colete e protecção de pescoço). Ou 17,5 Eur/pax – Inclui equipamentos (marcadores, botijas, carregadores, viseiras, colete e protecção de pescoço + fato camuflado e luvas). Inclui seguro e 100 bolas. Carregamentos adicionais de 100 bolas: 5 Eur.

      Aos preços acresce IVA a 21%


      Para inscrição é necessário indicar um telemóvel de contacto e é obrigatório o envio prévio do nome completo dos participantes, para efeitos de seguro.


      Para inscrições e informações:

      Bairro de S. Paulo, 13, 3330-304 GÓIS
      tel / fax 235 778 938
      telem 966 217 787
      mail geral@transserrano.com

      Etiquetas:

      Colmeal - A União voltou ao Douro Vinhateiro

      Na mais antiga região demarcada de vinhos do mundo, cuja beleza arrebatou em 2001 os especialistas da UNESCO, o Douro é, para quem viaja, um dos conjuntos mais belos que vêem no mundo inteiro.
      Como dizia Miguel Torga "No Verão, um calor de forja seca o rio e caldeia o xisto; no Inverno, as próprias cepas choram de frio. Beleza não falta em nenhuma estação, porque onde haja uma vela de barco e um amontanha - ela existe".
      E foi para ver ou voltar a ver este anfiteatro do teatro mais belo belo do mundo, que a 15 e 16 de Setembro a União proporcionou a sessenta sócios e amigos do Colmeal, este fim-de-semana de lazer e cultural.
      Com um programa muito idêntico ao do passeio anterior, fomos almoçar a Viseu, após uma visita guiada à parte antiga da cidade. Uma autêntica viagem no tempo naquele emaranhado tortuoso de vielas e escadinhas típicas de uma cidade medieval. A Sé Catedral cuja construção remonta ao século XII. Um interior magnífico de três naves, revestimento a talha dourada, um pátio lateral com diversos motivos de interesse e um espectacular painel de azulejo.
      Mesmo ali ao lado, num belo edifício de granito, o Museu Grão Vasco que alberga belíssimas obras de pintores como Columbano, José Malhoa, Silva Porto ou do próprio Vasco Fernandes, o mestre que deu nome ao museu.
      Depois, um paregem junto à casa onde viveu um nome grande do fado de Coimbra e que muitos recordam porque "Quando Hilário cantava / alta noite no choupal / toda a tricana escutava / a sua voz de cristal".
      Numa passagem pela zona histórica de Lamego, foi possível admirar a Sé Catedral cuja origem se considerava anterior à fundação da nacionalidade e a enorme escadaria do ex-libris da cidade, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
      Com uma paisagem cada vez mais deslumbrante em que os nossos olhos, tal como os de um águia, viam de cima os socalcos de vinha, visitámos as Caves Santa Marta onde enormes filas de tractores e outros veículos aguardavam a sua vez para descarregar as uvas que irão originar aquele precioso néctar, mundialmente conhecido e tão do nosso agrado, o vinho do Porto.
      Passando por Vila Real, com o rio Corgo por perto, uma visita considerada obrigatória - o Palácio de Mateus.
      De arquitectura barroca, situa-se numa ampla propriedade e a sua construção de meados do século XVIII, atribui-se ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
      Será dos palácios portugueses, talvez o mais conhecido no mundo inteiro, graças ao rótulo de um vinho rosé comercializado em mais de cento e sessenta países.
      Os seus magníficos jardins, demoradamente apreciados, foram também fotografados e filmados dos mais diversos ângulos.
      Mesmo ao lado, a Estalagem do Paço, casa senhorial do século XVIII que mais uma vez nos acolheu e de onde partimos na manhã seguinte para o ansiado cruzeiro no Douro.
      A passagem das eclusas, ultrapassando desníveis que ajudam a regular o caudal e possibilitam a navegabilidade de um rio que "foi cavando o seu leito por entre muralhas petrificadas e estranguladas gargantas" no dizer de Guilherme Felgueiras, suscitava a curiosidade de todos e o receio injustificado de alguns.
      A paisagem envolvente de montes em socalcos, debruados pelos renques de videiras que do cimo vêm quase beijar as águas, toma ainda uma cor mais variada depois dos tempos de vindima e que um pintor tem dificuldade em reproduzir na tela.
      Nenhuma outra paisagem encaixa tão bem num postal ilustrado. Tem rio, montes e vales. Paisagem feita de retalhos, socalcos e vinha, amendoeiras e oliveiras, que deverá ser admirada, passeada e partilhada.
      Foi bom voltar ao Douro. E como um bom guia pode ditar a fortuna de uma viagem, podemos dizer que todos viemos mais ricos.
      Lisboa, 17 de Setembro de 2007
      P'la Direcção
      A. Domingos Santos
      in Jornal de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      sexta-feira, 21 de setembro de 2007

      Aigra Nova, Agosto 2007



      Fotografias de Raul Lourenço.

      Etiquetas: ,

      Vale de Moreiro e Manjão - Inauguração do Centro de Apoio Comunitário

      No âmbito do seu 7.º aniversário, a Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão (ARCJILSSA) inaugurou no sábado, 15 de Setembro, o salão para o apoio a Centro de Dia a idosos, durante uma cerimónia que contou com a presença do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, o Governador Civil de Coimbra, Henrique Fernandes, o director da Direcção Regional da Segurança Social de Coimbra, Mário Ruivo, a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Helena Moniz, o presidente da Assembleia Municipal, José Carvalho, o coordenador da ADIBER, Miguel Ventura, elementos da direcção da ARCJILSSA, entre outros autarcas, entidades e populares. Trata-se de uma infra-estrutura que começou a ser construída em Vale Moreiro e Manjão, concelho de Góis, há cerca de três anos, e representa um investimento global de cerca de 60 mil euros, tendo sido custeada através das verbas angariadas pela referida Associação que contou com o apoio da ADIBER, que concedeu uma verba de 21 mil euros, no âmbito do programa LEADER+, bem como a comparticipação da Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia e dos próprios habitantes.
      Após o descerramento de uma placa de inauguração deste edifício pelo Governador Civil de Coimbra e pelo Bispo de Coimbra, o presidente de direcção da Associação Desportiva, Recreativa, Cultural, Juvenil e de Solidariedade Social dos Amigos de Vale de Moreiro e Manjão referiu que a construção deste Centro de Apoio Comunitário era um projecto que a Associação tinha desde a sua fundação, encontrando-se a partir de agora "ao dispor dos residentes destas aldeias". De acordo com Manuel Bandeira, este Centro revela-se "essencial para o aumento do bem-estar de quem aqui passa os seus dias", já que o que se pretende com esta nova infra-estrutura é "a promoção do convívio entre as pessoas, reforçando ainda mais os fortes laços que já nos unem".
      "Esta obra é de todos, não só de quem aqui vive e a vai utilizar com mais frequência, mas de todos quantos contribuíram para que fosse uma realidade", alegou o dirigente, enaltecendo que muitos amigos do Vale de Moreiro e Manjão se associaram a esta causa. Desta forma, Manuel Bandeira agradeceu em primeiro lugar a Isilda Bandeira e Vítor Bandeira pela oferta de uma parte do terreno onde foi construído este Centro, reconhecendo também a colaboração técnica da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, bem como o apoio financeiro disponibilizado pelo Programa LEADER+, que se assumiu como "um incentivo e um reconhecimento da valia e necessidade deste projecto", frisou.
      O presidente de direcção da ARCJILSSA agradeceu também o apoio da Câmara Municipal de Góis, apelando à ajuda da autarquia "na satisfação de outras necessidades que se fazem sentir nestas duas aldeias", assim como da Junta de Freguesia e população em geral. Constatando que esta é uma obra "de um grande significado para todos nós", Manuel Bandeira adiantou que "no imediato, iremos dar sequência aos contactos com o Centro Social Rocha Barros, no sentido de levarmos por diante a instalação da valência de Centro de Dia".
      Já em declarações à A Comarca de Arganil, e visivelmente satisfeito com a conclusão desta obra, Manuel Bandeira explicou que este Centro de Apoio Comunitário vai servir de Centro de Convívio e "para servir as refeições às pessoas idosas para que nas suas terras convivam e passem bons momentos". Para além de se destinar aos idosos destas duas aldeias, o dirigente revelou que "se as localidades próximas se quiserem associar terei todo o gosto". Quanto aos projectos da Associação, uma vez que este centro é composto por dois pisos, de acordo com a direcção, o objectivo é utilizar o primeiro piso para "apoio à juventude", criando um espaço com computadores e jogos à disposição dos mais jovens destas aldeias vizinhas. "Queríamos criar a união entre os jovens e os idosos", referiu Manuel Bandeira, esclarecendo que neste momento o 2.º piso está concluído e destina-se a cerca de 30 idosos, enquanto o 1.º será para os jovens conviverem.
      "Somos uma Associação jovem mas temos muita obra feita", contou o presidente de direcção à A Comarca de Arganil, nomeando algumas obras que já levaram a efeito nas povoações de Vale Moreiro e Manjão, tais como os caminhos, um regadio que fizeram recentemente e que serve de "tampão" em caso de incêndios, bem como a requalificação da capela. Relativamente ao almoço comemorativo desta Associação, este ano decorreu no salão inaugural, contando com a presença de 150 pessoas, "pessoal da aldeia e outros que se deslocaram de Lisboa e que gostam de estar presentes", frisou. Tendo em conta que têm por hábito realizar três ou quatro almoços convívio por ano, esta ano ainda vai decorrer mais uma iniciativa deste género, até porque "quando se faz um almoço temos sempre a casa cheia", assegurou.
      Durante a inauguração deste Centro de Apoio Comunitário usou ainda da palavra a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis realçando que "o sonho destas populações tornou-se realidade", com a inauguração deste novo espaço que vem contribuir para "o bem-estar colectivo". "Esta obra poderá ser um espaço polivalente que trará mais valias a todas as faixas etárias desempenhando um importante papel quer social, quer cultural e ajudando a promover relações de maior proximidade", considerou Helena Moniz, acrescentando que esta infra-estrutura "poderá ser ainda um porto de abrigo para aqueles que vêem chegando o momento de receberem algum conforto".
      Em representação da ADIBER, Miguel Ventura alegou ser "uma honra", esta Associação estar associada a esta obra "tão importante para as duas aldeias", explicando que o objectivo da ADIBER, e neste caso do programa LEADER+, é "promover a coesão social e territorial na região da Beira-Serra". "Este equipamento dá um contributo para as condições de vida das populações que ficam a beneficiar de um ponto de encontro onde poderão conviver", afirmou o coordenador da ADIBER, felicitando a ARCJILSSA por este projecto e manifestando a disponibilidade da ADIBER para colaborar em projectos futuros.
      O presidente da Assembleia Municipal de Góis louvou também esta iniciativa, verificando que "ao longo destas serranias há quem tenha preocupação de cuidar dos seus idosos". Para José Carvalho, este novo Centro de Apoio Comunitário constitui essencialmente "um lugar para as pessoas se encontrarem e conviverem".
      Lurdes Gonçalves
      in A Comarca de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas: ,

      Aigra Velha


      Fotografia de João Silva

      Etiquetas: ,

      Campeonato Distrital A.F.C. - Infantis

      Inicia-se amanhã o Campeonato da Associação de Futebol de Coimbra referente ao escalão de Infantis (futebol de 7). Os jogos marcados são, para a 1.ª jornada, os seguintes:


      Lousanense B - Poiares A


      Tourizense - Nogueirense


      Poiares B - Brasfemes


      Gânadaras - A. A. Arganil


      Góis - Tabuense

      Etiquetas:

      Festas em honra de S. João Baptista

      "Os Mistos" assinalaram sua presença novamente com adesão dos "Manuéis" no convívio de 2.ª feira.
      Como havia anunciado, o Grupo Onomástico "Os Mistos" confirmou o seu envolvimento nas festas da nossa terra, em honra do seu padroeiro S. João Baptista, o ponto alto de encontro das gentes de Cortes, com o patrocínio, provas desportivas e jogos tradicionais. Participou fortemente nas "disputas" do leilão, na reedição do tradicional despique que culminou 2.ª feira, 27/08, na mega sardinhada com "Manuéis" e os mordomos da festa, sendo na ordem de uma centena de participantes, neste convívio de cortenses residentes em Lisboa, em Cortes, em Coimbra, no Cartaxo, etc. que durante toda a tarde animaram, em piquenique, o recinto. Este ano a sardinhada chegou aos utentes do Lar de Cortes (vizinhos do recinto).
      A direcção do Grupo, como sempre, na sua postura de abertura, insiste em colaborar, ainda que de forma modesta, mas dentro das suas possibilidades, em prol da nossa terra, dando dela e das suas gentes a mensagem positiva que merecem.
      Enaltecendo a participação massiva dos seus associados, dos mais antigos, fundadores aos mais novos, bem como a presença do nosso congénere, os Manuéis agradece a disponibilidade dos mordomos, na pessoa do seu principal responsável, Joaquim Fonseca Mateus (Quim), cuja colaboração de todos na implantação, foi inexcedível.
      P'la direcção - Grupo Onomástico "Os Mistos" de Cortes
      in Jornal de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      quinta-feira, 20 de setembro de 2007

      Cadafaz, Agosto de 2007



      Fotografias de Raul Lourenço.

      Etiquetas: ,

      Combate a "desertificação" do Concelho de Góis

      Com a edição do meu livro "Análise Demográfica do Concelho de Góis", surgiram uma série de questões, sendo a principal "O que podemos fazer para ajudar a desenvolver o concelho de Góis?" esta questão coloca-se pois o concelho de Góis nos últimos quarenta anos perdeu quase sete mil habitantes e de 1991 para 2001 mais de mil. Se este ritmo se mantiver poderá dentro em breve sofrer uma desmesurada desertificação.
      Para muitos urbanistas, sociólogos e geógrafos, o século XXI é considerado como o "Século das Grandes Cidades", fazendo com que as pequenas cidades desapareçam e sejam substituídas por um conceito novo, um conceito de cidade que remete para um espaço geográfico, delimitado e referenciado e conceptualmente aceite pelo cidadão, quer em termos culturais quer em territoriais e até de vivência urbana, desde os finais do século XX que os geógrafos chamam as alterações geográficas que aconteceram com as cidades como "cidades sem limites".
      Nos anos 60 em Portugal só 30% da população vivia nas cidades, hoje em dia a população urbana atinge os 70%.
      A par do decréscimo das pequenas vilas como Góis e a par do crescimento demográfico das cidades, emerge fortalecer o papel político das vilas e das regiões como este concelho, criando processos de descentralização de poderes, puxando mais poderes para o poder local.
      O desafio está em o poder local ser capaz de encontrar no plano político, formas de governação adequadas, a luta contra a desertificação, e isso também passa pela eleição de governantes, mais qualificados e mais preparados, para as lutas futuras, anti-desertificação, intervindo a uma escala que deverá superar a realidade desenhada nos limites políticos administrativos do território, enquadrada no Poder Local.
      Os fenómenos urbanos, hoje em dia criam uma nova cultura territorial, uma nova concepção de "pertença".
      Hoje ser Goiense não é só morar em Góis, é viver em Góis, em Arganil, na Lousã e Coimbra, é uma "vila funcional" alargada ao futuro espaço metropolitano de Coimbra, um Goiense pode viver em Góis, trabalhar em Arganil e a esposa na Lousã e ter o filho a estudar na Universidade de Coimbra e ir à Figueira da Foz à praia.
      Para este tipo de "vila funcional" não podem existir fronteiras entre os vários Municípios, urge encontrar um novo modelo de governação, que se ocupe das matérias de verdadeiro interesse que ultrapassam a escala local, como a criação de empregos entre outros, mas que por vezes não atingem uma dimensão nacional, e que assim possam ser realizadas pelo Poder Local, respondendo assim aos interesses dos cidadãos que habitam certa região e que até hoje não tem uma resposta.
      A Constituição da República Portuguesa de 1976 (art.º 237º) assumiu as Autarquias Locais, como elementos integrantes na organização democrática do Estado, definindo-se como pessoas colectivas territoriais, dotadas de órgãos representativos que visam a prossecução de interesses próprios das populações.
      O Poder Local, sofreu uma das mais importantes reformas no pós de 25 de Abril de 1974, assim sendo está na altura dos autarcas, lutarem pelas suas autarquias com toda a força e com todas as armas, para não deixarem desertificar as mesmas, como acontece em Góis.
      No meu ponto de vista é necessário apostar em:
      Um Centro Tecnológico, que permita a criação de condições para uma iniciativa empresarial, para a geração de postos de trabalho e para formação profissional, num modelo inovador de gestão e parcerias, que permitirá manter no concelho a indústria tradicional, representando um benefício e aliado a isso a introdução de novas tecnologias, numa nova centralidade do concelho de Góis, e para isso acontecer deverá começar-se por:
      - Dinamizar a actual indústria, procurar fixar novas iniciativas, num contexto de mudança do padrão existente;
      - Contribuir para a manutenção e crescimento do emprego e (re)qualificação dos recursos humanos;
      - Preparar o concelho para uma economia e uma sociedade baseada no conhecimento, pela mobilização de recursos no âmbito das ciências e das novas tecnologias;
      - Estimular a cooperação entre empresas e instituições de inovação tecnológica.
      Turismo, o sector que mais tem crescido em Góis, assim deve insistir-se na necessidade de apostar nele, promovendo a região, assim como o investimento no mesmo, que passa por desenvolver uma oferta com componentes diferenciadas a partir dos recursos que o concelho já possui (rio, floresta e a Montanha), reforçando a capacidade de atracção global estimular, consolidar e integrar produtos de animação turística.
      Tendo como objectivos principais:
      - Contribuir para a diversificação da base económica concelhia;
      - Contribuir para a valorização económica enquanto componente do produto turístico Goiense;
      - Contribuir para uma melhoria da imagem externa do concelho;
      - Fomentar a competitividade de Góis enquanto área de recepção turística e local privilegiado para praticas culturais e de recreio de curta duração;
      - Integrar Góis nos circuitos turísticos;
      - Criação de infra-estruturas para receber os turistas.
      Um arquivo Municipal, onde estejam disponíveis, todos os dados, actas, sensos e informação importante relativa ao concelho.
      Acção Social e Modernização, o concelho de Góis regista grupos, sociais e económicos e culturais bastante distintos, facto pelo que se deve ter um quadro de medidas específicas de intervenção que passam por exemplo pela criação de uma Universidade Sénior, um projecto dirigido aos munícipes, com idade igual ou superior aos 65 anos, onde poderiam ter acesso a novas aprendizagens e à aquisição de novos saberes numa perspectiva de formação ao longo da vida, assim como ocupação de tempos livres; Rastreio de Saúde, um projecto onde uma carrinha devidamente equipada deveria circular pelo concelho de Góis fazendo rastreios e despistagens ou ainda abordagem de temas para a população sobre questões de saúde tendo em conta as dificuldades dos mais idosos de se deslocar ao centro de saúde; Postos de atendimento público, algumas freguesias do concelho de Góis, são bastantes distantes da sede do concelho, por isso a criação de uma carrinha de atendimento para as pessoas mais necessitadas, tratarem de pequenas coisas seria uma enorme mais valia.
      Criação de parques automóveis, tem existido verdadeiros atentados arquitectónicos neste concelho a aliados a isso, o desaparecimento de lugares de estacionamento, por isso a criação de lugares alternativos é urgente.
      Estas são apenas algumas de muitas outras linhas estratégicas que os autarcas do Concelho de Góis podem promover para terem um desenvolvimento sustentável neste concelho para que se possa combater a desertificação, pela qual o concelho está a atravessar.
      Henrique Tigo (Geógrafo)
      in Jornal de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      Recepção aos professores no concelho de Góis

      Hoje, dia 12 de Setembro foi feita a recepção aos professores que irão no próximo ano lectivo leccionar no concelho de Góis.
      Este encontro foi marcado por uma visita às cinco freguesias do concelho, tendo sido a recepção na E.B. 2,3 de Góis.
      Começando por um passeio ao Vale do Ceira, onde a beleza e a grandeza da natureza decoram este cenário natural, a primeira paragem foi na localidade de Cabreira no lagar de azeite e ponte romana, tendo seguido a visita à igreja paroquial do Cadafaz, que data do séc. XVII. No Colmeal a visita contemplou a igreja paroquial, a praia fluvial da ponte e o espaço museológico do Soito.
      Após o almoço, foi visitada a freguesia de Alvares, nomeadamente o museu do ferreiro, igreja matriz, praia fluvial, piscinas e moinhos da Ribeira do Sinhel.
      Já na freguesia de Góis foi feita a visita ao espaço museológico na localidade de Esporão, passando pelas redes das aldeias de xisto deste concelho. Rumo à freguesia de Vila Nova do Ceira, os docentes e comitiva, puderam apreciar a beleza natural que envolve a ermida da N.ª Sr.ª da Candosa, bem como o espaço verde da Praia Fluvial das Canaveias.
      in Jornal de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas: ,

      Links

      Candosa

      Etiquetas: ,

      Colmeal - O almoço da União está quase aí...

      A poucos dias de nos voltarmos a encontrar no almoço comemorativo dos 76 anos da União Progressiva da Freguesia do Colmeal ainda tem possibilidade de fazer a sua inscrição.
      Já solicitámos um autocarro de maior lotação para os associados que partem do Colmeal e para os de Lisboa serão disponibilizados dois para todos os que vão querer estar connosco neste dia tão especial.
      Sempre são setenta e seis anos. E muitos deles foram bastante difíceis, como sabemos.
      Agora, já não temos aquelas tremendas e justas preocupações de nossos pais e avós com melhoramentos que tão necessários eram para as nossas aldeias e de que nós agora desfrutamos.
      Cultura, lazer, recreio e divulgação das potencialidades da nossa freguesia e do concelho, preenchem algumas das nossas actuais actividades. Acompanhamos e apoiaremos as acções que visem o bem-estar dos colmealenses e o desenvolvimento da freguesia do Colmeal.
      Vamos passar um dia diferente, conviver e divertirmo-nos.
      Como já referimos anteriormente, é um local agradável em que os espaços verdes são recortados por cascatas e pequenos cursos de água onde os patos se deliciam a nadar e se divertem em correrias entre eles.Óptimo para os mais pequenos brincarem com alegria e os mais velhos conversarem enquanto passeiam ou descansam sob frondosas árvores. E se quiser dançar... o conjunto privativo da Quinta não lhe dará tréguas.
      Não perca esta grande oportunidade de passar um dia diferente com a sua família e os amigos.
      É já no dia 30 de Setembro.
      Venha, que estamos todos à sua espera.

      Veja mais pormenores em http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com
      in Jornal de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      Obras na zona industrial e praia fluvial de Alvares

      A Câmara de Góis está a avançar com as obras de melhoria da zona industrial em Cortes e de construção da praia fluvial de Alvares.
      Realizadas pela Câmara Municipal de Góis, as obras na zona industrial de de Cortes constituem um investimento no valor de mais de 315 mil euros, e as obras na praia fluvial em Alvares, que decorrem em duas fases, estão orçadas em cerca de 137 mil euros.
      De acordo com o presidente da Câmara Municipal, há cerca de dois anos que estão instaladas algumas empresas na zona industrial de Cortes.
      No que respeita à praia fluvial de Alvares, já decorreu a primeira fase das obras, que consistiu na recuperação do rio. A segunda fase tem início este mês e engloba a construção de um recinto com um espaço verde e um parque infantil, um restaurante e um bar.

      Fixar os jovens
      Uma comitiva constituída pelo presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão Vitorino, a vice-presidente da autarquia, Helena Moniz, e o presidente da Junta de Freguesia de Alvares, Vítor Duarte, realizou recentemente uma visita à zona industrial de Cortes.
      José Girão Vitorino adiantou que já estão instaladas cinco empresas na zona industrial em Cortes, estando uma outras em construção. “O objectivo foi fixar os jovens de Alvares, que pediram melhores condições à câmara municipal”, sublinhou o autarca, acrescentando que de imediato a autarquia “meteu mãos à obra” e fez um investimento até 315 mil euros, que abrangeu o arranjo de toda a estrada até Cortes.
      O intuito é “lutar contra a desertificação” de uma zona distante da sede do concelho, criando mais postos de trabalho, esclareceu o presidente da câmara. “O pólo industrial tem ainda um lote disponível”, anunciou o autarca, revelando que vai ser lançado um concurso para a ocupação deste lote.
      Segundo Girão Vitorino, na freguesia de Alvares “o desenvolvimento não é muito”, o que leva a juventude a procurar outros locais. Com a implantação destes pólos industriais a câmara pretende criar mais postos de trabalho e, simultaneamente, fixar a população.
      Assim, para além do pólo industrial em Cortes, existe também uma zona industrial em Vila Nova do Ceira e está em processo de legalização dos terrenos o pólo da Alagoa, explicou o edil. “Grande parte deles são para empresas locais, que não vão criar muitos postos de trabalho”, afirmou, reforçando que se tratou de um pedido efectuado para fixar os jovens do concelho.

      Local paradisíaco
      Relativamente à requalificação da praia fluvial de Alvares, José Girão Vitorino considerou que “era uma necessidade” aproveitar a ribeira do Sinhel, “com água límpida, potável” e bem localizada. Neste espaço, o objectivo da autarquia é “criar todas as condições para que as pessoas passem aqui os seus dias num local paradisíaco”, e “se houver mais gente, o comércio lucra”.
      Para já, a primeira fase das obras, que respeita à recuperação do rio, está concluída, tendo início durante este mês a construção de um espaço verde, constituído por árvores e relva, um passeio pedonal, prevendo-se ainda a instalação de um parque infantil.
      Na Câmara Municipal de Góis encontra-se também o projecto de um restaurante, bem como de um bar a instalar na margem direita do rio. “Vamos ter aqui uma zona belíssima”, garantiu o presidente da autarquia, esclarecendo que as verbas a investir serão suportadas pela Câmara, uma vez que foram efectuadas duas candidaturas, uma delas ao QREN, que não foram aprovadas. No entanto, “não perdi a esperança de vir a ter apoio do QREN para a praia fluvial”, afirmou, lembrando que a autarquia obteve comparticipação do Estado para as obras na praia fluvial do Pé Escuro e nas Canaveias.
      in Diário As Beiras, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      Esporão - Festas de S. Miguel

      Como já foi anunciado, realizam-se no último fim-de-semana de Setembro, no Esporão, as festas de S. Miguel.
      O programa consta, no dia 28 (sexta-feira), pelas 18 horas, abertura do bar, quermesse e exposição e venda de artesanato; e 22, actuação do grupo "Cheirinhos do Sul".
      No dia 29 (sábado), pelas 13 horas, almoço tradicional (sopa serrana, churrasco misto com arroz de lombo, sobremesas, etc., ao preço de 15,50 euros por pessoa); 16. actuação da Tuna Mouronhense; 18, missa na capela de S. Miguel; 22, baile com o conjunto "Estrelas Incomparáveis"; e 0, sorteio das rifas.
      Dia 30 (domingo), pelas 10-30 horas, jogo de futebol solteiros(as)-casados(as), no campo Cassiano Antunes Bandeira; e 15, continuação de convívio com jogos tradicionais.
      in A Comarca de Arganil, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      Idoso desaparecido desde terça-feira

      Um idoso de 86 anos, residente em Roda de Cima, Góis, está desaparecido desde as 10H00 de terça-feira. O homem reside com familiares, tendo-se ausentado de casa durante a manhã e, como até às 16H00 de anteontem não regressou, os familiares informaram as autoridades do seu desaparecimento. Fonte dos bombeiros de Góis adiantou ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS que o idoso "tem diabetes e os familiares ficaram preocupados com o facto de não ter voltado para casa, para almoçar". Até ao fecho desta edição o indivíduo ainda não tinha sido encontrado. Logo no primeiro dia do seu desaparecimento uma equipa dos bombeiros de Góis esteve a efectuar buscas juntamente com elementos da GNR, até de madrugada. Durante todo o dia de ontem os bombeiros e a GNR, agora com uma equipa que utiliza cães especializados neste tipo de buscas, estiveram novamente naquela zona a tentar encontrar o idoso. Os locais das buscas são de difícil acesso o que dificulta os trabalhos aos bombeiros e GNR.
      in Diário As Beiras, de 20/09/2007

      Etiquetas:

      quarta-feira, 19 de setembro de 2007

      Cortes, Fevereiro 2007




      Fotografias de Raul Lourenço.

      Etiquetas: ,

      Palavras emprestadas

      "Não sou homem de assobiar quando está uma ventania."

      Manuel Claro, habitante de Aigra Nova, aldeia do concelho de Góis

      Etiquetas:

      O Concello de Oroso celebra este venres o seu Irmanamento coa localidade portuguesa de Góis.

      O Centro Cultural de Usos Múltiples acollerá ata o 15 de outubro a II Mostra Internacional Oroso Arte 2007, na que participan máis de cincuenta artistas internacionais.

      Artistas participantes en Oroso Arte 2007 protagonizarán o programa “Arte na rúa”, co cal o Concello de Oroso busca achega-lo arte aos veciños e veciñas do municipio.


      O alcalde de Oroso, Manuel Mirás, e o presidente da Cámara Municipal de Góis, José Girao Vitorino, asinarán este venres o Protocolo de Irmanamento entre o concello orosino e esta localidade portuguesa, pertencente ao distrito de Coimbra. O acto institucional celebrarase no Centro Cultural de Usos Múltiples.

      Previamente, a delegación de Góis será recibida na casa consistorial, onde asinarán no Libro do Concello. A delegación portuguesa estará composta polo presidente da Cámara Municipal de Góis, José Girao Vitorino; o presidente da Asemblea Municipal de Góis, José Antonio Pereira de Carvalho; e o Gobernador Civil do Distrito de Coimbra, Henrique Fernandes. Esta recepción terá lugar ás 11:30 horas.

      Quince minutos despois, ás 11:45 horas, a corporación municipal de Oroso recibirá ao resto das autoridades locais, provinciais, autonómicas e estatais invitadas ao irmanamento. Entre os asistentes figuran o subdelegado do Goberno en Galicia, José Manuel Pose Mesura; a directora Xeral de Administración Local, Matilde Begoña Rodríguez Rumbo; a directora Xeral de Protección Civil, María Esther González Saavedra; e o deputado provincial Antonio Salvador Lagares Pérez, en representación da Deputación da Coruña.

      Despois do acto de irmanamento, ás 13:15 horas terá lugar unha mesa de traballo na que participarán autoridades portuguesas e galegas. O obxectivo deste encontro é compartir experiencias entre as distintas administracións presentes. Ao remate desta mesa de traballo, ás 14:00 horas, terá lugar unha comida de confraternidade coas autoridades presentes. O alcalde de Oroso, Manuel Mirás, asegura que este irmanamento co concello de Góis “non é un simple acto protocolario, senón o froito dun interese por compartir actividades e cultura entre ambos municipios nos anos vindeiros”. Non en van “Oroso e Góis son dous concellos pequenos con moitas similitudes na súa relación cos ríos e cun tremendo dinamismo social e cultural”, explica Mirás Franqueira.

      Góis é unha localidade portuguesa pertencente ao Distrito de Coimbra, situada a 140 quilómetros de Oporto e composta por cinco “freguesías” (parroquias). Cuns 5.000 habitantes, trátase dunha localidade que, ao igual que Oroso, ten unha profunda relación cos ríos. Nesta ocasión trátase do río Ceira que, segundo reza na páxina web de Góis, caracteriza a esta localidade como un concello “entre o río e a montaña”. Asemade, trátase dun municipio cun gran dinamismo social e cultural, como demostra a celebración do certame internacional Góisarte. Unha mostra que este ano chegou á súa undécima edición, na que participou o Concello de Oroso enviando unha obra do pintor Manuel Vázquez Alemán e realizando unha selección de artistas para esta mostra de arte internacional.

      Oroso Arte 2007
      De feito, o Góisarte está moi presente nunha das primeiras actuacións de colaboración entre os municipios irmáns de Oroso e Góis: a celebración da II Mostra Internacional Oroso Arte 2007, que será inaugurada este venres ás 19:00 horas. O alcalde de Oroso, Manuel Mirás, será o encargado de inaugurar esta exposición, que recolle obras de máis de cincuenta artistas internacionais e que inclúe pezas de pintura, fotografía e escultura.

      O acto terá lugar no Centro Cultural de Usos Múltiples de Sigüeiro, onde a mostra poderá ser visitada ata o vindeiro 15 de outubro. O acto de inauguración contará coa presenza das autoridades que compoñen a delegación de Góis, membros da corporación municipal de Oroso, representantes das Administracións provincial e autonómica, así como máis dunha trintena de artistas de diferentes países, que ben participan na exposición ou o fixeron nalgunha das mostras celebradas en Oroso nos últimos anos. O acto rematará cun concerto de música a cargo de Mini e Mero.

      Arte na rúa
      Para a xornada do sábado están previstas varias visitas culturais da delegación de Góis a lugares emblemáticos do concello de Oroso, como o paseo fluvial do Carboeiro, á parroquia da Senra (onde visitarán unha exposición etnográfica organizada co gallo da malla celebrada o pasado mes de agosto) e o Refuxio, onde terá lugar un xantar campestre amenizado coa actuación do grupo folclórico Lembranzas do Tambre.

      Asemade, artistas que expoñen as súas obras no certame Oroso Arte 2007 participarán no programa “Arte na Rúa”, para achegar o arte aos veciños e veciñas de Oroso. Ás 11:00 horas e ás 18:00 horas, artistas participantes na mostra traballarán na creación dunha nova obra no entorno do Centro Cultural de Usos Múltiples e na Praza do Concello. Deste xeito, o Concello de Oroso pretende que os veciños e veciñas do municipio entren en contacto directo cos artistas, observando o proceso creativo e mesmo tendo a posibilidade de intercambiar impresións cos autores.
      in http://www.concellooroso.com

      Etiquetas: , , ,